novembro 12, 2024

ARCBBLS UNIÃO PAULISTA n. 34


O ano de 1891 foi pródigo em acontecimentos históricos. Neste ano foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Brasil, eleito como primeiro presidente o Marechal Deodoro da Fonseca que renuncia no mesmo ano, assumindo o vice-presidente Floriano Peixoto, em São Paulo a Avenida Paulista é inaugurada; nasce neste ano o arquiteto e político Luís Inácio Anhaia Melo, que dá nome a uma importante avenida da capital paulista e morrem Benjamin Constant, Hermes da Fonseca e o imperador Pedro II.

Também neste longínquo ano foi fundada a Augusta, Respeitável, Centenária, Benfeitora e Benemérita Loja Simbólica União Paulista n. 34, por um grupo de paulistas republicanos que decidiram ter como objetivo, entre outros,  propagar os postulados da  Maçonaria Universal e  promover,  por meio  da indagação da verdade,  do estudo, da moral e da prática da solidariedade social, o progresso material  e  o  aperfeiçoamento intelectual e social da humanidade em geral. Ao longo dos seus 133 anos de existência a Loja teve importante participação na construção da sociedade paulistana.

Visitei a Loja na noite de ontem, no seu Templo situado no Palácio Maçônico da GLESP, onde sob a direção do Venerável Mestre Vagner Plácido dos Santos assisti a filiação e regularização de dois irmãos, ambos médicos e mestres instalados, e ao excelente trabalho de um irmão aprendiz, que arrancou elogios de muitos dos presentes.

Pude apresentar por alguns minutos a minha obra literária e do meu trabalho de beneficência e fui muito bem recebido pelo quadro desta histórica Loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário