O QUE UM MESTRE MAÇOM DEVE SABER - Almir Sant’Anna Cruz

Este meu oitavo livro é o primeiro em que trato especificamente do Grau de Mestre Maçom, fechando a série dos dois que o antecederam, que trataram dos Graus de Aprendiz e de Companheiro.

Como naqueles que o precederam, este também não tem a presunção, de forma alguma, de esgotar o assunto, pois muito mais do que aqui está apresentado precisa ser conhecido e estudado.

Mas pode servir perfeitamente como uma espécie de ponto de partida para o Mestre estudioso de se aprofundar mais e mais no conhecimento de nossa Ordem.. 

Através do estudo, aquele que adquiriu esse importantíssimo Grau Maçônico, em seu caminho para a Perfeição, não ficará resumido a títulos e diplomas. Absorvendo novos conhecimentos, aprimorará seus sentimentos, sua inteligência e, quem sabe, poderá vir a decifrar o Grande Segredo da Maçonaria.

O Mestre, segundo os dicionaristas, é aquele que está capacitado a ensinar; é o professor de grande saber; o perito em qualquer ciência, arte ou técnica; o guia, conselheiro e mentor; o que tem o terceiro grau e último da Maçonaria Simbólica

Mas será que todo Mestre Maçom realmente possui todos esses atributos? Sinceramente, creio que não!

Para tal, para poder ensinar, o Mestre Maçom precisa primeiramente saber, se não tudo o que se refere à Maçonaria, pelo menos o básico para não disseminar informações errôneas aos não iniciados e, principalmente aos Aprendizes e Companheiros.

De Mestre para Mestre, precisamos conhecer, entre outros saberes:

(1) A Constituição e os Regulamentos de nossa Potência, bem como os Estatutos de nossa Loja;

(2) Os Rituais dos Graus e Especiais de nossa Potência para o Rito que praticamos;

(3) Mesmo que de forma superficial, as diferenças entre os Rituais do Rito que praticamos e os das outras Potências regulares;

(4) Mesmo que superficialmente, os outros Ritos regulares praticados no país;

(5) Quais as Potências Maçônicas regulares existentes no país;

(6) A Origem histórica da Maçonaria; 

(7) Os primórdios da Maçonaria no Brasil;

(8) As Old Charges, a Constituição de Anderson e os Landmarks;

(9) Os cargos e funções privativas dos Mestres, para estar habilitado a exercê-los com perfeição, quando necessário;

(10) O significado dos símbolos e alegorias dos Graus, especialmente dos figurados nos Painéis.

Alguns desses itens estão presentes neste trabalho para auxílio aos irmãos Mestres. Exclusivo para Mestres Maçons. Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350


Comentários