março 01, 2021

A ESTRELA DE SEIS PONTAS


    A estrela de seis pontas (hexagrama), feita de dois triângulos entrelaçados, pode ser encontrada em mezuzot, menorot, estojos de talit e kipot. As ambulâncias em Israel levam o símbolo da “Estrela Vermelha de David”, e a bandeira de Israel tem uma Estrela de David azul plantada bem no meio.

Qual é a origem desse símbolo de seis pontas? -

As seis pontas simbolizam o governo de D'us sobre o universo em todas as seis direções.

No decorrer da longa e difícil história do povo judeu, chegamos à percepção de que nossa única esperança é colocar nossa confiança em D'us. As seis pontas da Estrela de David simbolizam o governo de D'us sobre o universo em todas as seis direções: norte, sul, leste, oeste, para cima e para baixo.

Originalmente, o nome Magen David – literalmente “Escudo de David” – poeticamente refere-se a D'us. Reconhece que nosso herói militar, o Rei David, não venceu pela própria força, mas pelo apoio do Todo Poderoso. Isso também é mencionado na terceira bênção após a leitura da Haftará no Shabat: “Bendito sejas, D'us, Escudo de David.”

Existem várias outras explicações sobre o significado por trás da Estrela de David. Uma ideia é que uma estrela de seis pontas recebe forma e substância de seu centro sólido. Este âmago representa a dimensão espiritual, rodeada pelas seis direções universais. (uma ideia semelhante se aplica ao Shabat – o sétimo dia, que dá equilíbrio e perspectiva aos seis dias da semana).

Na Cabalá, os dois triângulos representam as dicotomias inerentes ao homem: bem vs. mal, espiritual vs. físico, etc. Os dois triângulos também podem representar o relacionamento recíproco entre o povo judeu e D'us. O triângulo apontando “para cima” simboliza nossas boas ações que sobem ao céu, e então ativam um fluxo de bondade de volta ao mundo, simbolizado pelo triângulo apontando para baixo.

Alguns dizem que a Estrela de David é uma figura complicada entrelaçada que não tem seis (hexograma), mas sim 12 lados (dodecagrama).

Pode-se considerá-la como composta de dois triângulos sobrepostos ou sendo de seis triângulos menores emergindo de um hexograma central. Como o povo judeu, a estrela tem doze lados, representando as doze tribos de Israel.

A teoria mais prática é que durante a Rebelião Bar Kochba (primeiro século), uma nova tecnologia foi desenvolvida para escudos, usando a estabilidade inerente do triângulo. Por trás do escudo havia dois triângulos entrelaçados, formando um desenho hexagonal de pontos de apoio. (Buckminster Fuller mostrou como projetos fortes baseados em triângulos têm seus geodésicos).

A Estrela de David foi um triste símbolo do Holocausto, quando os nazistas forçaram os judeus a usarem uma estrela amarela como identificação. Na verdade, os judeus foram forçados a usar crachás especiais durante a Idade Media, tanto pelas autoridades muçulmanas quanto pelas autoridades cristãs, e até mesmo em Israel durante o Império Otomano.

Portanto, não importa se é uma estrela azul ondulando orgulhosamente numa bandeira, ou uma estrela de ouro adornando a entrada de uma sinagoga, a Estrela de David se destaca como um lembrete para o povo judeu… Em D'us nós confiamos.

fevereiro 28, 2021

CABALA - O QUE SIGNIFICA ABRACADABRA?


Você sabia que abracadabra vem de uma antiga expressão em aramaico, “eu falo enquanto eu crio?” O que isto nos ensina é que a fala está bem mais próxima da espiritualidade do que qualquer ação física.
É a fala que separa o homem de todos os outros reinos. A voz humana é a realidade espiritual dos 99%. As palavras que dizemos são a realidade física do 1%.O que dizemos manifesta o que existe lá “em cima”, aqui em baixo.
Entretanto, existem duas realidades dos 99%. Vou repetir, porque não se fala sobre isso o suficiente: Existem duas realidades dos 99%:
A Árvore da Vida (o sistema puro) e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (o sistema impuro). Quando dizemos palavras negativas nos conectamos com o plano impuro e trazemos escuridão para o mundo.
Quando dizemos palavras positivas, trazemos Luz para este mundo. Tudo depende da fala. De uma perspectiva cabalística, por exemplo, todo o caos – é resultado de palavras negativas que lançamos no éter todos os dias de nossas vidas.
É por isso que os cabalistas dizem que as palavras podem matar.
Quando alguém comete violência física contra outra pessoa, pode derramar sangue e machucar o corpo físico do outro. Quando insultamos outra pessoa, porém, e fazemos com que o sangue suba ao seu rosto,.,também derramamos sangue… no nível de alma.
Todavia, vivemos numa realidade invertida onde tudo está de cabeça para baixo. Damos mais importância ao físico do que ao espiritual. Não damos valor à alma e por isso não nos importamos com as palavras que dizemos.
Preciso mencionar neste ponto que isto é fácil de se explicar, mas difícil de compreender e colocar em ação. Entender que palavras e pensamentos têm mais poder que uma ação física? É muito difícil.
No entanto, nossa escolha é continuar dando importância para o físico – e colher todo o sofrimento, dor e doença que vem junto – ou dar importância para o espiritual e ficar atentos às palavras que falamos – e levar este mundo de volta à verdadeira realidade onde não existe escuridão.
Coloque amor nas palavras que disser.
Faça um esforço verdadeiro de colocar os interesses de outra pessoa na frente do seu próprio. Tenha extremo cuidado com os pensamentos e palavras que dirige aos outros. Espiritualmente, este é o caminho para sair desta desordem moral. E não somente da “Babel” atual em que nos encontramos, mas quaisquer catástrofes futuras que estejam se dirigindo a nós.
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fevereiro 27, 2021

A EXPRESSÃO MAÇÔNICA: "DO MEIO-DIA À MEIA-NOITE"

       

        


Os rituais de Lojas Simbólicas do REAA trazem, na abertura e no encerramento dos trabalhos  perguntas acerca do horário de trabalho do Maçom. A resposta é de se trabalha do meio-dia,até a meia-noite. Mas o que significa trabalhar do Meio-Dia à Meia-Noite?

        A Maçonaria, na sua passagem de Operativa para Especulativa atraiu intelectuais de diversas correntes de pensamentos, que agregaram elementos místicos e ocultistas tirados da Bíblia, da Cabala, do hermetismo, da Ordem  Rosacruz (Amorc), da astrologia e de antigas religiões e processos iniciáticos. Por conta disso, algumas palavras, expressões e frases têm a sua lógica interpretada de acordo com as doutrinas e o simbolismo das ciências ocultas de que tanto se utilizou a Maçonaria entre os séculos XVIII e XIX.

        No caso “Do Meio-Dia à Meia-Noite”, a citação não deve ser interpretada no seu sentido literal, mas observado o seu sentido simbólico. Ragon, citado por Boucher (2000), aponta para a astrologia a explicação para a significação esotérica dessa expressão.

        A astrologia, segundo ele, da mesma forma em que divide o ano em 12 meses (ou signos), também divide o dia em 12 casas astrais. Cada uma dessas casas possui um caráter determinado. Nesse sistema o Meio-Dia corresponde à 10ª casa. O pôr do Sol está representado pela 7ª casa e a Meia-Noite à 4ª casa.

        Ragon explica que ao Meio-Dia o Sol sai da 10ª casa (a casa dos negócios e da situação social) para voltar à 9ª casa (da religião e do impulso espiritual). Portanto, ao serem abertos os trabalhos de caráter filosófico, abandona-se a 10ª casa, indo para a anterior, que tem a essência da religião e das questões espirituais.cDepois da 9ª casa, o Sol atravessa a 8ª - a da morte, da desagregação do antigo e do nascimento em um plano superior. Os astrólogos deram e esta parte do céu o sentido da ‘INICIAÇÃO’. 

