março 01, 2022

O SUMO SACERDOTE NA TRADIÇÃO JUDAICA - Leibel Gniwisch

 


O Cohen Gadol, Sumo Sacerdote, mantinha a posição mais sagrada no Judaísmo. Seu cargo estendeu-se no decorrer da história, desde Aharon nos tempos antigos até a destruição do Segundo Templo. Seu trabalho era fiscalizar o serviço no Templo e agir como líder espiritual para o povo judeu. Sua responsabilidade mais proeminente era entrar no Santo dos Santos em Yom Kipur – quando o tempo, pessoa e local mais sagrados convergiam.

Os Antigos Sumo Sacerdotes

Quando o Tabernáculo foi construído no deserto, tornou-se necessário nomear um Sumo Sacerdote para fiscalizar seu serviço. Originalmente Moshê seria designado a assumir o cargo, mas segundo algumas tradições,1 ele perdeu aquele direito quando inicialmente se recusou a ser o mensageiro de D'us para libertar os judeus do Egito.

Embora suas intenções fossem puras – ele queria evitar ofender seu irmão mais velho aceitando o cargo mais prestigioso – sua hesitação demonstrou que a honra de Aharon era mais importante para ele que a ordem de D'us. Isso o tornou impróprio para o Sumo Sacerdócio, um cargo que necessitava de total subserviência ao Todo Poderoso,2 e Aharon se tornou o primeiro Sumo Sacerdote em seu lugar.

O Sumo Sacerdócio era para ser transmitido de pai para filho a menos que o filho fosse incapaz de servir.3 Com o falecimento de Aharon, o cargo foi assumido por seu filho Eleazar.4 Então, Pinchas, filho de Eleazar, tomou o manto e atuou durante a conquista de Israel da Terra Prometida.5

A família de Pinchas estava destinada a manter o Sumo Sacerdócio como uma recompensa pelo seu justo zelo.6 Aquele privilégio foi revogado, porém, e dado aos descendentes de Ithamar, o filho mais novo de Aharon, como resultado de dois erros graves que Pjnchas cometeu durante o reinado de Jephtha (988-982 AEC).7 O primeiro Cohen Gadol conhecido da família de Ithamar foi Eli, que atuou no Tabernáculo ao final de seu tempo em Shilo.8

Após sua destruição em Shilo, o Tabernáculo foi reconstruído em Nob {durante 13 anos9) e Guibeon {durante 44 anos10), e por fim substituído pelo templo do Rei Shlomo em 832 AEC.11 O primeiro Cohen Gadol a servir no Templo foi Zadok,12, um descendente de Pinchas.13 O Sumo Sacerdócio permaneceu em sua família até a construção do Segundo Templo.

Sumos Sacerdotes durante o Segundo Templo: Uma Rosa Entre os Espinhos

Embora o Primeiro Templo tenha contado com apenas 18 Sumo Sacerdotes durante seus 400 anos,14 mais de 300 atuaram durante os 420 anos do Segundo Templo!15 Vários foram justos, e seus serviços combinados por 141 anos. Proeminentes entre eles:

Yehoshua o filho de Jehozadak, o primeiro Cohen Gadol do Segundo Templo.

Shimon, o Justo, marcado como o último dos Homens da Grande Assembleia.16 Quando Shimon encontrou Alexandre, o Grande, em seu caminho para atacar o Templo, Alexandre se prostrou e prometeu tratar os judeus benignamente, explicando que antes de toda batalha ele tinha uma visão de Shimon liderando suas tropas para a vitória.17

Yishmael Ben Pabi, cuja morte foi dita ter terminado com o esplendor do Sumo Sacerdócio.18

Yohanan que liderou o povo judeu fielmente durante 80 anos e subsequentemente se tornou um Saduceu. A história de Yohanan inspirou o adágio:19 “Não tenha certeza de si mesmo até o dia em que você morrer.”20

