agosto 13, 2021

CAMINHHO, VERDADE E VIDA - 𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 𝑅𝑖𝑏𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑅𝑒𝑖𝑠




Roberto Ribeiro Reis é intelectual e poeta, da ARLS Esperança e União 2358 de Rio Casca, MG.,


𝐴 𝑝𝑟𝑒𝑓𝑒𝑟𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑟𝑒𝑡𝑜, 

𝐴 𝑏𝑒𝑛𝑒𝑚𝑒𝑟𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑇𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑜

𝑆𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑢𝑧 𝑎̀ 𝑏𝑜𝑎 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑐̧𝑎̃𝑜;

𝐴 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝒉𝑎 𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑠𝑖𝑛𝑐𝑒𝑟𝑎

𝐶𝑒𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎, 

𝐹𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙𝑒𝑐𝑒 𝑒 𝑠𝑒𝑑𝑢𝑧 𝑡𝑜𝑑𝑜 𝐼𝑟𝑚𝑎̃𝑜. 


𝐴 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑛𝑓𝑢𝑛𝑑𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑀𝑒𝑠𝑡𝑟𝑒, 

𝐼𝑛𝑒𝑓𝑎́𝑣𝑒𝑙, 𝑎𝑛𝑔𝑒𝑙𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑒 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑒𝑠𝑡𝑒,

𝑅𝑒𝑣𝑒𝑙𝑎-𝑛𝑜𝑠 𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑢𝑑𝑜;

𝐴 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑖𝑥𝑎̃𝑜 𝒉𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑐𝑎

𝑅𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑣𝑜𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎𝑝𝑜𝑠𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑐𝑎,

𝐶𝑜𝑛𝑣𝑖𝑑𝑎-𝑛𝑜𝑠 𝑎𝑜 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑐̧𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑜.


𝑁𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑏𝑜𝑚, 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎 𝑖𝑛𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑐̧𝑎,

𝐴𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑏𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑀𝑎𝑐̧𝑜𝑚 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑟𝑒𝑛𝑐̧𝑎 

𝑃𝑟𝑖𝑚𝑎𝑚 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝒉𝑢𝑚𝑎𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑜 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎𝑟;

𝑂 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑎𝑛𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑖𝑣𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑑𝑜𝑟 𝑒 𝑜 𝑎𝑠𝑠𝑒́𝑑𝑖𝑜,

𝑆𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑧 𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑝𝑎𝑣𝑜𝑟 (𝒉𝑎𝑗𝑎 𝑟𝑒𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑜!) 

𝑀𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎-𝑠𝑒 𝑙𝑜𝑢𝑐𝑜, 𝑎𝑜 𝑀𝑒𝑠𝑡𝑟𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑎𝑏𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑟. 


𝐴̀ 𝑔𝑙𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑖𝑛𝑑𝑢𝑙𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐴𝑟𝑞𝑢𝑖𝑡𝑒𝑡𝑜

𝑄𝑢𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑢𝑧 𝑢𝑚 𝑠𝑒𝑟 𝑑𝑒 𝑙𝑢𝑧, 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑡𝑜,

𝐷𝑒 𝑝𝑢𝑟𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑑𝑎̃𝑜 𝑒 𝑚𝑖𝑠𝑒𝑟𝑖𝑐𝑜́𝑟𝑑𝑖𝑎;

𝑆𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑠𝑎𝑑𝑎 𝑐𝑟𝑢𝑧 𝑒 𝑜 𝑓𝑜𝑟𝑡𝑒 𝑠𝑜𝑓𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜

𝑁𝑎̃𝑜 𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑑𝑒𝑟𝑎̃𝑜 𝑛𝑜 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜:

𝑈𝑚 𝑉𝑒𝑛𝑒𝑟𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑖  𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑜𝑟 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑜́𝑟𝑑𝑖𝑎!


IMAGEM E SEMELHANÇA - O LIVRE ARBÍTRIO




 A sabedoria da Cabalá nos ensina que o ser humano é o único com Livre Arbítrio. O poder de escolher para realizar mudanças em nossa consciência e em nossa alma. Nenhum outro ser possui esse presente, emanado diretamente do Criador para o Homem, à “sua imagem e semelhança”, Tselem (צֶלֶםTzadi, Lamed, Mem). Isso nos traz uma grande responsabilidade.

 Não significa que temos o poder de mudar tudo o que não concordamos no mundo ao nosso redor, nem que possamos alterar a missão que nossa alma veio realizar no mundo da matéria, mas significa que podemos escolher nosso caminho, a cada momento, se isso realmente for um anseio de nossa alma. 

 Se dissermos “sim” à tudo (ou “não” à tudo), é como se rejeitássemos nossa responsabilidade de mudar nossas vidas. Também se deixarmos o desejo físico ou as emoções controlarem a nós e nossos desejos, estaremos sendo apenas reativos, como os animais, que vivem de acordo com seus instintos.

 O Multiplex do Livre Arbítrio

 Há uma analogia que nos ajuda a compreender como utilizar o Livre Arbítrio com sabedoria, comparando-o a uma enorme sala multiplex de cinema, um corredor com um número infinito de salas de projeção, cada uma exibindo um filme.

 Quando escolhemos uma delas e entramos para assistir o filme, não podemos mudar o que já está filmado, e ficando ali, teremos de nos sujeitar a ver o filme como ele é. 

 Porém... podemos resolver sair daquela sala, se não estivermos gostando, e entrar em outra sala que tenha o mesmo filme com um final diferente que nos agrade.

 Com isso, deixamos de ser reativos, e em vez de apenas reagir ao que surge em nosso caminho, passamos a ser proativos, com a possibilidade de reforçar nossa Imagem Divina, o Tselem (צֶלֶם - Tzadi, Lamed, Mem), o recipiente para receber as bênçãos dos mundos superiores, e não apenas os prazeres do mundo físico.

 Só através disso podemos nos tornar donos de nosso próprio destino. E é bom lembrar o que afirma Rav Berg: "Não há Livre Arbítrio sem Restrição".

 Essas três letras somam 720, que os cabalistas interpretam como 10 vezes a força e o poder dos 72 Nomes Sagrados. 

 O Livre Arbítrio não é o mesmo que uma simples escolha no mundo físico. Trata-se de reconhecer o que desejamos com toda nossa alma e coração, e restringir as outras alternativas. A ideia é sempre fazer uma transformação interna, de acordo com o desejo verdadeiro de nossas almas.

 Existe um nome, entre os 72, que nos ajuda a identificar o desejo de nossa alma:

 Alef, Nun, Iud

 Meditar nessa combinação, "Ani" em hebraico, que significa "Eu", nos conecta ao nosso "Eu Superior", nossa voz interna capaz de responder as dúvidas que encontramos. Com isso, resgatamos o desejo verdadeiro de nossa alma, e ativamos nosso Livre Arbítrio.

agosto 12, 2021

COMPRE SEU INGRESSO - Newton Agrella


Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. Um dos mais destacados intelectuais maçônicos do pais.


Você já parou algum dia pra se perguntar como os outros o vêem ?

Já se questionou como a sua  "pedra bruta" consegue absorver cada impacto do maço no cinzel e quão profundos são os fulcros produzidos ?

Até que ponto os seus limites toleram críticas e observações que o desagradam ?

Pois é... via de regra,  procuramos passar longe dessa perspectiva; ou pelo menos do olhar analítico e das impressões  que os outros possam ter a nosso respeito...

É o tal do medo à rejeição, do julgamento e do temor de sabermos como somos vistos do outro lado da história.

O lado *A* é aquele que somente nós queremos ver e esperamos que os outros também o façam.

É o lado de nosso marketing pessoal onde vendemos a nossa imagem mais brilhante e atraente. 

Já o nosso lado *B* é aquele em que tentamos a todo custo esconder de nós mesmos e dos outros.  É o lado de nossas limitações, nossos medos e nossas fragilidades. 

É aquele que fingimos que não existe. Ou pelo menos tentamos disfarçar...É onde reside nossa essência mais primitiva e menos edificante. 

Contudo, é inegável que há uma transparência em cada um de nós que não nos impede de revelarmos todo o nosso dualismo.

Cabe lembrar que esse Dualismo é baseado

na  disposição de dois princípios ou de  duas realidades opostas, inconciliáveis entre si e que não admitem uma coalizão de idéias ou de sentimentos e tampouco uma recíproca subordinação.

Quem sabe o ser humano seja perfeito em sua Imperfeição;  considerando que somos e trazemos em nossa essência: matéria e espírito; amor e ódio; força e fraqueza; altos e baixos...

E  então, vamos nos revelar somente no Lado *A*, ou daremos alguma tênue chance ao lado *B*?

Esse é o teatro da vida !



MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA - Mário de Andrade

 


Este poema bonito é para aqueles que têm 60 anos ou mais, mas hoje é um luxo para todos.

Leia com calma, você vai gostar disso. 


*Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até agora.*

*Eu me sinto como aquela criança que ganhou um pacote de* *doces*; *O primeiro comeu com prazer,* *mas quando percebeu que havia poucos,* *começou a saboreá-los profundamente.*

*Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada será alcançado.*

*Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram.*

*Meu tempo é muito curto para discutir títulos.* *Eu quero a essência, minha alma está com pressa ... Sem muitos *doces* *no pacote ...*

*Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas.* *Que sabem rir dos seus erros*. *Que não ficam inchadas, com seus triunfos.* *Que não se consideram eleitos antes do tempo.* *Que não  ficam longe de suas responsabilidades.* *Que defendem a dignidade humana.* *E querem andar do lado da verdade e da honestidade.*

*O essencial é o que faz a vida valer a pena.*

*Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas* ...

*Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves na alma*

*Sim ... Estou com pressa ... *Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar.*

*Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos* *doces* *que eu tenha ou ganhe...* *Tenho certeza de que eles serão mais requintados do que os que comi até agora.*

*Meu objetivo é chegar ao fim* *satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência.*

*Nós temos duas vidas e a segunda começa* *quando você percebe que você só tem uma...*

agosto 11, 2021

REPAGINANDO O FIRMAMENTO - Roberto Ribeiro Reis



Roberto Ribeiro Reis é intelectual e poeta, da ARLS Esperança e União 2358 de Rio Casca, MG.,


ϙᴜɪsᴇʀᴀ ϙᴜᴇ ᴍᴇᴜ ᴘᴇɴsᴀᴍᴇɴᴛᴏ

ᴘᴜᴅᴇssᴇ ᴅᴇsᴇɴʜᴀʀ ᴏ ᴅᴇsᴛɪɴᴏ,

ᴅᴇɪxᴀɴᴅᴏ ϙᴜᴀʟϙᴜᴇʀ ᴅᴇsᴀᴛɪɴᴏ,

ᴅᴇsᴄᴏʀᴛɪɴᴀᴅᴏ ᴏ ᴇxᴘᴇʀɪᴍᴇɴᴛᴏ.


ϙᴜᴇ, ᴘʀᴀ ᴛᴏᴅᴏ sᴏғʀɪᴍᴇɴᴛᴏ,

ʜᴏᴜᴠᴇssᴇ ᴜᴍᴀ sᴏʟᴜᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴍᴀ́ɢɪᴄᴀ,

ᴏᴜ ᴘᴜᴅᴇssᴇ ᴜᴍᴀ sɪᴛᴜᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴛʀᴀ́ɢɪᴄᴀ

sᴇʀ ᴍᴜᴅᴀᴅᴀ ᴘᴏʀ ᴍᴇᴜ sᴇɴᴛɪᴍᴇɴᴛᴏ.


sᴏɴʜᴀʀᴀ, sᴇᴍ ᴄᴏɴsᴛʀᴀɴɢɪᴍᴇɴᴛᴏ,

ᴄᴏᴍ ᴏ ɢ⛬ ᴀ⛬ ɴᴀ sᴇᴍᴇᴀᴅᴜʀᴀ

ᴊᴜɴᴛᴏ ᴅᴏs ᴘʀᴏғᴀɴᴏs, ɴᴜᴍᴀ ᴀᴠᴇɴᴛᴜʀᴀ,

ᴇ ᴛᴏᴅᴏs ᴏs ɪɪʀ⛬ ɴᴏ ᴀssᴇɴᴛᴀᴍᴇɴᴛᴏ. 


ᴅᴇsᴇᴊᴀʀᴀ, ᴄᴏᴍ ᴀᴛʀᴇᴠɪᴍᴇɴᴛᴏ,

ᴀ ᴜɴɪᴀ̃ᴏ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏs ᴀᴅᴠᴇʀsᴏs sᴇʀᴇs, 

ɢᴀʟᴀ́xɪᴀs ᴇ ᴜɴɪᴠᴇʀsᴏs ᴅᴇ ᴘʀᴀᴢᴇʀᴇs,

ᴛᴏᴅᴏs ᴇᴍ ᴘʟᴇɴᴏ ᴇɴᴠᴏʟᴠɪᴍᴇɴᴛᴏ.


ᴘɪɴᴛᴀʀᴀ, sᴇᴍ ᴀʀʀᴇᴘᴇɴᴅɪᴍᴇɴᴛᴏ,

ᴀ ᴠɪᴅᴀ, ᴏ ɢɪʀᴀssᴏʟ, ᴀ ᴠᴇʀᴅᴀᴅᴇ ɴᴜᴀ,

ᴀ ᴘᴀʀᴛɪᴅᴀ, ᴏ sᴏʟ, ᴀ ᴠᴀɪᴅᴀᴅᴇ ᴇ ᴀ ʟᴜᴀ,

ᴛᴏᴅᴏs ᴄᴏᴍ ᴍᴜɪᴛᴏ ᴇɴᴄᴀɴᴛᴀᴍᴇɴᴛᴏ. 


ᴀᴍᴀʀᴀ, ᴄᴏᴍ ᴅɪsᴄᴇʀɴɪᴍᴇɴᴛᴏ,

ᴏs ʜᴜᴍᴀɴᴏs ᴇ sᴜᴀs ɪɴғʟᴜᴇ̂ɴᴄɪᴀs,

ᴏs ᴅᴇsᴇɴɢᴀɴᴏs ᴅᴀs ᴇxᴘᴇʀɪᴇ̂ɴᴄɪᴀs,

ʀᴇᴘᴀɢɪɴᴀɴᴅᴏ ᴛᴏᴅᴏ ᴏ ғɪʀᴍᴀᴍᴇɴᴛᴏ.


A HISTÓRIA DO COMPANHEIRO MAÇOM - José Castellani




Doutrinariamente, o grau de Companheiro é o mais legítimo grau maçônico, por mostrar o obreiro já totalmente formado e aperfeiçoado, profissionalmente.

Historicamente, é o grau mais importante da Franco-Maçonaria, pois sempre representou o ápice da escalada profissional, nas confrarias de artesãos ligados à arte de construir, as quais floresceram na Idade Média e viriam a ser conhecidas, nos tempos mais recentes, sob o rótulo de “Maçonaria Operativa”, ou “Maçonaria de Ofício”.

Na realidade, antes do século XVIII havia apenas dois graus reconhecidos na Franco-Maçonaria: Aprendiz e Companheiro. Na época anterior ao desenvolvimento da Maçonaria dos Aceitos ou Especulativa, o Companheiro era um Aprendiz, que havia servido o tempo necessário como tal e havia sido reconhecido como um oficial, um trabalhador qualificado, autorizado a praticar seu ofício.

Na Idade Média, quando as construções em pedra eram comissionadas pela Igreja, ou pelos grandes reis, duques ou lords, a Maçonaria operativa era um lucrativo negócio ; ser reconhecido, portanto, como um Companheiro pelos operários era um passaporte seguro para uma participação no negócio e para uma renda praticamente garantida. Graças a isso, os mestres da obra eram escolhidos entre os Companheiros mais experientes e com maior capacidade de liderança ; e só exerciam as funções de dirigentes dos trabalhos, daí surgindo o Master da Loja, o qual, pelas suas funções e pelo respeito que merecia de seus obreiros, viria a ser o Worshipful Master - Venerável Mestre - o máximo dirigente dos trabalhos.

O grau de Mestre Maçom só surgiria em 1723 depois da criação, em 1717, da Primeira Grande Loja, em Londres e só seria implantado a partir de 1738. Por isso, o grau de Companheiro foi sempre o sustentáculo profissional e doutrinário dos círculos maçônicos, não se justificando a pouca relevância que alguns maçons dão a ele, considerando-o um simples grau intermediário.

Autores existem, inclusive, que afirmam que na fase de transição da Maçonaria, ele era o único grau, do qual se destacaram, para baixo, o grau de Aprendiz, e, para cima, o de Mestre. Na realidade, não pode ser considerado um maçom completo aquele que não conhecer, profundamente, o grau de Companheiro.

A palavra Companheiro é de origem latina.                                                                      

O seu significado tem provocado controvérsias quanto à sua etimologia, pois alguns autores sustentam que ela seria derivada da preposição cum = com e do verbo ativo e neutro pango (is, panxi, actum, angere) = pregar, cravar, plantar, traçar sobre a cera e no sentido figurado escrever, compor, celebrar, cantar, prometer, contratar, confirmar.

Neste caso, especificamente, pango teria o sentido de contrato, promessa, confirmação, fazendo com que a expressão cumpango que teria dado origem à palavra Companheiro signifique com contrato, com promessa, envolvendo um solene compromisso, que teria orientado as atividades das companhias religiosas e profissionais da Idade Média e do período renascentista.

A origem mais aceita, todavia, é outra: o termo Companheiro é derivado da expressão cum panis, onde cum é a preposição com e panis é o substantivo masculino pão, o que lhe dá o significado de participantes do mesmo pão. Isso dá a idéia de uma convivência tão íntima e profunda entre duas ou mais pessoas, aponto destas participarem do mesmo pão, para o seu nutrimento.

Essa origem, evidentemente, deve ser considerada nos idiomas derivados do latim: compañero (castelhano), compagno (italiano), compagnon (francês), companheiro (português). A Enciclopédia Larousse, editada em Paris, por exemplo, registra o seguinte, em relação aos vocábulos compagnon e compagnonnage: Compagnon - n.m. (du lat. cum = avec, et panis = pain) - Celui que participe à la vie, aux occupations d’un autre: compagnon d’études. Membre d’une association de compagnonnage. Ouvrier. Ouvrier qui travaille pour un entrepreneur (par opos a patron). Compagnonnage - n.m. - Association entre ouvriers d’une même profession à des fins d’instruction professionelle et d’assistence mutuelle. Temps pendant lequel  l’ouvrier sorti d’apprentissage travaillait comme compagnon chez son patron. Qualité de compagnon. 

Ou seja:

Companheiro - substantivo masculino (do latim cum = com, e panis = pão) - Aquele que participa, constantemente, das ocupações do outro: condiscípulo, companheiro de estudos. Membro de uma associação de companheirismo. Operário que trabalha para um empreiteiro.

Companheirismo - substantivo masculino - Associação de trabalhadores de uma mesma profissão, para fins de aperfeiçoamento profissional e de assistência mútua. Tempo durante o qual o operário saído do aprendizado trabalhava como companheiro, em casa de seu patrão. Qualidade de companheiro.                                                                   

Nos idiomas não latinos, os termos usados têm o mesmo sentido. Em inglês, por exemplo, o Companheiro, como já foi visto, é o Fellow, que significa camarada, par, equivalente, correligionário, membro de uma sociedade, conselho, companhia, etc.

Daí, temos as palavras derivadas, como: fellow laborer = companheiro de trabalho; fellow member = colega; fellow partner = sócio; fellow student = condiscípulo; fellow traveler = companheiro de viagem; e fellowship = companheirismo.

Não se deve, todavia, confundir o grau de Companheiro Maçom, ou o Companheirismo maçônico com o Compagnonnage - associações de companheiros - surgido na Idade Média, em função direta das atividades da Ordem dos Templários, e existente até hoje, embora sem as mesmas finalidades da organização original, como ocorre, também, com a Maçonaria.

O Compagnonnage foi criado porque os templários necessitavam, em suas distantes comendadorias do Oriente, de trabalhadores cristãos ; assim organizaram-nos de acordo com a sua própria doutrina, dando-lhes um regulamento, chamado Dever.

E esses trabalhadores construíram formidáveis  cidadelas no Oriente Médio e, lá, adquiriram os métodos de trabalho herdados da Antiguidade, os quais lhes permitiram construir, no Ocidente, as obras de arte, os edifícios públicos e os templos góticos, que tanto têm maravilhado, esteticamente, a Humanidade.

O Compagnonnage, execrado pela Igreja, porque tinha sua origem na Ordem dos Templários, esmagada no início do século XIII, por Filipe, o Belo, com a conivência do papa Clemente V, acabaria sendo condenado pela Sorbonne. Esta, originalmente, era uma Faculdade de Teologia, já que fora fundada em 1257, por Robert de Sorbon, capelão de S. Luís, para tornar acessível o estudo da teologia aos estudantes pobres.

E a condenação, datada de 14 de março de 1655, contendo um alerta aos Companheiros das organizações de ofício (os maçons operativos), tinha, em relação às práticas do Compagnonnage, o seguinte texto: 

“Nós, abaixo assinados, Doutores da Sagrada Faculdade de Teologia de Paris, estimamos:

1. Que, em tais práticas, existe pecado de sacrilégio, de impureza e de blasfêmia contra os mistérios de nossa religião;

2. Que o juramento feito, de não revelar essas práticas, mesmo na confissão, não é justo nem legítimo e não os obriga de maneira alguma ; ao contrário, que eles se obrigam a acusar a si mesmos desses pecados e deste juramento na confissão;

3. Que, no caso do mal estar continuar e não possam eles remediá-lo de outra forma, são obrigados, em consciência, a declarar essas práticas aos juízes eclesiásticos; e da mesma forma, se for necessário, aos juízes seculares, que tenham meios de dar remédio;

4. Que os Companheiros que se fazem receber em tal forma assim descrita não podem, sem incorrer em pecado mortal, se servir da palavra de passe que possuem, para se fazer reconhecer Companheiros e praticar os maus costumes desse “Companheirismo” ;

5. Que aqueles que estão nesse Companheirismo não estão em segurança de consciência, enquanto estiverem propensos a continuar essas más práticas, às quais deverão renunciar;

 6. Que os jovens que não estão nesse “Companheirismo”, não podem neles ingressar sem incorrer em pecado mortal.

 Paris, no 14° dia de março de 1655”. 

Nada a estranhar! Era a época dos tribunais do Santo Ofício, da “Santa” Inquisição.

Para finalizar, é importante salientar que muitos dos símbolos do grau de Companheiro Maçom os quais tanto excitam a mente de ocultistas - foram a ele acrescentados já na fase da Maçonaria dos Aceitos, pelos adeptos da alquimia oculta, da magia, da cabala, da astrologia e do rosacrucianismo , já que os obreiros medievais, os verdadeiros operários da construção, nunca adotaram tais símbolos, limitando-se às lendas e aos mitos profissionais.

Eram, inclusive, adversários das organizações ocultistas, combatidas pela Igreja, à qual eles eram profundamente ligados, pois dela haviam haurido a arte de construir e mereciam toda a proteção que só o clero católico poderia dar, numa época em que o poder maior era o eclesiástico. 

Com o incremento do processo de aceitação, a partir dos primeiros anos do século XVII, as portas das Lojas dos franco-maçons foram sendo abertas não só aos intelectuais e espíritos lúcidos, que foram responsáveis pelo renascimento europeu, mas, também, a todos os agrupamentos místicos e às seitas existentes na época. 

Isso iria provocar uma verdadeira revolução nas corporações de ofício e iria começar a delinear a ritualística especulativa do grau, baseada em símbolos místicos e nas doutrinas ocultistas, principalmente na Cabala e na Alquimia Oculta.


BIBLIOGRAFIA

Do nosso Valoroso Mestre que nos enriquece com suas obras José Castellani

Do livro: “Cartilha do Grau de Companheiro

agosto 10, 2021

UMA FACULDADE CHAMADA MAÇONARIA - Cel. Sidney



A Maçonaria sempre se colocou a favor da liberdade, contrária a qualquer tipo de opressão que sonegue ao ser humano o direito de pensar. 

Jamais pode ser radical, pois a virtude mora no meio, no bom senso, na equidade e isonomia. 

Mas, como exige de seus adeptos uma vida de constante exercício de cavar masmorras aos vícios e erguer templos às virtudes, ela sabe que o maior ensinamento que os maçons possam oferecer reside no exemplo oferecido por cada pedreiro livre, que não se esquece do polimento da pedra bruta que somos e da necessidade de erigirmos nosso templo interior. 

É aí que valorizamos o entendimento de Cícero: 

... "Sou livre porque sou escravo da lei!" 

“Andar na lei” é difícil, fácil é andar fora dela. 

O maçom sabe que uma vida digna equivale a um templo erguido à virtude e que somente terá vencido suas paixões quando houver aprendido a respeitar e a amar cada ser humano, nunca se acovardando quando tiver de exigir de qualquer um o cumprimento da lei. 

Principalmente diante da covardia de maiorias que procuram esmagar impiedosamente as minorias, ou fanáticos que usam métodos covardes para valerem suas condutas.

A Maçonaria combate a hipocrisia, o fanatismo, a intolerância. 

E combate esses males procurando conduzir os homens ao entendimento, única forma de se conseguir a paz permanente, pregando a misericórdia para com os vencidos. 

Para nossa Ordem, o vencedor deve ser sempre a humanidade. 

Portanto, todos os maçons são concitados a uma conduta de vida capaz de levar consolo a quem sofre, a comida a quem tem fome, o agasalho a quem tem frio, uma toalha macia para enxugar as lágrimas de nossos semelhantes, a levar o conhecimento a quem o deseja. 

Sabe a nossa Instituição que quanto mais se propagar a luz, menor será o espaço a ser ocupado pela trevas. 

Com isso poderemos nos guiar mais seguramente na direção do GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, luz irradiante que será o próprio caminho do amor, da fraternidade e da tolerância per omnia secula seculorum!

Bom dia meus irmãos.

IRLANDÊSES: OS ESCRAVOS BRANCOS ESQUECIDOS

 


Ê Inglaterra, teu passado te condena…

Eles vieram como escravos: carga humana transportada em navios britânicos com destino às Américas. Eles foram enviados por centenas de milhares e incluíam homens, mulheres e até as crianças mais novas.

Sempre que se rebelavam ou mesmo desobedeciam a uma ordem, eram punidos da maneira mais severa. Os proprietários de escravos pendurariam suas propriedades humanas pelas mãos e incendiariam as mãos ou os pés como uma forma de punição. Alguns foram queimados vivos e tiveram suas cabeças colocadas em lanças no mercado como um aviso para outros cativos.

Nós realmente não precisamos passar por todos os detalhes sangrentos, precisamos? Conhecemos muito bem as atrocidades do tráfico de escravos na África.

Mas estamos falando sobre a escravidão africana? O rei James VI e Charles I também lideraram um esforço contínuo para escravizar os irlandeses. Oliver Cromwell, da Grã-Bretanha, aprimorou essa prática de desumanizar o vizinho do lado.

O comércio de escravos irlandês começou quando James VI vendeu 30.000 prisioneiros irlandeses como escravos para o Novo Mundo. Sua Proclamação de 1625 exigia que prisioneiros políticos irlandeses fossem enviados ao exterior e vendidos a colonos ingleses nas Índias Ocidentais.

Em meados dos anos 1600, os irlandeses eram os principais escravos vendidos para Antígua e Montserrat. Naquela época, 70% da população total de Montserrat eram escravos irlandeses.

A Irlanda rapidamente se tornou a maior fonte de gado humano para os comerciantes ingleses. A maioria dos primeiros escravos do Novo Mundo era na verdade branca.

De 1641 a 1652, mais de 500.000 irlandeses foram mortos pelos ingleses e outros 300.000 foram vendidos como escravos. A população da Irlanda caiu de cerca de 1.500.000 para 600.000 em uma única década.

As famílias foram destruídas porque os britânicos não permitiram que os pais irlandeses levassem suas esposas e filhos através do Atlântico. Isso levou a uma população desamparada de mulheres e crianças sem-teto. A solução da Grã-Bretanha foi leiloá-los também.

Durante a década de 1650, mais de 100.000 crianças irlandesas entre 10 e 14 anos foram retiradas de seus pais e vendidas como escravas nas Índias Ocidentais, Virgínia e Nova Inglaterra. Nesta década, 52.000 irlandeses (principalmente mulheres e crianças) foram vendidos para Barbados e Virgínia.

Outros 30.000 homens e mulheres irlandeses também foram transportados e vendidos pelo maior lance. Em 1656, Cromwell ordenou que 2000 crianças irlandesas fossem levadas para a Jamaica e vendidas como escravas para colonos ingleses.

Hoje, muitas pessoas evitarão chamar os escravos irlandeses do que realmente eram: escravos. Eles apresentarão termos como "Servidores contratados" para descrever o que ocorreu aos irlandeses. No entanto, na maioria dos casos dos séculos XVII e XVIII, os escravos irlandeses nada mais eram do que gado humano.

Como exemplo, o comércio de escravos na África estava apenas começando nesse mesmo período. É bem registrado que os escravos africanos, não contaminados pela mancha da odiada teologia católica e mais caros para comprar, eram frequentemente tratados muito melhor do que seus colegas irlandeses.

Os escravos africanos eram muito caros durante o final dos anos 1600 (£ 50 Sterling). Os escravos irlandeses eram baratos (não mais que 5 libras esterlinas). Se um fazendeiro chicoteava, marca ou espancava um escravo irlandês até a morte, nunca era um crime. A morte foi um revés monetário, mas muito mais barato do que matar um africano mais caro.

Os mestres ingleses rapidamente começaram a criar as irlandesas tanto para seu próprio prazer pessoal quanto para obter maiores lucros. Os filhos de escravos eram eles próprios, o que aumentava o tamanho da força de trabalho livre do mestre.

Mesmo que uma irlandesa conseguisse sua liberdade, seus filhos continuariam escravos de seu mestre. Assim, as mães irlandesas, mesmo com essa nova emancipação encontrada, raramente abandonam seus filhos e permanecem em servidão.

Com o tempo, os ingleses pensaram em uma maneira melhor de usar essas mulheres para aumentar sua participação no mercado: os colonos começaram a criar mulheres e meninas irlandesas (até os 12 anos) com homens africanos para produzir escravos com uma aparência distinta. Esses novos escravos “mulatos” trouxeram um preço mais alto que o gado irlandês e, da mesma forma, permitiram aos colonos economizar dinheiro ao invés de comprar novos escravos africanos.

Essa prática de cruzar fêmeas irlandesas com homens africanos continuou por várias décadas e foi tão difundida que, em 1681, foi aprovada uma legislação "proibindo a prática de acasalar mulheres escravas irlandesas a homens escravos africanos com o objetivo de produzir escravos para venda". Em suma, foi interrompido apenas porque interferiu nos lucros de uma grande empresa de transporte de escravos.

A Inglaterra continuou a enviar dezenas de milhares de escravos irlandeses por mais de um século. Registros afirmam que, após a Rebelião Irlandesa de 1798, milhares de escravos irlandeses foram vendidos para a América e a Austrália. Houve abusos horríveis de cativos africanos e irlandeses. Um navio britânico até jogou 1.302 escravos no Oceano Atlântico, para que a tripulação tivesse comida suficiente para comer.

Há pouca dúvida de que os irlandeses experimentaram os horrores da escravidão tanto (se não mais no século XVII) quanto os africanos. Também há pouca dúvida de que aqueles rostos bronzeados e bronzeados que você testemunha em suas viagens às Índias Ocidentais são provavelmente uma combinação de ascendência africana e irlandesa.

Em 1839, a Grã-Bretanha finalmente decidiu por si mesma encerrar sua participação e parou de transportar escravos. Embora a decisão deles não impedisse os piratas de fazer o que desejavam, a nova lei concluiu lentamente este capítulo da miséria irlandesa.

Mas, se alguém, preto ou branco, acredita que a escravidão era apenas uma experiência africana, eles entenderam completamente errado. A escravidão irlandesa é um assunto que vale a pena lembrar, não apagando de nossas memórias.

Mas, por que isso é tão raramente discutido? As lembranças de centenas de milhares de vítimas irlandesas não merecem mais que uma menção de um escritor desconhecido?

Ou a história deles é a que seus mestres ingleses pretendiam: desaparecer completamente como se nunca tivesse acontecido.

Nenhuma das vítimas irlandesas voltou a sua terra natal para descrever sua provação. Estes são os escravos perdidos; aqueles que o tempo e os livros de história tendenciosos esqueceram convenientemente.

Nota histórica interessante: a última pessoa morta nos Julgamentos das Bruxas de Salem foi Ann Glover Ela e o marido foram enviados para Barbados como escravos na década de 1650. O marido dela foi morto por se recusar a renunciar ao catolicismo.

Nos anos 1680, ela trabalhava como empregada doméstica em Salem. Depois que algumas das crianças que ela cuidava ficaram doentes, ela foi acusada de ser uma bruxa.

No julgamento eles exigiram que ela dissesse a Oração do Senhor. Ela fez isso, mas em gaélico, porque não sabia inglês. Ela foi enforcada.

FONTE: Canada Libre Propulsé parWordPress.com.

agosto 09, 2021

RENASCÊNCIA / O RENASCER - Reinaldo de Freitas Lopes



Discorrerei aos queridos e amados irmãos o despertar a partir da escala mundial das décadas , que marca um ponto rubro , mas esclarecedor .

A Renascença já abastava os seus 350 anos de mudanças estruturais , econômicas , filosóficas e artísticas quando foi então escrito por Rousseau : "voz celeste" : Ali , a lei é apresentada como a "mais sublime de todas as instituições humanas", dada aos homens "por uma inspiração celeste que ensinou o povo a imitar, aqui embaixo , os decretos imutáveis da divindade".

Interessante apontar aos irmãos  que o filósofo não se refere a Cristandade , ao Eu sou , ou até a qualquer dos panteões , mas refere-se a viagem , refere-se também ao que tirou de *Outro* decreto em escrito e inscritos na consciência humana de buscadores da verdade .

Devemos notar, primeiramente, que a referente  lei acima dos homens remonta às Leis de Platão. 

A definição de "lei" aparece no livro IV do filósofo grego, no momento em que um dos personagens, o Ateniense, discute uma situação de "luta pelo poder" na qual seria imprescindível que a lei estivesse acima dos interesses particulares para a manutenção da ordem, e até mesmo os chefes deveriam conduzir-se como : "Servos da lei".

