ONDE FLORESCEM ENSINAMENTOS MAÇÔNICOS...- Aldy Carvalho


"Onde florescem os ensinamentos maçônicos não vicejam a ditadura e a opressão”.

Todos nós somos dotados de capacidade intelectual que nos permite raciocinar ou simplesmente divagar. Mesmo sem perceber, ao raciocinar, praticamos o pensamento filosófico.

As Escolas Filosóficas foram criadas para ensinar não as conclusões a que chegaram seus mentores mas sim a maneira como chegaram a elas.

Ensinamento maçônico: "Tudo que se procura objetivar por subterfúgios será sempre um reflexo ilusório, imagem apagada da Grande Verdade que o iniciado busca contemplar face a face."

A tradição iniciática nos incute noções da verdade reconhecida em nossa Ordem como humildade perante a grandeza universal e nosso limitado conhecimento e como necessidade de continuamente aprendermos, discutirmos e evoluirmos.

Somos de uma Ordem que busca incessantemente tornar feliz a humanidade. Somos de uma Ordem com uma doutrina progressista, justa e que busca que se exercite a justiça com equidade. Sabemos que não temos a Verdade mas somos buscadores desta.

A Ordem nos apresenta noções da Verdade, quer pelo simbolismo, pela ritualística, pelo exemplo, pela evolução e pela oportunidade de representação de cargos ou mesmo pelo ensino de sua filosofia.

As consequências das guerras, o descaso com as discrepâncias sociais acentuadas no tempo presente, dão motivos para nos sentirmos desencantados com a moral atual, pois que falta humanismo. As histórias de intolerância, descaso, ódio, de falta de esperança do passado e do presente acentua a necessidade das sociedades que destas mazelas sofrem, de uma voz que reconhecendo sua dor e sofrimento demonstre compaixão.

Por conta das grandes guerras havidas e tantos conflitos a pulular no cotidiano, tem aumentado os flagelos sociais mundo afora inclusive o número de refugiados, pessoas que são obrigadas a deixar sua pátria, perdendo até a identidade por suas crenças religiosas, por questões de etnia, posições políticas. Estas cenas que nos comovem, constrangem e indignam nos forçam a refletir e pensar no que podemos fazer para atenuar estas questões.

A missão utópica da Maçonaria é realizar a Justiça no mundo pelo princípio da igualdade universal dos homens. 

Por conta desta e outras definições semelhantes, podemos entender que todas as tendências, correntes de pensamento e idéias que possam apontar o homem caminhando para a igualdade, sendo ele o criador e detentor das riquezas é o que se pode abraçar como causa justa, de progresso e evolução.

"Sabedoria, Força e Beleza são o complemento de tudo”, diz um ensinamento maçônico. “Sem elas, nada é perfeito e durável, porque a Sabedoria cria, a Força sustenta, a Beleza adorna. A Maçonaria combate a ignorância em todas as suas formas pois considera a ignorância mãe de todos os vicios e seu princípio é nada saber; saber mal o que sabe. Assim, o ignorante não pode medir-se com o sábio, cujos princípios são a Tolerância, o Amor Fraternal e o respeito a si mesmo. Eis porque os ignorantes são grosseiros, irasciveis e perigosos; perturbam e desmoralizam a sociedade, evitando que os homens conheçam seus direitos e saibam, no cumprimento de seus deveres, que, mesmo com constituições liberais, um povo ignorante é escravo. São inimigos do progresso, que, para dominar, afugentam as luzes, intensificam as trevas e permanecem em constante combate contra a Verdade, o Bem e a Perfeição."

Sou um cantador, um ser do sertão, e além dos laços que nos unem certamente sou vosso irmão de espírito pois que espirituais somos todos, como vós sou do Ocidente e trago Silêncio, tristeza e perseverança.

O silêncio por prudência e por honra. A causa de minha aflição é a lembrança do passado mas persevero na esperança fundada dos meus direitos que são os da Liberdade e da Justiça e os adquiri subindo e descendo a escada misteriosa.

Compreendo que a Liberdade, nula na criança, é apenas perceptível ao selvagem.  "Mesmo entre os povos mais compenetrados da alta cultura moderna, ela, a Liberdade, ainda luta com as dificuldades do atavismo e com as exigências da vida. Sua esfera, entretanto, aumenta com o progresso da civilização; um dia virá em que se verá reduzida ao mínimo a parte da hereditariedade e do meio da determinação das vontades. Cada qual se fará por si mesmo. Será então para o gênero humano, o verdadeiro reino da Liberdade e da Razão, da Justiça e do Amor".

Rogo ao G.’.A.’.D.’.U.’. que nos dê Luz para compreender em essência a doutrina que um dia juramos abraçar para que frutifiquemos no seu propósito.

Não importa onde já chegamos mas para onde estamos indo, contudo, se não soubermos caminhar, construir o caminho, fatalmente nos contentaremos com qualquer lugar. Os ambientes e circunstâncias podem nos influenciar mas ainda assim, somos nós responsáveis pelas nossas escolhas.

A Paz a Harmonia e a Concórdia formam a argamassa que liga toda a Grande Obra da Maçonaria.

Que o G.’.A.’.D.’.U.’., a todos nós, ilumine por igual.






Comentários