PALAVRAS SOBRE OS DIÁCONOS - Sérgio Quiri



Ao participar de uma atividade interdenominacional, chamou-me a atenção a qualidade da diaconia da palavra de um dos participantes.

Não só o uso da palavra, mas a postura, ao mesmo tempo elemental e superior de como ser um Diácono.

Decerto, fiz minhas conjecturas maçônicas: será que abarcamos todo o simbolismo, as alegorias e as instruções que envolvem esse Cargo?

Minha intenção é, pois, apresentar informações e provocar reflexões, começando pela pergunta: qual será o motivo de usarmos a mesma denominação de uma função clerical?

A palavra diácono designava, na Grécia Antiga, um “servo” ou “ajudante”, alguém que tinha a função de atender ou servir a uma autoridade. Em reuniões, postava-se à direita desta para transmitir suas ordens e executar tarefas que visavam manter a ordem e o respeito.

Os Grandes Apóstolos adotaram essa “estrutura”, visto que estavam “gastando” muito tempo nas tarefas administrativas e de caridade. Promoveram, assim, uma assembleia com os demais discípulos e disseram: “Nós, os apóstolos, devíamos gastar o nosso tempo a pregar, e não a distribuir comida. Por isso, irmãos, escolham entre vós mesmos sete homens de quem haja um bom testemunho, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e encarregá-los-emos desse importante trabalho. Só assim poderemos dedicar tempo à oração, à pregação e ao ensino”.

Com o desenvolvimento da Igreja como Instituição, criou-se a Ordem Sacerdotal, composta por Três Graus: Bispos, Presbíteros (Sacerdotes) e Diáconos. Nesse cenário, os Diáconos assumiram outras missões como “Servos de Deus”, podendo até exercer algumas funções sacerdotais. No entanto, a característica principal é a de levar a palavra de Deus aos fiéis por toda a Terra.

É interessante pensarmos que, como eles circulam do Oriente ao Ocidente, do Norte ao Sul, é essencial que sejam sábios e espiritualizados (Atos dos Apóstolos 6:3), que tenham a beleza de uma boa reputação (1 Timóteo 3:8-9) e a força para gerir bem a família (1 Timóteo 3:12).

E as joias de nossos Diáconos? São uma pomba segurando um ramo no bico!

O que isso significa? Uma palavra dita silenciosamente. Sua alegoria foi retirada do Livro da Lei, em Gênesis 8:8-11. Quando a chuva cessou, Noé soltou uma pomba, a fim de ver se a terra já estava seca. Ele a soltou por três vezes. A primeira, ela voou e voltou; a segunda, trouxe um galhinho de oliveira; e a terceira vez, ela não voltou.

Contudo, em uma das joias, há um triângulo. O triângulo é um símbolo universal utilizado para representar o aspecto divino.

Então, temos um Irmão servidor de um Venerável Irmão, que leva palavras sagradas de um lugar acima da materialidade ocidental, onde o Sol nasce e deve nos esclarecer com a Luz da Sabedoria.

TODAVIA, O MAIS SIGNIFICATIVO É QUANDO AS JOIAS SE JUNTAM, TENDO A PALAVRA ESPIRITUAL À FRENTE DA PALAVRA MATERIAL.

 

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.







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