O ato do despojamento dos metais, empreendido logo no começo da Cerimônia de Iniciação na Maçonaria - e particularmente no Rito Escocês Antigo e Aceito - que é o mais amplamente praticado no Brasil, encerra em sí, não apenas e tão somente a ideia do desvencilhamento dos bens materiais, dos sinais aparentes de riqueza e opulência, mas sobretudo o simbolismo do desapego às ideias preconcebidas, ou seja; dos preconceitos que trazemos conosco e encontram-se muitas vezes recônditos e arraigados dentro de nós.
A Maçonaria, no seu âmbito acadêmico e filosófico pugna por incitar ao profano que espera tornar-se um Iniciado a elaborar, por si só, a Arte do Pensamento e do exercício Especulativo.
E no seu âmbito dialético, a estimular ao Iniciado que o mesmo, gradativamente, vá se desvinculando de conceitos dogmáticos doutrinários que até então eram os instrumentos mais palatáveis e mais simples de serem digeridos ao longo de sua existência.
Cabe lembrar que a Iniciação Maçônica, simbolicamente, tem o significado de um "nascimento".
Como tal, o simbolismo contido nesta experiência, enseja a ideia de que o Iniciando venha destituído da vaidade, do orgulho, dos dispositivos que concorrem para prejudicar os preparativos de um trabalho longo e exaustivo, cujo propósito final é o de se alcançar os melhores resultados pelo aprimoramento da consciência humana.
Trata-se pois, de uma lavra de cunho antropocêntrico, hominal e intectual, revestido de uma ritualística esotérica e inspirada em valores metafísicos como um modo de reconhecimento da existência de um Princípio Criador e Incriado do Universo, que se constitui num referencial de origem que explica a nossa própria existência.
Simbólicamente, ao despojar-se dos metais, nossa mente se liberta das amarras dos dogmas que inibem o exercício livre de nosso raciocínio.
Indispensável registrar que a Maçonaria tem como propriedade incomparável e estimulante facultar a seus membros o direito pleno de crer e seguir qualquer Credo ou Denominação Religiosa, sem qualquer tipo de censura. O que evidencia seu caráter adogmático.
Contudo, sua mais relevante missão é a de estimular e encorajar que seus membros articulem todos os meios para que se tornem legítimos "Livres Pensadores", desatrelados a proselitismos de qualquer natureza e provendo a inesgotável busca pela *Liberdade* responsável no convívio social, pela *Igualdade* de direitos, obrigações e oportunidades entre as pessoas e especialmente pela *Fraternidade* como a forma mais sadia, densa e consistente no relacionamento de amor, dignidade e respeito entre as pessoas.
Despojar-se dos Metais é somente tudo isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário