A PROPOSTA PEDAGÓGICA MAÇÔNICA - Djalma Diniz

 


A educação ou instrução maçônica tem como fundamento a formação integral do ser humano. 

É escolhido um homem entre tantos no meio profano.

Feito a escolha, sindicado e iniciado, o novo integrante já fica conhecido como um maçom em nosso circulo. 

Um ser provido de todos os atributos maçônicos, faltando somente uma lapidação da sua pedra bruta, fornecendo-lhe “ferramentas” e informações sobre os diferentes conteúdos da grade curricular de nossos ensinamentos e que compõem o conhecimento universal sobre as diversas vertentes das maçonarias.

Planejamos nossos estudos, dentro das áreas do conhecimento inerente a nossa ordem, de forma que o conteúdo se torne adequado à uma perfeita absorção ao agora “iniciado”, respeitando o seu grau de conhecimento e instrução adquiridos do mundo profano, trabalhando e respeitando essa bagagem cultural.

Nosso projeto pedagógico é fundamentado em símbolos e alegorias que levam o iniciado a compreender a nossa proposta dentro de um aprendizado progressivo e tendo como ponto de partida algumas  passagens alegóricas e psicodramas.

No grau de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom, buscamos levar o iniciado ao encontro de uma realidade concreta do pensamento maçônico, cujo objetivo é tornar o ser humano melhor e útil à sociedade, melhorando  a sí próprio e a sociedade continuamente.

A nossa pedagogia desenvolve-se sob “Uma ciência de moralidade, velada por Alegorias e ilustrada por Símbolos", onde didaticamente o maçom vai construir seu aprendizado, por meio de rituais, conhecimento da nossa história, nossa filosofia e regulamentos.

A interação dos quadros dentro da Loja é fundamental; não sendo necessário à intervenção da figura do professor.

Esses ensinamentos nos foram transmitidos através dos tempos por nossos antepassados e o seguimos até a presente data confrontando-os com a realidade atual dos membros que adentram a arte real.

A busca da verdade, a crença em um Deus e a imortalidade da alma fundem-se com as novidades tecnológicas e os conhecimentos antigos, fazendo uma interação cultural e científica que funciona muito bem como uma argamassa do processo Ensino-Aprendizagem da maçonaria.

A convivência harmoniosa entre os maçons mais experimentados com os novatos, por meio de reuniões, debates e palestras tem a característica de favorecer a ocorrência de um relacionamento fraterno, construído dentro de uma relativa autonomia, formando um elo cooperativo, uma criticidade, perseverança e união; tornando-se uma experiência afetiva e irmanada na fraternidade, liberdade e igualdade.

Nossos objetivos principais são: tornar o que já é bom em algo melhor, elevar a sociedade à máxima perfeição, estreitando experiências, visando a desenvolver o intelecto e a moral de uma maneira geral.

Ao maçom cabe desenvolver a sua aprendizagem de forma individual e solitária, dependendo pouco dos maçons mais antigos, tornando-se o principal responsável pelas suas conquistas mediante certa liberdade: preservando as suas virtudes, favorecendo controle das suas emoções, lapidando o seus relacionamentos e eliminando dessa forma as suas paixões e vícios.

A maçonaria busca fornecer uma aprendizagem aberta, instigadora, exploradora das potencialidades dos novos maçons, comparando os conhecimentos antigos com os avanços da modernidade tanto científica quanto cultural e inovadora no tocante aos conhecimentos das novas ciências, buscando privilegiar o alcance das virtudes maiores dos seres humanos.

A pluralidade religiosa, cultural e social da nossa ordem, se manifestam em todos os ambientes maçônicos, sem, no entanto interferir ou ferir os nossos princípios, tanto na Loja base como nos Graus Superiores, este fato é uma realidade concreta.

Os iniciados deparam com um mundo desconhecido e são rapidamente preparados para uma nova concepção de valores humanos e morais de suma importância para se tornarem seres que irão interagir com a sociedade na qual estão inseridos o que facilita a tornarem-se líderes e exemplos para toda a comunidade.

A Loja Base ou simbólica é fundamental para a construção do conhecimento maçônico; propiciando um ambiente onde a liberdade responsável, a assiduidade, o entrosamento leva o novo maçom a um processo de socialização com a maçonaria.

A prioridade da proposta curricular maçônica é mesclar a formação pessoal, profissional do novato com as nossas atividades inerentes a nossa ordem, levando o novo membro a obter por meio de vários eventos, um profundo conhecimento dos saberes maçônicos que visa conduzir o neófito, em pouco tempo, a um entrosamento com a realidade concreta da Maçonaria.






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