Dono de um estilo único e sem igual, senhor das palavras em toda sua erudição na língua portuguesa, a obra poética de Adilson Zotovici transporta-nos aos trovadores da Idade Média, na construção sólida e robusta de seus precisos arranjos harmônicos e rítmicos que marcam o tom de seus Sonetos.
Raríssimos os poetas que dispõem do talento e da criatividade de Zotovici para expressar com propriedade os mais distintintos cenários e conteúdos tão peculiares ao universo maçônico
Sua lavra é produto do profundo conhecimento que possui tanto da Simbologia, quanto da Filosofia e História que caracterizam a Arte Real.
A fluidez da métrica poética com que o autor nos brinda revela sua acuidade e sutileza vernacular e ao mesmo tempo o caráter natural e singelo que seus versos traduzem.
Registre-se ainda que inobstante a característica marcante com que os trovadores da Idade Média compunham seus versos, a contemporaneidade constitui-se num traço evidente e contínuo em sua obra, tornando sua Poesia sempre atual.
Zotovici dispõe da notável habilidade de transferir para a escrita o estilo disciplinado da poesia medieval para um arrojo destemido e vanguardista da linguagem maçônica especulativa.
Com efeito, ao ler Zotovici o leitor desfrutará de uma verdadeira escultura das letras, através de um passeio no tempo e na história, que o tornará senão um protagonista, mas no mínimo um espectador partícipe de cada tomada poética sua magnífica obra nos oferece.
Um brinde à leitura !
Nenhum comentário:
Postar um comentário