janeiro 20, 2025

A MARCHA DO APRENDIZ - João Lima



Bom dia! A ciência constatou que cada lado do cérebro humano possui características específicas e distintas: enquanto o lado direito é ligado às emoções e à intuição, o lado esquerdo é ligado à lógica e à razão. Sabe-se também que cada lado comanda o lado oposto do corpo, de forma que o braço direito é controlado pelo lado esquerdo do cérebro.

É por isso que sempre adentramos o Templo Maçônico com o pé esquerdo: entrar com o pé esquerdo é “colocar pra trabalhar” primeiro o lado direito do cérebro, é colocar a fé, a intuição e a sensibilidade à frente da lógica e da razão. E faz todo sentido que seja assim! Afinal, quando fomos convidados para participar da Ordem o nosso padrinho não perguntou se acreditávamos na lógica e na razão, mas se acreditávamos em Deus. 

Ser Maçom exige crer, de forma que é natural que coloquemos as emoções (incluindo aí a tolerância, respeito, solidariedade e altruísmo) à frente dos aspectos práticos e da razão. 

Mas, é claro, não vivemos só de sentimento, de forma que o equilíbrio vem quando juntamos a fé e a razão: nem cremos cegamente, sem questionar nada, nem duvidamos de tudo, fechando os olhos da alma.

Mesmo a marcha do Aprendiz nos mostra isso: avançamos com o pé esquerdo e o pé direito se junta a ele. Primeiro avançamos com fé, depois a lógica nos sustenta. Simbolicamente, podemos dizer também que o pé esquerdo representa nossas emoções e sentimentos, como a capacidade de desejar um mundo mais justo e fraterno, com igualdade de direitos e liberdade para todos. 

Enquanto isso, o pé direito representa aquilo que nos impede de crer plenamente, de sentir (e amar) plenamente. Sim, é a lógica que nos diz que quem nos ofendeu pode nos ofender de novo (o que impede ou atrasa a reconciliação e o perdão), que a sociedade é desigual e injusta porque sempre foi assim e que não adianta lutar porque não conseguiremos mudar o mundo. 

Em resumo, podemos dizer que o pé esquerdo representa nossas virtudes, enquanto o pé direito representa nossos vícios. Então a marcha do Aprendiz ganha outro significado: eu avanço por minhas virtudes (pé esquerdo) levando comigo meus vícios, que procuro dominar (pé direito, em uma posição que não é a natural). 

E é isso, avançar por meio da virtude, enquanto se procura dominar os vícios e submeter a vontade é que nos faz um pouquinho melhores a cada dia.

 Coloquemos, portanto, o pé esquerdo à frente, avançando com sentimentos de coragem, otimismo e vontade de fazer de nós pessoas melhores e do mundo um lugar melhor, sem esquecer que a razão deve “temperar” e equilibrar nossa caminhada. 

Que ao final dessa semana que se inicia possamos ter a alegria de ter caminhado com equilíbrio rumo a nos tornarmos aquilo que estamos destinados a ser, arrancando mais algumas lasquinhas de nossa pedra bruta nesse constante processo de auto evolução. Que o G.’.A.’.D.’.U.’. nos fortaleça a sustente nessa caminhada! Excelente e abençoada semana pra você! Fraterno abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário