A Autoridade do Mestre (Vale para todos os graus da Maçonaria)
Alguns se enganam no sentido do que seja essa Autoridade do Mestre.
A autoridade, vem do conceito de ser autorizado a dizer e ensinar, seja por alguém ou por algo maior, logo, tem-se autoridade como algo inerente ao que se está autorizado a ensinar e isso é percebido por quem escuta, não por autoafirmação, mas pela essência de quem assim o faz.
Então, aqueles que se *auto intitulam* (qualquer que seja o título) passam a dar suas “aulas” e “explicações” vestidos com o paramento *apenas material* do Mestre Infalível, e para tanto usam do teatro (das coisas que desconhece e finge conhecer) e principalmente das finalidades do sistema que pertence, vestindo-se APENAS com seu *conhecimento Profano* ... É ele, o professor, quem detém todo o Conhecimento, e se reafirma: “Sou eu quem sei!”, “Eu Sou Formado em...”, “Eu sou Iniciado no...”, “Eu... eu...eu...”.
Nas últimas publicações temos aberto os livros e os mestres para mostrar que o pensamento que aqui compartilhamos não é nosso, mas Universal por parte dos Adeptos que *Caridosamente* entregam a Verdade.
Na REAL INICIAÇÃO não há entre eles quem se exalte, apenas quem se diminua.
Vejamos o que nos dizem as Tradições sobre isso?
Rabi Israel Salanter – "Se pensas que já sabes o suficiente, tua jornada terminou; se reconheces que sempre há mais a aprender, tua jornada apenas começou."
Rabi Nachman de Breslov – "O maior perigo do orgulho não é se considerar grande, mas acreditar que já não há mais o que aprender."
Rabi Simcha Bunim de Peshischa – "O mestre deve sempre carregar dois papéis: um que diz ‘O mundo foi criado para mim’ e outro que diz ‘Sou pó e cinza’. Somente assim ele se mantém no equilíbrio da humildade e da responsabilidade."
Moisés Cordovero, "Tomer Devorah" – "O sábio verdadeiro é aquele que se envergonha de sua sabedoria, pois sabe que ela é apenas um reflexo da sabedoria do Alto."
Mishlei (Provérbios) 11:2 – "Vem a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria."
Pirkei Avot 4:1 – "Quem é sábio? Aquele que aprende de todos."
Zohar I, 99b – "Aquele que deseja a sabedoria deve primeiro se tornar nada, pois somente o vaso vazio pode ser preenchido pela Luz."
Livro do Bahir 10 – "Aquele que deseja encontrar a Luz deve primeiro reconhecer a escuridão dentro de si."
Tanya, Capítulo 30 – "O verdadeiro caminho do justo é considerar-se menor que todos, pois somente assim ele pode sempre crescer em retidão."
Bahya Ibn Paquda, "Deveres do Coração" – "O arrogante se julga um rei, mas está preso ao próprio ego; o humilde se vê como um servo, e por isso é verdadeiramente livre."
Bahya Ibn Paquda, "Deveres do Coração" – "O orgulho endurece o coração e o fecha para a verdade, mas a humildade o torna flexível e apto a receber a luz do entendimento."
Corpus Hermeticum, Livro I – "A ignorância é o maior dos males, mas aquele que busca com humildade será guiado pela Luz do Nous."
Hermes Trismegisto – "Aquele que se reconhece pequeno perante o Todo, esse está próximo da verdade. Mas aquele que acredita dominar o Todo, esse se perdeu no labirinto da própria mente."
Asclépio 6 – "O mestre verdadeiro não se exalta, pois ele sabe que é apenas um canal para a Verdade."
Rumi (Sufismo) – "Seja como o solo, para que as sementes da sabedoria cresçam em você."
Lao-Tsé (Tao Te Ching, Capítulo 22) – "Aquele que se curva será endireitado. Aquele que se esvazia será preenchido."
Eliphas Lévi – "Aquele que se proclama iniciado, mas não possui a humildade de um discípulo, nunca passou pelo verdadeiro portal do conhecimento."
Papus (Gérard Encausse) – "O orgulho é o véu que cobre os olhos dos ignorantes. O humilde, ao contrário, pode levantar esse véu e ver a luz."
Franz Bardon – "Aquele que deseja dominar as forças ocultas deve primeiro dominar a si mesmo, e isso começa na humildade."
Rudolf Steiner – "Aquele que busca a iniciação deve, antes de tudo, desenvolver em si mesmo um coração puro e uma mente aberta."
G.I. Gurdjieff – "O homem que acredita já ter encontrado a verdade está mais longe dela do que aquele que ainda busca."
H.P. Blavatsky – "O maior inimigo do discípulo é o orgulho espiritual, pois ele o faz acreditar que já transcendeu a ignorância."
Ramana Maharshi – "O verdadeiro conhecimento não pertence ao ego. Ele é um estado de ser, acessível apenas ao que se entrega."
Sri Aurobindo – "Quanto mais alto um homem se eleva no espírito, mais pequeno ele se vê perante o Infinito."
Julius Evola – "O primeiro degrau da iniciação é a renúncia ao 'eu sei'. O segundo é a aceitação do silêncio. O terceiro é tornar-se um servo do Alto."
Hermes Trismegisto, "Tábua de Esmeralda" – "Se és grande, sê pequeno; se és forte, sê fraco; se és sábio, sê tolo, pois apenas assim poderás conhecer os mistérios."
Krishnamurti – "A humildade é o começo da sabedoria. O fim da sabedoria é perceber que nada se pode possuir."
Ísis Sem Véu (Blavatsky) – "O orgulho espiritual é o último grande obstáculo antes da iluminação."
Dessa maneira, a única autoridade legítima é aquela que se revela pelo conteúdo que transmite e não pelo tom que se emprega, e qualquer ensinamento deve ser respaldado pela origem do conhecimento, mostrando de onde ele provém.
Autor não identificado
Nenhum comentário:
Postar um comentário