        Depois vem a 7ª casa, a do amor não físico, da dedicação e da vida social. A 6ª casa é a do serviço. A passagem da 7ª casa para a 6ª casa é interpretada como o indício de que o Maçom não espera recompensa da sua ação social, mas que se prepara para encontrar os espinhos da 6ª casa. Daí nasce a criação, síntese da 5ª casa, depois da qual o ciclo termina pela 4ª casa, cujo sentido principal é o fim das coisas.

        Esta fórmula ritualística resume a evolução iniciática, lembrando que cada parte do dia possui uma influência real sobre o ser humano. Na tradição chinesa, a Escola de Zoroastro considera que do “Meio-Dia à Meia-Noite”, quando cresce a influência subjetiva do Sol, é o período mais indicado para o estudo e o desenvolvimento intelectual e espiritual do ser humano. Os estudiosos do Zoroastrismo consideravam o período do Meio-Dia à Meia-Noite propício às coisas do espírito.

        Possivelmente por conta dessa particularidade a Maçonaria resolveu colocar os seus obreiros para, simbolicamente, trabalharem durante esse período.Mas há também a interpretação de que o Meio-Dia é o momento em que há mais luz e a Meia-Noite é o período de maior escuridão.O início dos trabalhos ao Meio-Dia significa a hora em que o Sol encontra-se no Zênite, na plenitude do seu poder luminoso, significando dizer que o homem está capacitado a trabalhar pelos seus semelhantes.

        O encerramento dos trabalhos à Meia-Noite significa dizer a hora em que a luz do dia já não se faz presente, por o Sol estar no Nadir. É a hora em que não se pode mais atuar eficazmente sobre os obreiros.    Gedalge (2000) sugere que é preciso ver nessas horas de trabalho o simbolismo do malho batendo sobre o cinzel, no desbaste da pedra bruta, quando realizamos a árdua tarefa de lapidar os nossos próprios defeitos e imperfeições, procurando melhorar o nosso Templo interior e produzir em abundância sentimentos como a fraternidade, carinho, amor, compreensão, verdade, tolerância, harmonia e desapego às coisas materiais, para podermos distribuí-los não apenas no universo maçônico, mas também no mundo profano, entre nossos filhos, amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos.

        Não poderemos repartir essas virtudes se não as praticarmos e não as produzirmos em grandes quantidades.Quem pouco produz, pouco tem a oferecer, a repartir. É preciso ser solidário. Por meio desse sentimento, os Maçons se unem a outros Irmãos, com os quais, a cada dia, do Meio-Dia à Meia-Noite, trabalham material e espiritualmente para cavar masmorras aos vícios, construir a paz e erguer Templos de virtudes e de fraternidade.

fevereiro 26, 2021

A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA MAÇÔNICA


Walter Lima M.'.M.'.

Responsabilidade é a qualidade ou condição de responsável. Sabe-se que responsável é aquele que responde pelos próprios atos ou, pelos de outrem.  Responsabilidade moral é a situação de um agente consciente, com relação aos atos que ele pratica voluntariamente. 

Uma das responsabilidades mais importantes de um Maçom é a frequência à Loja. Trata-se de uma responsabilidade que tem amparo legal e, também, moral. 

Frequência é o ato de frequentar. Em física, frequência significa número de vibrações por unidade de tempo. Frequentar uma Loja causa, realmente, vibrações positivas em nós e em nossos Irmãos.

A frequência deve ser observada não somente como uma questão de quorum, ou um problema legal, mas, sobretudo, como a forma mais eficaz para nos conhecermos melhor, uns aos outros, e nos aproximarmos. 

Quando de nossa iniciação, a primeira preleção, feita pelo Venerável Mestre, fala da fidelidade que deve ser exemplificada por uma estrita observância das Constituições, Regimento, Estatutos e demais normas do GOB e da própria Loja. 

Também, nesta preleção, o V.’. M.’. fala da obediência que deve ser provada por uma estrita observância de nossas leis e regulamentos, por uma atenção pronta a todas as convocações, além de uma pronta observância das decisões e resoluções aprovadas em Loja.

As leis e regulamentos falam da necessidade de frequência. As convocações às nossas sessões são, em geral, semanais e uma das importantes resoluções aprovadas é o calendário da Loja, que deve ser observado. O Regulamento Geral da Federação trata da frequência em Loja .Tratam, também, de quando o Maçom se torna irregular por não ter frequência.

Nos altos graus, disposições análogas devem ser observadas se não estiverem previstas em regulamentos próprios. Porém, muito mais importante que leis e regulamentos é o inflexível cumprimento do dever: nossa consciência e nossos compromissos e promessas obrigam-nos à frequência. 

Quando a Loja não abre por falta de quórum, a responsabilidade, definida no princípio, é de todos: não somente dos faltosos ou do Venerável Mestre.Todos nós somos responsáveis pelo bom funcionamento da Loja. Quando algum Obreiro necessita faltar, por justa causa, deve procurar algum Mestre amigo que o substitua, ou avisar a todos, para que todos se responsabilizem pela existência de quorum. Por isso, somos Irmãos fraternos, nos auxiliando uns aos outros. 

Como palavras finais: nós somos construtores (“maçons”, pedreiros) sociais; somos obreiros, cabeças pensantes, pessoas com diferentes formações, opiniões diferentes e, brevemente, seremos mais. Contudo, vivemos numa fraternidade tolerante, respeitamos as ideias, eventualmente, diferentes.

Convergimos em algumas virtudes que adotamos conjuntamente, a exemplo da tolerância e, especialmente, da responsabilidade objeto deste ensaio. A participação responsável de todos fortalece a nossa Loja que busca, insistentemente, a realização do trabalho justo e perfeito de construir nosso templo interior.


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PALESTRA NA ARLS TEMPLÁRIOS DE LARANJAL, MG


 


        

        Realizei na noite de ontem, 25, a palestra O CAMINHO DA FELICIDADE na ARLS TEMPLÁRIOS DE LARANJAL, em Minas Gerais, cidade de pouco mais de 6.000 habitantes, com uma Loja Maçonica pequena, mas muito ativa, haja vista que esta é a 35a. palestra virtual promovida durante esta pandemia.

        Como sempre acontece, os honorários de minhas palestras são a doação de alimentos ou outros materiais, que ficam para a própria Loja encaminhar para beneficência. De 2003, quando iniciamos este trabalho, até hoje, foram arrecadados mais de 200 toneladas de alimentos, material de higiene e limpeza, agasalhos e cobertores, material de construção, mobiliário, fraldas, etc. 

    Nesta palestra a arrecadação foi de material de higiene e limpeza para ser encaminhada aos desabrigados das enchentes que ocorreram nos últimos dias em Carangola, MG, desabrigando milhares de pessoas. Na foto o fruto da arrecadação das doações encaminhadas pelos irmãos. Ainda virão mais.

    Agradeço ao VM João Batista Moreira Carneiro e ao Ir. André Vale Ladeira da Silveira pelo convite e pela arrecadação, 

fevereiro 25, 2021

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA DA MAÇONARIA BRASILEIRA



Para o orador romano Cícero, a história era a "mestra da vida". Com esta expressão, Cícero queria dizer que por meio dos exemplos do passado, dos sofrimentos e sucessos, das tragédias e dos grandes feitos das gerações anteriores, podemos extrair lições para nos orientar no presente, diante dos inúmeros problemas que se apresentam.

No entanto, não valorizamos os exemplos do passado ,porque atualmente o estudo da história não é visto como utilitário e de efeito imediato para a vida, quando deve ser visto de forma pragmática, isto é, ,que ela pode fornecer elementos para ação na vida prática, tais como: compreensão alargada da sociedade e da cultura, perspectiva crítica sobre fenômenos políticos, entendimento das diferenças entre as pessoas, os países e as civilizações e uma série de outras contribuições.

A historia é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais.

A História é feita por homens, mulhere, crianças, ricos e pobres, por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos.

Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e iso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.

Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete.

A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e  saber a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuiram para que chegassemos ao ponto em que nos encontramos.

Assim, também, nós maçons devemos proceder com relação ao estudo de nossa história maçonica, sua gênese, seus primórdios, sua contemporaneidade, sua modernidade e procurar projetar o seu futuro.

