O Manuscrito de Halliwell ou Poema Regius foi escrito em 1390. Mas só foi reconhecido em 1757, quando o Rei George II da Inglaterra o entregou à Biblioteca Real, sendo estudado então. Hoje é considerado como o doc. mais antigo da Maçonaria, rivalizando com a "Carta de Bolonha".
Em 1840, James Orchard Halliwell o estudou e descobriu a essência do documento relativa à Maçonaria operativa.
O documento descreve o Ofício de Construtor como atividade nobre, ligada à aristocracia, à realeza. Daí o título de Arte Real.
São versos com direitos e deveres dos Maçons. O Título é "Aqui inicia a Constituição da Arte da Geometria segundo Euclides." São 15 Artigos e anexos.
Um Mestre nao poderá tomar um servo como Aprendiz ou emprega-lo com o engodo do lucro, pois seu senhor poderá buscar o Aprendiz onde quer que vá. Se ele fosse recrutado na LOJA , poderia haver desordem. Um caso destes prejudicaria a todos. Todos os maçons seriam atingidos. Se tal homem assumisse o ofício muitas desordens ocorreriam. Para a paz e a harmonia, admitam um Aprendiz de boa condição. Antigamente e o que estava escrito, o Aprendiz deveria ser de alta linhagem. Assim, filhos de grandes senhores aprenderam a Geometria, fonte de beneficios.* Artigo 4° do Poema Regius, 1390.
Nenhum comentário:
Postar um comentário