janeiro 21, 2022

PORQUE MEU IRMÃO E NÃO MEU AMIGO?- Paulo M.



Os maçons tratam-se, entre si, por “irmão”, tratamento que é explicitamente indicado a cada novo maçom após a sua iniciação. Imediatamente após terminada a sessão de Iniciação é normal que todos os presentes cumprimentem o novo Aprendiz com efusivos abraços, rasgados sorrisos e, entre repetidos “meu irmão”, “meu querido irmão” e “bem vindo, meu irmão”, recebe-se, frequentemente, mais afeto do que aquele que se recebeu na semana anterior.

O que seria um primeiro momento de descontração torna-se, frequentemente, num verdadeiro “tratamento de choque”, num momento de alguma estranheza e, quiçá, algum desconforto para o novo Aprendiz. Afinal, não é comum receber-se uns calorosos e sinceros abraços de uns quantos desconhecidos, para mais quando estes nos tratam – e esperam que os tratemos – por irmão… e por tu! Sim, que outro tratamento não há entre maçons, pelo menos em privado – que as conveniências sociais podem ditar, em público, distinto tratamento.

O primeiro momento de estranheza depressa se esvai – e os encontros seguintes encarregam-se de tornar naturalíssimo tal tratamento, a ponto de se estranhar qualquer “escorregadela” que possa suceder, como tratar-se um Irmão na terceira pessoa… Aí, logo o Aprendiz é pronta e fraternalmente corrigido, e logo passa a achar naturalíssimo tratar por tu um médico octogenário, um político no ativo, ou um professor universitário. E de fato assim é: entre irmãos não há distinção de trato.

Não se pense, todavia, que todos se relacionam do mesmo modo. Afinal, não somos abelhas obreiras, e mesmo entre essas há as que alimentam a rainha ou as larvas, as que limpam a colmeia, e as que recolhem o néctar. Do mesmo modo, todos os maçons são diferentes, têm distintos interesses, e não há dois que vivam a maçonaria de forma igual. É natural que um se aproxime mais de outro, mas tenha com um terceiro um relacionamento menos intenso. Não é senão normal que, para determinados assuntos, recorra mais a um irmão, e para outros a outro – e podemos estar a falar de algo tão simples quanto pedir um esclarecimento sobre um ponto mais obscuro da simbologia, ou querer companhia ao almoço num dia em que se precise, apenas, de quem se sente ali à nossa frente, sem que se fale sequer da dor que nos moi a alma.

Mas não serão isto “amigos”? Porquê “irmãos”? Durante bastante tempo essa questão colocou sê-me sem que a soubesse responder. Sim, havia as razões históricas, das irmandades do passado, mas mesmo nessas teria que haver uma razão para tal tratamento. O que leva um punhado de homens a tratarem-se por “irmão” em vez de se assumirem como amigos? Como em tanta outra coisa, só o tempo me permitiu encontrar uma resposta que me satisfizesse. Não é, certamente, a única possível – mas é a que consegui encontrar. 

Quando nascemos, fazemo-lo no seio de uma família que não temos a prerrogativa de escolher. Ninguém escolhe os seus pais ou irmãos de sangue; ficamos com aqueles que nos calham. O mais natural é que, em cada núcleo familiar, haja regras conducentes à sua própria preservação e à de todos os seus elementos, regras que passam, forçosamente, pela cooperação entre estes. É, igualmente, natural que esse fim utilitário, de pura sobrevivência, seja reforçado por laços afetivos que o suplantam a ponto de que o propósito inicial seja relegado para um plano inferior. É, assim, frequente que, especialmente depois de atingida a idade adulta, criemos laços de verdadeira e genuína amizade com os nossos irmãos de sangue, que complementa e de certo modo ultrapassa, em certa medida, os meros laços de parentesco.

Do mesmo modo, quando se é iniciado numa Loja – e a Iniciação é um “renascimento” simbólico – ganha-se de imediato uma série de Irmãos, como se se tivesse nascido numa família numerosa. Neste registo, os maçons têm, uns para com os outros, deveres de respeito, solidariedade e lealdade, que podem ser equiparados aos deveres que unem os membros de uma célula familiar. Porém, do mesmo modo que nem todos os irmãos de sangue são os melhores amigos, também na Maçonaria o mesmo sucede. Não é nenhum drama; o contrário é que seria de estranhar. Diria, mesmo, que é desejável e sadio que assim suceda, pois a amizade quer-se espontânea, livre e recíproca. E, tal como sucede entre alguns irmãos de sangue, respeitam-se e cumprem com os deveres que decorrem dos laços que os unem, mas não estabelecem outros laços para além destes. Pode acontecer – e acontece. Mas a verdade é que o mais frequente é que, especialmente dentro de cada Loja, cada maçom encontre, de entre os seus irmãos, grandes amigos – e como são sólidos os laços de amizade que se estabelecem entre irmãos maçons!


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CATARSE MAÇÔNICA - Charles Boller M.'.M.'.

Na  filosofia  da  antiguidade  grega,  a  catarse  constava  na  libertação,  expulsão  ou purgação  daquilo  que  é  estranho  à  essência  ou  à  natureza  de  um  ser  e  que,  por  esta razão,  o  corrompe.

Em  Maçonaria,  com  treinamento  e  condicionamento,  tenta-se induzir  o  adepto  a  expurgar  de  dentro  de  si  o  que possui  de  rude  e  grosseiro, melhorando  o  que  já  possui  de  bom  e  expondo  um  ser  humano  capaz  de  produzir,  para si  e  a  sociedade,  grandes  benfeitorias,  que  de  forma  legítima  pode  denominar-se Catarse  Maçônica.

Desde  o  momento  em  que  entra  na  Maçonaria,  o  maçom  é  admoestado  em  só continuar  sua  jornada  se  realmente  estiver  disposto  em  melhorar  a  si  mesmo.

Mesmo porque,  ser  maçom  por  curiosidade  é  perda  de  tempo,  pois  todos  os  segredos  da Maçonaria  estão  amplamente  revelados  em  centenas  de  livros  espalhados  pelas livrarias;  inclusive  aquilo  que  muitos  ainda  consideram  segredos  da  Ordem  como palavras  sagradas  e  de  passe,  passos,  sinais  de  reconhecimento,  toques e  outros.

Buscar  um  ambiente  social  onde  encontre  amigos  para  conversar  também  não  justifica, haja  vista  existirem  clubes  sociais  bem  mais  glamorosos  e  chiques  para  se  frequentar.

Distração  é  outro  detalhe  que  não condiz  com  a  presença  nas  atividades  em loja. 

Conquistar relacionamentos  para  formar  clientela  para  atividades  profissionais está  totalmente  fora  de  questão,  apesar  de  os  relacionamentos  abrirem  as  portas  de certos  gabinetes  do  poder  e  possibilitar  tráfego  de  influências. 

Tampouco  a  satisfação de  vaidades  e  busca  por  honrarias  não  faz  sentido  para comprovar  a  presença  do maçom  num  templo.

Apenas  se  justifica  a  assiduidade  pela  Catarse  Maçônica.

Dizem  os  profanos  que  todo  maçom  é  rico,  bom  de  vida, porque  é  amparado  por seus  irmãos  em  seus  negócios;  uns  para  driblar  o  fisco,  outros  para  obter  melhores contratos,  e  outras.

Aquele  que  vive  a  realidade  da  ordem  maçônica  sabe perfeitamente  o  quão  distante  esta  afirmativa  está  da  realidade.

O  maçom  conquista seus  recursos  de  subsistência  com  dedicação  e  suor  igual  a  qualquer  cidadão.  

Por  aplicar  bons  princípios  na  circunvizinhança,  conquista  clientes  e  trabalho  de valor  pelo  simples  fato  de  as  pessoas  confiarem  mais nele pelo que ele é.

Porque  em todas  as  oportunidades  de  sua  vida  profissional  e  social  ele  se  comporta  conforme o que aprendeu de sua convivência com outros  maçons, dentro e fora dos templos.

