novembro 15, 2024

AS DIMENSÕES DO TEMPLO


Por que as Dimensões do Templo são necessárias  para o Trabalho do Maçom?

Ao longo dos tempos e em todas as tradições, as pessoas necessitaram de locais para adoração e oração. Para celebrar eventos que consideram importantes e religiosos, as pessoas   sempre procuraram reunir-se num local específico.

O local, nunca escolhido ao acaso, é um local destinado a acolher e proteger assembleias com vocação espiritual. É um lugar sagrado, que chamamos de “Templo”.

A construção do Templo de Salomão, conforme narrada no Primeiro Livro dos Reis (capítulos 5-6-7), está no centro do simbolismo maçônico.

Contudo, não cometamos o erro comum de identificar o Templo Maçônico com o Templo de Salomão. O Templo de Salomão abriu-se para o Oriente (na verdade, voltado para o Monte Nebo), enquanto o Templo Maçónico abriu-se para o Ocidente.

Podemos, portanto, assumir logicamente que a Loja (instalações dos trabalhadores) não estava localizada no edifício em construção e que as duas eram bastante distintas uma da outra.

Quais eram as dimensões do Templo de Salomão? Sendo esta última a base da tradição maçônica, conhecer suas dimensões   seria certamente uma chave importante para ajudar o maçom a progredir em direção ao conhecimento.

Uma questão muito pragmática para a qual o cartesiano encontraria facilmente resposta na literatura...

O que diz a literatura? Em 1772, William Preston escreveu, em The Illustration of Masonry  : "O templo de Salomão, tão espaçoso e magnífico, construído por tantos artistas famosos..." . Espaçoso e magnífico, este templo deve ter sido suntuoso!

O Templo Maçônico refere-se ao simbolismo do Templo de Salomão, construído entre 967 e 961 AEC. Foi porque Salomão possuía sabedoria que Deus lhe pediu um Templo, a fim de trazer harmonia e torná-lo o elo central de adoração do povo judeu.

A obra durou sete anos e resultou numa suntuosa construção, construída com pedras perfeitamente lapidadas. Salomão mandou construir o Templo, utilizando grandes quantidades de madeira de cedro importada do Líbano. O rei de Tiro garantiu-lhe os serviços de seu melhor arquiteto, Houram-Abi, bem como de 170 mil trabalhadores liderados por 3.300 oficiais. Salomão cobriu todo o templo com ouro, depois colocou ali a Arca da Aliança do Senhor (símbolo da reunificação do povo judeu). O acesso à Arca da Aliança era feito por uma porta de oliveira e cipreste revestida de ouro, no Santo dos Santos, o lugar mais sagrado da casa de Deus.

Nas duas colunas de bronze construídas fora do Templo, Salomão mandou gravar os nomes de Yachin na coluna direita e de Boaz na esquerda.

Com seu pórtico alto, paredes revestidas com painéis de cedro esculpido e janelas com grades sólidas, o Templo media 60 côvados de comprimento, 20 côvados de largura e 30 côvados de altura. O pórtico em frente ao templo da casa tinha 20 côvados de comprimento em toda a largura da casa, e 10 côvados na frente da casa… 

Encontramos esta descrição bastante precisa na Bíblia (1º livro dos Reis, Cap. VI) 

Decepção... 60 côvados serão dolorosamente cerca de trinta metros, para uma altura de cerca de quinze metros e uma largura de 9 metros... É este o templo espaçoso e magnífico de que Preston fala?

Além disso, não há certeza sobre tudo isto... Impossível obter uma representação comum deste Templo.

Como então posso ajudar a construir um Templo para o qual ninguém tem planos? E se suas verdadeiras dimensões estivessem em outro lugar?...

O Templo também é sinônimo de Loja, que designa tanto as instalações maçônicas quanto o elo simbólico em que os maçons se reúnem.

Para melhor removê-los do mundo profano, o Templo deve ser fechado e coberto.

Este templo maçônico se abre para a abóbada estrelada. O sol e a lua estão representados no Oriente e simbolizam a alternância do dia e da noite.

