A linha nem é tão tênue.
A questão é bem mais profunda.
Ensinar tem regência múltipla.
Doutrinar é transitivo direto.
Ensinar requer respeito.
Doutrinar impõe persuasão.
Ensinar faculta modos para transmitir conhecimento.
Doutrinar é um caminho impositivo de via única.
Ensinar possibilita ao aprendiz construir juízo de valores, discernir e a pensar por conta própria.
Doutrinar impinge idéias que mal permitem a contra-argumentação.
Ensinar, na sua essência, sugere o compartilhamento de informações de maneira equilibrada, que permite a quem aprende, viver a experiência de aquiescer, até discutir e avaliar aquilo que lhe é transmitido.
Doutrinar, em contrapartida, tem por princípio, induzir a conceitos sectários, unilaterais, e incutir a quem aprende, uma crença ou atitude particular de maneira a que não se aceite qualquer outra.
Ensinar amplia.
Doutrinar reduz.
Cabe a cada um decidir se prefere caminhar por pernas próprias e seguir seu caminho soberanamente, ou se subjugar à escuridão da ignorância e marchar ao som do gado que não tem escolha.
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