Uma pessoa  assim  não  tem  necessidade  de  expor  sua  condição  de  maçom,  ela  brilha  por  si mesma  e  progride  materialmente.

Do  que  aprende  na  convivência  maçônica,  leva  para  seu  lar  as  benesses de um pai, avô, tio, irmão, comportado e  amoroso. 

Raramente  se  machuca  com  pequenos detalhes  de  comportamento  em  sua  relação  conjugal,  pois  sua  condição  de  eterno aprendiz  o  condiciona  a  estudar  e  pensar;  a  pensar  antes  de  falar.

Aquele  irmão  que não  acordou  para  esta  realidade,  certamente  está  perdendo  tempo  ou  adormecido  em plena  atividade.

Na  Maçonaria  é  importante  exercitar  intimidade com a arte  da dúvida e ser questionador  de  tudo, pelo  simples  gosto  de  investigar  a  verdade.

Até mesmo questionar  o  ensinamento transmitido  pelos  rituais  e  filosofias  da  própria  Ordem.

Ficar acomodado  e  inerte  é  inútil,  perda  de  tempo  para  obter  a  Catarse  Maçônica.

As atividades  o  tornam  hábil  orador,  debatedor  ardoroso  e  sempre  instiga  a  expressão  de pensamentos  novos.  

Se  isto  não  estiver  ocorrendo  é  porque  tem  algo  errado  com  ele  ou  com  a  loja que  frequenta.

Com  esta  atividade, aliada  a  uma  profunda  espiritualidade (para os gnósticos),  culmina  em transformar-se  líder  dentro  e  fora  da  Maçonaria.

É  a  razão  de  tantos  maçons  obterem destaque,  enriquecerem  em  cultura,  saúde,  espiritualidade  e,  como  consequência natural, obterem  sucesso  e  recursos  financeiros  suficientes  para  levar  uma  vida tranquila  e  de  qualidade.

Na  sociedade, os  bons  pensadores  são  assassinados  já  na  pré-escola;  na universidade  apenas  rezam  a  missa  de  sétimo  dia. 

Infelizmente  a  escola  só  transmite conteúdo em  metas  que  não  preparam  o  aluno  para  a  vida;  pouco ensinam  a  pensar.

Alunos  são  tratados  como  se  fossem  pen drives;  lotam  a  memória deles  com  coisas,  enquanto  isto  a  inteligência é subutilizada.

Os  debates  na  Maçonaria usam  os  centros  de  inteligência  em  seus  diversos  níveis, enquanto  a  memória  é apenas  coadjuvante  no  processo.

Num  debate,  reage-se  em  frações  de  segundos  e  arruma-se  a  casa  da  memória, construindo  novos  e  inusitados pensamentos, nos eternos  ciclos  de  tese,  antítese  e síntese. 

Professores  e  alunos  deveriam ser debatedores de idéias  e  não  meros repetidores  destas.

O maçom entra no templo para estudar para  valer e fixar os princípios  simples, porém  profundos  da  filosofia,  objetivando  a  Catarse  Maçônica.

O  sucesso  do  método maçônico  atrela  símbolos  e  alegorias  ao  treinamento, com  disciplina  para  reeducação emocional. 

É  um  processo  de  formação  de  bons  pensadores em resposta  de  bons debates. 

Resgata-se um pouco do dano  que  a  escola  fez.

Pena que alguns, profundamente afetados, adoentados  pelo  que  aprenderam nas  escolas, não estão  dotados  para  perceber  e avaliar a preciosidade  do  método  da Catarse  Maçônica.

Limitam-se em repetirem aquilo que as  escolas fazem, entopem  a memória dos  obreiros  com conteúdo, ao lerem,  de forma mecânica, os  rituais e suas instruções.

Com isto, pouco ou nada acrescentam, porque não desenvolvem  a  capacidade de pensar  com discussões, questionamentos, dúvidas, debates... 

É comum ouvir o mestre  dizer ao aprendiz:

_"tenha  paciência,  você  vai  ver  isto  mais  tarde".

Na maioria das vezes  é  medo de não ter a resposta.

Porque este mestre está  ciente que é apenas um repositório de informações  e  não  um  pensador hábil que sabe  utilizar da informação da  memória para  modificá-la, adaptá-la  a  cada  situação.

Pode até ter conteúdo, mas desenvolveu  pouca  inteligência neste  setor. 

E esta característica o  acompanha na vida fora  da Maçonaria.

Somando espiritualidade, emoção  e racionalidade, o  sucesso  da  Catarse Maçônica é garantido para todos, independente de  formação  acadêmica.

Inteligência não é questão de saber muito,  mas de como usar do  pouco para produzir muito.

Adicionalmente, também não  é  questão  de falar muito, mas de falar o suficiente com  proficiência.

Sócrates era hábil utilizador de sua  inteligência,  pelo  diálogo convencia os  outros e chegava até ao  ponto de revelar um  não saber com sua  ironia.

Platão fez uma demonstração  -  experiência  maiêutica  -  onde pretendia provar que o cérebro humano já contém  o  necessário  de forma inata, bastando para isto à  pessoa apenas ser  lembrada.

Foi  quando,  por  um  diálogo, carregado  de  ironia socrática,  entabulada com um escravo, fez com que  aquele desenvolvesse  o  Teorema de Pitágoras.

O  sofista  Protágoras  disse  que  o  homem  interpreta  a  natureza  ao  seu  modo  e conforme  ditado  por  seus  interesses.  Sabe-se  que  ele  muda  de  posição  quando interage  com  outros.

É a  tribo  influindo  no  individuo.

É  uma  característica  da  psique  que veio  se  desenvolvendo  desde  os tempos das cavernas  e  está  profundamente incrustada  nos  processos  cognitivos  do  homem  de  hoje. 

Utilizar-se desta, foi  um grande  estalo  intuitivo  dos  iluministas ao  reunir  pessoas, das  mais diferentes crenças  e formações  para  se  influenciarem mutuamente  para  o  bem,  na  solução  de  problemas da humanidade.

A  Catarse  Maçônica  é  um método educacional  voltado  para  a  saúde  mental, o desenvolvimento da  inteligência, da  espiritualidade, da  sociabilização e outras.

Mas principalmente  voltada  ao  fomento  do  amor  fraterno, a  única  solução  para  todos  os problemas da humanidade, para  honra  e  à  glória  do  Grande  Arquiteto  do  Universo.

Bom dia e ótimas reflexões meus irmãos.



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janeiro 20, 2022

A QUINTESSÊNCIA - Ir.’. Luis Reinaldo Sciena




As ideias originais atribuídas aos grandes filósofos gregos (Sócrates, Platão, Aristóteles e principalmente Pitágoras), de que todos os corpos, vivos ou não, são compostos por terra, fogo ar e água (os quatro átomos), parece aos olhos do Sec. XXI algo muito primitivo e desprovido de caráter científico. Por sinal, é muito fácil associar ideias místicas a essa concepção e justificá-la por meio de argumentos pouco prováveis e de impossível verificação.

Porém, não podemos desconsiderar a racionalidade científica dos gregos que, para dizer pouco, moldou o pensamento ocidental moderno. E num exercício de raciocínio, vamos voltar para época de Pitágoras (570/71 – 496/97 AC), e fazer uma pesquisa científica imaginária: do que é feito um ser humano?

Durante a vida, precisamos de alimentos. Esses alimentos, de alguma forma, se transformam em corpo humano e nos sustentam. Considerando a cadeia alimentar, tudo o que consumimos é de origem vegetal, o que conduz à pergunta: vegetais são feitos do que? A mais óbvia resposta é terra.

Sem a água os vegetais não se desenvolvem. Além disso, nosso consumo de água é notável. A água é muito diferente da terra e juntos formam lama que, grosso modo, é comparável em viscosidade e densidade a certos fluidos corporais.

O ar é essencial para as plantas e para nós. O consumo direto de ar pela respiração também o coloca na condição de elemento constituinte.

O Sol é essencial para a vida. Ele é a força transformadora de terra, água e ar em plantas. As plantas com água e ar em seres do reino animal, incluindo nós. O melhor representante terreno desse poder transformador é o fogo.

Logo, não é difícil concluir que nós somos feitos de terra, água, ar e fogo, assim como todos os demais corpos animados e inanimados, em diferentes concentrações dos quatro elementos.

Parece uma hipótese razoável considerando que o principal instrumento de investigação dos gregos era a lógica.

Mas nós, diferentemente de corpos inanimados, temos consciência de nossa própria existência, somos movidos por ideias e empreendemos ações transformadoras. Isso conduziu à ideia da existência de um quinto elemento superior aos quatro primeiros, a quintessência, que nos fez passar do mundo quaternário (da matéria inanimada) ao mundo quinário. Do mundo da matéria para o mundo da vida e da inteligência.

Para representar o ser humano e a inteligência, a escola Pitagórica apropriou-se do pentagrama como seu símbolo e estudou suas propriedades matemáticas. Interpreta-se sua forma como a de um ser humano com cinco prolongamentos (braços, pernas e cabeça), e a inteligência é representada pelo centro do pentagrama.

Uma vez inserido no mundo da inteligência, animado pela quintessência, o ser humano inicia seu aprendizado e a construção de sua representação do universo. Temos ferramentas para esse aprendizado e construção: nossos sentidos e nossa inteligência.

Atualmente, sabemos que obtemos informações do meio ambiente por meio dos cinco sentidos que exploram o meio ambiente (visão, audição, gustação, olfato e tato), o sentido do equilíbrio, que é capaz de avaliar a posição de nosso corpo em relação ao campo gravitacional (o labirinto), o fluxo contínuo do tempo e o estado de nosso organismo (informações processadas, em sua maioria, inconscientemente).

Interessa-me nessa abordagem os cinco sentidos que nos dão acesso a exploração do meio ambiente e às informações veiculadas pelas linguagens humanas (verbal, escrita, gestual etc.).

Os cinco sentidos são janelas abertas para o universo que permitem, ao longo da existência humana, acumular informações que, uma vez processadas, criam um modelo mental da Natureza. Enquanto os sentidos do tato, olfato e gustação permite-nos absorver informações físicas num raio de abrangência muito limitado, a visão e a audição expandem esse raio ao infinito graças às linguagens de codificação de informações. 

Boa parte do conhecimento humano está disponível para quem dele quiser se apropriar, por meio de livros, filmes, softwares etc.

Os conhecimentos memorizados e processados, com a devida reflexão que cada tema merece (isso é de caráter pessoal) criará, em nossa mente, um modelo representativo do universo que enxergamos que não é intrinsecamente igual para todos.

Sabe-se hoje que o córtex visual e o córtex auditivo do cérebro reagem da mesma forma quando vivemos uma experiência ou nos lembramos dela. De fato, aparentemente não há diferença para o cérebro entre viver uma experiência ou recordar uma experiência.

Como temos a linguagem que permite compartilhar essas recordações e experiências com outros seres humanos, podemos conversar longamente sobre elas, portanto, revive-las, relatando nosso ponto de vista. Talvez ocorra a convergência de ideias para um consenso comum em torno de uma ideia que denominei realidade média.

O microcosmo (o Homem) tem dentro de si a representação do macrocosmo (a Natureza). No meu entendimento, o que convencionamos chamar de macrocosmo é a realidade média, que versa parcialmente sobre o comportamento do macrocosmo e não exatamente o que ele é.

Concluindo esse raciocínio, a quintessência parece ser o universo conspirando para ter consciência de si próprio, portanto da realidade. Desconcertante...

Nos últimos 15 minutos apresentei conceitos que agora estão na memória dos leitores. Esses 15 minutos tornaram-se uma experiência que agora faz parte de um mundo virtual que poderemos compartilhar pela linguagem. A realidade se virtualizou e virou informação. Muito desconcertante.













Bibliografia:

• Curso de Maçonaria Simbólica - Autor: Theobaldo Varoli Filho - Editora: A Gazeta Maçônica

• Grau de Companheiro e seus Mistérios - Autor: Dr. Jorge Adoum - Editora: Editora Pensamento

• Periódico: Scientific American Brasil - Edição Especial 04 - Segredos da Mente

• Artigo: Como o Cérebro Cria a Mente, autoria de Antonio R. Damasio

• Artigo: O Problema da Consciência, autoria de Francis Crick e Christof Koch

• Artigo: O Enigma da Consciência, autoria de David J. Chalmers Editora Campus

• Periódico: Scientific American Brasil - Edição 31 - dezembro 2004.

• Artigo: Computador Buraco Negro - autoria de Seth Lloyd e Y. Jack Ng Editora: Duetto

• Filósofos gregos na Internet:www.wikipedia.org. Londrina, abril de 2008.

INICIAÇÃO E RITOS DE PASSAGEM - Jan Duarte


Em todas as sociedades primitivas, determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidas como ritos de iniciação ou ritos de passagem. Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representavam igualmente a sua progressiva aceitação e participação na sociedade na qual estava inserido, tendo portanto tanto o cunho individual quanto o coletivo.

Geralmente, a primeira dessas cerimônias era praticada dentro do próprio ambiente familiar, logo em seguida ao nascimento. Nesse rito, o recém-nascido era apresentado aos seus antecedentes diretos, e era reconhecido como sendo parte da linhagem ancestral. Seu nome, previamente escolhido, era então pronunciado para ele pela primeira vez, de forma solene.

Alguns anos mais tarde, ao atingir a puberdade, o jovem passava por outra cerimônia. Para as mulheres, isso se dava geralmente no momento da primeira menstruação, marcando o fato que, entrando no seu período fértil, estava apta a preparar-se para o casamento. Para os rapazes, essa cerimônia geralmente se dava no momento em que ele fazia a caça e o abate do primeiro animal. Ligadas, portanto, ao derramamento de sangue, essas cerimônias significavam a integração daquela pessoa como membro produtivo da tribo: ao derramar sangue para a preservação da comunidade (pela procriação ou pela alimentação), ela estava simbolicamente misturando o seu próprio sangue ao sangue do seu clã..

Variadas cerimônias marcavam, ainda, a idade adulta. Entre os nativos norte-americanos, algumas tribos praticavam um rito onde a pele do peito dos jovens guerreiros era trespassada por espetos e repuxada por cordas. A dor e o sangue derramado eram, dessa forma, considerados como uma retribuição à Terra das dádivas que a tribo recebera até ali.

Outras cerimônias seguiam-se, ao longo da vida. O casamento era uma delas, e os ritos fúnebres eram considerados como a última transição, aquela que propiciava a entrada no reino dos mortos e garantia o retorno futuro ao mundo dos vivos.

Todas essas cerimônias, no entanto, marcavam pontos de desprendimento. Velhas atitudes eram abandonadas e novas deviam ser aceitas. A convivência com algumas pessoas devia ser deixada para trás e novas pessoas passavam a constituir o grupo de relacionamento direto. Muitas vezes, a cada uma dessas cerimônias, a pessoa trocava de nome, representando que aquela identidade que assumira até então, não mais existia - ela era uma nova pessoa.

Nos tempos atuais e nas sociedades modernas, muitos desses ritos subsistiram, embora muitos deles esvaziados do seu conteúdo simbólico. Batismo e festas de aniversário de 15 anos, por exemplo, são resquícios desse tipo de cerimônia, que hoje representam muito mais um compromisso social do que a marcação do início de uma nova fase na vida do indivíduo.

No entanto, a troca do símbolo pela ostentação pura e simples, acaba criando a desestruturação do padrão social. Tomando o batizado cristão como exemplo, poder-se-ia perguntar quantas pessoas que batizam os seus filhos são, realmente, cristãs. Quantas pretendem realmente cumprir a promessa solene, feita em frente ao seu sacerdote, de manter a criança na fé dos seus antepassados? Obviamente, nas sociedades primitivas, tais promessas eram obrigações indiscutíveis e sagradas. Rompê-las era colocar em risco a própria sobrevivência da tribo como unidade coerente, o que não era, ao menos, cogitável.

janeiro 19, 2022

MAS, E SE VOCÊ FOR A LUZ?




Há alguns anos fiquei preso em um ônibus cruzando a cidade de Nova York durante a hora do rush.  

O tráfego mal estava se movendo.  

O ônibus estava cheio de pessoas frias e cansadas que estavam profundamente irritadas umas com as outras, com o próprio mundo.  

Dois homens latiram um para o outro sobre um empurrão que pode ou não ter sido intencional.  

Uma mulher grávida subiu e ninguém lhe ofereceu um assento.  A raiva estava no ar;  nenhuma misericórdia seria encontrada ali.

Mas, quando o ônibus se aproximou da Sétima Avenida, o motorista pegou o interfone:

 - *'Gente', disse ele,  *'Eu sei que vocês tiveram um dia difícil e estão frustrados.  Não posso fazer nada sobre o clima ou o trânsito, mas aqui está o que posso fazer.  Quando cada um de vocês descer do ônibus, estenderei minha mão para vocês.  Enquanto você passar, coloque seus problemas na palma da minha mão, certo?  Não leve seus problemas para casa, para suas famílias esta noite, apenas deixe-os comigo.  Meu caminho passa direto pelo rio Hudson, e quando eu passar por lá mais tarde, abrirei a janela e jogarei seus problemas na água. '*

Foi como se um feitiço tivesse se dissipado.  

Todos começaram a rir.  

Os rostos brilharam de surpresa e deleite.  Pessoas que vinham fingindo na última hora não perceberem a existência um do outro de repente estavam sorrindo um para o outro:

"Como, esse cara está falando sério?"

 Oh, ele estava falando sério.

 Na próxima parada, conforme prometido, o motorista estendeu a mão com a palma para cima e esperou.  Um por um, todos os passageiros que saíam colocavam suas mãos logo acima da dele e imitavam o gesto de deixar algo cair em sua palma.  

Algumas pessoas riram enquanto faziam isso, outras choraram.  

O motorista também repetiu o mesmo adorável ritual na próxima parada.  

E a próxima.  

Todo o caminho até o rio.

 Vivemos em um mundo difícil, meus amigos.  

Às vezes é extremamente difícil ser um ser humano.  Às vezes você tem um dia ruim.  

Às vezes, você tem um dia ruim que dura vários anos.  

Você luta e falha.  Você perde empregos, dinheiro, amigos, fé e amor.  

Você testemunha eventos horríveis acontecendo no noticiário e fica com medo e retraído.  

Há momentos em que tudo parece envolto em trevas.  

Você anseia pela luz, mas não sabe onde encontrá-la.

*MAS, E SE VOCÊ FOR A LUZ?

E se você for o próprio agente de iluminação que uma situação escura implora?  

Isso é o que esse motorista de ônibus me ensinou, que qualquer um pode ser a luz, a qualquer momento.  

Esse cara não era um sujeito poderoso.  

Ele não era um líder espiritual.  

Ele não era um influenciador experiente em mídia.

Ele era um motorista de ônibus, um dos trabalhadores mais invisíveis da sociedade.  

Mas ele possuía poder real e o usou lindamente para nosso benefício.

Quando a vida parece especialmente sombria ou quando me sinto particularmente impotente em face dos problemas do mundo, penso nesse homem e me pergunto: 

*O que posso fazer, agora, para ser a luz?

Claro, eu não posso encerrar pessoalmente todas as guerras, ou resolver o aquecimento global, ou transformar pessoas irritantes em criaturas totalmente diferentes.  

Eu definitivamente não consigo controlar o tráfego.  

Mas eu tenho alguma influência sobre todos que encontro, mesmo que nunca falemos ou aprendamos o nome um do outro.

*Não importa quem você seja, ou onde esteja, ou quão mundana ou difícil sua situação possa parecer, eu acredito que você pode iluminar o seu mundo.*

*Na verdade, acredito que esta é a única maneira pela qual o mundo será iluminado: um brilhante ato de graça de cada vez.

 *Boa semana..paz e bençãos.

Autor desconhecido

A MEDIUNIDADE NO ANTIGO EGITO




No Egito antigo, os magos dos faraós evocavam os mortos, e muitos comercializavam os dons de comunicabilidade com os mundos invisíveis para proveito próprio ou dos seus clientes; fato esse comprovado pela proibição de Moisés aos hebreus: “Que entre nós ninguém use de sortilégio e de encantamentos, nem interrogue os mortos para saber a verdade”. (Deuterônimo)

De forma idêntica às práticas religiosas da antiga Índia, as faculdades mediúnicas no Egito foram desenvolvidas e praticadas no silêncio dos templos sagrados sob o mais profundo mistério, e rigorosamente vedadas a população leiga.

A iniciação nos templos egípcios era cercada de numerosos obstáculos, e exigia-se o juramento de sigilo, e a menor indiscrição era punida com a morte.

Saídos de todas as classes sociais, mesmo das mais ínfimas, os sacerdotes eram os verdadeiros senhores do Egito; os reis, por eles escolhidos e iniciados, só governavam a nação a título de mandatários. 

Todos os historiadores estão de acordo em atribuir aos sacerdotes do antigo Egito poderes que pareciam sobrenaturais e misteriosos. Os magos dos faraós realizavam todos esses prodígios que são referidos na Bíblia; é bem certo que eles evocavam os mortos, pois Moisés, seu discípulo, proibiu formalmente que os hebreus se entregassem a essas práticas.

Os sacerdotes do antigo Egito eram tidos como pessoas sobrenaturais.

janeiro 18, 2022

APOFENIA E OS MAÇONS - Sérgio Quirino



Sérgio Quirino é um renomado intelectual maçônico e é Grão-Mestre da GLMMG 2021/2024

Talvez seja necessário explicar inicialmente este fenômeno cognitivo. Apofenia é um erro de percepção que ocorre nas pessoas quando identificam padrões e significados em coisas aleatórias e sem nenhum sentido real.

Presenciamos rotineiramente exemplos de apofenia em nosso meio. Alguns são frutos da ingenuidade, outros por criatividade e os mais obtusos, por paranoia mesmo.

São inumeráveis as situações de apofenia na história da humanidade, onde se inventa explicações para aquilo que se desconhece e cria-se analogias delirantes ou comparações entre objetos ou situações a partir de informações incompletas ou coincidências fortuitas de eventos.

Um exemplo real de apofenia perdura por gerações de Maçons, advinda da condição física de um Grão-Mestre: a forma como caminhava. Ele tinha um defeito na perna direita, cuja mobilidade o fazia subir a escada do Ocidente para o Oriente degrau por degrau, colocando inicialmente o pé esquerdo e puxando para cima o direito. Quando os dois pés estavam sobre o degrau, ele lançava novamente o pé esquerdo ao degrau superior e assim puxava a outra perna.

De forma inconsciente, por criatividade ou paranoia, ficou “institucionalizado” que a subida do Ocidente ao Oriente se faz iniciando pelo pé esquerdo e sempre colocando ambos os pés em cada degrau. Afinal, se o Grão-Mestre assim o faz é porque assim deve ser o correto.

A questão é: - Quantas outras “criatividades” estamos inserindo nas práticas da Maçonaria?

Mesclando Ritos com a ritualística temos o exemplo comum de quando um Irmão visita uma Loja que trabalha no Rito Adonhiramita, presencia o incensamento e se encanta. Na reunião seguinte, propõe à sua Loja Escocesa a mesma prática e, com argumentos apofênicos, instala o implante ritualístico.

Embora condenáveis, estas práticas não são as mais danosas, pois afeta uma Loja, quando muito uma Potência e a origem se dá, normalmente, pela ingenuidade ou criatividade de seus membros. O conserto para essas ações chama-se estudo.

Mas, existem, por outro lado, as apofenias maçônicas malignas, muitas vezes, não criadas por Maçons. Apenas e infelizmente elas são compartilhadas e encaminhadas por ávidos Irmãos que querem se destacar no mundo maçônico virtual pelos grupos de WhatsApp e outros meios de comunicação eletrônica.

Diariamente somos bombardeados com mensagens que nos ligam à “Nova Ordem Mundial”, a golpes e contragolpes de governo, ameaças claras ou veladas em textos sutis contra a estabilidade das instituições e o cultivo do ódio entre cidadãos, à ações militares e belicosas, ligações com ideologias desagregadoras da sociedade e formas milagrosas para se obter sucesso individual.

Quem é o beneficiado com tudo isso? Ou é o sujeito paranoico ou é o cidadão mau caráter consciente, criador de falsos conteúdos que, monitorando quantas visualizações teve sua “sapiência”, conquista o status de “influenciador”, “líder” e autoridade no assunto. Daí surgirem as crenças, mitos e aberrações espúrias, inclusive envolvendo perigosamente valores e princípios da Maçonaria; e o pior, alimentados por homens livres e de bons costumes, às vezes incautos, às vezes inocentes ou, em sua maioria, desinformados.

​ A QUESTÃO É: SE NÃO SABEMOS A ORIGEM OU SABEMOS QUE É MENTIRA,

POR QUE COMPARTILHAR?

Seguimos neste 16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


707 ANOS DA MORTE DO GRÃO MESTRE JACQUES DE MOLAY



Em 18 de março de 2021, se completam 707 anos da morte na fogueira, na porta da Catedral de Notre Dame, França, do “último” Grão Mestre Jacques De Molay e de vários outros Cavaleiros da Ordem Templária, todos inocentes das inconsistentes acusações.

Muitos Templários continuam aguardando o reconhecimento do erro cometido. Não basta o “descobrimento” e revelação do documento de Chinon (*) que veio trazer à luz a injustiça cometida contra a Ordem do Templo, é preciso mais, é necessário o pedido público de perdão.

Em 1307 DC, Filipe “o belo”, um rei maquiavélico, cruel, sanguinário, ganancioso e covarde buscava acertar as finanças da falida França, para isso, tramou roubar e se apossar das riquezas da Ordem. Desta forma, tramou a prisão de Jacques De Molay que no dia 12 de outubro foi um dos que carregou o caixão no funeral da cunhada do rei Filipe, Caratarina de Courtenay.

No dia seguinte (uma sexta feira 13 – daí vem a maldição deste dia), Jacques De Molay foi preso por Guilherme de Nogaret e Reinaldo Roy no complexo do Templo, além dos limites de Paris. Também 15 mil Cavaleiros, sargentos, capelães, serviçais e trabalhadores foram arrebanhados pelo rei em um só dia, poucos foram os que escaparam.

Tudo estava tramado para confiscar os bens dos Templários, assim como fizeram com os judeus e os lombardos alguns meses antes na França. Vale ressaltar que os Templários não eram estrangeiros como os lombardos e nem infiéis como os judeus. Eram membros de uma corporação orgulhosa e poderosa que se encontrava sob jurisdição eclesiástica, sujeita não ao rei, mas ao Papa. Filipe alegara que os mandatos de prisão tinham implicado consulta prévia “ao nosso mais santo padre em Cristo, o Papa.

Na verdade o Papa Clemente V não havia sido consultado e enviou ao rei uma indignada repreensão na qual entre outras coisas dizia “violastes, em nossa ausência, todas as regras e deitastes a mão a pessoas e propriedades dos Templários. Vós também os aprisionastes e, o que nos entristece ainda mais, não os tratastes com a devida clemência...” no entanto em tudo o que disse o Papa em momento nenhum declarou se acreditava ou não nas acusações feitas contra os Templários, sua objeção foi principalmente à usurpação de sua prerrogativa e à traição de confiança.

Para conseguir a confissão dos templários, das barbáries engendradas, os mesmos foram torturados abruptamente com métodos cruéis como o cavalete, que distendia os membros de um homem a ponto de deslocar sua articulações; a estrapada onde uma corda era amarrada nos braços virados para trás e ele levantado; esfregar gordura nas solas dos pés e aproximá-los do fogo, onde muitas vezes, seus ossos ficavam expostos, como aconteceu com Bernardo de Vado, sacerdote do Templo. Além disso eram postos a ferros, passando a pão e água, e proibidos de dormir. Tudo isso o Papa poderia impedir impondo sua autoridade, se fosse capaz de frustrar o ataque do rei, visto que em 1308, o documento de Chinon comprovara sob minuciosa investigação que os Templários eram INOCENTES.

Ao ser levado à presença dos Cardeais enviados pelo Papa para interrogá-lo o Grão Mestre Jacques De Molay rasgou sua camisa de cima a baixo para mostrar as marcas das torturas em seu corpo e os “Cardeais choraram amargamente e foram incapazes de falar”.

Quando Filipe soube que os Cardeais não condenaram os Templários, escreveu para o Papa ameaçando acusá-lo dos mesmos pecados, mas, o Papa respondeu, que “preferia morrer a condenar homens inocente” e em fevereiro de 1308 ordenou a Inquisição que suspendesse o processo contra os Templários, mas o rei os manteve presos.

Historiadores acham que “é possível que o Papa decidiu que os Templários deveriam ser sacrificados pelo bem da Igreja”, acovardando-se.

Fora da França a notícia era de que o Papa Clemente V “era um fantoche nas mãos do rei Filipe o belo”.

Jacques De Molay disse a Comissão que “acreditava em um só Deus e numa Trindade de Pessoas e em outras coisas pertencentes à fé católica (...) e quando a alma estivesse separada do corpo, então ela seria visível para quem fosse bom e para quem fosse mau, e cada um de nós saberia a verdade dessas coisas que nós estivéssemos fazendo no momento".

Segundo Pedro de Bolonha a tortura removia qualquer “liberdade de espírito, que é o que todo homem deve ter”.

O arcediago de Orleans e um dos carcereiros dos Templários, Filipe de Voet contou a comissão papal que muitos Templários haviam jurado antes de morrer “que as acusações contra a Ordem eram falsas”.

O rei Filipe teve a cobertura do Papa Clemente V para conseguir seu intento, pois, na época, o Papa se acovardou, omitindo-se por ocasião da injusta prisão de Jacques de Molay e inúmeros outros Cavaleiros Templários, diante das graves acusações mentirosas.

Enquanto ardia na fogueira em 18 de março de 1314, vítima da covardia e da ganância, Jacques De Molay convocou ao rei e ao Papa a se apresentarem no Tribunal Divino dentro do prazo de um ano, para prestarem contas de seus feitos. Assim foi feito, o Papa Clemente V, morreu em 20 de abril de 1314 e o rei Filipe, morreu em 29 de novembro do mesmo ano, cumpriu-se as palavras do Grão Mestre da Ordem.

Os gananciosos conseguiram ficar com os bens imóveis da Ordem, quanto aos bens móveis, estes nunca foram encontrados, muito menos os seus segredos que foram passados de geração em geração, aos verdadeiros Templários. Segredos que em sua maioria encontram-se cifrados no Evangelho Espiritual de João, velados aos profanos e aos indignos de “conhecerem os mistérios de Deus”.

Não é a Ordem do Templo que necessita de perdão e sim o Vaticano e o Governo da França pela crueldade cometida. Ou será que queimar pessoas vivas e caluniá-las fazem parte de suas doutrinas religiosas e/ou políticas?

Uma coisa é certa, o verdadeiro tesouro só pode ser conquistado pela lapidação do Espírito, onde somente os puros de coração tem acesso a ele.

(*) Dentre documentos e relíquias produzidas com datas retroativas, que visassem consertar ou atenuar feitos passados, e que vêm - em momentos oportunos - "surgir em depósitos secretos", o documento de Chinon, veio à luz, quando começou a se tornar pública a execução dos últimos líderes da ordem, considerada por alguns como a maior injustiça da Inquisição Medieval, a prisão e tortura - por sete anos - de Jacques de Molay, que poderia ter-se expiado simplesmente confirmando as acusações - agora aparece como confessando, sendo assim absolvido, mas continuaria preso e terminaria queimado - o documento parece mesmo ter sido produzido após 1314, com a finalidade de atenuar a provável exposição da crueldade papal e também da obstinação deste homem em se manter fiel à verdade, mesmo que isto lhe custasse a vida.

O pergaminho de Chinon foi preparado por Robert de Condet, clérigo da diocese de Soissons. Os notários foram Umberto Vercellani, Nicolo Nicolai de Benvenuto, Robert de Condet e o mestre Master Amise d’Orléans le Ratif. As testemunhas foram o Irmão Raymond, abade do monastério beneditino de St. Theofred, Mestre Berard de Boiano, arquediácono de Troia, Raoul de Boset, confessor e cânone de Paris, e Pierre de Soire, superintendente de Saint-Gaugery em Cambresis.

Mesmo antes do Vaticano anunciar a sua existência, muitos livros de referência sobre os Templários já citavam o Pergaminho de Chinon. Em 2002, a Dra. Barbara Frale localizou uma cópia do pergaminho nos arquivos do Vaticano...

Viva a LIBERDADE!

Viva a VERDADE!

Viva Jacques De Molay!

☩Non Nobis Domine, Non Nobis, Sed Nomini Tuo Da Gloriam☩

janeiro 17, 2022

OS IRMÃOS INVISÍVEIS NA MAÇONARIA - Orlei Figueiredo M.'.M.'.



A Maçonaria, entre as virtudes que valora, prega seus conhecimentos e os transmite através dos seus Ritos, Liturgias e dos exemplos de irmãos, maçons dedicados, através de suas obras construtoras do bem comum, tanto as traçadas em pranchas de arquitetura como em atitudes pessoais. 

Acredito que, - a defesa e a pregação da  liberdade do pensamento - é um dos princípios fundamentais que mantém nossa Ordem viva, atuante, sempre atual, capaz de conduzir o maçom pela infinita senda do estudo e do conhecimento das ciências humanas, perfeitamente ajustadas e obedientes, as Leis de Deus, o Grande Arquiteto do Universo.

Leis que sempre se revelam, de modo esotérico, oculto, ou filosófico, sem favores pessoais, aos que se dedicam adentrar com amor, humildade e boa fé nos Seus Augustos Mistérios.

Desta forma, as três Colunas do Templo, representando a Força, a Beleza e a Sabedoria, carecem sempre de uma perfeita interação, para que haja a paz, a harmonia e a concórdia. 

Para isto, deve prevalecer, da parte dos três irmãos que comandam uma Oficina de Trabalho, o desejo sincero, fraterno e adorável, da compreensão de que seus irmãos, presentes em Sessão, são diferentes em muitos aspectos, como o meio onde foram criados, o meio onde vivem na vida profana, as suas vivencias pessoais e, - as suas crenças, ou seja, o modo que creem em Deus. 

Porque a Maçonaria apenas exige que, - o homem profano, para que se torne um maçom, creia num Ente Espiritual Superior, Deus.

Faço estas considerações, para dizer que, temos irmãos maçons que acreditam na presença de espíritos desencarnados assistindo as Sessões, principalmente os irmãos maçons que partiram para o Oriente Eterno.

Temos irmãos maçons que acreditam que Irmãos Invisíveis são todos os irmãos maçons presentes em Sessão e na Cadeia de União, através dos seus pensamentos, pois muitos estão participando de outras milhares de Lojas espalhadas por todos os continentes do planeta Terra. 

E, quando em cada uma delas forma-se uma Egrégora, ou seja, uma energia igual, semelhante, a qual envolve os irmãos, unindo-os, não importando a distância que os separe.

Temos ainda, irmãos maçons que acreditam apenas no Grande Arquiteto do Universo, que se manifesta em Sessão através da Escada de Jacó, na qual os Anjos, - Mensageiros de Deus, sejam os Irmãos Invisíveis, que trazem as bênçãos prodigalizadas pelo Supremo Criador e levam até Ele, os rogos e os pedidos feitos, mentalmente pelos irmãos presentes, unidos fraternalmente na Cadeia de União.

O homem maçom é um livre pensador!

Precisamos convir que vivemos em Loja e fora dela, as influências das energias circulantes.

Somos individual e coletivamente, um somatório de energias.

Emitimos e captamos energias.

Lembremos das velas que iluminam o Templo!

Uma vela acesa permite que o número de velas necessárias para um determinado Grau que, acontece em Loja, sejam todas acesas em sua chama.

Mesmo, - cedendo a luz de sua chama, a vela que permite que sejam acessas as demais velas continua flamejante, não perde a intensidade de sua luz, até que termine sua composição formada por materiais orgânicos ou minerais, - velas de cera ou parafina, ou seja apagada ritualisticamente.

Desta forma, precisamos nos conscientizar da importância das nossas doações energéticas, pois, com a luz que emana, irradia de cada um de nós, irmãos maçons, é que contribuiremos positivamente para que a paz, o perfeito entendimento, a união e a concórdia se estabeleçam, para a formação da Egrégora renovadora, encorajadora, moderadora, pacífica, prudente, fraterna e amorável,  continue permanecendo conosco, nos conduzindo de forma segura pelos caminhos do mundo.

Até que na próxima Sessão possamos repetir, todos estes procedimentos, capaz de nos tornar verdadeiramente irmãos, aptos ao trabalho de contribuirmos positivamente com nossos amados familiares, irmãos e amigos.

Também o de mantermos sempre o ideal de tonarmos feliz a humanidade.

Lembremos sempre que certas discussões apenas promovem vaidades!

Temos o direito de pensarmos diferente sobre vários temas e assuntos, porém não podemos jamais impor aos outros, aos demais irmãos maçons, as nossas próprias "verdades".

Bom dia meus irmãos.


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SECRETA OU DISCRETA - fonte A ARTE REAL



Secreta ou discreta?

Responderia que as duas coisas.

Esta é, provavelmente, a origem dos grandes anátemas lançados sobre a Ordem Maçônica, seja pelas Igrejas, principalmente pelos papas da Igreja Católica, desde a condenação constante da bula In Eminenti Apostolatus Specula, de Clemente XII, de 28 de Abril de 1738, seja por chefes de Estado e governantes: a Maçonaria é «secreta», porque tem um «segredo» que não revela a ninguém, logo pratica o mal ou comete atos ilícitos.

Mesmo em sociedades democráticas como a nossa, onde é suposta a liberdade de associação nos termos legais, a Maçonaria é frequentemente fustigada por causa do seu suposto secretismo. De tal modo que, dentro da Ordem e das diferentes Obediências e Potências em que esta se organiza, o assunto é recorrente, sendo tema comum a defesa da necessidade da Maçonaria se «abrir», o que quer dizer, se «explicar» ao mundo profano.

Ainda entre nós, a recente aprovação de uma lei parlamentar que visa, essencialmente, pôr cobro ao «segredo» sobre a identidade maçônica dos titulares de certos cargos públicos, de novo trouxe a questão para a ribalta. O debate, em que qualquer um participou, e os seus resultados não foram os mais gratificantes.

Deixando de lado a dimensão profana do tema, como deve, a meu ver, considerar-se a Maçonaria: como uma Ordem secreta, discreta, ou disponível para a devassa pública?

Por mim, entendo que a Maçonaria deve ser uma Ordem secreta, por mais antipática que possa ser a expressão. Como advogo que não tem de «abrir-se» ao mundo profano, ou melhor, que não deve transformar-se numa espécie de praça aberta aos curiosos que a queiram conhecer de fora.

As razões são muito simples.

A primeira, porque numa sociedade democrática não devem existir quaisquer impedimentos à livre associação dos indivíduos, que deverão poder fazer, dentro das portas que lhe pertencem, o que muito bem entenderem desde que não infrinjam a lei.

Ora, a obrigatoriedade legal de declaração de pertença a uma determinada associação envolve, por si só, um juízo censório da entidade visada e dos seus membros. Admito que essa declaração possa constituir-se obrigatória, em razão de eventuais interesses patrimoniais que nela existam e que poderão ser conflitantes, ou delimitadores, do exercício de certos cargos públicos, mas não por se desconhecer o que se faz dentro das portas dessas associações.

Se há reservas quanto a isso, o Estado que as proíba, ou exija mais requisitos para autorizá-las legalmente. Não deixa de ser um raciocínio discriminatório e preconceituoso (o que se fará nas reuniões da direção das inúmeras associações de natureza civil, que decorrem à porta fechada e onde a minha entrada não é – e muito bem – autorizada?), mas sempre seria um jogo um pouco mais limpo.

Agora, autorizar-se uma organização e, em seguida, impor-lhe obrigações que colidem com a sua própria idiossincrasia é que me parece moralmente abjeto.

A segunda, porque, como já desde o século XVIII nos lembrava o Ir.’. Giacomo Casanova, «o segredo da maçonaria é por sua própria natureza inviolável, visto que o maçom que o sabe só o sabe por que o adivinhou. Não o aprendeu de ninguém. Descobriu-o de tanto frequentar a loja, observar, raciocinar e deduzir. Ou seja, o segredo maçônico, íntimo e iniciático, é, por natureza, intransmissível.

Ele é resultado de uma vivência individual realizada no coletivo da Loja e, por isso, não há palavras que o possam descrever com rigor. Nem tem de ser descrito, muito menos em decorrência de qualquer obrigação legal, sob pena da mesma violar grosseiramente a Constituição da República Portuguesa, no seu artigo 41º, que garante separadamente, repito, separadamente, “a liberdade de consciência, de religião e de culto”.

Nesta medida, a Maçonaria é, sim, secreta, e assim tem de continuar a ser. Tem, e não “deve”, porque essa opção não se poderá colocar, a não ser que a Maçonaria deixe de ser uma Ordem Iniciática e passe a ser outra coisa qualquer.

A terceira, porque quem quiser conhecer a Maçonaria tem uma boa solução: tornar-se maçon. Se for “livre e de bons costumes”, certamente que não lhe será negada a entrada no Templo. Embora, se só cá vier para saciar a curiosidade, como infelizmente frequentemente sucede nas mais distintas Obediências e Oficinas, provavelmente não virá cá fazer nada, e, algumas poucas sessões depois, desaparecerá, com prejuízo para todos.

A quarta, porque tudo o que se faz, ritual e liturgicamente, na Maçonaria só é segredo para quem quiser. Porque, qualquer amanuense destes assuntos encontrará tudo, mas tudo é tudo mesmo, sobre os trabalhos maçônicos, seja em livros, seja na net. A Maçonaria, desse ponto de vista, é uma organização aberta, que só consideraremos discreta, apenas porque não escancara a sua atividade a quem passa nas ruas. Embora qualquer um possa ir a uma livraria ou a um site e ficar a conhecer o que lá se faz.

Por conseguinte, parece-me que há coisas onde se não deve mexer, sob pena de estragá-las: quem se sentir mal com o «secretismo maçônico», não terá provavelmente entendido em que ele consiste. 

E quem achar que a Maçonaria se tem de explicar ao mundo profano deverá reservar-se para outro gênero de atividades.


janeiro 16, 2022

COMO OS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS “INVENTARAM” OS BANCOS - Tim Harford



Na Fleet Street, uma das mais movimentadas do centro de Londres, a dez minutos à pé da Trafalgar Square, existe um arco de pedra pelo qual muita gente pode passar e viajar no tempo templários.

Um pátio tranquilo leva a uma capela estranha, circular, e a uma estátua de dois cavaleiros em cima de um único cavalo. A capela é a Temple Church, construída pela Ordem dos Templários em 1185, quando ficou conhecida como a “casa londrina dos Cavaleiros do Templo”.

Mas a Temple Church não tem apenas uma importância arquitetónica, histórica e religiosa. Ela foi também o primeiro banco de Londres.

Os cavaleiros templários eram monges guerreiros. Era uma ordem religiosa, com uma hierarquia inspirada na teologia e uma missão declarada – além de um código de ética -, mas também um exército armado e dedicado à “guerra santa”.

Mas então como é que eles chegaram ao negócio dos bancos?

Os templários dedicaram-se inteiramente à defesa de peregrinos cristãos a caminho de Jerusalém. A cidade tinha sido capturada na primeira Cruzada em 1099, e ondas de peregrinos começaram a chegar, viajando milhares de quilómetros pela Europa. Esses peregrinos precisavam, de alguma forma, pagar meses de comida, transporte e acomodação para todos eles, sem terem de carregar grandes somas de dinheiro consigo – já que isso os tornaria alvo fácil para ladrões.

Afortunadamente, os Templários tinham uma solução. Um peregrino podia deixar o seu dinheiro na Temple Church em Londres e depois recebê-lo de volta em Jerusalém. Em vez de carregar o dinheiro até lá, ele só precisaria de levar uma carta com o crédito. Os Cavaleiros do Templo eram a Western Union (conhecida empresa que faz transferência de dinheiro entre países) das Cruzadas.

Não se sabe exatamente como é que os Templários faziam este sistema funcionar, nem como se protegiam contra fraudes. Havia um código secreto para verificar o documento e a identidade do viajante?

Banco privado

Os Templários não foram a primeira organização no mundo a oferecer este tipo de serviço. Diversos outros países tinham feito isto antes, como a dinastia Tang na China, que usava o “feiquan” (dinheiro voador), um documento de duas vias que permitia a comerciantes depositarem os seus lucros num escritório regional e depois receberem o seu dinheiro de novo ao chegar à capital.

Mas este sistema era operado pelo governo. O sistema bancário oferecido pelos Templários funcionava muito mais como um banco privado – embora pertencesse ao papa – aliado a reis e príncipes ao redor da Europa e gerido por um grupo de monges que tinham feito voto de pobreza.

Os Cavaleiros do Templo fizeram muito mais do que apenas transferir dinheiro por longas distâncias. No seu livro Money Changes Everything (“Dinheiro muda tudo”, em tradução livre), William Goetzmann diz que eles ofereciam uma série de serviços financeiros reconhecidamente avançados para a época. Se alguém quisesse comprar uma ilha na costa oeste de França – como o rei Henrique III da Inglaterra fez nos anos 1200 com a ilha de Oleron, a noroeste de Bordeaux -, os Templários poderiam ajudar a fechar o negócio.

Henrique III pagou 200 libras por ano durante cinco anos aos Templários em Londres, e quando os seus homens tomaram a posse da ilha, os Templários zelaram para que o vendedor recebesse todo o seu dinheiro. Ainda nos anos 1200, as Jóias da Coroa foram mantidas no Templo como uma forma de segurança para um empréstimo – com os Templários actuando como uma espécie de casa de penhores.

Os Cavaleiros do Templo não foram o banco da Europa para sempre, claro. A Ordem perdeu a sua razão de existir depois de os cristãos europeus perderem completamente o controle de Jerusalém em 1244, e os Templários terem sido dissolvidos por completo em 1312.

Então quem assumiu esta função bancária que eles deixaram?

Se tivesse presenciado a grande feira de Lyon em 1555, poderia conhecer a resposta. Ela foi o maior mercado para comércio internacional de toda a Europa. Nesta edição da feira, começaram a circular rumores sobre a presença de um comerciante italiano que estava a fazer uma fortuna no local.

Ele não estava a comprar, nem a vender nada. Tudo o que ele tinha à frente era uma mesa e um tinteiro. Dia após dia, ele recebia comerciantes e assinava pedaços de papel – e, de certa forma, ficava rico.

Os moradores locais olhavam para ele com suspeita. Mas para uma nova elite internacional das grandes casas de mercadoria da Europa, as suas atividades eram perfeitamente legítimas. Ele estava a comprar e a vender dívidas – e, ao fazer isto, estava a gerar um considerável valor económico.

Um comerciante de Lyon que quisesse comprar, digamos, lã de Florença, poderia ir a este banqueiro e pedir um tipo de empréstimo chamado de “conta de troca”. Era um documento de crédito, que não especificava a moeda de transação. O seu valor era expressado em “ecu de marc”, uma moeda privada usada por essa rede internacional de banqueiros.

E se os comerciantes de Lyon ou seus agentes viajassem para Florença, a “conta de troca” do banqueiro de Lyon seria aceite pelos banqueiros de Florença, que trocariam sem problemas o documento pela moeda local.

Através dessa rede de banqueiros, um comerciante local podia não só trocar moedas, mas também “traduzir” o seu valor de compra em Lyon pelo valor de compra em Florença, uma cidade onde ninguém tinha ouvido falar sobre ele. Era um serviço valioso, que valia a pena.

De meses a meses, agentes dessa rede de banqueiros encontravam-se em grandes feiras como a de Lyon, conferiam as suas anotações e acertavam as contas entre si.

O nosso sistema financeiro de hoje tem muito a ver com este modelo.

Um australiano com um cartão de crédito pode fazer compras num supermercado de Lyon. O supermercado aprova o pagamento junto de um banco francês, que fala com um banco australiano, que aprova o pagamento ao comprovar que ele tem o dinheiro em conta.

Contrapontos

Mas esta rede de serviços bancários também teve o seu lado obscuro. Transformando obrigações pessoais em dívidas negociáveis internacionalmente, estes banqueiros medievais passaram a criar o seu próprio dinheiro privado, fora do controle dos reis da Europa.

Ricos e poderosos, eles não precisavam de se submeter às moedas soberanas dos seus países… o que de certa forma ainda é feito hoje em dia. Os bancos internacionais estão encerrados numa rede de obrigações mútuas difícil de entender ou de controlar.

Eles podem usar o seu alcance internacional para tentar contornar impostos e regulamentações; e considerando que as dívidas entre eles são um tipo claro de dinheiro privado, quando estes bancos estão fragilizados ou com problemas, o sistema monetário de todo o mundo também fica vulnerável.

Nós ainda estamos a tentar entender o que fazer com estes bancos. Não podemos viver sem eles, ao que parece, mas também não temos a certeza de que queremos viver com eles. Os diversos Governos há muito tempo que procuram formas de os controlar.

Às vezes, esta abordagem tem sido na base do “laissez-faire” (“deixar fazer”), outras vezes não. Poucos governantes têm sido mais duros com os bancos do que o rei Filipe IV, de França. Ele devia dinheiro aos Templários, e eles recusaram-se a perdoar seu débito.

Então, em 1307, no local onde hoje fica a estação Temple do metro de Paris, Filipe lançou um ataque ao Templo de Paris – o primeiro de uma série de ataques por toda a Europa. Os templários foram torturados e forçados a confessar todos os pecados que a Inquisição pudesse imaginar. A ordem acabou por ser dissolvida pelo papa.

O Templo de Londres foi alugado a advogados e o último Grão-Mestre dos Templários, Jacques de Molay, foi trazido para o centro de Paris e publicamente queimado até à morte.

O GALO - Ir.'. Bruno Macedo


Os sírios, os egípcios devido a sua plumagem avermelhada e terminando na crista em um vermelho intenso associam o galo ao simbolismo Solar e do fogo. Chamavam-no também de o nobre matutino do sol.

Na cultura dos povos africanos, o galo é visto como cooperador do deus Olurum. Ele foi numa missão à terra junto com o seu primogênito Obatalá para organizar o caos primordial. 

Os ciganos, por sua vez, enxergavam o galo como o anunciador do dia e da luz. 

Para os gregos, o galo simbolizava Alectrion, a sentinela celeste que avisava o mundo sobre a chegada do sol.

Na tradição cristã, os cristãos adotaram o Galo como símbolo do arauto anunciador das boas novas. Não há dúvidas de que o cristianismo foi influenciado pelos cultos solares da antiguidade. Segundo uma tradição divulgada pelos cultos mitraístas, o galo cantou no momento do nascimento de Mitra. Por essa razão, o mito viria a ser incorporado pelos Bispos de Roma, dando origem à conhecida Missa do Galo, realizada na passagem do dia 24 para o 25 de dezembro, marcando o nascimento de Jesus. Não há comprovação histórica de que Jesus tenha nascido nessa data, mas nessa data se comemorava o nascimento de Mitra, e foi adotado pela Igreja Romana para fundir os dois cultos, já que esse culto à esse deus persa era muito forte entre os romanos. As datas também correspondem o início do solstício de inverno (hemisfério norte) que os mitraístas costumavam celebrar o culto ao Deus Sol.

Nas tradições esotéricas e iniciáticas, o galo é visto como símbolo da vigilância e da mente perpetuamente desperta. 

Na alquimia era usado para simbolizar o mercúrio filosófico, isto é, o princípio em que desperta a “alma para Grande Obra”, possibilitando sua transmutação e exaltando o princípio da pureza, da inteligência e da sabedoria. 

Na astrologia, o planeta mercúrio rege a expressão da verdade, pois é o enviado de Deus. Representa Apolo, deus do sol e simboliza a luz. No mesmo sentido, usando as correspondências e analogias, o Galo é o gerador da esperança, o anunciador da Ressurreição, pois o seu canto marca a hora sagrada do alvorecer, ou seja, o triunfo da luz.

O Galo na Maçonaria é, pois uma mistura de muitas tradições, mas, sobretudo de muito significado interno e pessoal; representa-nos a verdadeira busca do trabalho interno, a luta constante da parte escura de nosso ser, o buscar em nosso interior e entre as trevas algo de claridade, o estar alerta e vigilante para uma vez descobertas as trevas poder dissipá-las com a chama do trabalho dado pela luz externa; mas, às vezes é o despertar de cada dia daquela ignorância em que poderíamos cair, se nos deixamos rodear pelos profanos do mundo que nos poderia fechar os olhos ou deslumbrar com uma falsa luz. O galo não só deve estar presente em nossa Iniciação como também estar presente sempre ao longo de nosso despertar diário tanto físico como espiritual.

Portanto, o Galo é mais do que um arquétipo que fundamenta uma ordem moral e social. Ele é o símbolo da Verdade, da Vida e da Sabedoria; o galo é a própria Luz. O Galo é o arauto de si mesmo, no movimento constante de meditar e despertar a consciência, exercitando – a vigilância dos defeitos e dos erros; e a perseverança na busca do conhecimento e da verdade como norteadores no aprimoramento espiritual, intelectual, moral e social. Por essas razões, não deixe de alimentar o Galo.

janeiro 15, 2022

SABEM DO QUE SÃO FEITOS OS DIREITOS? - Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral:


 “Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens?

Sentem o seu cheiro?

Os direitos são feitos de suor, de sangue, de carne humana apodrecida nos campos de batalha, queimada em fogueiras!

Quando abro a Constituição no artigo quinto, além dos signos, dos enunciados vertidos em linguagem jurídica, sinto cheiro de sangue velho!

Vejo cabeças rolando de guilhotinas, jovens mutilados, mulheres ardendo nas chamas das fogueiras!

Ouço o grito enlouquecido dos empalados.

Deparo-me com crianças famintas, enrijecidas por invernos rigorosos, falecidas às portas das fábricas com os estômagos vazios!

Sufoco-me nas chaminés dos Campos de concentração, expelindo cinzas humanas!

Vejo africanos convulsionando nos porões dos navios negreiros.

Ouço o gemido das mulheres indígenas violentadas.

Os direitos são feitos de fluido vital!

Pra se fazer o direito mais elementar, a liberdade,

gastou-se séculos e milhares de vidas foram tragadas, foram moídas na máquina de se fazer direitos, a revolução!

Tu achavas que os direitos foram feitos pelos janotas que têm assento nos parlamentos e tribunais?

Engana-te! O direito é feito com a carne do povo!

Quando se revoga um direito, desperdiça-se milhares de vidas …

Os governantes que usurpam direitos, como abutres, alimentam-se dos restos mortais de todos aqueles que morreram para se converterem em direitos!

Quando se concretiza um direito, meus jovens, eterniza-se essas milhares vidas!

Quando concretizamos direitos, damos um sentido à tragédia humana e à nossa própria existência!

O direito e a arte são as únicas evidências de que a odisseia terrena teve algum significado!”