Estudar a vida de nossos irmãos que no passado lutaram por um Brasil independente, por uma Maçonaria forte, e que se tornaram heróis da Ordem e da Pátria brasileira, é nossa obrigação. 

fevereiro 24, 2021

O QUE É SER UM VERDADEIRO MAÇOM?

        


        S.`. M.`. ? - Não existe um resposta pronta para esta questão, que no entanto, socraticamente, gera outras tantas perguntas - Sois bom pai e bom chefe de família? Sois um bom esposo? Sois bom filho? Respeitais os vossos filhos e vossa esposa como gostaríeis de serdes respeitado? Ajudais aos outros de forma desinteressada e procurais os vossos irmãos maçons no infortúnio? Alguma vez, fizestes alguma coisa para minimizar o sofrimento de uma viúva ou de um órfão? Procurais realmente, cavar masmorras ao vício? Até mesmo, pagais os vossos impostos como se deve?

        Será que diante da oportunidade para uma aventura com uma linda mulher , ainda que oculta aos olhos dos outros, agirias como um verdadeiro maçom ou  como aquele que disse? “Aqui eu não engano a minha esposa, esta cidade é muito pequena e todos poderiam ficar sabendo. Eu levo a outra para para São Paulo”.

        Será que este pseudo-maçom teria a capacidade de ir a São Paulo, satisfazer o seu  desejo e lá também deixar a sua consciência?  Impossível, pois a consciência é um duro e  implacável juiz de nós mesmos, em alguns casos causa uma dor tão profunda para o qual não existe nenhum remédio.

        Assim, meus  irmãos, pedimos que reflitam sobre seus atos e atitudes. Não estamos  aqui julgando irmãos. O que na verdade gostaríamos de ouvir quando perguntarmos a alguém - S.`. M.`. - é que nos respondesse:- M.`.I.`.C.`.T.`.M.`.R.`.  - porque sou um verdadeiro maçom e não apenas como tal…

        A Maçonaria em seus ensinamentos,  emblemas, símbolos e alegorias sempre está nos conclamando à reflexão. Sejamos um símbolo vivo dessa Ordem que nos dá força para enfrentar um mundo às vezes, confuso e conturbado, onde os verdadeiros valores estão sendo a todo o momento questionados e colocados em dúvida.

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fevereiro 23, 2021

Rotarianos comemoram o 116º aniversário do Rotary Club.



Em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, o advogado Paul Harris e seus amigos e clientes Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele encontram-se com a idéia de fundar um clube, para ajudar a resolver problemas de sua cidade.

Este foi o humilde começo da primeira organização internacional de serviços humanitários que agora inclui cerca de 1,2 milhão de associados e 36.000 clubes em 220 países e áreas geográficas.

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade há mais de 116 anos.

Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

O QUE OS ROTARIANOS FAZEM?

Por acreditar em encontrar soluções para muitos problemas mundiais, os mais de 36.000 Rotary Clubs trabalham para:

• Promover a paz
• Combater doenças
• Fornecer água limpa e saneamento
• Cuidar da saúde de mães e filhos
• Apoiar a educação
• Favorecer o desenvolvimento econômico

MISSÃO

A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

DECLARAÇÃO DE VISÃO DO ROTARY

Juntos, os Rotarianos veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os Rotários atinjam o Ideal de prestação de Serviços e altos padrões de ética.
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1. O desenvolvimento do Companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de Servir.

2. O Reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.

3. A melhoria da Comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada.

4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da Paz entre as Nações.

fevereiro 22, 2021

22 de fevereiro é ou não o Dia Internacional do Maçom?


         

        O Dia Internacional do Maçom em 22 de fevereiro, é uma comemoração internacional, que foi instituída durante a "Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte" (Estados Unidos, Canadá e México), reunidas entre 20 de fevereiro e 22 de fevereiro de 1994, em Washington DC, a partir de uma sugestão apresentada pelo Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, que está oficializada entre maçons brasileiros pelo Decreto Nº 3 de 10 de fevereiro de 1995 do Grande Oriente do Brasil.

