Era o ano de 1929, foi assinado o Tratado de Latrão, a Vaticano virava um estado, ou seja, se ajeitava no papel, o que foi o império romano durante muito tempo, e a suas sobras se ajeitavam
Na prática o papa se tornava um chefe de estado, e aí se instala ( pelo menos oficialmente) uma confusão, afinal de contas o que é o Papa?
É um ser que concilia a função política de chefe de um estado, ao mesmo tempo é um líder espiritual de parte da humanidade, o que gera uma confusão imensa na cabeça do Cardeal-Mor, imagina na cabeça da multidão que o acompanha, ao mesmo tempo que lidera um projeto espiritual que liga a humanidade ao plano divino,mas tem que se virar com a dureza do dia a dia do mundo material
Pergunto, qual destino a Igreja está tendo, liderança política terrena, ou excerce a sua função de conexão com os planos superiores?
Qual a relação disso com a Maçonaria?
Vem de longe a disputa, nossa Ordem é uma organização racionalista, ou é uma instituição espiritual?
Vamos definir a diferença entre Maçonaria e Potência Maçônica ( assunto para um próximo artigo), entre Mestre Maçom ou grau 3 de uma instituição, afinal qual a função dessa instituição que fazemos parte?
O excercício de influência politica em nosso meio, um mergulho num universo de burocracia ( AFFFF.......) ou temos uma missão superior a isso tudo?
Aí entra a funçao do Grão - Mestre, (guardada as devidas proporções), tem a mesma dúvida existencial do Papa, é chefe de uma máquina burocrática ou tem uma função acima da materialidade humana?
Tem que ter as duas qualidades, mas cá pra nós, se esforçam mais para excercer qual das missões, a administrativa ou a espiritual?
Administração todos gritam para mostrar que tem, mas a função sagrada de um Grão Mestre, estamos prontos para esse desafio?
Claro, SGM, é apenas uma evolução do mais comum dos candidatos a Maçons que por aqui aparecem, você Maçom comum, se ver na função exatamente como o que?
Por que dá sua resposta, dependerá o perfil dos próximos GMs que serão eleitos, assim como o Papa, o Grão Mestre é hoje uma figura indecisa sobre qual função ele está assumindo, e isso gera uma confusão sem fim nos dois planos da moeda
Mas, o perfil do chefe, vai depender do que o Maçom comum decidir ser, eu ia encerrar dizendo com a palavra o Grão - Mestre, mas não:
Com a palavra o mais comum dos Maçons!
Nenhum comentário:
Postar um comentário