março 14, 2025

AVATARES E O QUE SE OCUPA DENTRO DE NÓS - Newton Agrella



Sem qualquer ruptura dos segredos inerentes aos graus maçônicos, mas apenas e tão somente, fazendo uma tênue abordagem do ponto de vista cultista e formal da estrutura ritualística, cabe registrar que ao final dos Graus Superiores no "Rito Escocês Antigo e Aceito"  e mais especificamente nos chamados Graus Administrativos, vamos nos deparar com o estudo e análise dos chamados AVATARES.

AVATAR é uma palavra da Língua Sânscrita, que significa "A descida de Deus" ou filosoficamente, representa "uma alma que transcende a matéria e se manifesta como uma essência espiritual."

Esse conceito intimamente ligado ao postulado básico da Maçonaria, que se refere à crença num Princípio Criador e Incriado do Universo, se canaliza e encontra respaldo sob diferentes formas entre os Homens, nas suas mais variadas culturas e tradições.

Essas manifestações espirituais se traduzem através de Filósofos e Luzes Reformadoras que constituem as Inspirações que indicam os caminhos da Humanidade.

Cada uma dessas Luzes, sob diferentes maneiras de abordar os conceitos de Moral, Ética, Retidão, Amor, Liberdade, Igualdade e Fraternidade consagram códigos de conduta, dos quais  a Maçonaria se vale, para a sedimentação do processo de aprimoramento interior humano.

ZARATRUSTA, BUDA, MOISÉS, HERMES TRIMEGISTA, PLATÃO, JESUS DE NAZARÉ, MAOMÉ e A ESTRELA AGUARDADA DO MESSIAS são meios dos quais os homens se valem para estabelecer um vínculo espiritual com a Vida no seu plano esotérico.

Deixando claro que este Esoterismo, diz respeito a um conjunto de tradições, lendas, mitos e interpretações filosóficas de doutrinas, bem como de  Fraternidades Iniciáticas - cujo propósito é o de  transmitir experiências que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que se encontram sutilmente ocultos.

É inegável que no arcabouço maçônico herdado de suas origens primitivas, operativas e especulativas, além do seu caráter intelectual e investigativo do ponto de vista antropocêntrico e hominal, há o aspecto espiritual e anímico que são componentes da própria estrutura humana, cuja razão e emoção são alicerces de sua existência.

Diante desse particular capítulo, há que se levar em conta que nenhum proselitismo ou dogma são objetos de apoio  e sustentação da Sublime Ordem.

Pelo contrário, o protagonismo dessa conjunção de ideias repousa sobre a inquietante manifestação do Discernimento.



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