        A data escolhida é o dia do nascimento de George Washington (22 de fevereiro de 1732), grande maçom, principal artífice da independência dos Estados Unidos da América e o primeiro presidente daquele país.

        SERÁ VERDADE?

        Nos últimos dias e em especial no dia 22 de fevereiro, imagens e textos comemorando o suposto Dia Internacional do Maçom têm circulado pelas redes sociais. Os textos falam que as Grandes Lojas dos EUA e de outros países, reunidos na Conferência dos Grão-Mestres da América do Norte de 1994, aprovaram a escolha da data em homenagem ao nascimento de George Washington.

        Apesar da afirmação, não se viu qualquer Grande Loja dos EUA postando algo em comemoração à data. Não se viu nem mesmo um respeitável irmão gringo mencionando isso em qualquer rede social.

        O que se viu foi alguns norte-americanos, inclusive maçons, comemorando o aniversário de George Washington, mas não o suposto Dia Internacional do Maçom. O que também pesou contra a afirmação foi o fato de que há nos EUA, mais precisamente em Alexandria, na Virgínia, o George Washington Masonic National Memorial, mantido, principalmente, pelas Grandes Lojas norte-americanas, e que tem por objetivo justamente exaltar a imagem maçônica de George Washington. Especificamente no dia 22 de fevereiro, o Memorial estava com entrada franca em homenagem ao aniversário de George Washington. Mas não fizeram qualquer menção a Dia Internacional do Maçom.

        Além disso, uma pesquisa não encontrou qualquer menção à comemoração da data por qualquer Obediência membro da Conferência dos Grão-Mestres da América do Norte, o que leva a crer que não existe o tal Dia Internacional do Maçom.

        Entretanto, recentemente recebemos a informação de que a Grande Loja Legal de Portugal, em 2016, celebrou o “Dia do Maçom” como sendo o dia 20 de fevereiro. A comunicação, que diverge da data celebrada no Brasil em 2 dias, não faz menção ao caráter internacional da data ou mesmo de quando e como surgiu sua adoção. Mas, em compromisso com o princípio maçônico de busca da verdade, cabe aqui esta atualização, na esperança de que novas informações acerca do assunto surjam.

fevereiro 21, 2021

CARTA DO IMPERADOR VESPASIANO (41 DC) PARA SEU FILHO TITO (79 DC)


"Onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?"  Hoje, para júbilo e gáudio dos amantes das letras clássicas, divulgo uma carta do imperador Vespasiano a seu filho Tito. (Clunis são nádegas em latim).


22 de junho de 79 d.C. Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei
pó e tu, imperador. 
Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa,
afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os
críticos. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um
conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele
ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns
senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e
escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere
pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?
Num estádio, é claro.

Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por
omnia saecula saeculorum, e sempre que o olharem dirão: ?Estás vendo
este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou?.

Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro
público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos
momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria
reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas
novas que remendadas. Vel caeco appareat (Até um cego vê isso).
Portanto, deves construir esse estádio em Roma.

Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum
vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo).
Esperarei por ti ao lado de Júpiter.

PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o
Coliseu  com cem dias de festa. Tanto o pai
quanto o filho foram deificados pelo senado romano.

fevereiro 20, 2021

CAMARA DAS REFLEXÕES - Onde, como e quando surgiu?


    
    Onde, como e quando terá sido inserida na Ordem a Câmara das Reflexões? 
Em nenhum dos rituais do século 18 publicados na Grã-Bretanha e na Alemanha - alguns considerados espúrios, porém autênticos -,se encontra o termo "CÂMARA DAS REFLEXÕES".  Em alguns encontram-se os termos "sala escura", "sala contígua à loja", e também "sala onde o candidato fazia suas reflexões". Mas são raros os documentos em que eles aparecem; e nem podia ser diferente, visto que as lojas maçônicas da época, tanto na Inglaterra, como na Alemanha, funcionavam em alehouses (cervejarias), inns (pousadas) e public houses (tavernas).

