Embora eu não concorde absolutamente com essa História Mítica dos Maçons, não me arrogo ao direito de censurar a opinião alheia, de maneira que deixo a cada um o encargo de formar sua própria opinião. Michael Winetzki
De acordo com a História Mítica dos Maçons, a Maçonaria nunca deixou de ser transmitida e praticada, desde suas origens, ao longo dos tempos da humanidade.
Por isso, nos períodos históricos que conhecemos, é grande a tentação de buscar certos elos da corrente, os ancestrais espirituais de certa forma. Assim, os Templários, os Cabalistas da Idade Média, os Gnósticos do começo do Cristianismo foram o objeto de tais investigações, sem esquecer - mais no tempo - o ensino dos Templos Egípcios.
Menos reivindicados, talvez porque menos conhecidos, os essênios merecem nossa atenção. Esta comunidade judaica que residia em Qumran - nas margens do Mar Morto - durante o primeiro século antes de Cristo e que se dispersou alguns anos antes da destruição do Segundo Templo em Jerusalém (no ano 70) era conhecida por vários textos históricos proveniente de Filo de Alexandria, Flavius-Josephe e Plínio, o Velho.
Esses textos insistiam no caráter excepcional da comunidade, na santidade de seus costumes, no total desinteresse de seus membros e na prática assídua de todas as virtudes.
Desde 1947, os essênios tornaram-se infinitamente famosos com a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto, Manuscritos que incluíam, entre outros, documentos internos à comunidade, como os Hinos, as Regras da Guerra dos Filhos da Luz contra os Filhos . of Darkness e o rolo da Regra também chamado de Manual de Disciplina.
Portanto, é de grande interesse para nós estudar as concepções e as regras de funcionamento de uma sociedade iniciática no terceiro século antes de nossa era.
Sociedade iniciática, o fato é indiscutível!
Os membros da comunidade de Qumran não apenas praticam todas as virtudes; seu objetivo é o conhecimento, o das leis cósmicas e os mistérios da criação. Para tanto, é ministrada uma educação esotérica, de forma progressiva, de acordo com a evolução de sua capacidade de recepção.
Ouçamos, sobre este assunto, o rolo da Regra (IX - 18 - 19): “cada um, segundo o seu espírito, segundo o determinado momento do tempo, os guiará no conhecimento; e, igualmente, os instruirá nos mistérios maravilhosos e verdadeiros no meio dos membros da comunidade ”.
Por outro lado, nada deve ser revelado a "homens de perversão", leigos de fora da comunidade "mesmo à custa da morte".
Quanto ao modo de ensinar, Filo de Alexandria já nos havia informado: “na maioria das vezes, é por meio de símbolos que o ensino lhes é dado, seguindo um método antigo de pesquisa”.
Método simbólico, ensino esotérico, pesquisa de saberes unidos a um trabalho sobre si que visa triunfar sobre as paixões para alcançar a “verdadeira liberdade” (Filo). Não há necessidade de insistir em enfatizar o parentesco com os princípios maçônicos!
Os paralelos não param por aí, mas antes de continuar sua enumeração e chegar ao mais perturbador deles - a concepção essênia do Templo - vale a pena apontar duas diferenças principais que devem ser levadas em conta para evitar assimilações precipitadas:
- Em primeiro lugar, a comunidade dos essênios tem um caráter decididamente religioso e o aspecto iniciático, anteriormente mencionado, é indissociável de um intenso misticismo que a Maçonaria moderna não ecoa mais.
- A segunda grande diferença é que a noção, essencial na Maçonaria da Tolerância, não encontra correspondência entre os essênios. Fora da seita, não há verdade ou salvação!
Feitas essas duas importantes reservas a respeito do aspecto religioso e um tanto sectário da comunidade, podemos retomar um rápido exame das regras que a regem.
Todas as características de uma sociedade iniciática são encontradas lá. Os candidatos são examinados por um Inspetor e, se aceitos, devem completar um ano de postulado e dois anos de noviciado.
No final do noviciado, o candidato está totalmente integrado na comunidade, os seus bens misturam-se com os dos outros, adquire o direito de participar na refeição comum, bem como o direito de opinar e de votar.
A cerimónia de integração inclui um juramento, nomeadamente, de nunca revelar doutrinas internas aos leigos, sob pena das mais terríveis punições em caso de traição.
Dentro da comunidade, existe uma hierarquia estrita baseada na antiguidade e no mérito, bem como uma disciplina rigorosa. Durante as sessões, todos se levantam quando chega a sua vez de falar e é estritamente proibido interromper um Irmão - porque este é também o nome que eles se dão - durante a sua intervenção.
Os irmãos devem uns aos outros benevolência, cortesia, amor recíproco e ajuda mútua. Mas também há um dever de protesto, porque todos estão unidos e cada um é responsável pelo progresso e evolução do outro.
Todas essas regras são, sem dúvida, muito semelhantes às regras maçônicas, mas o mesmo poderia ser dito em relação a muitas comunidades ou sociedades de natureza iniciática.
No entanto, existe um parentesco, mais perturbador do que todos os anteriores, entre os essênios e a Maçonaria como a conhecemos. Esse parentesco reside na própria concepção do Templo e sua construção.
Para apreciar esse parentesco em seu verdadeiro valor, deve-se lembrar que, na época em que vivia a comunidade de Qumran, o Templo de Jerusalém - um lugar mais venerado no judaísmo - ainda não havia sido destruído. No entanto, os essênios consideram o edifício sagrado com suspeita e não fazem seus sacrifícios lá.
Ouçamos Henri Corbin em sua obra “Temple et Contemplation”:
“ Diante do Segundo Templo, agora contaminado e profanado e do qual se separou, a comunidade de Qumran tem consciência de constituir-se, simbolicamente, o Novo Templo como Templo Espiritual. Miqdash Adam: a tradução por "templo humano" já é eloqüente. O proposto pelo Gartner é mais preciso: “um templo de homens”, ou seja, um templo de homens. A comunidade como “casa de Deus” carrega o selo da eternidade: o Templo Eterno está agora em processo de realização na comunidade. Os sacrifícios oferecidos neste Templo, formado pelos membros da comunidade, são de natureza puramente espiritual ”...
Ir além. Os essênios retomam e adaptam o famoso versículo de Isaías (28-16):
“ Eis que pus em Sião uma pedra, uma pedra provada, uma preciosa pedra angular, firmemente assentada; quem o pega não terá pressa em fugir ”.
Como indica Henri Corbin: “A hermenêutica de Qumranian coloca no plural“ as pedras experimentadas ”. O fundamento, lançado por Deus, a rocha, são as verdades que a Hermenêutica da Torá, a lei judaica, revela à comunidade. As “pedras comprovadas” nas quais a nova aliança se baseia são os membros da comunidade.
Assim, não só os essênios perseguiram o ideal de construir um Templo eterno, universal, de natureza puramente espiritual - característica da Maçonaria - mas também utilizaram, para os homens chamados a construir este Templo, o simbolismo - onipresente na Maçonaria - da pedra bruta que deve ser cortada, o que eles chamam de "pedras experimentadas"Uma observação sobre o simbolismo, tão importante, da pedra.
Em hebraico, a pedra é chamada Even, uma palavra particularmente interessante porque encontramos em sua composição a palavra Av que significa "o pai" e a palavra Ben que significa "o filho". Palavra por palavra, Even pode ser traduzido como "filho do pai". ou "filho do primeiro princípio". O que faz dizer aos comentaristas que a pedra representa o homem consciente de sua filiação divina, o homem espiritual.
Esta observação explica em parte a durabilidade do símbolo da pedra para representar o homem no processo de iniciação.
A montagem de “pedras comprovadas” deve permitir a construção do Templo Universal. Este ideal de construção, sem dúvida, tira sua origem da própria fonte da tradição judo-cristã, no livro do Gênesis (II.3).
"Elohim abençoou o sétimo dia e o santificou, pois naquele dia ele retirou todo o trabalho que ele havia criado para ser feito (tradução do Zohar)".
Este versículo, muito comentado na Cabala, tem consequências importantes. Isso implica que Elohim criou a obra em princípio (esta é uma das traduções da palavra Bereschit "no início") que desenhou os planos para ela, mas que ainda falta ser feita, para ser construída, de acordo com a vontade do arquiteto. E essa é obviamente a vocação do homem, pedreiro no canteiro de obras em construção.
O edifício é um Templo, porque o Templo é o lugar onde deve ser estabelecida a comunicação entre o homem e Deus. Portanto, fica implícito que o estabelecimento dessa comunicação é o próprio propósito da criação.
A originalidade dos essênios - e este é seu parentesco principal com a Maçonaria - é ter ido além da ideia da existência obrigatória de um edifício material. Todos os homens que compõem a comunidade representam o verdadeiro Templo eternamente construído pelo trabalho de cada membro sobre si mesmo. E este Templo tem vocação para se estender ao infinito por todos os novos voluntários que vierem fazer parte da comunidade.
Como costuma acontecer em tempos difíceis, os essênios acreditavam que o fim dos tempos estava próximo. O Templo logo estaria concluído e, em uma espécie de apocalipse, os filhos da luz triunfariam definitivamente sobre os filhos das trevas.
É preciso reconhecer que, vinte e um séculos depois, a construção continua e que a escuridão está longe de se dissipar. No entanto, a mensagem de Qumran mantém seu valor:
O Templo de Jerusalém, sobre a sujeira e a destruição que gerações de judeus lamentaram, é o símbolo da profanação do próprio homem considerado um Templo.
O homem, governado por suas paixões, desviando o olhar do céu para se dedicar exclusivamente à Terra, representa o Templo sujo que a presença divina (a Schekinah) abandonou e que será destruído.
Por outro lado, construir o Templo, restabelecer a comunicação entre o céu e a terra, é fazer o próprio Templo, praticar a ascese iniciática que os essênios - é preciso dizer - levaram à sua perfeição final.
Por volta do ano 63, a comunidade de Qumran foi dispersa e foi para o exílio. Encontramos o seu rasto em Damasco, graças à escrita que se encontrava numa sinagoga do Cairo e que leva o título “Escritas de Damasco”. Então os essênios desaparecem definitivamente da história que conhecemos.
Mas, é evidente que seus ensinamentos sobreviveram.
Através da Cabala, é certo: como observa Dupont-Sommer, “a seita essênia, como certos autores haviam percebido anteriormente, parece ter sido o foco inicial desse misticismo, desse esoterismo judaico que experimentou na Idade Média, especialmente com a Cabala, desenvolvimentos extraordinários.
E, através da Cabala, cuja influência na elaboração dos rituais maçônicos é geralmente reconhecida, é provavelmente a própria Maçonaria que hoje transmite a mensagem fundamental dos essênios, verificando assim a realidade desta corrente tradicional que foi mencionada anteriormente.
No século 1 aC, os homens de Qumran usaram um simbolismo de construção muito próximo ao simbolismo maçônico. Nas margens do Mar Morto já foi colocado - como Hino VI expressa "o prumo da verdade para controlar as pedras experimentadas".
Estes homens construíram Miqdash Adam "o Templo do Homem", conscientes de que o edifício a construir, segundo os planos do Arquitecto, está ligado à evolução do homem através do esforço e do conhecimento.