setembro 22, 2024

EQUINÓCIO DE PRIMAVERA - Jorge Gonçalves




Outrora, a Terra era considerada parada no centro de uma esfera celeste imaginária, chamada de Esfera Celeste. Com esse modelo imaginário, podemos traçar linhas, polos e círculos para ajudar a compreender os complexos movimentos dos corpos celestes.

Uma dessas linhas imaginárias é a eclíptica, que pode ser comparada a uma "avenida" imaginária ao longo da qual o Sol se move no período de um ano. No movimento aparente anual do Sol, a eclíptica apresenta uma inclinação em relação ao Equador celeste (outra das linhas imaginárias) de cerca de 23,5˚. Essa inclinação é responsável pelas estações do ano durante o movimento aparente do Sol.

Existem quatro pontos notáveis nessa trajetória, conhecidos como os pontos equinociais e solsticiais.

Hoje não vamos falar sobre os solstícios, vamos falar de equinócio. Temos o ponto vernal, que é o ponto na Esfera Celeste determinado pela posição do Sol quando cruza o Equador celeste enquanto se move pela eclíptica. A distância angular entre o Sol e o Equador é chamada de declinação.

Hoje, às 09:43, o Sol está no ponto oposto ao vernal, o ponto de Libra. Logo, acontece o equinócio de setembro, marcando a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério norte, dependendo da perspectiva de observação.

As civilizações antigas utilizavam estrelas, como Aldebaran, para marcar os solstícios e equinócios, além das constelações de Câncer, Capricórnio, Áries e Libra. Essas estrelas são visíveis de ambos os hemisférios e têm sido usadas ao longo da história para ajudar na marcação do tempo e das estações.

Hoje celebramos o equinócio, o primeiro dia de uma nova estação! O início da primavera no hemisfério sul, uma época de renovação e florescimento. Como bem disse o extraordinário Khalil Gibran: " _Nós vivemos apenas para descobrir a beleza. Todo o resto é uma forma de espera_ ." Tenha um excelente dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário