Em uma sessão publica de palestra comandada pelo Venerável Mestre Celes Urias Ribeiro da ARLS Nova Esperança 132, no Palácio Maçônico da GLESP, nem o clima chuvoso afastou o numeroso publico que assistiu a excelente exposição sobre "Alzheimer - do diagnóstico ao tratamento".
O palestrante, irmão Dr. Fábio Henrique Porto, neurologista e presidente da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Alzheimer, com doutorado na matéria e com especialização na Universidade de Harvard, apresentou uma palestra bastante interessante e até certo ponto preocupante a respeito de uma moléstia que está crescendo de maneira expressiva no mundo todo e em especial no Brasil, mostrando que em nosso país existem dois milhões e cem mil pessoas com demência, 70% delas com Alzheimer, e que isso representa apenas 20% dos casos reais, porque 80% ainda não estão diagnosticadas. A cada 3 segundos existe um novo caso da moléstia.
Procurou desmistificar a expressão "demência", carregada de preconceitos, dizendo que uma definição melhor é "comportamento cognitivo maior", e que cerca de 40% das pessoas com mais de 80 anos poderão ser vitimas do mal.
Explicou que embora existam inúmeros fatores que aumentam o risco, sendo um dos principais a genética, a doença atinge principalmente os idosos, sendo que dos 17 fatores de risco listados pela medicina, os principais são o isolamento social, a poluição do ar e a perda visual, que provocam o isolamento social, uma das causas principais da evolução da doença.
Destacou que ainda não existe cura para a doença mas que existem tratamentos que podem trazer conforto e sobrevida aos atingidos pelo Alzheimer e destacou a importância dos cuidadores profissionais que podem amenizar o desconforto causado pelas emoções reacionais dos pacientes.
A participação dos presentes foi intensa, com muitos questionamentos que o palestrante respondeu com paciência e detalhamento. Estiveram prestigiando a sessão o Delegado Roberto Lora, do 12o Distrito da 1o Região, que também é médico e o irmão Célio Egidio da Silva, Juiz Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente do Brasil - SP.
Obrigado pela deferência, foi uma excelente palestra e acolhida na Loja Nova Esperança. abs fraternais
ResponderExcluir