novembro 06, 2024

ARLS NOVA ESPERANÇA 132


 

    Em uma sessão publica de palestra comandada pelo Venerável Mestre Celes Urias Ribeiro da ARLS Nova Esperança 132, no Palácio Maçônico da GLESP, nem o clima chuvoso afastou o numeroso publico que assistiu a excelente exposição sobre "Alzheimer - do diagnóstico ao tratamento".

    O palestrante, irmão Dr. Fábio Henrique Porto, neurologista e presidente da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Alzheimer, com doutorado na matéria e com especialização na Universidade de Harvard, apresentou uma palestra bastante interessante e até certo ponto preocupante a respeito de uma moléstia que está crescendo de maneira expressiva no mundo todo e em especial no Brasil, mostrando que em nosso país existem dois milhões e cem mil pessoas com demência, 70% delas com Alzheimer, e que isso representa apenas 20% dos casos reais, porque 80% ainda não estão diagnosticadas. A cada 3 segundos existe um novo caso da moléstia.

    Procurou desmistificar a expressão "demência", carregada de preconceitos, dizendo que uma definição melhor é "comportamento cognitivo maior", e que cerca de 40% das pessoas com mais de 80 anos poderão ser vitimas do mal.

    Explicou que embora existam inúmeros fatores que aumentam o risco, sendo um dos principais a genética, a doença atinge principalmente os idosos, sendo que dos 17 fatores de risco listados pela medicina, os principais são o isolamento social, a poluição do ar e a perda visual, que provocam o isolamento social, uma das causas principais da evolução da doença.

    Destacou que ainda não existe cura para a doença mas que existem tratamentos que podem trazer conforto e sobrevida aos atingidos pelo Alzheimer e destacou a importância dos cuidadores profissionais que podem amenizar o desconforto causado pelas emoções reacionais dos pacientes.

    A participação dos presentes foi intensa, com muitos questionamentos que o palestrante respondeu com paciência e detalhamento. Estiveram prestigiando a sessão o Delegado Roberto Lora, do 12o Distrito da 1o Região, que também é médico e o irmão Célio Egidio da Silva, Juiz Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente do Brasil - SP.


Um comentário:

  1. Obrigado pela deferência, foi uma excelente palestra e acolhida na Loja Nova Esperança. abs fraternais

    ResponderExcluir