Cada um , unindo-se a todos , só obedece contudo a si mesmo ou ainda , um acordo segundo o qual... 

"cada um dando-se a todos não se dá a ninguém".

Exatamente aqui , meus irmãos que podemos perceber o interagir de Maçons na ordem das nações , nas instituições que regem a união e a esperança a humanidade :

Podemos agora notar com mais clareza que a ideia de liberdade define- se , para Rousseau, em termos de um jogo de oposições entre, de um lado , o dever de obediência às leis , e de outro, o impulso das paixões, estando a *condição de homem livre* associada às leis e a *condição de escravo* associada às paixões. Encontramos esse esquema no capítulo 8 do livro I do Contrato , em que o Cidadão de Genebra discorre sobre a passagem da liberdade natural para a liberdade civil: 

"Porque o impulso do puro apetite é escravidão, e a obediência à lei que se estatuiu a si mesma é liberdade".

Salientando aos meus nobres irmãos que o fato de não haver intrínseco apetite pela Maçonaria especulativa relacionada ao importantes manifestos de Rousseau pode ter sido portanto uma esparrela filosófica , ainda em meados do Renascimento quando , através de sua Obra  *O Leviatã* , Thomas Hobbes descreve a natureza do homem :

O Homem é mau , não presta , baseado em uma figura mitológica que é uma serpente que fez um acordo com os homens .  Na medida em que os homens não cumprem o acordo , a serpente vem e os devora .

Segundo a teoria de Hobbes , se o homem já nasce mau , ele não sabe viver em sociedade e precisa de um estado autoritário , que dite as regras , as normas de convivência. 

*Essa tese vai fundamentar sua visão de estado absoluto*. 

A visão é de que homem não tem pretensão de ser social,  ele é mau, o que causa insociabilidade.

Para se tornar social , é preciso formar um novo pacto, um novo acordo entre homens , para que eles possam renunciar à coisa mais importante num estado de selvageria , que é a liberdade.

Ali também estava vestida a maçonaria meus nobres irmãos , a nossa Sublime Instituição já transcrevia seu curso ao longo da história e procurando instruir-nos (O Homem) a andar Reto , mesmo em estradas tortuosas. disse um dia Sidarta Gautama , porém voltemos , pois o elucidar de novos tempos o buscador livre compreende com primazia que o bem e o mal caminham lado a lado desde o dia da fundação de nosso mundo.

E assim a nossa maçonaria vem sempre trocando de roupa , para melhor se adaptar as mudanças mundiais , preservando sempre a Liberdade , Igualdade e a Lealdade para com todos os maçons espalhados pela Orbe terrestre , permitindo em seu meio homens livres e de bons costumes , homens que congregam entre si , ajudando-os uns aos outros a *Evoluirem* juntos , ainda que a *Viagem* seja *Solo*.

Eu particularmente meus irmãos pode encontrar no Budismo uma verdade inenarrável sobre os Homens: *Toda vez que a humanidade se levanta , para um grande bem*.....*O mal se levanta , na mesma proporção*.

ORDO AB CHAOS

Meus irmãos eu preciso ainda expressar contigo mais um dos gatilhos liderantes de ideias de ser livre :

Foi dito e escrito por Emmanuel Kant que , o comando moral que faz com que nossas ações sejam moralmente boas, se expressa no imperativo categórico: 

“Age só segundo máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. 

Essa lei está atada à razão pura prática , todo sujeito é racional (tem raciocínio lógico) , por isso tem condição de sujeito moral , dotado de normas. Exercer uma ação contrária levaria ao absurdo. 

O exemplo que Kant nos dá  a respeito da mentira é o mais conhecido. 

Poderia alguém mentir em benefício próprio, de um ente querido, ou mesmo em favor da humanidade? Kant , nos diz não , pois a mentira jamais poderia ser universalizada sem autocontradição : 

Pois , segundo essa lei , não poderia haver propriamente promessa alguma , já que seria inútil afirmar a minha vontade quanto a minhas futuras ações , pois as pessoas não acreditariam em meu fingimento , ou , se precipitadamente o fizessem, pagar-me-iam na mesma moeda. 

Portanto , a minha máxima , uma vez arvorada em lei universal, destruir-se-ia a si mesma necessariamente (Kant ).

Todos podemos ser grande maçons , todos podemos evoluir caminhando para a frente e para o alto , pois a felicidade do maçom depende *deste* comportamento e assim poderemos afirmar para todo aprendiz e companheiro que participam da mesma egrégora , pois somos *todos irmãos*.

Reafirmando que nós os maçons vivemos sob a Égide do Grande Arquiteto do Universo , e sob os auspícios de Nossa Obediência podemos sim evoluirmos , cada qual , com suas ideias , havendo somente observância a época que o iniciado está vivendo e prestar muita atenção na *Roupagem* maçônica da época em questão , fazendo assim o seu *Perfecto habitat*.

Espero hoje ter contribuído com os pensamentos altivos dos nobres irmãos e que a nossa sublime Ordem , amada instituição , não seja nunca maculada por más ideias , maus maçons.

REINALDO DE FREITAS LOPES 

M.M 

Obreiro da maçonaria universal e especulativa , zelador de meus direitos e senhor de minhas idéias e se reconhecido ou não por algum irmão , ainda assim não sou ele , sou eu e a ele estou sempre :

Em Pé e a Ordem .

Para todo maçom é importante pensar sobre o que perguntou Èdipo  à esfinge : Quem sou ? , de onde venho ? , para onde vou ?

Todos estamos a procura do nosso fio de Ariana!!!

Agora para finalizar , como escreveu o próprio Platão . *A ignorância é a raiz de todos os males*.

Nota : esta prancha não é uma Peça de Arquitetura , mas sim uma singela contribuição para todo irmão que compreende a visão de ser *Livre e de bons costumes*

,

ATITUDE DE APRENDIZ - E. Figueiredo



Ao tornar-se adepto da Maçonaria, o Aprendiz Maçom passa a ser um Obreiro do Grande Arquiteto do Universo e deve dedicar-se ás tarefas que lhe compete. Como neófito, contudo, terá que aprender a trabalhar. O aprendizado, para qual usa-se o eufemismo de “Desbastando a Pedra Bruta”, vai ser ministrando-lhe de diferentes formas, a começar pelas instruções que constam do Ritual de Aprendiz maçom. Há que se considerar que a finalidade primordial da Maçonaria é a evolução da capacidade de se ilustrar dos seus membros.

Quando “Vê a Verdadeira Luz”, o Aprendiz Maçom não sabe nada, pois o método de trabalho maçônico é bem diferente daquele que conhece como profano. Como profano, procura-se apenas adquirir o máximo de conhecimentos, enquanto que na Maçonaria o objetivo maior das instruções é de aperfeiçoar o Homem, enriquecendo suas faculdades com a maior cultura possível, para ele, como Maçom, melhor poder agir.

Há quem pense que as ideias são resultado de sua própria inteligência, porém isso não é verdade. As ideias provêm, normalmente da experiência com os homens, animais e natureza num todo. Aquele que não tem o estudo, isto é, não aceita os ensinamentos de outras pessoas, não poderá formar qualquer ideia, por menor que seja. Os filhos aprendem com seus pais, os alunos com os professores, os jovens com os mais velhos, os aprendizes com os mestres, numa maneira natural, que é uma faculdade que o ser humano é provida. O aprendizado, aliado a experiência, faz gerar o cabedal do homem que o fará apto a pensar, dando-lhe condições para buscar a sabedoria.

Quando está realmente aberto para aprender algo, para receber maior conhecimento, descobre que o Universo é um gerador de saber ilimitado e aceitamos, sem constrangimentos, qualquer semelhante como nosso mestre. Identificamos de imediato aquela pessoa que consegue ter boas ideias, como alguém sempre disposto a aprender mais alguma coisa na vida. 

Ao longo da história da Humanidade, aprendemos observando, experimentando, recebendo conselhos, críticas e recomendações de quem tem prática da vida, com os conhecimentos que nos rodeiam, que vão se acumulando em nossa mente e auxiliando a cada novo conhecimento. Desde a criação do mundo a natureza nos oferece a sabedoria e a experiência imprescindíveis ao homem. A flora, a fauna, a criança e mesmos as coisas inanimadas, são fonte de conhecimento, se com elas quisermos aprender.

Quando o Homem está munido de sentimento sincero, de sempre aprender com outras pessoas, observando todas as coisas, ele consegue obter uma sabedoria imensurável, pois estará se abastecendo de incontáveis informações que são matéria prima do conhecimento a do aprendizado. Aprender e conhecer são os melhores caminhos para a prosperidade. Querer aprender é um sentimento humilde que nem todos possuem.

Nesse aspecto, na Maçonaria, o aprendizado não é diferente. O neófito também tem que estar aberto para receber os ensinamentos. O Aprendiz Maçom, ao “Ver a Verdadeira Luz”, acabou de nascer, e como tal há necessidade de aperfeiçoamento para torna-lo apto para o trabalho na Sublime Ordem. Afortunado o neófito que compreende o privilégio de ser um aprendiz. A sua atitude de aprender valerá muito quando estiver “Desbastando a Pedra Bruta”.                     

Baseado num trecho do livro “Caminhos da Vida”, de Konosuke Matsushita”.

agosto 08, 2021

OS NOMES DE DEUS E SEUS SIGNIFICADOS



O judaísmo, e o cristianismo referem-se ao Criador de diversas formas diferentes, que representam a concepção judaica sobre a divindade e o relacionamento Dele com o homem e com o povo judeu em especial.

A QUESTÃO DA PRONÚNCIA

No hebraico escrevia-se somente com consoantes; as vogais eram somente pronunciadas, isto é, as vogais eram transmitidas, através das gerações do povo de Israel, oralmente e não de forma escrita, visto que a escrita da língua hebraica possuía apenas as consoantes.

Naquele período era fácil para o judeu porque a língua hebraica era uma língua cotidiana, então eles não tinham dificuldade em pronunciar as palavras. No momento da pronúncia, eles supriam corretamente as consoantes com as devidas vogais.

Depois o hebraico entrou em declínio. Por muitos anos, devido a fatores históricos inelutáveis. Somente no século VI dC, é que começaram a surgir os "Massoretas" (do hebraico "massorah", que quer dizer "tradição") os quais instituíram um sistema de pontos e sinais representando as vogais, ou melhor, dizendo, os sons vocálicos abertos e fechados, e por isso são chamados "sinais massoréticos". Estes sinais eram colocados acima, abaixo e até mesmo dentro das consoantes. Convém frisar que essas anotações não fazem parte do texto sagrado original, visto que os manuscritos originais hebraicos são puramente consonantais.

Por essa razão, a palavra que hoje se conhece como Jeová constava unicamente de quatro letras, isto é, quatro consoantes hebraicas que transliteradas são: YHVH, conhecidas como o tetragrama. Portanto não devemos afirmar que a pronúncia do texto massorético de hoje seja exatamente a mesma dos tempos bíblicos.

Todos os estudantes do assunto reconhecem que Jeová não pode ser a pronúncia certa do tetragrama JHVH. A palavra Jeová resultou no uso das vogais de Adonai (Senhor) com as quatro consoantes do nome sagrado, e foi introduzida no tempo da Reforma, cerca de 1520. Não se sabe como foi pronunciado antes do tempo quando os israelitas, por reverência, deixaram de mencionar o Nome inefável. A opinião de que era pronuncia do Yahweh (Javé ou Iave em português) prevaleceu, e este é o termo geralmente usado pelos teólogos modernos.

O TETRAGRAMA YHVH - YHWH

Por que os judeus não pronunciavam o nome divino?

Quando Moisés recebeu os dez mandamentos, Ex. 20.1-17, o versículo 7 - “Não tomarás o nome do YHVH teu Deus em vão: porque o YHVH não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" - deixa claro que Deus não ia tomar por inocente o que invocasse seu nome em vão.

Quando os judeus se deparavam com YHVH, automaticamente eles pronunciavam, liam e falavam Adonay que significa Senhor.

Devido a este temor ou superstição, os judeus deixaram de pronunciar o nome divino. Portanto, não temos como saber que vogais eles usavam na pronúncia do tetragrama YHVH.

O Tetragrama YHVH (יהוה), refere-se ao nome do Deus de Israel em forma escrita játransliterada e, pois, latinizada, como de uso corrente na maioria das culturas atuais.

Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, HVHY. Formado por quatro consoantes hebraicas —Yud יHêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.

O Tetragrama aparece mais de 6.800 vezes — sozinho ou em conjunção com outro "nome" — no texto hebraico do Antigo Testamento, a indicar, pois, tratar-se de nome muito conhecido e que dispensava a presença de sinais vocálicos auxiliares (as vogaisintercalares).

Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas , mas alguns eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH, já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correta, sendo esta última, a pronúncia mais popular do Nome de 

Deus em vários idiomas.

OS NOMES DE DEUS - E SEUS SIGNIFICADOS

Adonay (חשם) – Senhor

A palavra Adonai vem do hebraico, plural da palavra Adon (Senhor, Amo). Esta palavra era utilizada pelos fenícios para o deus pagão Tamuz e era o nome do deus grego Adônis.

Já os judeus utilizam esta palavra em relação a YHWH no lugar de pronunciar o tetragrama em orações e ocasiões solenes. Coloquialmente, utilizam a palavra HaShem (O Nome) para referir-se ao Criador. 

Quando os massoretas (eram escribas judeus que se dedicaram a preservar e cuidar das escrituras que atualmente constituem o Antigo Testamento. Às vezes o termo também é usado para indicar comentadores hebraicos dos textos sagrados. 

Substituíram os escribas (Sopherins) por volta mais ou menos do ano 500 d.C. até 1.000 d.C.. )adicionaram a pontuação vocálica ao texto das escrituras, as vogais de Adonai foram adicionadas ao tetragrama para que se fosse lembrado que deveria ser lido Adonai no lugar do tetragrama.

Existem muitos textos, mensagens e estudos a respeito do verdadeiro nome de Deus, mas o meu intuito não é querer saber mais ou menos que muitos assim intentaram fazer. O que eu acredito é que em manuscritos antigos e versões próximas do original é que nos dá a indicação de como escrever o nome de Deus, mas quanto à pronúncia correta não há como sabermos exatamente como os judeus pronunciavam, e tornou-se, na verdade, impronunciável pelos hebreus desde o período intertestamentário, pois conforme ordem divina era proibido tomar o nome do Senhor(YHWH) em vão. Assim temiam e temem pronunciar o tetragrama e, em seu lugar, substituem-no por Adonai = Senhor ou “O Nome” ou “há’Shem - em conversas informais” em hebraico.

O “Tetragrama Sagrado - יהוה escrito apenas por quatro consoantes: yod, he, vav, he (o alfabeto hebraico não possuía vogal): YHWH aparece 5321; e são dos textos mais antigos que se originaram os livros do Velho Testamento bíblico.

Muitas Bíblias, assim como muitos cristãos – onde me incluo, ainda que raramente – se utilizam da pronúncia JEHOVAH (Jeová), para o tetragrama YHWH - יהוה. Não podemos dizer que o nome Jeová seja a forma incorreta ou correta de pronúncia, mas aceitável. Os mais letrados, entretanto, consideram uma forma mais acertada pronunciar YAHWEH (Iavé - Javé) ou então YAHWO (Iavô), mas acredito que se Deus não deixou de forma revelada tal tradução, então não há a necessidade de nos aprofundarmos nisso!

Elohim – (plural אלחים) e Eloah – (singular ה׀לא)

Deus, implícito o poder criativo e a onipotência:

É o primeiro nome que surge na Bíblia: “No princípio criou Deus (Elohim– אלחים) os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Elohim – אלחים aparece 2498 vezes e Eloah – ה׀לא aparece 57 vezes e desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. Esse substantivo vem do verbo hebraico Aláh - Alá, e significa “ser adorado, temido e reverenciado, ser excelente”

Elohim (do hebraico אֱלוֹהִים , אלהים ) é o termo hebraico para designar divindades e poderes celestiais, em especial Deus, ou D-us como transcrevem os judeus. Na Torá é o primeiro termo utilizado em relação a divindade como consta no livro 

Bereshit/Gênesis: "No princípio criou Elohim os céus e a terra". Consiste na palavra אלוה (Eloah), com o sufixo plural, que em relação à YHWH, o D-us único judaico teria o sentido de plural majestático, ou seja, uma reafirmação do poder da divindade (algo como "Poderosissímo")

ALGUMAS PARTICULARIDADES BÍBLICAS:

O nome Jesus vem do hebraico (Yehoshua) - "Josué", que significa "Iavé é salvação". Josué era chamado de Oshea ben Num que significa "Oséias, filho de Num", podemos comprovar pela Palavra de Deus "Da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num". (Números 13:8).

A Septuaginta (tradução grega do Velho Testamento) usou o nome Iesus para Yehoshua; Portanto Iesus é a forma grega do nome Yehoshua.

Depois do cativeiro de Babilônia, o nome Yehoshua era conhecido por Yeshua. "E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria". (Neemias 8:17). Josué era chamado Yeshua ben Num. Yeshua é o nome hebraico para Jesus, até os dias de hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico.

Todos sabemos que nome não se deve traduzir, mas sim transliterar conforme a natureza de cada língua. Por exemplo: Os nomes de Eva, David e outros que em nosso idioma levam a letra "v" em hebraico o "v" é substituído por "u", aparecendo nos textos como Eua e Dauid. A letra beta "b", na antiguidade, No grego moderno é "v". Hoje se escreve Dabid, para David, e Eba para Eva.

Ainda assim, existem nomes que permanecem inalteráveis em outras línguas, mas não em sua maioria. Por exemplo, o nome João, é Yohanan ou Yehohanan (decomposição Yeh, Yo, Yaho, contração de Yahweh, Javé (Deus) e hanan (compadecer-se), tendo o sentido de Deus teve misericórdia, Deus se compadeceu.) em hebraico; Ioannes em grego; John em Inglês; Jean em francês; Giovani em italiano, Juan em espanhol, Johannes em alemão, e assim por diante, isso ocorre com vários nomes.

Há nomes que mudam substancialmente de um idioma para outro. Lázaro em grego é Eleazar em hebraico. Elizabete é a forma hebraica do nome Isabel. O argumento, portanto, de que o nome deve ser preservado na forma original, em todas as línguas, é contraditório não havendo assim muito apoio bíblico.

El (אל) = Deus -“aquele que vai adiante ou começa as coisas”:

Nome apenas no singular e aparece 250 vezes. Extremamente conhecido pelos povos que falam a língua semita.

Pode ser usado como “deus” para divindades falsas, mas também “Deus” para o verdadeiro Deus de Israel. Com pouca freqüência foi usado para significar “o poderoso”, mas apenas ara homens e anjos. Normalmente aparece sozinho, mas foi combinado formando termos compostos significando deidade, ofício, natureza ou atributos do Deus verdadeiro.

NOMES ESPECÍFICOS DE DEUS

Os nomes específicos de Deus, que são os utilizados na Bíblia para o único Deus verdadeiro e jamais serão utilizados para outras divindades.

Shadday (שרי) – Todo-poderoso

Tanto pode aparecer sozinho (שרי = todo-poderoso, Gênesis 49:24 e, em Jóencontramos 31 vezes) como também utilizando (El - אל) e obtendo uma forma composta (El-Shadday – אל שרי = Deus Todo-poderoso; Gênesis 17:7; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; Êxodo 6:3 e Ezequiel 10:5). Encontramos na Vulgata Latina sua tradução poromnipotens e na Septuaginta como Pantokrator.

NOMES COMPOSTOS DE DEUS

Utilizados para revelar aspectos a mais do caráter de Deus; mais alguns adjetivos de Deus.

YHWH Jireh – (יהוהידח) = O Senhor proverá – Deus proverá

Foi o que disse Abraão a Isaque sendo interrogado por ele quanto ao cordeiro para ser sacrificado.

“Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos”. (Gênesis 22:8).

Também foi o nome que deu Abraão após a providência do Senhor para aquele sacrifício, não tendo ele que sacrificar Isaque, seu filho: “Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá”. (Gênesis 22:14).

E tal como aconteceu com Abraão, também Deus proveu para nós, pecadores, um Cordeiro; Jesus! (João 1:29).

YHWH Rafa – (יהוהדפה) 

O Senhor que te sara. (Êxodo 15-26) 

YHWH Nissi – (יהוהנסי)

O Senhor é a Minha Bandeira - Moisés assim chamou o altar que edificou. (Êxodo 17-15)

YHWH Shalom – (יהוהשלום) = O Senhor é Paz. 

Hoje pregamos ao mundo a Paz que é o Senhor; a Paz que só o Senhor pode trazer aos corações aflitos. Foi o nome dado por Gideão ao altar que edificou. (Juizes 6:24). 

YHWH Raah – (יהוהדעה) = O Senhor é o Meu Pastor. 

Acredito que não haja quem não conheça essa passagem nas Escrituras. Mas, para podermos clarear nossa mente vamos ao Salmo escrito por Davi “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. (Salmos23:1).

E como é bom saber que o nosso Pastor é o Senhor; Quão bom é saber que à frente das nossas veredas segue o Senhor tirando os espinhos, e, melhor ainda; quão bom é saber que as veredas eternas prometidas pelo Senhor são maravilhosas.

YHWH Tsidikenu – (יהוהצדקנו) = Senhor Justiça nossa. 

Jeremias profetizando a respeito de Judá disse: “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O Senhor Justiça Nossa”. (Jeremias 23:6).

YHWH Sabaoth (Sebhãôh) – (יהוהצכאח>) = O Senhor dos Exércitos.

Todo exército tem um General; ele cuida, ele dá ordens, ele vai adiante dos seus soldados, e nós temos ao Senhor dos Exércitos que comando miríades de anjos celestiais que estão sempre ao redor e à disposição daqueles que O buscam. (Salmos 24:10).

YHWH Shammah – (יהוהשמה) = O Senhor está ali. 

A divisão das tribos. “Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová-Samá”. (Ezequiel: 48:35). 

NOMES DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO

A Septuaginta foi a primeira tradução Bíblica hebraica para o grego, isso porque havia uma clima de desacordo entre os Judeus e os gregos. Os Judeus sempre foram monoteístas, mas os gregos existiam vários deuses. O Panteão grego, que, etimologicamente, deriva depan (todo) e theos (deus), literalmente significando o templo dedicado a todos os deuses. Aristóteles, o filósofo, para demonstra a fragilidade da religião grega, afirmou: "O homem fez os deuses à sua semelhança e lhes deu seus costumes".

É devido a Septuaginta que notamos a demonstração de zelo pela sua religião, e, é por meio dela que descobrimos os equivalentes gregos dos nomes usados para Deus no Antigo Testamento, como El, Elohim, Eluon e YAWH.

Өєόζ (Theos) - Deus 

O nome mais comum utilizado no Novo Testamento é (Өєόζ - Theos). Assim como as palavras hebraicas el, elohim, eloah no Antigo Testamento, theos no Novo Testamento pode significar "Deus" ou "deuses".

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus (Өєόζ - Theos), e o Verbo era Deus (Өєόζ - Theos)." (João 1:1).

Қύριοζ (Kurios) - Senhor 

Podemos notar que no Novo Testamento a tradução na Septuaginta de ambas as palavras Adonai e do nome impronunciável YHWH foi pela palavra grega Қύριοζ (Kurios - Kuriov), "Senhor". Kurios/Adonai traz a idéia básica da soberania de Deus, da suprema posição do Criador, em todo o Universo que criou.

E mais, tanto o Pai (Deus) como o Filho (Jesus) são chamados pelo termo grego Kurios.

"E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos". (Apocalipse 11:15).

"... e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, (Қύριοζ - Kurios) para glória de Deus Pai (πατήρ - pater)". (Filipenses 2:11).

"Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! (Қύριοζ - Kurios) senão pelo Espírito Santo". (I Coríntios 12:3).

πατήρ (Pater) - Pai

"Portanto, orai vós deste modo: Pai (πατήρ - pater) nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome". (Mateus 6:9).

O Cristão fala de muitos privilégios, mas acredito que o maior deles seria chamar ao nosso grandioso Deus de Pai - "Pai Celestial". Sabe por que? Os judeus afirmam que Deus jamais teve um filho, portanto não reconhecem Cristo como o Unigênito de Deus. O islamismo rejeita a idéia de Deus ser Pai. A grande diferença entre as três grandes religiões monoteístas, que torna um privilégio único, é que somente nós os cristãos, ou seja, o cristianismo é que mantém um relacionamento de Pai para filho com seu Deus.

O nome de Deus em nossos lábios deve estar cheio de conhecimento que nos deliciamos ao pronunciá-lo Cantares 1:3. Quando estamos apaixonados gostamos de pronunciar o nome da pessoa amada. Ao aprendemos todas as revelações dos Nomes de Deus e pronunciá-los com conhecimento a presença de Deus invadirá o nosso ser e poderemos até mesmo sentir o Seu perfume.


Davi sabia que o nome de Deus pode ser uma valiosa arma em tempo de guerra, não só o Nome de Jesus é uma arma, mas todos os nomes por Ele revelados nos dão alento força e refrigério em momentos de dificuldade. 



Como está escrito "Torre forte é o nome do Senhor "Prov. 18:10.

DE QUE TRIBO DE ISRAEL EU SOU?

 



Na Cabalá, cada uma das tribos com suas características peculiares representa uma espécie de “arquétipo” que se pode encontrar entre os seres humanos. Assim, mais ou menos como os signos do Zodíaco, que definem 12 grandes grupos de “personalidade” que se distribuem entre todo o mundo, as Doze Tribos representam doze tipos de pessoas. Além de pessoas e tipos humanos, para a Cabalá as doze tribos também representam forças (ou energias) do Universo.

Por isso, compreender o significado simbólico de cada tribo nos permite conhecer melhor o Universo e a nós mesmos.

Para começar a desvendar esses símbolos temos vários modos, e um dos melhores se encontra nos últimos capítulos de Gênesis, quando lemos sobre as bênçãos que Jacó dá a cada tribo.

Como um mapa da vida, cada uma das doze bênçãos mostra um caminho especial na vida e uma jornada individual que cada um deve empreender para manifestar uma força específica na criação.

Vamos ver um breve resumo do simbolismo de cada tribo:

Reuven – o primeiro

Reuven representa a poderosa energia de tudo que está em seu início ou que vem primeiro. O primeiro fruto, as primeiras horas do dia, os primeiros minutos de vida, os primeiros momentos da Criação. Tudo isso possui uma quantidade enorme de energia. Se bem utilizada, é uma energia que pode alterar o mundo; se abusada, pode destruí-lo.

Shimon – o agressivo

Shimon é símbolo do que chamamos de Guevurá na Cabalá – raiva, ira, fúria, violência e destruição. Não se trata, ao contrário do que muitos pensam, de uma energia necessariamente ruim. Como qualquer energia, se aplicada de maneira correta e quando necessária, é uma energia importante e parte constituinte da vida.

Levi – o sacerdote

A tribo escolhida para servir a D’us. Mesmo fora do ambiente religioso, representa a personalidade que dedica sua vida a servir a um chamado maior; a libertar-se das preocupações e prisões do mundo material para se conectar a algo maior e mais transcendente.

Judá – o líder

Judá foi a tribo escolhida para dar os líderes do Povo de Israel. Daqui saíram os reis israelitas e daqui virá o Messias. Judá é a capacidade de conduzir, guiar, instruir – principalmente deixando de pensar em si para pensar no coletivo.

Dan – o juiz

O caminho da lei, da justiça, da ordem, das regras. A justiça é um elemento fundamental para que possa existir civilização.

Naftali – o espírito livre

A personalidade livre, frequentemente encontrada transgredindo as regras e normas, alterando o status quo, mudando a realidade, revendo conceitos, duvidando de valores estabelecidos. É ainda um símbolo de independência, de achar os próprios caminhos, para além daqueles já estabelecidos.

Gad – guerreiro

Lutar pelos ideais, usar a força para se proteger e defender o que é valioso, ao mesmo tempo em que ataca o que é prejudicial e inimigo.

Asher – o próspero

Prosperidade e prazer. A dimensão da bênção e da abundância – receber mais do que o necessário, ter mais do que se precisa para sobreviver. Não se trata apenas de receber, mas também de sentir prazer com o que se tem.

Issaschar – o erudito

Erudição, sabedoria, conhecimento, clareza de pensamento. Dedicação aos estudos, à educação, à busca do conhecimento.

Zevulun – o mercador // o homem de negócios (em tempos modernos)

A personalidade que trabalha no mercado, que faz do mundo material um palco de compra e venda, de troca, de negociações, acordos e contratos. Revelar a força e a energia contida no dinheiro e nas transações.

José – o sofredor

José é o sofredor, mas também o sobrevivente. Passar pelas dificuldades e crescer. Se tornar grande por meio dos desafios que a vida traz. Superar os adversários e as adversidades, ainda que sejam em maioria e muitos. Manter a força e integridade interna mesmo nos momentos difíceis; não se desviar. Subdivide-se (ou dá frutos) a dois grupos: Menashe e Efraim

Menashe – reconexão

A capacidade de se reconectar ao que se deseja e ao objetivo original mesmo depois de ter caído ou ter experimentado uma ruptura.

Efraim – transformação

Não apenas superar e vencer o ambiente nocivo, mas transformá-lo para melhor, para que deixe de ser hostil.

Benjamin – o faminto

Como faminto, é um consumidor. O desejo de ter, de possuir, de consumir, buscar ardentemente as coisas, os prazeres, os desejos, a energia, a vida.

De que tribo eu sou?

Fisicamente, a identidade tribal é passada pelo pai. Mas já vimos que hoje é praticamente impossível saber de que tribo uma pessoa descende.

No entanto, cabalísticamente, é muito mais fácil identificar a nossa origem. Doze tribos, doze caminhos na vida, doze forças do Universo.

agosto 07, 2021

NOSSO NOVO IRMÃO




Meu Irmão, finalmente estás onde deves estar, estás entre nós! 

Sempre que um novo elemento se junta a nós, toda a Loja se alegra. 

Mais um homem bom quer tornar-se melhor e, fazendo-o, nos ajudará, a todos e cada um de nós, a sermos um pouco melhores também! Sê, pois, muito bem-vindo, Irmão. 

Todos esperamos que, sempre, gostes tantos de estar conosco como – não o duvides! – todos e cada um de nós gostaremos sempre de estar contigo.

Encerrou-se um ciclo na tua vida e iniciaste um novo ciclo. Deixaste para trás a tua vida profana e iniciaste o teu percurso como maçom. 

E não duvides também que, a partir de hoje, em todos os aspectos da tua vida, em todos os momentos dela, em todos os locais onde te encontrares, com quem estiveres, não mais estará apenas o homem que entrou neste templo – a partir de agora, sempre, em todos os lugares, com todas as pessoas, estará o maçom! ⁹

Porque passaste por uma Iniciação que, a ti, como a milhões de outros antes de ti, sutilmente já te começou a mudar e que, se é esse o teu sincero propósito – e todos nesta sala acreditamos e acreditamos que sim! – te ajudará a melhorar, um pouco cada dia, mas sempre e sempre e mais e mais.

A partir de agora, tens muitos símbolos para estudar, para sobre eles meditares, tirares tuas conclusões e aplicares essas conclusões em ti, na tua vida, no teu comportamento. 

É esse, em síntese, o nosso método, o método maçônico que desde tempos imemoriais os maçons de todo o mundo usam. 

Basta olhares em teu redor e verás objetos, representações, mas também gestos, palavras, atos, condutas, que, tudo isso, tem significado simbólico que a ti te cabe descobrir, para que uses essas tuas descobertas em benefício de ti próprio, não do que hoje és, mas do que vais ser, do que vais ser em cada dia sendo um pouco diferente e melhor do que no dia anterior.

Muitos símbolos te rodeiam, mas agora quero apenas chamar-te particularmente a atenção para dois, que não escolhi ao acaso. Dois que, sei-o porque mo disseste, especialmente te tocam: o maço e o cinzel.

O maço e o cinzel são as ferramentas básicas com que deves, de imediato, começar a trabalhar. 

Simboliza o maço a força, o poder, a energia que transmite ao cinzel, a ferramenta sutil que, aproveitando a Força que lhe é transmitida pela energia da mão que empunha o maço, utilizando-a, distribuindo-a harmoniosamente com a sua ponta, mediante o seu sábio manuseio, em variados ângulos de colocação sobre a pedra, desbasta esta, retira as suas asperezas, transforma a rudeza do informe bloco em trabalhada e lisa pedra que, com sua devida esquadria, está apta a ser colocada no espaço que lhe está destinado na construção.

Assim também deves recordar-te em todos os momentos que sempre, mas sempre mesmo, deves diligenciar para que o maço da tua Força de Vontade seja aplicado com o cinzel da Sabedoria na pedra bruta que é o teu caráter, desbastando-lhe as asperezas, as irregularidades, retirando-lhe e reparando-lhe as imperfeições, moldando-o com a devida esquadria para que se integre harmoniosamente na sociedade e constitua uma forte e bela pedra essencial ao todo em que se integra.

As asperezas, as irregularidades, as imperfeições que hás de, dia a dia, um pouco de cada vez, mas persistentemente, ir retirando de ti próprio, tu, melhor do que ninguém, saberás, descobrirás, quais são. E tu próprio alterarás o que tiveres a alterar. Ninguém o fará por ti!

Para isso, precisas de, permanentemente te conheceres, cada vez mais e melhor, a ti próprio. Só assim saberás – tu e mais ninguém – o que aperfeiçoar, onde e como trabalhar, para que amanhã estejas um pouco melhor do que hoje.

Portanto, meus muito prezado Irmão, pega no teu maço, manuseia o teu cinzel e desbasta tua pedra. O resultado do teu trabalho será, mais cedo ou mais tarde, verificado por todos, mesmo os mais distraídos. Mas, antes e acima de tudo e de todos, será apreciado por ti próprio, que, em resultado do teu trabalho, desde que sério, desde que persistente e incessante, te sentirás cada dia mais forte, mais apto, melhor. Sobretudo contigo mesmo!

(Desconheço a autoria. Recebido por e-mail, em 16/04/2013)