A estrela de seis pontas (hexagrama), feita de dois
triângulos entrelaçados, pode ser encontrada em mezuzot, menorot, estojos de
talit e kipot. As ambulâncias em Israel levam o símbolo da “Estrela Vermelha de
David”, e a bandeira de Israel tem uma Estrela de David azul plantada bem no
meio.
Qual é a origem desse símbolo de seis pontas? -
As seis pontas simbolizam o governo de D'us
sobre o universo em todas as seis direções.
No decorrer da longa e difícil história do povo
judeu, chegamos à percepção de que nossa única esperança é colocar nossa
confiança em D'us. As seis pontas da Estrela de David simbolizam o governo de
D'us sobre o universo em todas as seis direções: norte, sul, leste, oeste, para
cima e para baixo.
Originalmente, o nome Magen David – literalmente
“Escudo de David” – poeticamente refere-se a D'us. Reconhece que nosso herói
militar, o Rei David, não venceu pela própria força, mas pelo apoio do Todo
Poderoso. Isso também é mencionado na terceira bênção após a leitura da Haftará
no Shabat: “Bendito sejas, D'us, Escudo de David.”
Existem várias outras explicações sobre o
significado por trás da Estrela de David. Uma ideia é que uma estrela de seis
pontas recebe forma e substância de seu centro sólido. Este âmago representa a
dimensão espiritual, rodeada pelas seis direções universais. (uma ideia
semelhante se aplica ao Shabat – o sétimo dia, que dá equilíbrio e perspectiva
aos seis dias da semana).
Na Cabalá, os dois triângulos representam as
dicotomias inerentes ao homem: bem vs. mal, espiritual vs. físico, etc. Os dois
triângulos também podem representar o relacionamento recíproco entre o povo
judeu e D'us. O triângulo apontando “para cima” simboliza nossas boas ações que
sobem ao céu, e então ativam um fluxo de bondade de volta ao mundo, simbolizado
pelo triângulo apontando para baixo.
Alguns dizem que a Estrela de David é uma figura
complicada entrelaçada que não tem seis (hexograma), mas sim 12 lados
(dodecagrama).
Pode-se considerá-la como composta de dois
triângulos sobrepostos ou sendo de seis triângulos menores emergindo de um
hexograma central. Como o povo judeu, a estrela tem doze lados, representando
as doze tribos de Israel.
A teoria mais prática é que durante a Rebelião
Bar Kochba (primeiro século), uma nova tecnologia foi desenvolvida para
escudos, usando a estabilidade inerente do triângulo. Por trás do escudo havia
dois triângulos entrelaçados, formando um desenho hexagonal de pontos de apoio.
(Buckminster Fuller mostrou como projetos fortes baseados em triângulos têm
seus geodésicos).
A Estrela de David foi um triste símbolo do
Holocausto, quando os nazistas forçaram os judeus a usarem uma estrela amarela
como identificação. Na verdade, os judeus foram forçados a usar crachás
especiais durante a Idade Media, tanto pelas autoridades muçulmanas quanto
pelas autoridades cristãs, e até mesmo em Israel durante o Império Otomano.
Portanto, não importa se é uma estrela azul
ondulando orgulhosamente numa bandeira, ou uma estrela de ouro adornando a
entrada de uma sinagoga, a Estrela de David se destaca como um lembrete para o
povo judeu… Em D'us nós confiamos.
março 01, 2021
A ESTRELA DE SEIS PONTAS
fevereiro 28, 2021
CABALA - O QUE SIGNIFICA ABRACADABRA?
fevereiro 27, 2021
A EXPRESSÃO MAÇÔNICA: "DO MEIO-DIA À MEIA-NOITE"
Os rituais de Lojas Simbólicas do REAA trazem, na abertura e no encerramento dos trabalhos perguntas acerca do horário de trabalho do Maçom. A resposta é de se trabalha do meio-dia,até a meia-noite. Mas o que significa trabalhar do Meio-Dia à Meia-Noite?
A Maçonaria, na sua passagem de Operativa para Especulativa atraiu intelectuais de diversas correntes de pensamentos, que agregaram elementos místicos e ocultistas tirados da Bíblia, da Cabala, do hermetismo, da Ordem Rosacruz (Amorc), da astrologia e de antigas religiões e processos iniciáticos. Por conta disso, algumas palavras, expressões e frases têm a sua lógica interpretada de acordo com as doutrinas e o simbolismo das ciências ocultas de que tanto se utilizou a Maçonaria entre os séculos XVIII e XIX.
No caso “Do Meio-Dia à Meia-Noite”, a citação não deve ser interpretada no seu sentido literal, mas observado o seu sentido simbólico. Ragon, citado por Boucher (2000), aponta para a astrologia a explicação para a significação esotérica dessa expressão.
A astrologia, segundo ele, da mesma forma em que divide o ano em 12 meses (ou signos), também divide o dia em 12 casas astrais. Cada uma dessas casas possui um caráter determinado. Nesse sistema o Meio-Dia corresponde à 10ª casa. O pôr do Sol está representado pela 7ª casa e a Meia-Noite à 4ª casa.
Ragon explica que ao Meio-Dia o Sol sai da 10ª casa (a casa dos negócios e da situação social) para voltar à 9ª casa (da religião e do impulso espiritual). Portanto, ao serem abertos os trabalhos de caráter filosófico, abandona-se a 10ª casa, indo para a anterior, que tem a essência da religião e das questões espirituais.cDepois da 9ª casa, o Sol atravessa a 8ª - a da morte, da desagregação do antigo e do nascimento em um plano superior. Os astrólogos deram e esta parte do céu o sentido da ‘INICIAÇÃO’.
Depois vem a 7ª casa, a do amor não físico, da dedicação e da vida social. A 6ª casa é a do serviço. A passagem da 7ª casa para a 6ª casa é interpretada como o indício de que o Maçom não espera recompensa da sua ação social, mas que se prepara para encontrar os espinhos da 6ª casa. Daí nasce a criação, síntese da 5ª casa, depois da qual o ciclo termina pela 4ª casa, cujo sentido principal é o fim das coisas.
Esta fórmula ritualística resume a evolução iniciática, lembrando que cada parte do dia possui uma influência real sobre o ser humano. Na tradição chinesa, a Escola de Zoroastro considera que do “Meio-Dia à Meia-Noite”, quando cresce a influência subjetiva do Sol, é o período mais indicado para o estudo e o desenvolvimento intelectual e espiritual do ser humano. Os estudiosos do Zoroastrismo consideravam o período do Meio-Dia à Meia-Noite propício às coisas do espírito.
Possivelmente por conta dessa particularidade a Maçonaria resolveu colocar os seus obreiros para, simbolicamente, trabalharem durante esse período.Mas há também a interpretação de que o Meio-Dia é o momento em que há mais luz e a Meia-Noite é o período de maior escuridão.O início dos trabalhos ao Meio-Dia significa a hora em que o Sol encontra-se no Zênite, na plenitude do seu poder luminoso, significando dizer que o homem está capacitado a trabalhar pelos seus semelhantes.
O encerramento dos trabalhos à Meia-Noite significa dizer a hora em que a luz do dia já não se faz presente, por o Sol estar no Nadir. É a hora em que não se pode mais atuar eficazmente sobre os obreiros. Gedalge (2000) sugere que é preciso ver nessas horas de trabalho o simbolismo do malho batendo sobre o cinzel, no desbaste da pedra bruta, quando realizamos a árdua tarefa de lapidar os nossos próprios defeitos e imperfeições, procurando melhorar o nosso Templo interior e produzir em abundância sentimentos como a fraternidade, carinho, amor, compreensão, verdade, tolerância, harmonia e desapego às coisas materiais, para podermos distribuí-los não apenas no universo maçônico, mas também no mundo profano, entre nossos filhos, amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos.
Não poderemos repartir essas virtudes se não as praticarmos e não as produzirmos em grandes quantidades.Quem pouco produz, pouco tem a oferecer, a repartir. É preciso ser solidário. Por meio desse sentimento, os Maçons se unem a outros Irmãos, com os quais, a cada dia, do Meio-Dia à Meia-Noite, trabalham material e espiritualmente para cavar masmorras aos vícios, construir a paz e erguer Templos de virtudes e de fraternidade.
fevereiro 26, 2021
A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA MAÇÔNICA
Walter Lima M.'.M.'.
Responsabilidade é a qualidade ou condição de responsável. Sabe-se que responsável é aquele que responde pelos próprios atos ou, pelos de outrem. Responsabilidade moral é a situação de um agente consciente, com relação aos atos que ele pratica voluntariamente.
Uma das responsabilidades mais importantes de um Maçom é a frequência à Loja. Trata-se de uma responsabilidade que tem amparo legal e, também, moral.
Frequência é o ato de frequentar. Em física, frequência significa número de vibrações por unidade de tempo. Frequentar uma Loja causa, realmente, vibrações positivas em nós e em nossos Irmãos.
A frequência deve ser observada não somente como uma questão de quorum, ou um problema legal, mas, sobretudo, como a forma mais eficaz para nos conhecermos melhor, uns aos outros, e nos aproximarmos.
Quando de nossa iniciação, a primeira preleção, feita pelo Venerável Mestre, fala da fidelidade que deve ser exemplificada por uma estrita observância das Constituições, Regimento, Estatutos e demais normas do GOB e da própria Loja.
Também, nesta preleção, o V.’. M.’. fala da obediência que deve ser provada por uma estrita observância de nossas leis e regulamentos, por uma atenção pronta a todas as convocações, além de uma pronta observância das decisões e resoluções aprovadas em Loja.
As leis e regulamentos falam da necessidade de frequência. As convocações às nossas sessões são, em geral, semanais e uma das importantes resoluções aprovadas é o calendário da Loja, que deve ser observado. O Regulamento Geral da Federação trata da frequência em Loja .Tratam, também, de quando o Maçom se torna irregular por não ter frequência.
Nos altos graus, disposições análogas devem ser observadas se não estiverem previstas em regulamentos próprios. Porém, muito mais importante que leis e regulamentos é o inflexível cumprimento do dever: nossa consciência e nossos compromissos e promessas obrigam-nos à frequência.
Quando a Loja não abre por falta de quórum, a responsabilidade, definida no princípio, é de todos: não somente dos faltosos ou do Venerável Mestre.Todos nós somos responsáveis pelo bom funcionamento da Loja. Quando algum Obreiro necessita faltar, por justa causa, deve procurar algum Mestre amigo que o substitua, ou avisar a todos, para que todos se responsabilizem pela existência de quorum. Por isso, somos Irmãos fraternos, nos auxiliando uns aos outros.
Como palavras finais: nós somos construtores (“maçons”, pedreiros) sociais; somos obreiros, cabeças pensantes, pessoas com diferentes formações, opiniões diferentes e, brevemente, seremos mais. Contudo, vivemos numa fraternidade tolerante, respeitamos as ideias, eventualmente, diferentes.
Convergimos em algumas virtudes que adotamos conjuntamente, a exemplo da tolerância e, especialmente, da responsabilidade objeto deste ensaio. A participação responsável de todos fortalece a nossa Loja que busca, insistentemente, a realização do trabalho justo e perfeito de construir nosso templo interior.
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PALESTRA NA ARLS TEMPLÁRIOS DE LARANJAL, MG
Realizei na noite de ontem, 25, a palestra O CAMINHO DA FELICIDADE na ARLS TEMPLÁRIOS DE LARANJAL, em Minas Gerais, cidade de pouco mais de 6.000 habitantes, com uma Loja Maçonica pequena, mas muito ativa, haja vista que esta é a 35a. palestra virtual promovida durante esta pandemia.
Como sempre acontece, os honorários de minhas palestras são a doação de alimentos ou outros materiais, que ficam para a própria Loja encaminhar para beneficência. De 2003, quando iniciamos este trabalho, até hoje, foram arrecadados mais de 200 toneladas de alimentos, material de higiene e limpeza, agasalhos e cobertores, material de construção, mobiliário, fraldas, etc.
Nesta palestra a arrecadação foi de material de higiene e limpeza para ser encaminhada aos desabrigados das enchentes que ocorreram nos últimos dias em Carangola, MG, desabrigando milhares de pessoas. Na foto o fruto da arrecadação das doações encaminhadas pelos irmãos. Ainda virão mais.
Agradeço ao VM João Batista Moreira Carneiro e ao Ir. André Vale Ladeira da Silveira pelo convite e pela arrecadação,
fevereiro 25, 2021
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA DA MAÇONARIA BRASILEIRA
Para o orador romano Cícero, a história era a "mestra da vida". Com esta expressão, Cícero queria dizer que por meio dos exemplos do passado, dos sofrimentos e sucessos, das tragédias e dos grandes feitos das gerações anteriores, podemos extrair lições para nos orientar no presente, diante dos inúmeros problemas que se apresentam.
No entanto, não valorizamos os exemplos do passado ,porque atualmente o estudo da história não é visto como utilitário e de efeito imediato para a vida, quando deve ser visto de forma pragmática, isto é, ,que ela pode fornecer elementos para ação na vida prática, tais como: compreensão alargada da sociedade e da cultura, perspectiva crítica sobre fenômenos políticos, entendimento das diferenças entre as pessoas, os países e as civilizações e uma série de outras contribuições.
A historia é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais.
A História é feita por homens, mulhere, crianças, ricos e pobres, por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos.
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e iso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.
Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete.
A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e saber a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuiram para que chegassemos ao ponto em que nos encontramos.
Assim, também, nós maçons devemos proceder com relação ao estudo de nossa história maçonica, sua gênese, seus primórdios, sua contemporaneidade, sua modernidade e procurar projetar o seu futuro.
Estudar a vida de nossos irmãos que no passado lutaram por um Brasil independente, por uma Maçonaria forte, e que se tornaram heróis da Ordem e da Pátria brasileira, é nossa obrigação.
fevereiro 24, 2021
O QUE É SER UM VERDADEIRO MAÇOM?
S.`. M.`. ? - Não existe um resposta pronta para esta questão, que no entanto, socraticamente, gera outras tantas perguntas - Sois bom pai e bom chefe de família? Sois um bom esposo? Sois bom filho? Respeitais os vossos filhos e vossa esposa como gostaríeis de serdes respeitado? Ajudais aos outros de forma desinteressada e procurais os vossos irmãos maçons no infortúnio? Alguma vez, fizestes alguma coisa para minimizar o sofrimento de uma viúva ou de um órfão? Procurais realmente, cavar masmorras ao vício? Até mesmo, pagais os vossos impostos como se deve?
Será que diante da oportunidade para uma aventura com uma linda mulher , ainda que oculta aos olhos dos outros, agirias como um verdadeiro maçom ou como aquele que disse? “Aqui eu não engano a minha esposa, esta cidade é muito pequena e todos poderiam ficar sabendo. Eu levo a outra para para São Paulo”.
Será que este pseudo-maçom teria a capacidade de ir a São Paulo, satisfazer o seu desejo e lá também deixar a sua consciência? Impossível, pois a consciência é um duro e implacável juiz de nós mesmos, em alguns casos causa uma dor tão profunda para o qual não existe nenhum remédio.
Assim, meus irmãos, pedimos que reflitam sobre seus atos e atitudes. Não estamos aqui julgando irmãos. O que na verdade gostaríamos de ouvir quando perguntarmos a alguém - S.`. M.`. - é que nos respondesse:- M.`.I.`.C.`.T.`.M.`.R.`. - porque sou um verdadeiro maçom e não apenas como tal…
A Maçonaria em seus ensinamentos, emblemas, símbolos e alegorias sempre está nos conclamando à reflexão. Sejamos um símbolo vivo dessa Ordem que nos dá força para enfrentar um mundo às vezes, confuso e conturbado, onde os verdadeiros valores estão sendo a todo o momento questionados e colocados em dúvida.
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fevereiro 23, 2021
Rotarianos comemoram o 116º aniversário do Rotary Club.
Este foi o humilde começo da primeira organização internacional de serviços humanitários que agora inclui cerca de 1,2 milhão de associados e 36.000 clubes em 220 países e áreas geográficas.
O Rotary é uma rede global de líderes
comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e
entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas
comunidades e no mundo todo.
Para resolver problemas reais, é
preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia
e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade há mais de 116 anos.
Por meio de projetos sustentáveis em
diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos
sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.
O QUE OS ROTARIANOS
FAZEM?
Por acreditar em encontrar soluções
para muitos problemas mundiais, os mais de 36.000 Rotary Clubs trabalham para:
• Promover a paz
• Combater doenças
• Fornecer água limpa e saneamento
• Cuidar da saúde de mães e filhos
• Apoiar a educação
• Favorecer o desenvolvimento econômico
MISSÃO
A Missão do Rotary International é
servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e
compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes
profissionais, empresariais e comunitários.
DECLARAÇÃO DE VISÃO DO ROTARY
Juntos, os Rotarianos veem um mundo onde as pessoas
se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas
comunidades e no mundo todo.
Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos
para que os Rotários atinjam o Ideal de prestação de Serviços e altos padrões
de ética.
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de
todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1. O desenvolvimento do Companheirismo como
elemento capaz de proporcionar oportunidades de Servir.
2. O Reconhecimento do mérito de toda a ocupação
útil e a difusão das normas de ética profissional.
3. A melhoria da Comunidade pela conduta exemplar
de cada um na vida pública e privada.
4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo,
visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da Paz entre as
Nações.
fevereiro 22, 2021
22 de fevereiro é ou não o Dia Internacional do Maçom?
O Dia Internacional do Maçom em 22 de fevereiro, é uma comemoração internacional, que foi instituída durante a "Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte" (Estados Unidos, Canadá e México), reunidas entre 20 de fevereiro e 22 de fevereiro de 1994, em Washington DC, a partir de uma sugestão apresentada pelo Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Irmão Fernando Paes Coelho Teixeira, que está oficializada entre maçons brasileiros pelo Decreto Nº 3 de 10 de fevereiro de 1995 do Grande Oriente do Brasil.
A data escolhida é o dia do nascimento de George Washington (22 de fevereiro de 1732), grande maçom, principal artífice da independência dos Estados Unidos da América e o primeiro presidente daquele país.
SERÁ VERDADE?
Nos últimos dias e em especial no dia 22 de fevereiro, imagens e textos comemorando o suposto Dia Internacional do Maçom têm circulado pelas redes sociais. Os textos falam que as Grandes Lojas dos EUA e de outros países, reunidos na Conferência dos Grão-Mestres da América do Norte de 1994, aprovaram a escolha da data em homenagem ao nascimento de George Washington.
Apesar da afirmação, não se viu qualquer Grande Loja dos EUA postando algo em comemoração à data. Não se viu nem mesmo um respeitável irmão gringo mencionando isso em qualquer rede social.
O que se viu foi alguns norte-americanos, inclusive maçons, comemorando o aniversário de George Washington, mas não o suposto Dia Internacional do Maçom. O que também pesou contra a afirmação foi o fato de que há nos EUA, mais precisamente em Alexandria, na Virgínia, o George Washington Masonic National Memorial, mantido, principalmente, pelas Grandes Lojas norte-americanas, e que tem por objetivo justamente exaltar a imagem maçônica de George Washington. Especificamente no dia 22 de fevereiro, o Memorial estava com entrada franca em homenagem ao aniversário de George Washington. Mas não fizeram qualquer menção a Dia Internacional do Maçom.
Além disso, uma pesquisa não encontrou qualquer menção à comemoração da data por qualquer Obediência membro da Conferência dos Grão-Mestres da América do Norte, o que leva a crer que não existe o tal Dia Internacional do Maçom.
Entretanto, recentemente recebemos a informação de que a Grande Loja Legal de Portugal, em 2016, celebrou o “Dia do Maçom” como sendo o dia 20 de fevereiro. A comunicação, que diverge da data celebrada no Brasil em 2 dias, não faz menção ao caráter internacional da data ou mesmo de quando e como surgiu sua adoção. Mas, em compromisso com o princípio maçônico de busca da verdade, cabe aqui esta atualização, na esperança de que novas informações acerca do assunto surjam.
fevereiro 21, 2021
CARTA DO IMPERADOR VESPASIANO (41 DC) PARA SEU FILHO TITO (79 DC)
"Onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?" Hoje, para júbilo e gáudio dos amantes das letras clássicas, divulgo uma carta do imperador Vespasiano a seu filho Tito. (Clunis são nádegas em latim).
22 de junho de 79 d.C. Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei
pó e tu, imperador.
afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os
críticos. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um
conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele
ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns
senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e
escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere
pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio?
Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por
omnia saecula saeculorum, e sempre que o olharem dirão: ?Estás vendo
este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou?.
Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro
público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos
momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria
reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas
novas que remendadas. Vel caeco appareat (Até um cego vê isso).
Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum
vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo).
PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o
Coliseu com cem dias de festa. Tanto o pai
quanto o filho foram deificados pelo senado romano.
fevereiro 20, 2021
CAMARA DAS REFLEXÕES - Onde, como e quando surgiu?
Onde, como e quando terá sido inserida na Ordem a Câmara das Reflexões? Em nenhum dos rituais do século 18 publicados na Grã-Bretanha e na Alemanha - alguns considerados espúrios, porém autênticos -,se encontra o termo "CÂMARA DAS REFLEXÕES". Em alguns encontram-se os termos "sala escura", "sala contígua à loja", e também "sala onde o candidato fazia suas reflexões". Mas são raros os documentos em que eles aparecem; e nem podia ser diferente, visto que as lojas maçônicas da época, tanto na Inglaterra, como na Alemanha, funcionavam em alehouses (cervejarias), inns (pousadas) e public houses (tavernas). Antes da cerimônia da iniciação (making), os rituais dizem também que o candidato era "entrevistado" antes de ser vendado e conduzido ao interior da sala da loja (lodge room) para ser feito maçom (to be made a fremason), sem maiores particulares. Nada de câmaras, templos, esqueletos, ampulhetas, VITRIOL, foices, punhais, sala dos passos perdidos, igrejices, e outras invencionices.