A ascensão de Antiochus IV Epiphanes ao trono Selêucida em 175 AEC marcou o início do fim do verdadeiro Sumo Sacerdócio. Onias III, descendente de Zadok, atuava como Cohen Gadol na época. Uma vítima de falsas acusações, Onias foi deposto e substituído pelo seu irmão helenizado, Jason, que prometeu a Antiochus pagamentos de impostos mais altos dos judeus e uma secularização do serviço judaico mais sagrado. Poucos anos depois, Menaulus, um não-Cohen da tribo de Benjamin, prometeu a Antiochus uma grande soma de dinheiro pela posição de Cohen Gadol. Seu desejo foi concedido com a ajuda do exército Selêucida.21

Assim começou a prática de comprar o Sumo Sacerdócio do governo que continuou {com algumas exceções) durante a época Hasmoneana e a soberania romana. Isso explica o número extremamente alto de Cohen Gadols durante esse periodo(cerca de 285 em 279 anos), pois a maioria morreu quando entrava no Santo dos Santos em Yom Kipur.22 Muitos daqueles Sumo Sacerdotes ignoravam as exigências de seus cargos, e alguns eram saduceus que zombavam da prática religiosa aceita.

A Mishná 23 exigia que os sábios perguntassem ao Cohen Gadol se ele já havia aprendido como realizar o serviço de Yom Kipur; outra Mishná tem o voto do Cohen Gadol de que ele realizaria adequadamente a cerimônia do incenso. Os saduceus eram da opinião de que o ritual tinha sido mal interpretado pelos rabinos e havia certo risco de que o Cohen Gadol fosse seguir o método dos saduceus.24

O último Cohen Gadol do Segundo Templo foi Pinchas Ben Shmuel de Havta {68-70 EC) que foi colocado no cargo pelos zelotes durante o cerco romano a Jerusalém. Em vez de olhar para as prestigiosas famílias sacerdotais por um sucessor valioso. Os zelotes escolheram Pinchas por sorteio de dados. Este desrespeito pelo sagrado oficio foi deliberado; os zelotes pretendiam enfraquecer a autoridade do Cohen Gadol para que eles pudessem manter o poder.25 Alguns dizem que Pinchas era um pobre cortador de pedras que precisava de ajuda financeira de seus colegas sacerdotes, enquanto outros declaram que ele era independente e rico.26

A destruição do Segundo Templo trouxe um final abrupto para o cargo de Sumo Sacerdote

O Papel do Sumo Sacerdote: A Ocupação Mais Sagrada

No Tanach, o Cohen Gadol é chamado “o sacerdote chefe”27 e “supervisor da Casa de D'us.”28 Ele estava no topo de uma vasta cadeia de comando, encarregado de dirigir as operações no Templo. Por exemplo, quando artefatos sagrados precisavam ser selados para protegê-los de profanação, o selo do Cohen Gadol era a marca final da aprovação.29 Seu dia começava com a oferenda diária de farinha: uma isaron30 de farinha, fervida e assada em 12 pães. Seis eram queimados sobre o altar na manhã e os outros seis eram queimados à tarde.31

O Talmud Yerushalmi registra que muitos Sumos Sacerdotes participavam ativamente na totalidade do serviço diário do Templo, enquanto outros eram escolhidos para aceitar uma carga de trabalho menor.32

Os Urim e Thumim

Quando uma decisão de importância nacional era necessária, o Sumo Sacerdote era consultado. Dentro da dobra do peitoral do Sumo Sacerdote estavam os Urim e Thumim (luzes e perfeições), que serviam como um oráculo, uma resposta divina se o povo judeu deveria ou não assumir um certo rumo de ação.

Em Prece

O Cohen Gadol também atuava como líder espiritual do povo judeu e era seu principal advogado em suas preces. Durante a era do Templo, pessoas que cometiam assassinato sem intenção eram exiladas nas cidades de refúgio até que o Sumo Sacerdote morresse, e então poderiam retornar a seus lares.

