A vida, essa dádiva divina, com seu ensinamento infinito, nos proporciona diferentes modos de aprendizado e de evolução. Dentre as diversas formas de aprimoramento mental, uma das mais importantes e ao mesmo tempo, mais exigente, é o aperfeiçoamento vocabular, exatamente pela importância do poder criador da palavra.
Assim, a atenção necessária e indispensável com as palavras que usamos contribui para nossa evolução ou para nossa involução.
O Senhor disse: “De toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:36–37).
“Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo. Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia” (João 12:47-50)
“A língua tem poder para construir ou destruir uma vida. Quem usa bem suas palavras receberá seus benefícios” (Provérbios 18:21)
Também a língua é um fogo, para o bem e para o mal. Existem fogos que purificam, aquecem e são fonte de energia, e há os que queimam. Palavra ociosa é aquela que não carrega nada de bom, porque está vazia de ideias e sentimentos.
A familiaridade com o uso da palavra, quando mal utilizada, acaba anulando seu efeito transformador. Existem palavras tóxicas que irradiam e emitem energias negativas, como fracasso, culpa, impossível, ódio, sempre, nunca e problema.
O aprimoramento vocabular é um componente enriquecedor para as pessoas. O uso de gíria, palavras chulas e abreviaturas – hoje muito disseminadas pela internet – contribui para o empobrecimento espiritual.
A primeira dica para melhorar o vocabulário é justamente ler muito. Mas muito em termo de qualidade. A leitura proporciona o aprendizado de palavras e expressões novas e o entendimento de como aplicá-las no dia a dia.
Um vocabulário rico facilita a comunicação clara e precisa, tornando a mensagem mais acessível e compreensível para o público – seja ele qual for. A leitura de livros, revistas, artigos e blogs, observando palavras novas e buscando seu significado ajuda a expandir o nosso próprio vocabulário.
Ler em voz alta ajuda a exercitar a articulação verbal e melhora a pronúncia. Além disso, essa prática ajuda na familiarização com diferentes tipos de palavras e expressões.
Enfim, são atitudes que promovem um verdadeiro e consciente aprimoramento vocabular.
Para terminar, deixo aqui um ditado popular: Quem fala muito, e não sabe o que diz, dá bom dia a cavalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário