Nascido no Solstício, Anunciador do Messias - Jorge Gonçalves


 

João Batista foi um profeta bíblico cuja missão era anunciar a chegada do Messias. Ele viajou por toda a Judeia pregando sobre Cristo, um ser de sabedoria divina que traria uma nova mensagem de Deus. João é frequentemente referido como " _o Batista_ " devido ao seu papel em batizar pessoas, incluindo o próprio Jesus.


" _Eu batizo vocês com água, para o arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo_ . " (Mateus 3:11)


João Batista batizou Jesus Cristo. 

"_Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou dissuadi-lo, dizendo: 'Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?' Respondeu Jesus: 'Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça.' E João concordou._" (Mateus 3:13-15)


Estima-se que João nasceu em 2 a.C. e viveu até 28 d.C., falecendo aos 30 anos após ser preso e decapitado sob as ordens de Herodes. O cálculo de seu ano de nascimento é baseado no Evangelho de Lucas, que menciona que João começou seu ministério no 15º ano do reinado de Tibério César. 


"_No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, segundo imperador romano, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca (governante de uma quarta parte de um território) da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da Itureia e Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, durante o sumo sacerdócio de Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto._" (Lucas 3:1-2)


"_Pois o próprio Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, com quem se casara. Pois João dizia a Herodes: 'Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão.' Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo, mas não podia fazê-lo, porque Herodes temia João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo._" (Marcos 6:17-20)


João Batista foi preso por Herodes porque criticava abertamente o casamento de Herodes com Herodias, esposa de seu meio-irmão, o que João corajosamente criticava segundo a lei judaica. Herodes, influenciado por Herodias e para agradar os líderes judeus, ordenou a prisão de João.


Durante uma festa de aniversário de Herodes, a filha de Herodias, Salomé, dançou para ele, o que lhe agradou tanto que prometeu conceder qualquer pedido dela. Instigada por sua mãe, Salomé pediu a cabeça de João Batista em um prato. Com medo, mas sem querer quebrar sua promessa pública, Herodes ordenou a execução de João. 


"_E ela, instigada por sua mãe, disse: 'Dá-me aqui num prato a cabeça de João Batista.' O rei ficou aflito, mas por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dada; e mandou decapitar João na prisão._ " (Mateus 14:8-10)


A celebração de São João no dia 24 de junho tem raízes na tradição cristã, sendo associada ao nascimento de João Batista. Se voltarmos ainda mais no tempo, a origem das festividades de São João remonta às celebrações pagãs dos solstícios, que foram adaptadas pela Igreja Católica para coincidir com eventos cristãos.


Salomé Recebe a Cabeça de São João Batista por caravaggio em 1609-10.

Comentários