outubro 20, 2024

ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS - Michael Winetzki

 .


Estamos há 15 dias das eleições presidenciais na maior potência militar e econômica do mundo, com reflexos de enorme importância para todo o planeta, porque definem a atuação dos Estados Unidos pelos próximos quatro, ou talvez oito anos.

Embora existam outros partidos, os Republicanos com Donald Trump e os Democratas com Kamala Harris, disputam os sufrágios de forma polarizada. Ambos os partidos tem origem na independência americana e tem se alternado no poder desde então.

O Partido Republicano tem um perfil mais conservador e prega o liberalismo econômico. O Partido Democrata é mais progressista e prega uma maior presença do Estado na sociedade. Mas os conceitos clássicos de esquerda e direita, como são definidos no Brasil, não se aplicam aos EUA. 

Os símbolos de ambos os partidos foram criados pelo chargista Thomas Nast em 1870. O Partido Democrata é representado por um burro, que representa para seus partidários, arrojo, firmeza e teimosia. Os republicanos tem como símbolo um elefante, que na opinião dos adversários significa pompa, arrogância e soberba, mas para os seus partidários, força e dignidade.

Após a Guerra da Secessão, que durou 4 anos, de 1861 a 1865, os EUA passaram por grandes reformulações políticas e econômicas. Sem a mão de obra barata da escravidão, as atividades agrárias do país precisaram encontrar um novo caminho e a gestão do presidente Theodor Roosevelt, republicano, implantou esses mecanismos, projetando o país no âmbito do continente americano.

O Partido Democrata foi fundado em 1824, e o Republicano trinta anos depois, com a adesão de membros do primeiro partido ao segundo, criando uma vertente conservadora. Os Democratas adotaram uma política mais voltada a classe operária e as políticas assistenciais e trabalhistas. Essas políticas foram implantadas pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt, democrata e primo do presidente Theodor.

Em rápido resumo, os liberais democratas defendem a existência de um salário mínimo e que os impostos sejam mais altos para os mais ricos. Para os republicanos os salários devem ser estabelecidos pelo mercados e que os impostos sejam minimizados e iguais independentemente da renda do cidadão.

As ideias sociais dos democratas são baseadas na responsabilidade comunitária e social e para os republicanos são baseadas nos direitos individuais e na justiça.

O mundo inteiro aguarda então, com ansiedade, qual será a política a ser estabelecida nos próximos anos, a partir das eleições de 5 de novembro próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário