março 22, 2024

O PAPEL DA ASTRONOMIA NA MAÇONARIA - T. Ferreira




A astronomia foi-me apresentada (editado), juntamente com mais outras seis artes liberais. Este foi o tema por mim escolhido, dado que continuamente me senti curioso por esta arte. Sempre gostei do estudo dos astros e de outras ciências que se desenvolveram a partir da astronomia.

Em minha opinião, a astronomia foi uma ciência basilar na história de Portugal, pois durante a época dos descobrimentos esta ciência tornou- se imprescindível, com a nossa época de ouro, no descobrimento de novos mundos, tendo-nos tornado uma potência mundial, à época, e, por essa via, dado novos mundos ao Mundo.

A astronomia é uma das mais antigas ciências, que proveio da astrologia, principalmente a sua constituição, as suas posições relativas e as leis dos seus movimentos ou seja, o Universo.

É do conhecimento geral que, desde que o homem é homem ou, mesmo até antes de se reconhecer como tal, já observava o céu e buscava nas estrelas a explicação para a sua vida e para as situações que nela ocorriam. O objectivo destas observações era a de encontrar razões ou motivos para a sua sobrevivência ou melhoria da sua própria condição de vida.

Na minha pesquisa sobre este tema cedo me surgiram questões, relacionando a astronomia com a astrologia. Astrologia, pelo seu significado, também do dicionário da Porto Editora, aponta-nos este conceito como um substantivo feminino, tendo a seguinte definição: “estudo das posições e características dos astros no sentido de determinar a sua influência no destino e no comportamento das pessoas, bem como em fenómenos naturais”. Ou seja, no meu entender, uma não existiria sem a outra, e tentar perceber os contributos da astrologia para a astronomia seria uma questão para um outro desafio.

Vou partir do principio de que antes da astronomia ser astronomia, teve de haver estudos sobre os astros, contudo estes não eram feitos de forma científica, mas esotérica e especulativa. Eventualmente, percebeu-se que a energia do Sol influenciava o ser humano, mas só mais tarde os estudos sobre a influência dos astros nos comportamentos e na conduta humana haveriam de ganhar a credibilidade que actualmente a comunidade científica lhe confere.


Presentemente, a astronomia é uma continuação da astrologia, tal como a química o é da alquimia e a medicina o é dos curandeiros e dos sacerdotes, etc. No processo de cientificação de certas áreas do conhecimento, deu-se aquilo que em filosofia se designa por rupturas epistemológicas, ou seja: o conhecimento testado, sistematizado e validado pela comunidade científica vai afastando gradualmente o conhecimento do senso comum ou mitológico.

Então, e já que a astrologia se encontra na génese da astronomia, e a astronomia estreitamente relacionada com a maçonaria, que importância tem a astronomia na maçonaria, perguntei-me a mim mesmo diversas vezes. E que símbolos relacionados com a astronomia poderemos encontrar nas lojas maçónicas? E que Maçons foram importantes no desenvolvimento desta ciência? São estas três pequenas questões, sobre as quais me irei debruçar no meu trabalho.

Começarei por responder à segunda questão. Que símbolos da astronomia poderemos encontrar numa loja maçónica? Comecemos pela entrada. As duas Colunas que nos remetem para o templo de Salomão estão situadas simbolicamente a Ocidente, um dos quatro pontos cardeais. Sendo os pontos cardeais a forma mais antiga de orientação, foi certamente estudada pela astronomia.

Entramos, e o que vemos à nossa frente? A lua do lado esquerdo no Oriente e o Sol do lado direito. Dois astros estudados pela astronomia. No lugar do Orador vemos um planisfério celeste, obra de muito estudo astronómico, e no lugar do Secretário um planisfério terrestre. O planisfério celeste é fruto de muito estudo astronómico, pois permite-nos estudar e reconhecer as estrelas e constelações que conseguimos visualizar da Terra. O seu antecessor foi o astrolábio, instrumento de navegação para medir a altura dos astros no horizonte, que foi fundamental na navegação marítima até ao séc. XVIII.

Sendo que a astronomia estuda, não só, mas também, o sistema solar, e o planeta Terra faz parte do sistema solar, fará todo o sentido estabelecer a ligação entre o planisfério presente na mesa do Secretário com a astronomia.

Está descrito na decoração da loja, no Ritual de Aprendiz, que a Loja ou Templo, está coberto por um tecto azul com estrelas que formam grande número de constelações. Aqui temos outro exemplo do esplendor da astronomia em simbologia maçónica. Por último, mas nunca subtraindo o seu grau de importância, temos na mesa do Venerável Mestre a Estrela Flamejante. Não será por acaso que este símbolo tem o nome de estrela. Estrela é fonte de luz, que por sua vez simboliza conhecimento e sabedoria – qualidade atribuída ao Venerável Mestre, tema igualmente estudado pela astronomia.

Passando para a resposta à terceira pergunta, na minha pesquisa encontrei dois Irmãos Maçons que tiveram o seu trabalho profano ligado à astronomia. São eles Pierre Simon Laplace, matemático, físico, filósofo e astrónomo francês; e Jérôme Lalande, astrónomo francês. Este último, menos conhecido, foi director do observatório de Paris, em 1793, sendo também o Primeiro Venerável da Loja “As 9 Irmãs”.

Já Laplace, ficou imortalizado na matemática com o teorema de Laplace, mas é responsável pela mudança da visão conceptual do universo. Foi Laplace quem mais desenvolveu conhecimentos sobre o sistema solar através da compilação dos seus antecessores, e realizando um trabalho de cinco volumes, denominado mecânica celeste, onde organiza a astronomia matemática. Este trabalho veio a originar um ramo da astronomia onde se estuda os movimentos dos corpos celestes, sendo a principal força determinante dos movimentos celestes a gravitação.

Esta ciência está intimamente ligada à astronáutica, onde o primeiro e segundo homem a pisar a lua, Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram também Irmãos Maçons.

No sentindo de finalizar, e passando para a minha terceira pergunta, a maçonaria por meio de Irmãos Maçons teve um papel fundamental no desenvolvimento da astronomia, na qual o nosso irmão Pierre Laplace foi um dinamizador desta ciência, sendo que, graças à sua investigação, deu origem ao estudo da astronáutica, permitindo ao homem conquistar a Lua.

...



Nenhum comentário:

Postar um comentário