A abertura ritual da obra consiste justamente em trazer este lugar das Trevas para a Luz, iluminando-o gradativamente graças ao Mestre de Cerimônias, o Venerável Mestre e seus dois Supervisores.

Todos os Templos, Igrejas ou pirâmides estão quase sempre orientados num eixo leste-oeste, indo do sol nascente ao sol poente, dando sempre importância ao Leste que se observa desde a entrada.

Dentro do Templo Maçônico há duas colunas, que lembram aquelas encontradas fora do Templo de Salomão. A coluna da esquerda, Boaz (em hebraico: “força nele”), traduz força, além da física. Evoca uma força superior, a força espiritual, o Espírito. O outro, Yakin, (em hebraico: “quem ele estabelecer, ele estabelecerá”) expressa solidez, estabilidade. Isso significa que o iniciado ultrapassou o estágio das flutuações humanas e alcançou o estado de Ser situado no eterno presente. Não se trata apenas de construir, mas sobretudo de reconstruir, de restaurar.

O Maçom, tal como o arquitecto, deve   construir, mas também perpetuar o que fez. É construindo o Templo, o seu Templo interior, que o homem se constrói.

Na tradição hebraica, a construção   do Templo começou no centro com a pedra fundamental, “Eben Shethiyah”.

O homem está no centro da base do Templo. Jules Boucher escreve que se retratarmos um homem deitado de costas, no Templo, a sua cabeça é o Venerável, os seus braços são o Orador e o Secretário, as suas mãos o Tesoureiro e o Hospitalário, as suas pernas e os seus pés os dois Supervisores. O templo é, portanto, um Universo completo  : tanto o macrocosmo (do grego makros  : grande e kosmos, mundo), o Universo, quanto o microcosmo (mundo abreviado), o Homem.

O Templo, como vimos, foi construído para o Homem (o povo judeu), pelo Homem (o Rei Salomão,   o seu melhor arquitecto, Houram-Abi e 170.000 trabalhadores liderados por 3.300 oficiais), mas também graças às   medidas humanas.

 O esboço “  Estudo das proporções do corpo humano segundo Vitrúvio  ”, produzido por Leonardo da Vinci por volta de 1492,  é uma importante referência arquitetônica para os grandes construtores do   século XV. Vitrúvio escreve em seu livro sobre arquitetura que “  as medidas do homem são ordenadas pela natureza da seguinte forma: 4 dedos formam uma palma, 4 palmas um pé, 6 palmas um côvado e 4 côvados formam um passo duplo e 24 palmas o comprimento de um homem”  ; medidas utilizadas na construção dos edifícios destes grandes construtores. Leonardo da Vinci aqui se refere às medidas de comprimento utilizadas pelos arquitetos da época (palma, palmo, palmo, pé e côvado).

Meus queridos Irmãos, temos dentro de nós a pedra sagrada da criação. É o nosso templo interior, em construção, o verdadeiro motor do nosso compromisso.

Os maçons são construtores, herdeiros de uma longa linhagem de construtores cujas origens remontam ao Templo de Salomão.

Da destruição do Templo de Salomão, apenas uma lembrança permanece na memória dos homens: Um Templo imaginário a ser reconstruído...

Esta construção, como maçom, é o nosso objetivo. Devemos tentar construir e reconstruir constantemente uma Fraternidade, cimentada pela nossa corrente de união porque construir o Templo é construir o Homem .

O modelo proposto pela Maçonaria do Rito Escocês Antigo e Aceito é a construção do Templo de Salomão, imagem do Templo do Homem e templo do Universo.

O próprio Templo realmente existiu? Nada é menos certo...Litros de tinta foram derramados para confirmar a sua existência...

Há de facto um templo que visito regularmente e que testemunhou o meu renascimento: a minha casa mãe…

Suas dimensões estão ao meu alcance, já que este Templo existe, lá nasci, e cresci lá….Aprendi através das vestimentas a decifrar e questionar os mil símbolos que nosso templo maçônico abriga. É portanto em busca das suas dimensões simbólicas que devo expor…

Neste edifício tenho uma pedra para cortar. Para isso vou precisar de tempo, porque esta pedra é a pedra fundamental. Não devo poupar minha dor, desanimar ou ter complexos. Desde o primeiro golpe do martelo dado, por minha parte, em 21 de março de 6007, sobre uma pedra bruta, iniciei minha longa jornada.