        Antes da cerimônia da iniciação (making), os rituais dizem também que o candidato era "entrevistado" antes de ser vendado e conduzido ao interior da sala da loja (lodge room) para ser feito maçom (to be made a fremason), sem maiores particulares. Nada de câmaras, templos, esqueletos, ampulhetas, VITRIOL, foices, punhais, sala dos passos perdidos, igrejices, e outras invencionices. 

        Vale ressaltar que nos sistemas maçônicos inglês e norte-americano não se fala nada sobre isso, pelo menos nos graus simbólicos.

fevereiro 19, 2021

O ÁGUIA E O FALCÃO - Voem juntos, mas jamais amarrados

        
        Morei em Marabá, no Pará, por cerca de dois anos, quando dei consultoria ao Hospital Celina Gonçalves. É uma região com diversos tribos indígenas e fiz amizade com alguns indios, cuja sabedoria passei a admirar. 

        Um idoso Kaiowa me contou uma história que merece ser guardada na memória. Um dos guerreiros mais valentes da tribo, de mãos dadas com a filha do cacique, vem até o feiticeiro da tribo e lhe diz:- Estamos apaixonados e vamos nos casar. O senhor pode nos dar um talismã, ou fazer um feitiço, para a gente nunca se separe. O velho feiticeiro diz:- Posso sim, mas é muito difícil. Se vocês estiverem dispostos, voce - diz ao rapaz - vá até aquela serra, escale do lado norte e traga viva a águia mais bela e vigorosa que encontrar. E para a moça: - escale a montanha do lado sul e traga, vivo, o falcão mais aguerrido e forte que conseguir. 

         Os jovens aceitaram a incumbência e cumpriram a missão. No dia marcado apresentam ao feiticeiro as formosas aves, cada uma dentro de um saco. - Agora - diz o ancião - amarrem as patas das aves com essas tiras e soltem nas para que possam voar. O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi pedido e soltaram as aves que no entanto não conseguiram voar, apenas saltavam pelo terreno. Pouco depois, irritadas, começaram a se bicar e a se agredir. 

         - Este é meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão, belos, jovens, vigorosos. Se estiverem amarrados, ainda que por amor, só poderão se arrastarão e com o tempo passarão a se machucar. Se quiserem que o amor de vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. 

         No meu livro "As lições da Arca de Noé para um relacionamento feliz" se encontram muitos outros conselhos para que os relacionamentos amorosos possam se manter com afeto e alegria. Você pode adquirir aqui mesmo pelo blog.

fevereiro 18, 2021

SEMENTES DE CABALÁ - A FELICIDADE



Muitas pessoas acham aqueles que conseguem obter o que querem da vida são felizes – e a partir dessa crença, concluímos que as pessoas com poder, dinheiro ou influência devem viver uma vida maravilhosa!
No entanto, se olharmos mais de perto, poderemos constatar que geralmente as pessoas mais ricas podem estar perdidas, amarguradas e insatisfeitas.
Esta é uma indicação de como nossa perspectiva sobre a felicidade é realmente superficial. Só porque uma pessoa possui muitos bens físicos, isso não significa que ela tenha felicidade permanente.
Se você pensar sobre isso, torna-se claro que quase todos os prazeres neste mundo físico são temporários.
Enquanto dinheiro pode nos comprar uma casa, é o amor que uma família compartilha que transforma essa casa em lar.
É compartilhar nosso tempo e nosso carinho, e não nosso dinheiro, que cria amizades duradouras ao invés de amizades superficiais.
Por que isso?
Porque quando compartilhamos e colocamos nossa energia em algo, nos comportamos como a Luz, e dessa forma podemos nos conectar com a Luz.


Existe uma lei espiritual que explica que a Luz só pode entrar aonde existe similaridade de forma. Nenhuma roupa de grife pode despertar em nós o senso de autoestima – que podemos atingir ao estarmos presentes para alguém que precise de nós.
Comece a mudar o foco do seu desejo das coisas que tenham natureza física para coisas de natureza espiritual.
O mundo físico sempre fornecerá plenitude de curta duração; mas é quando agimos mais como o Criador que encontramos a felicidade duradoura que realmente desejamos.
Por: Yehuda Berg