maio 26, 2024

VAIDADE DE VAIDADES, TUDO É VAIDADE - Sidnei Godinho

É bem sabido que a natureza humana é incrédula, pessimista e egoísta e que estamos neste ambiente em constante luta para vencer as paixões e submeter vontades. 

Mas o que fazer quando o ataque vem de dentro e o Fratricídio faz suas vítimas até mesmo entre os mais bem preparados??? 

É triste identificar entre as colunas aqueles que não produzem conhecimento ou mesmo são voluntários para uma simples limpeza da loja, mas são contundentes críticos de boca, sem conteúdo que proporcione mudar. 

Vejo a vaidade inerente a natureza humana desde a concepção do primeiro pecado que baniu a inocência do jardim do Éden. 

A Vaidade talvez seja a matriz da força que move o ser humano a agir para saciar seu desejo insano de perfeição. 

Ou seja ainda, a Vaidade, o desvirtuamento que acomete o ser humano, quando interage com um grupo social e tende à comparação, na expectativa de se sentir o melhor, ser único, ser superior. 

Interessante se vê que esta dita Perfeição só é despertada quando há um alguém para comparar, ou seja, ela se manifesta sempre em um contexto social. 

Caim não aceitou ser menos valioso que Abel em suas ofertas de sacrifício à DEUS, e a vaidade extrema o levou a cometer o primeiro fraticidio. 

Eva convenceu Adão de que ao comer o fruto da árvore proibida, igualar-se-iam ao Criador, um ato de vaidade para não se sentir inferior. 

Enfim, tudo Vaidade e não deixaria de acontecer no seio da família, na escola, no clube de futebol (o Flamengo é o melhor, mesmo não tendo sido o campeão) ou mesmo na Maçonaria. 

Constantemente identificamos irmãos apegados aos cargos que ocupam (ou ocuparam) que perdem o prumo do caminho e chegam ao limite de incitarem os irmãos, uns contra os outros e tumultuarem o processo democrático de condução da Loja, ou mesmo a transferência natural de gestão dos cargos, sem que se deem conta, tal é a vaidade do apego à distinção do cargo que ocupou que cega até a razão. 

Por isto nossa filosofia aborda constantemente em Vencer as Paixões e Submeter as Vontades, pois são estas as mazelas que refletem a pura e simples VAIDADE. 

Meus Irmãos, nossa Ordem é a pura expressão da Sociedade e como tal há de também ter seus perjuros, mas o Todo é maior que a Parte e isto nos faz prosseguir. 

O Grande Arquiteto bem nos ensina no Livro da Lei que a Verdadeira Justiça vem do Senhor dos Exércitos e a Ele devemos recorrer. 

É esta Sabedoria que buscamos alcançar para erguer os Templos à Virtude e cavar as masmorras aos vícios. 

Para derrotar a natureza nos foram dadas as Virtudes e são elas: A FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. 

Prossigamos então revestidos da armadura celeste nesta luta incansável contra as mazelas sociais que expressamos, mesmo inconsciente, mas que não são menos sofríveis por serem culposas. 

Bom Dia Meus IRMÃOS!!! 🙏



Nenhum comentário:

Postar um comentário