O Talmud relata que a mãe do Cohen Gadol fornecia alimento e roupas àqueles ali abrigados, para que eles não rezavam pela morte de seu filho e dessa forma apressar seu retorno para casa.34 Seus temores não eram infundados. As preces do Sumo Sacerdote em prol do povo judeu deveriam ter impedido os assassinatos involuntários, mas o fato de terem ocorrido é considerado sua falha.35 Por causa da sua posição de liderança e possível arrogância, os sábios obrigavam o Sumo Sacerdote a curvar-se no início e no final de cada bênção na Amida.36

O Serviço de Yom Kipur

O serviço de Yom Kipur espelhava o serviço típico das festas com os dois sacrifícios diários, incenso duas vezes ao dia, oferendas especiais das festividades, e o acendimento da menorá. Além disso, oferendas de expiação eram levadas para o Sumo Sacerdote, sua família, os sacerdotes, e a nação como um todo. Em Yom Kipur, no entanto, o Sumo Sacerdote era requisitado a cumprir sozinho todos os serviços.37 Uma oferenda adicional de incenso também era trazida; esse era o único serviço realizado no Kodesh HaKodashim, Santo dos Santos.

A princípio, quando o Sumo Sacerdote confessava na frente das pessoas, ele pronunciava o nome de D'us em sua forma original. Por fim, nas gerações posteriores eles foram forçados a ocultar seu pronunciamento nos cantos harmoniosos para que as pessoas não fizessem mal uso do Nome divino.38 Existia um grupo privilegiado de sábios que sabiam o nome; eles informavam somente os sacerdotes a quem consideravam merecedores.39

Quando Shimon, o Justo, morreu, os sacerdotes não usaram mais o nome pleno de D'us para abençoar o povo.40

Somente um Cohen Gadol casado tinha permissão de trabalhar no Templo em Yom Kipur. O Zohar41 explica que um homem solteiro é considerado manchado num nível de alma [pois ele contém somente metade da alma, a outra metade reside em sua alma gêmea) e assim, não pode servir neste dia sagrado.

As Vestes do Sumo Sacerdote: Vestido para a Glória

O Sumo Sacerdote usava oito vestes: quatro vestidas pelos outros sacerdotes, e quatro únicas a ele.42 A tradição judaica ensina que cada veste servia para expiar um pecado diferente43 e eram para honrar e glorificar aqueles que as vestiam.44

Todos os sacerdotes usavam:

Turbante (mitznefet ou migba’at). Um pano branco, com 16 cúbitos, de linho ao redor da cabeça.

Cinto (avnet). Com trinta e dois cúbitos de comprimento, feito de uma combinação de linho branco e azul, vermelho, e lã roxa.

Túnica (ketonet). Feita de linho branco, era medida pela altura do indivíduo e comprimento do braço de cada sacerdote, para garantir que suas mangas chegassem até o pulso e a barra escondesse o tornozelo.

Calças (michnatsayim). Feita de linho branco; medida acima do umbigo até o joelho de cada sacerdote.

Somente o Sumo Sacerdote vestia:

Avental (efod). Feito de lã azul, vermelha e lilás, linho branco, e filamentos de ouro, o avental ao redor das costas do corpo do Sumo Sacerdote, era amarrado na frente, e chegava aos tornozelos. Duas tiras saíam de trás, passavam sobre os ombros do Sumo Sacerdote, onde uma correia de ouro as conectava com o cinturão. Ao final das tiras havia duas pedras (avnei shoham) sobre as quais os nomes das doze tribos eram inscritos.

Peitoral (choshen). Um quadrado de meio cúbito, feito de lã azul, vermelha e roxa, tiras de ouro, e linho branco. Tiras de ouro eram costuradas no material que segurava quatro pedaços de pedras preciosas; eram doze no total, e sobre cada uma estava inscrita o nome de uma tribo.45 Os Urim e Tumim eram colocados dentro da sua dobra. Como era necessário que todas as letras do alfabeto hebraico fossem disponíveis para responder a uma pergunta feita aos Urim e Tumim, as palavras “AAvraham, Yitschac e Yaacov” e “shivtei y-h (tribos de D'us) também estavam gravadas sobre as pedras.46

Robe (me’il). Sem mangas, feito de lã azul, e vestido sobre a túnica e o cinto. Pequenos sinos e romãs pendiam do cinto.

Placa na testa (tzitz). Feitas de puro ouro, a placa tinha dois dedos de largura e ia de orelha a orelha. Era perfurada a cada lado,47 permitindo que uma tira de lã azul passasse por ali e fosse amarrada atrás da cabeça, colocando-a no lugar. Estava inscrita com as palavras “Sagrado para D'us.”48

Em Yom KIpur, o Sumo Sacerdote alternava entre usar as oito vestimentas inteiras e as quatro básicas. Além do cinto, que era feito de linho branco, as quatro vestes imitavam os sacerdotes comuns.49 As roupas brancas eram usadas durante os serviços que eram únicos ao Dia do Perdão (significando o passado limpo que Yom KIpur traz 50 .) As oito vestes (chamadas as “roupas douradas” na literatura judaica) eram colocadas quando realizavam os serviços comuns a todas as festas.51

A Nomeação do Sumo Sacerdote: Roupas, Óleo, e Pão Cozido

A Torá faz uma narrativa longa e detalhada da inauguração do primeiro Sumo Sacerdote. Os israelitas se reuniam no Tabernáculo, e Moshê – agindo como o Cohen Gadol Interino – levava uma série de sacrifícios, vestia Aharon e seus filhos com as vestes sacerdotais, ungia-os com óleo, e passava em suas orelhas, dedos das mãos e dedos dos pés.52 Aharon e seus filhos também levavam uma farinha inaugural que era para ser fervida, assada e frita antes de ser queimada sobre o altar.53

As únicas partes da cerimônia que estavam incluídas nas inaugurações subsequentes do Sumo Sacerdote eram a unção com óleo especial (shemen hamishchá), sendo vestidos com as oito vestes únicas ao Sumo Sacerdote, e a oferenda de farinha inaugural (minchat chinuch). Quando um Cohen Gadol se aposentava, se tornava ofendido ou morria, o Sanhedrin (a alta corte judaica) determinava se ele tinha um filho que fosse igual a ele em sabedoria e temor ao Céu. Se o temor ao Céu do filho era equivalente ao seu, ele seria apontado mesmo se fosse pequeno em sabedoria.54

Se o seu filho não era igual ou tinha outras ambições, o Sanhedrin procurava um candidato entre o restante dos sacerdotes. O termo Cohen Gadol se traduz literalmente como “o grande sacerdote”. O Talmud diz que ele deveria ser o maior sacerdote em piedade, força, beleza, sabedoria e riqueza. Se a corte encontrasse alguém que se encaixasse mas não tivesse dinheiro, os outros sacerdotes o tornariam afluente por eles mesmos.55

Durante sete dias, aquele nomeado para Sumo Sacerdote iria vestir as oito vestes, ser ungido com óleo, e servir no Templo Sagrado.56 Segundo outra tradição, ele não iria trabalhar no Templo até o sétimo dia.57 No sétimo dia, o nomeado queimava a oferenda de farinha inaugural – que era paralela à oferenda diária do Sumo Sacerdote (minchat chavitin) – e se tornava um pleno Cohen Gadol.

Durante o período do Primeiro Templo, após ler a profecia “O Eterno levará você e seu rei a quem você estabeleceu acima, a uma nação desconhecida a você,”58 o Rei Josiah via isso como um sinal ofensivo e queimou o óleo de unção, com medo que seria perdido.59 A partir de então, todos os Sumos Sacerdotes eram nomeados usando somente as oito vestes e a oferenda de farinha.60

A Conduta Pessoal do Sumo Sacerdote: Santidade e Pureza

Ser o indivíduo mais sagrado no Judaísmo vinha com algumas restrições. Como era necessário para as pessoas manterem a maior reverência por ele, o Cohen Gadol não podia ser visto tomando banho ou cortando o cabelo.61 Ele também era proibido de se tornar impuro fazendo contato com os mortos, mesmo quando fossem parentes que sacerdotes regulares podiam tocar.62

O Cohen Gadol era permitido de enterrar um meit mitsvá, um corpo morto que ele encontrasse na estrada enquanto caminhava sozinho. Se alguém mais estivesse com o sumo Sacerdote na hora, o outro indivíduo deveria fazer o enterro.63

Como o estado sagrado do Sumo Sacerdote superava aquele do sacerdote comum, suas restrições conjugais se estendiam além das deles também. Enquanto um sacerdote comum pode desposar uma viúva, o Sumo Sacerdote não podia desposar uma mulher que já tivesse sido casada ou tivesse tido relações conjugais.64

Além do rei, o Cohen Gadol era honrado além de qualquer pessoa no Judaísmo.65 Por exemplo, se alguém tivesse a possibilidade de salvar somente uma pessoa do cativeiro, o Cohen Gadol devia ser resgatado antes de qualquer outra. Interessante, isso se aplica somente se o Sumo Sacerdote for um erudito de Torá. A Mishná explica: “Um erudito de Torá de nascimento ilegítimo precede um Sumo Sacerdote ignorante.”66


E, igualada a honra concedida a um rei, a pessoa estava obrigada a ficar de pé quando via o Sumo Sacerdote até que ele deixasse seu campo de visão.67


Aharon na Cabala: O Atendente da Noiva


No casamento cósmico entre D'us (o Noivo) e o povo judeu (a noiva), Moshe e Aharon têm papéis opostos. Moshê, que representava a verdade suprema, devia ajudar o povo a ver a realidade Divina.


D'us não é afetado pelo tempo e espaço. Embora Ele tenha criado o mundo, sua produção não O mudou de maneira alguma. “Tu fostes [o mesmo] antes de o mundo ser criado; Tu és [o mesmo] desde que o mundo foi criado.68 Sob essa perspectiva transcendente, o mundo não é o que parece. Quando olhamos para fora da janela, não estamos vendo árvores e pássaros; estamos vendo D'us na forma de árvores e pássaros. Essa visão do mundo é toda abrangente. Se tudo é meramente uma extensão da unicidade de D'us, não há lugar para auto-centrismo ou até auto-percepção. Nossos conflitos e historias individuais se tornam de segundo plano numa realidade mais elevada que unifica todas as experiências numa única existência homogênea. Essa perspectiva é chamada “unidade mais alta”, e seu primeiro proponente foi Moshê, shushvina d’Malka, “o atendente do Noivo (D'us).”

Aharon, o primeiro Sumo Sacerdote, tinha uma abordagem diferente. O Zohar 69 refere-se a ele como shushvina dematrunita, “o atendente da noiva (o povo judeu).”

As circunstâncias particulares de cada pessoa eram importantes para ele. Ele queria que os judeus buscassem a D'us de dentro das suas experiências. Ele promoveu a “unidade mais baixa”, na qual a ocultação de D'us nos faz ver a criação como é. Apesar disso, nos esforçamos para elevar a nós mesmos lentamente, através de anos de trabalho, para dedicar nossas vidas mundanas ao serviço Divino.70

NOTAS

1. Zevachim 102a; Rashi, Shemot 4:14.

2. Tzeidá Laderech, Rashi, Shemot 4:14.

3. Rashi, Vayicrá 16:32; Mishnê Torá, Klei Hamicdash 4:20.

4. Bamidbar 20:28.

5. I Crônicas 9:20, Talmud Yerushalmi, Yoma 5:1. Veja também Shofetim 20:28.

6. Bamidbar 25:8; Zevachim 101b e Rashi lá. Rav Ashi diz que foi uma recompensa por manter a paz entre os israelitas que se estabeleceram na Terra e as tribos de Reuven e Gad, que ficaram do outro lado do Jordão. Veja Yehoshua 22:30.

