José Rodrigues Trindade, Venerável Mestre da sua loja, partiu pora o Oriente Eterno, isto foi no dia 22 de maio de 2009.
Nascido na cidade de Rio de Janeiro em 25 de novembro de 1947. Foi um compositor, multiinstrumentista. cantor. publicitário e escritor maçônico brasileiro. Feliz daquele que desfrutou sua arte e mais ainda aqueles que tiveram a enorme felicidade de conviver com ele neste mundo tereno.
Quando jovem estudou no Conservatório Brasileiro de Música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano,Violão, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete. Tornou-se conhecido em 1967 ao vencer o III festival da TV Record daquele ano, acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo defendendo a música "Ponteio".
Na década de 1970. participou do banda Som imaginário com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito, Luis Alves e Laudir de Oliveira, tocando ao vivo com Milton Nascimento e participando do LP de estreia da banda.
Desligando-se da banda em 1971, venceu o Festival da Canção de Juiz de Fora, junto a Tavito, com a canção "Casa no campo”, uma de suas composições mais famosas, que se tonaria um grande sucesso na voz de Elis Regina, e cujo trecho da letra batizou o estilo de músico conhecido como Rock Rural, com influências regionalistas, tropicalistas. folk, country e rock, tocada pelo trio do qual faria parte logo em seguida, com Sá & Guarabira. Soy Latino Americano- Uma "guajira" cubana típica (três acordes que vão e vem) e uma intenção crítica. Revelar os defeitos de caráter do
brasileiro da época. Estranhamente, todos as consideram qualidades, e este foi o motivo do sucesso da música. A identidade entre o personagem e quem se encontrou retratado por ele.
Zé Rodrix saiu do trio em 1973, para seguir em carreira solo e participações especiais em gravações de artistas diversos, Como Secos & Molhados. Na década de 80 passou a se dedicar mais na área de publicidade que musical, mas em 1983, o músico passou a integrar o grupo Joelho de Porco, com o qual gravou o LP e participou do Festival dos Festivais em 1985. ganhando o prêmio de melhor letra pela música “A última Voz do Brasil”.
Entre 1989 e 1996 assinou a direção musical dos espetáculos "Não fuja da Raia e "Nas Raias da loucura, de Silvio de Abreu, e do programa "Não fuja da Raia" (Rede Globo). estrelada por Cláudia Raia
Sua vida profana e artística continuava. Em 1994 foi contemplado com o prêmio Kikito, no Festival de Cinema de Brasília, pela trilha sonorado filme "Batman e Robin".
Em 1991 foi iniciado na Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Apóstolos do Templo" n° 241, Oriente de São Paulo, ondef oi Aprendiz Maçom, elevado a Companheiro Maçom um ano depois. Foi exaltado a Mestre Maçom pelos seus altos conhecimentos adquiridos sobre a Ordem. Pertenceu à Comissão de Comunicação na gestão do Grão Mestre Salim Zugaib. No ano 2000 instalado como Venerável Mestre de sua Loja.
A paixão pela Arte Real e a maçonaria mística tomou conta do coração do Irmão Zé Rodrix e os mistérios do Templo de Salomão passou a fazer parte de todos os minutos de sua vida.
Para ele, assim como em todo o mundo a maçonaria é praticada através de rituais secretos que englobam símbolos, alegorias e lendas. A maior parte deles tiradas da história real da Antiguidade. E foi através destas histórias e lendas que ele estruturou sua maneira maçônica de pensar.
Queria uma escola de pensamento antigo enraizada na ética, consciência e tolerância. Queria uma história onde todos os Filhos da Viúva entendessem melhor os mistérios e segredos da maçonaria e ao mesmo tempo uma história que fizesse qualquer profano se apaixonar pelo romance e fosse levado às lágrimas no final de seus livros.
FONTE: http://fihosdehiran.blogspot.com/20l1/12/ir-ze-rodrix-um-macom-para-nunca-ser.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário