outubro 23, 2024

A CARPINTARIA GERMINAL - Ivan Froldi Marzollo


Os historiadores não concordam na classificação das sociedades secretas como a Carbonária, que nós abrigamos, por a simbólica se religar ao reino vegetal, sob a designação de Maçonaria Florestal ou Maçonaria da Madeira, de acordo com Jacques Brengues. Uns não levam em conta o seu passado lenhador e jardineiro, outros negam-lhe a estrutura maçônica, e há ainda quem as considere para-maçônicas, a exemplo de Oliveira Marques. Este autor transcreve um manuscrito existente na Biblioteca Nacional com os estatutos de uma sociedade secreta, a Sociedade Keporática (Sociedade dos Jardineiros), fundada em Coimbra nos primeiros anos do século XIX, nos quais aparecem símbolos vegetais, em primeiro lugar o jardim, homólogo da loja na Maçonaria da Pedra e da venda na Maçonaria Florestal.

Sendo a Carbonária um instrumento de revolução (armado, noutros tempos), não poderia ser legitimado por nenhuma sociedade-mãe, por isso ela é irregular por natureza, e não apenas por admitir mulheres. Porém, mais do que uma sociedade secreta, a Carbonária é uma sociedade iniciática: ela pratica um rito e transmite um mito fundador (na essência, um mito solar). A admissão de novos elementos faz-se por iniciação, segundo o Rito Florestal. As assembleias, nas quais os Bons Primos se iniciam (ao grau de Aprendiz), elevam (ao grau de Companheiro Fendedor) e exaltam (ao grau de Mestre) decorrem em ambiente sacerdotal, no Templo. Conhecendo os instrumentos ou elementos simbólicos de discurso, transmitidos pelo rito, os carbonários ficam na posse de um código e de referências próprias, que lhes permitem reconhecerem-se e comunicarem fora do templo, sem se denunciarem aos estranhos (pagãos). Na sequência, vem outro aspecto relevante do carbonarismo, a hospitalidade iniciática: nunca deverá faltar a água, o lençol, o sal, o espelho e o fogo para oferecer aos Viajantes.

A carbonária é conhecida também pelo apelido de "a maçonaria cristã". Apesar disso é notadamente em sua história, anti-clerical. Além disto, segue tendo um braço armado que segue o mandamento de "separar o trigo do joio".

A partir da iniciação de Anita Garibaldi, a carbonária desde então é mista. Isto é um ponto importante, pois coloca a Carbonária muito mais próxima da maçonaria francesa do que da maçonaria inglesa.

A carbonária chegou ao Brasil com José Bonifácio. Apesar de ter participado em loja da alvenaria, Bonifácio havia sido iniciado muito antes na alta venda.

De 1926 até o ano de 1983, a carbonária ficou em completo silenciamento. Sua atuação tanto em Portugal quando no Brasil eram inexistentes. Mas em 1983 a Carbonária ressurge no Brasil descendendo diretamente da carbonária portuguesa. Seus restauradores foram os Ir.´. e BPr.´. Wilson Emílio de Abreu, seu primeiro GM.´. e depois primeiro Hierofante. Em seguida e em ordem. Segundo GM, BPr.´. Gilberto Pereira da Silva ,Terceiro GM Wilson Seabra ,Quarto GM e Sob Gr Comendador da Ordem, Venâncio Josiel dos Santos,Quinto GM, novamente Gilberto Pereira dos Santos,Sexto Grão Mestre, Walmir Battu33,Sétimo GM Gilberto Pereira da Silva (três vezes), 0itavo GM, Angela Maria Antunes Maciel Battu33, Nono GM, Walmir Battu33, Décimo GM Walmir Battu33, Décimo Primeiro GM Rui Barbosa33. Décimo Segundo e Actual GM, Angela Maria Antunes Maciel Battu33 Actual Hierofante: GMG Walmir Battu33 (até viajar ao O.´.Et.´.). é preciso salientar que a Alta Venda carbonária do Brasil, situa-se na floresta de Curitiba. Sendo que ela é a única real descendente do rito carbonário.

Atualmente a carbonária conta com Altas Vendas na Itália, Portugal, França, Brasil, Paraguay.

A Carbonária foi uma sociedade secreta e revolucionária que atuou na Itália, França, Portugal, Espanha, Brasil e Uruguai nos séculos XIX e XX. Fundada na Itália por volta de 1810, a sua ideologia assentava-se em valores patrióticos e liberais, além de se distinguir por um marcado anticlericalismo. Participou nas revoluções de 1820, 1830-1831 e 1848. Embora não tendo unidade política, já que reunia monarquistas e republicanos, nem linha de ação definida,os carbonários (do italiano carbonaro, "carvoeiro") atuavam em toda a Itália, tendo importante ação durante a Unificação Italiana e nas revoluções que a precederam. Reuniam-se secretamente nas cabanas dos carvoeiros, derivando daí seu nome. No Norte da Itália, outras organizações eram associadas a Carbonária como a Adelfia e Filadelfia.

Durante o domínio napoleónico, formou-se em Itália combatendo a intolerância religiosa, o absolutismo, defendendo os ideais liberais e esteve aliada em certos momentos, havendo mesmo elementos que pertenciam às duas organizações. Surgiu no Reino de Nápoles, inicialmente como forma de oposição à política pró-napoleônica o general francês Joaquim Murat, cunhado de Napoleão Bonaparte. Lutava contra os franceses, porque as tropas de Napoleão haviam iniciado uma espoliação da Itália, embora defendessem os mesmos princípios de Bonaparte.

Com a expulsão dos franceses, a Carbonária queria unificar a Itália através de uma revolução espontânea da classe trabalhadora, comandada por universitários e intelectuais, e implantar os ideais liberais.

Os membros da Carbonária, principalmente da pequena e média burguesia, tratavam-se por "primos". As associações da Carbonária tinham uma relação hierárquica. Chamavam-se choças (de menor importância), barracas e vendas, sendo estas as mais importantes. As vendas, cada uma contendo vinte membros, desconheciam os grandes chefes. Todas as orientações eram transmitidas por elas. Havia uma venda central, composta por sete membros, que chefiava o trabalho das demais. A Carbonária não tinha nenhuma ligação popular, pois, como sociedade secreta, não anunciava suas atividades. Além disso, a Itália era uma região agrícola e extremamente católica, com camponeses analfabetos e religiosos, que tradicionalmente se identificavam com ideias e chefes conservadores.

Silvio Pellico (1788–1854), Piero Maroncelli (1795–1846) foram membros proeminentes da Carbonária. Ambos foram presos pelos austríacos por anos, muitos dos quais na fortaleza Spielberg, em Brno, no sul da Morávia. Depois de solto, Pellico escreveu o livro Le mie prigioni, descrevendo seus dez anos na prisão. Maroncelli perdeu uma perna na prisão e ajudou na tradução e edição do livro de Pellico em Paris (1833). Outros proeminentes membros da sociedade foram Napoleão Bonaparte, José Bonifácio, Conde Camilo Benso de Cavour, Giuseppe Garibaldi e Giuseppe Mazzini, que posteriormente saiu da sociedade e passou a criticá-la. Outro exemplo de carbonário foi LaFayette, que foi um carbonário, que lutou na independencia dos Eua, e na revolução francesa, onde cometeu o erro terrível de não respeitar as designações de um verdadeiro carbonário, se colocando próximo aos girondinos, e o pior, ao invés de assassinar o rei na possibilidade que teve, decidiu na verdade,escoltá-lo até o momento que a escolta foi rendida. Isso levou as acusações contra ele por parte de Danton, e do grande irmão Robespierre. Participou ainda de outras batalhas, foi preso perto da Polônia onde começou sua relação de fato com os polacos, que levaria à sua ajuda aos sobreviventes da revolta polaca de 1831. Foi libertado pelo grande irmão Napoleão ( do rito memphis-misaim) e lutou ao seu lado. Estaria presente como deputado no governo dos 100 dias de Napoleão. Retomando as rédeas de sua vida, foi um dos conspiradores contra o rei Luis XVIII em uma emboscada carbonária, que acabou com a morte de vários heróis desconhecidos para o público, cujos nomes até hoje estão no hall da carbonária. Era a favor de uma Polonia livre, travando intensos debates com seu adversário politico e de vida, Horace François Bastien Sébastiani de La Porta . Recebeu os polacos sobreviventes do levante de 1831. Foi para o oriente eterno em 1834. Cometeu erro ao não eliminar um rei. Mas seus feitos heroicos nos Estados Unidos e França, e seu Respeito aos polacos foram grandes feitos em sua caminhada.

As revoluções foram sufocadas pelos austríacos, que procuravam manter seu significante poder na Itália (Veneza e Milão eram parte do Reino Lombardo-Vêneto, governado pelo Império Austríaco, e o Reino das Duas Sicílias era governado pelos Bourbon da Espanha, muito influenciado pelo governo francês). O fracasso das revoluções mostrou que a unificação não seria alcançada por idealismo. A unificação italiana foi realizada posteriormente entre 1860-1870 pela diplomacia e guerra sob a égide do Reino da Sardenha.

Neste histórico podemos perceber muitos elementos que nos distanciam por formação de origem e por base principiologica. Quando se vislumbra um ideário maniqueista sob a égide de córneas débeis imaginando a politização da Arte Real e acreditando que há uma Maçonaria Conservadora e uma Maçonaria Progressista , por mero desconhecimento da base principiologica e não ideológica da maçonaria cuja não se insere nesta cruzada do bem contra o mal e por isso é Maçonaria Progressita que em nada tem haver com o conceito acima, porém  a base da Carbonaria trás os elementos da crença em uma Maçonaria Conservadora.

Porém o conceito cosmopolita da Arte Real pode trazer luzes à aqueles que desconhecem o que é a Maçonaria Regular ...

A Maçonaria é uma entidade _Sui Generis_ - é uma Ordem conservadora com valores Monárquicos; uma contextualização Progressista com pensamentos Liberais em uma Estrutura conservadora hierárquica divinal - pois sua trajetória é chegar a um lugar Sacerdotal. Trabalha com o Conceito de Castas – no sentido de buscar o suprassumo do ser humano.

 Como filósofos a busca pelo conhecimento é necessidade diária,  e como vaticina o Ir.'. Nicola Aslan " só conheceremos a verdade através do trabalho ".

Referências Bibliográficas: 

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