Ontem a noite ministrei a palestra "Fundamentos Judaicos na Maçonaria - Uma visão da contribuição judaica na formação dos ritos maçônicos". O Venerável Mestre irmão Max Cleberson Santos Cunha Cunha, amigo há mais de duas décadas, organizou o evento que lotou o Templo com mais de 50 irmãos de 15 Lojas da região. Ao mesmo tempo organizei mais uma mostra dos trabalhos literários dos autores da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras.
Está Loja, do Rito Adonhiramita foi fundada há pouco mais de seis meses, mas o dinamismo do VM já a coloca em destaque no Vale do Paraíba.
O irmão Max, de origem paraense, mas com quem já compartilhei cultura maçônica em Goiás e em São Paulo mantém com firmeza as tradições de sua terra e o ágape de ontem foi um prato típico do Pará, a maniçoba, uma espécie de feijoada preparada em folhas de maniva, a mandioca venenosa, cujas folhas ficam sete dias cozinhando para perder o veneno, e que tem um sabor exótico e delicioso.
Além do jantar, todos receberam uma aula sobre a cultura paraense e dos grandes caldeirões de maniçoba, não sobrou nada.
Parabéns meu orgulho, o Max enviou uma mensagem que reproduzo abaixo:
Meu Amado Irmão Michael Winetzki, agradecemos penhoradamente a sua presença em nossa Loja na Sessão de ontem. Todos os Amados Irmãos de A Constitucionalista de 32 agradecem e se sentiram honrados com vossa palestra. Meu Irmão, sua palestra de ontem, pela riqueza de informações e pela forma de exposição, com segurança e proficiência, demonstram o porque voce se tornou um dos maiores, senão o maior palestrante da Maçonaria Brasileira. A voce, nossa eterna gratidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário