abril 09, 2025

ENSINAR e DOUTRINAR - Newton Agrella


A linha nem é tão tênue.

A questão é bem mais profunda.

Ensinar tem regência múltipla.

Doutrinar é transitivo direto.

Ensinar requer respeito.

Doutrinar impõe persuasão.

Ensinar faculta modos para transmitir conhecimento.

Doutrinar é um caminho impositivo de via única.

Ensinar possibilita ao aprendiz construir juízo de valores, discernir e a pensar por conta própria.

Doutrinar impinge idéias que mal permitem a contra-argumentação.

Ensinar, na sua essência, sugere o compartilhamento de informações de maneira equilibrada, que permite a quem aprende, viver a experiência de aquiescer, até discutir e avaliar aquilo que lhe é transmitido.

Doutrinar, em contrapartida, tem por princípio, induzir a conceitos sectários, unilaterais, e incutir a quem aprende, uma crença ou atitude particular de maneira a que não se aceite qualquer outra.

Ensinar amplia.

Doutrinar reduz.

Cabe a cada um decidir se prefere caminhar por pernas próprias e seguir seu caminho soberanamente, ou se subjugar à escuridão da ignorância e marchar ao som do gado que não tem escolha.



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