fevereiro 10, 2025

SERIEDADE, UM COMPROMISSO COM A PROSPERIDADE - Bruno Bezerra de Macedo




    Seriedade é característica ou particularidade do que ou de quem é sério. Comportamento repleto de honestidade; em que ou em quem se pode confiar. Confiamos no confiável. E respeitamos o respeitável. Segundo Empédocles (Acragas, Agrigento, 495 a.C – Etna, Itália, 430 a.C), "somente os iguais se reconhecem", portanto, o que confiamos nos torna confiáveis, assim como, o que respeitamos nos faz respeitáveis. Seriedade é ser justo e honrar com os seus próprios compromissos. A própria palavra já diz tudo foi a junção de duas palavras o SÉRIO+VERDADE, isto é, ser serio e ser verdadeiro. É ter responsabilidade no que faz. Não há nada que identifique mais um homem bem-sucedido do que um semblante sério, concentrado e responsável. 

    Há pessoas que apesar de enfrentarem todo tipo de privações e adversidades, não se esquecem de proceder com seriedade, sabedoria, tolerância e boas maneiras. Mesmo sendo verdade que a natureza primitiva do homem e seu temperamento natural tenham um papel preponderante na formação da sua personalidade como pessoa de temperamento esquentado ou bondosa, séria ou precipitada, correta ou mesquinha, existe uma profunda relação entre a autoconfiança de um homem e seu comportamento solene para com os outros. "Na realidade, quanto mais bem-educado e perfeito um homem é, seu coração será grande na mesma proporção, e amplo o alcance da sua tolerância e indulgência. A tradição acima citada explica quais os tipos de homens e seus atos e o valor da grandiosidade e seriedade deles", afirma o Shaikh Mohamad Al Ghazali (22 de setembro de 1917, Al-Buhaira, Egito – março de 1996, Riad, Arábia Saudita)

    "Nada é mais brilhante do que a seriedade. A mais séria das pedras é o brilhante. Para quem sabe ver, o mais brilhante dos estados de alma é a seriedade. A seriedade é hierárquica, visa os cumes, visa o absoluto. O desejo do absoluto é o bater de coração da seriedade. É a alma da intransigência, o impulso da combatividade, a ponte do caminho", esclarece Plínio Correia de Oliveira (13 de dezembro de 1908, São Paulo, São Paulo – 3 de outubro de 1995, São Paulo). A seriedade pode ser definida como:

✔️A importância ou gravidade de um acontecimento, negócio ou assunto:

✔️A integridade de caráter, a honestidade e a rectidão;

✔️A disposição de levar as coisas a sério e de agir de acordo com princípios éticos e morais;

✔️A maneira de agir de quem não ri com frequência.

    A seriedade é essencial para o sucesso em diversas áreas da vida. "Imbuida neste fundamento, a maçonaria é uma comunidade em cujo centro se desenrola um renascimento espiritual do homem. Trata-se de uma evolução para a maturidade, de um processo psíquico e íntimo, para uma iniciação. Para obtê-la, a maçonaria encontrou um método especial que, por meio de repetições ritualísticas e mais um desenvolvimento gradual, põe em andamento o auto encontro e a individualização do homem. Para atingir este estagio elevado da consciência (e assim “descobrir” as verdades ocultas em nesta simbologia) não podemos praticar tal ritualística de forma mecânica e displicente sob pena de estarmos transformando uma prática iniciática milenar em uma medíocre representação teatral, vazia e sem finalidade", conceitua Genaro Ladereche Fígoli, membro da Loja Maçônica Rosa dos Ventos n° 76, circunscrita à Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Ressalto que o contrário de seriedade não é alegria, mas, sim descompromisso e falta de responsabilidade.

    O homem sério e prudente é mais circunspecto; não somente quer ver tudo, mas ver muito e muitas vezes, preceitua Allan Kardec. Neste mister, em sua Carta aos Coríntios Paulo de Tarso exorta: “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor" (1 Coríntios 16:13-14). Consideremos, portanto, este desafio de nos comportarmos “varonilmente” – como homens de verdade, homens sérios, cumpridores de suas responsabilidades e compromissos; realizadores de si. Assim sendo, "procure(mos) nos apresentar ao Criador aprovado(s), como obreiro(s) que não tem do que se envergonhar e que maneja(m) corretamente a palavra da verdade", concita-nos Paulo em sua Carta a Timóteo (2 Timóteo 2:15). 

        A seriedade, como se depreende, é um elemento fundamental para se atingir uma mudança total e definitiva e, não existindo esse elemento, corre-se o risco de fracassarem todos intentos de autoaprimoramento, do qual depende nossa evolução e progresso. Compreender a importância da seriedade e como ela se relaciona com diferentes áreas da vida pode ajudar a cultivar essa qualidade em nosso próprio comportamento e também a reconhecê-la nos outros. Ser sério é ser comprometido, responsável e confiável, características que contribuem para o sucesso e o bem-estar em várias áreas da vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário