novembro 05, 2024

O PÓRTICO E AS INSCRIÇÕES EM HEBRAICO NO PAINEL DO GRAU DE MESTRE - Almir Sant’Anna Cruz

 


Para as Obediências e Ritos que fazem uso do Painel inglês do Irmão John Harris, o Pórtico é um dos Ornamentos da Loja de Mestre.

O Pórtico é a entrada do Sancto Sanctorum ou Santo dos Santos e simboliza a entrada para a vida post mortem no Templo Celestial, a entrada para a Câmara do Meio.

Todo Maçom para transpor o Pórtico, que recorda os nossos deveres morais, deve adornar e fortalecer o seu caráter, a fim de que possa efetivamente compreender os Mistérios do Grau de Mestre.

O Pórtico contém as seguintes inscrições em hebraico:

- He (H) – Vau (V/W) – He (H) – Iod (I/J/Y)

- Lameth (L)

- Schin (SH) – Daleth (D) – Cof (K/C)

Lendo-se da direita para a esquerda, como o fazem os judeus, e acrescentando-se as vogais, ausentes no alfabeto hebraico, temos, de baixo para cima:

- KaDoSH ou KaDeSH 

- eL 

- Y?H?W?H

*Kadosh ou Kadesh* significa santo, santidade, sagrado, consagrado e também pode designar a própria divindade, aparecendo com esse sentido nas Escrituras judaicas, principalmente nos profetas, especialmente Isaías.

*El* muitas vezes designa em hebraico a divindade, caso em que vem precedido de um artigo (o El) ou com outra palavra que designe algum dos atributos divinos, como em El Hashamaim = Deus do céu e em El Hay = Deus vivo.

Às Vezes El designa também um falso deus ou significa simplesmente forte, poderoso.


*O Tetragrama ou Tetragramatom YHWH* é o nome inefável de Deus. Sua verdadeira pronunciação é atualmente desconhecida.

Somente o Sumo Sacerdote o pronunciava uma única vez por ano, sob grande alarido do povo para não ouvi-lo, no Dia da Expiação dos Pecados.

Os hebreus consideravam esse nome demasiado sagrado para ser proferido e, ao lerem as Sagradas Escrituras, o substituíam por Adonai, que significa Senhor.

Embora até hoje seja desconhecido o verdadeiro nome velado no Tetragrama, atribui-se a ele os seguintes nomes:

- JeHoWaH (Jeová) – o mais usado

- YHaoWaH (Iaová)

- YaHWaH (Iavá)

- YeHWeH (Ievé)

- JaHWeH (Javé)

- YaHWeH (Iavé) – o mais provável

O nome velado no Tetragrama é um substantivo derivado da terceira pessoa do singular masculino do verbo ser e significa “Aquele que é” ou “Ente”.

Portanto, as inscrições contidas no Pórtico, Kadosh El YHWH, tanto pode significar “consagrado ao poderoso Deus”, como simplesmente “Deus”, tendo sido usado três dos sete nomes que designam a divindade nas Escrituras Judaicas. Os outros nomes são: Elohim, Adonai, Shadai e Elyon.

Do livro O que um Mestre Maçom deve saber - interessados contatar o autor, Irm.’. Almir, no WhatsApp (21) 99568-1350

Nenhum comentário:

Postar um comentário