Seguindo o caminho da luz e pontuando nosso trabalho, a dimensão temporal está sempre presente: Tempo é o que vou levar para completar minhas   jornadas. Este tempo que torna possível a vida, a evolução, a mudança, a alquimia…

O comprimento do nosso Templo vai do oeste para o leste, sua largura do norte (coluna do norte) para o sul (coluna do sul) e sua altura do Nadir ao Zênite. No centro, na encruzilhada, entre o material e o espiritual, nós, maçons, aqui e agora….

A loja impõe-se então fortemente como representação simbólica do mundo. O Templo é minha loja, minha loja é o mundo, o templo é o mundo, é o universo… Nosso templo é o de todos os homens.

A alvenaria, portanto, não tem fronteiras, pois coloca o homem no centro de um templo, cujos eixos são definidos, mas não têm limites.

Portanto, neste espaço indefinido, o maçom entende que deve trabalhar em todos os lugares e a todo momento.

Na minha loja Tipheret, com os meus Irmãos (6 horas por mês), mas também no mundo secular (as restantes 714 horas   por mês)...

Sob a abóbada estrelada, entre o dia e a noite, entre o infinitamente grande e o infinitamente pequeno, eis o homem, em posição de observação... Mas o que o homem-pedreiro observa no templo-universo? Porque, como o aprendiz que observa em silêncio,   ele observa, com atenção, mas não contempla. Qual é o seu lugar no templo? 

Ouçamos a conclusão de um trabalho científico secular intitulado “  O Templo no Homem  ” de RASchwaller de Lubicz, que destaca a diretriz simbólica aplicada à construção do templo de Luxor: “  Neter (simbolismo egípcio) é o princípio da vida e o O templo é sua casa  . ”

Assim, nosso templo universal abrigaria princípios de vida, princípios que eu também chamaria de valores...

A dimensão espiritual está então ao nosso alcance, a dos valores, da consciência. O maçom também é um homem livre e de boa moral. As dimensões do templo universal da Maçonaria são os seus valores, valores de tolerância, solidariedade, fraternidade, respeito e humanismo.

No coração do templo, ao mesmo tempo protegido e aberto ao zênite, o pedreiro trabalha sobre si mesmo e sobre os outros.

Nele primeiro, porque o templo é um cadinho formidável para o trabalho de introspecção.   À nossa disposição, os símbolos como outras ferramentas para trabalhar a dimensão espiritual deste templo que é a nossa consciência. Como podemos reunir as dimensões vertical (espiritual) e horizontal (material) da nossa existência? Como conciliar o esquadro e o compasso? Certamente uma tarefa de longo prazo...

Retomo então a citação de Preston da minha primeira viagem: “  O templo de Salomão, tão espaçoso e magnífico, construído por tantos artistas famosos...  ”. Assume todo o seu significado: através das suas dimensões espirituais e universais, dos seus valores, o nosso mundo-templo é infinito e belo e todos nós somos os seus artistas-construtores.

“  Entre na estrutura do edifício, como tantas pedras vivas  ”, está escrito na Epístola de São Pedro, Bíblia de Jerusalém.

Meus queridos Irmãos, o Templo foi construído para nos unir e fornecer uma estrutura para os nossos pensamentos. As suas dimensões, mesmo simbólicas, existem para melhor nos guiar. A sua orientação Nascente/Oeste permite-nos aproveitar ao máximo a sua luz.

Devemos nos abrir ao mundo e transportar nossas dimensões para fora do nosso templo interior, para fora da Loja, para o mundo... Em sintonia comigo mesmo, estarei pronto para dar e compartilhar com todos os meus irmãos, homens.

Devo agora, com os homens, construir o templo simbólico do qual posso não ter a planta, mas do qual conheço melhor as dimensões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário