A ESCADA DE JACÓ - Almir Sant'Anna Cruz


 Quando um Irm.’. alcança um novo Grau ele “subiu mais um degrau na Escada de Jacó”?

Embora essa frase seja corriqueiramente usada, a resposta é NÃO!

A Escada de Jacó está narrada na Bíblia em Gênesis 28:10-19 e é um elemento presente no Painel do Grau 1 do Ritual de Emulação inglês, utilizado desde 1927 no Ritual do REAA elaborado pelo Irm.’. Mário Behrig para as Grandes Lojas brasileiras. Não é um símbolo originalmente do REAA nem dos Ritos de origem francesa.

Pela narração bíblica a Escada significa o caminho que leva a Deus e, analogamente, a Escada apresentada no Painel representa o caminho que leva ao GADU através das três virtudes teologais inseridas nos seus degraus: a Fé (cruz), a Esperança (âncora) e a Caridade (cálice ou  taça com a mão em atitude de a alcançar).

Portanto, a Escada de Jacó não representa a evolução do Maçom através do alcance de novos Graus e sim sua evolução no cumprimento das virtudes, sobretudo das teologais..

No Ritual de Emulação explica-se da segunte forma:

“Fé no GADU, Esperança na salvação e Caridade para todos os homens (...), porque, pelas doutrinas contidas nas SSEE somos ensinados a crer na benevolência da Divina Providência, crença que reforça a nossa Fé (...); esta Fé, naturalmente, cria em nós a Esperança de nos tornarmos participantes das promessas abençoadas ali descritas. O Maçom que possui essa virtude (a Caridade), no mais amplo sentido pode ser considerado como tendo atingido o apogeu de sua profissão”.  


(Excertos do livro *Simbologia Maçônica dos Painéis: Lojas de Aprendiz, Companheiro e Mestre*)

Comentários