Na Maçonaria, deparamo-nos, de forma inegável, com o elemento "Espirito". Mas do que se trata tal "elemento"?
Essa questão deve ser abordada com zelo, visto que gera más interpretações e equivocadas ligações religiosas. Espírito, espiritismo, reencarnação, fenómenos etc., e ainda temos dois Landmarks que alguns Irmãos insistem na conotação devocional.
19°. A crença no Grande Arquiteto do Universo é um dos mais importantes Landmarks da Ordem.
A negação dessa crença é impedimento absoluto e insuperável para a iniciação. 20°. Subsidiariamente a essa crença, è exigida a crença em uma vida futura.
Se lermos ao "Pé da Letra", fica difícil não estabelecer vinculação. Porém, se eles nos forem apresentados desta maneira?
19°. A crença EM UM PRINCÍPIO CRIADOR, O QUAL DENOMINAMOS Grande Arquiteto do Universo, é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. A negação dessa CONVICÇÃO
MAÇÕNICA é impedimento absoluto e insuperável para a iniciação. 20°. Subsidiariamente a essa CONVICÇÃO MACÓNICA, é exigida a CONSCIÊNCIA DE QUE HA UMA FORMA DE VIDA, APÓS A MORTE, NO PLANO TERRESTRE.
De fato, não há de se modificarem os Landmarks. Contudo, é imperativo que o Padrinho informe e esclareça seu futuro afilhado sobre essas condições. Ás vezes, excelentes candidatos compreendem a crença em uma vida futura como reencarnação. Sendo eles protestantes, naturalmente dizem não ao 20° Landmark. Todavia, para todos os Cristãos, há sim "uma vida futura", seja no Paraiso ou no Inferno.
E assim acontece com várias outras religiões. Entretanto, ressalto que Espiritismo não é religião. uma doutrina! E segundo seu codificador, Allan Kardec, é uma doutrina que trata da "natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela dimanam".
Destaco este ponto para provocar reflexões nos Irmãos:
Algum de vocês já fez seu Testamento? E, nesse mesmo tempo, responderam a questões que submeteram ao seu espirito para, assim, conhecermos os seus principios e avaliarmos o mérito de suas virtudes.
ESPÍRITO PRINCÍPIOS VIRTUDES
Espírito é a coisa incognoscível que anima o ser vivo. Sob a ótica metafisica, remete à consciência e à personalidade; na Filosofia, espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais; em Psicologia, designa a atitude mental dominante de uma pessoa que o motiva a agir de determinado modo.
Mas e para a Maçonaria? Tudo o que foi descrito acima, sobretudo o entendimento da raiz etimológica do latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", assim como pode estar se referindo a "coragem" e "vigor".
SENDO ASSIM, A SUA VIDA MAÇÕNICA É SUBMETIDA A QUÊ? VOCÊ TEM CORAGEM DE ESPIRITO? TEM VIGOR NOS PRINCÍPIOS? VOCÊ "RESPIRA" E "SOPRA" VIRTUDES?
Nenhum comentário:
Postar um comentário