7. Sua recusa em anular o voto de Jefté a respeito de sua filha (Shofetim 11:35) e sua incapacidade de evitar a guerra civil com os efraimitas (Shofetims 12).

8. Tanna Devei Eliyahu Rabá 11. O Tabernáculo estava em Shiló entre 1258–889 AEC. Se o reinado de Jefté terminou em 982, e Finéias era o Sumo Sacerdote na época, Eli teria ocupado essa posição no século final de Shiló.

9. Talmud Yerushalmi, Meguilá 1:12.

10. Zevachim 118b.

11. Melachim 6-7; data is do Seder Olam Rabá 15.

12. 29:22; Rashi e Radak, ibid. 5:36.

13.  5:30-34. O sumo sacerdócio foi devolvido à sua família por causa dos erros dos filhos de Eli em I Samuel 2: 22-24. Veja ibid. 35 e Tanna Devei Eliyahu Raba 11.

14. Yoma 9a. Veja Tosafot lá e Rashi, Radak para Crônicas I, 5:36 para números alternativos. Veja o apêndice do Talmud Yoma de Schottenstein vol. 1 para uma discussão abrangente sobre as opiniões divergentes.

15. Yoma loc. cit.

16. Avot 1:2.

17. Yoma 69a.

18. Sotá 49a.

19. Avot 2:4.

20. Berachot 29a.

21. II Macabeus 4-5.

22. Yoma 9a.

23. Yoma 1:3.

24. Ibid. 1:5. Os rabinos (fariseus) eram da opinião que o incenso deveria ser colocado nas brasas dentro do Santo dos Santos. Os saduceus argumentavam que ele deveria ser queimado na antecâmara (Heichal) e carregado para o Santo dos Santos enquanto ainda emitia fumaça. Talmud, Yoma 19b.

25. Josephus (Guerra dos Judeus, Livro IV §151-158).

26. Tosefta Yoma 1:6.

27. II Melachim 25:18.

28. I Chronicles 9:11; II Chronicles 31:13.

29. Talmud Yerushalmi, Shekalim 5:2. Uma passagem sobre isso: O Talmud relata que após a história de Chanucá, os macabeus não conseguiram encontrar uma jarra de óleo com o selo do Sumo Sacerdote intacto. Shabat 21b.

30. Medida igual a 10,5 xícaras ou 3 libras de farinha.

31. Mishnê Torá, Maassê HaCorbanot 13:2.

32. Yoma 1:2.

33. Bamidbar 27:21; veja tambémI Shmuel 5:23, 10:22 e 14:4.

34. Bamidbar 35:25; Mishnê Torá, Rotzeiach 7:8. Algumas razões são fornecidas para esta referência. O Talmud Yerushalmi (Yoma 7: 3) diz que a morte de um justo é expiada. Maimônides escreve em seu Guia para os Perplexos (3:40) que, após a morte do Sumo Sacerdote, o parente do morto não carregará mais má vontade para com o assassino, pois “É um fenômeno natural que encontramos consolo em nosso infortúnio quando o mesmo infortúnio ou um maior ocorre a outra pessoa. Entre nós, nenhuma morte causa mais dor do que a do Sumo Sacerdote.” Rashi (Bamidbar 35:25) diz que o Sumo Sacerdote deveria ter rezado para que tais mortes não ocorressem.

35. Makot 11a.

36. Berachot 34a.

37. Bamidbar 16; Mishnê Torá, Yom Hakipurim 1:1–2.

38. Talmud Yerushalmi, Yoma 3:7; Mishnê Torá, Yom Hakipurim 2:6. O Talmud não fornece um exemplo desse uso indevido. Há um antigo documento judaico chamado Toledot Yeshu que atribui os milagres de JC à sua apropriação do nome divino. Muitos estudiosos judeus proeminentes (Tosefot é um exemplo), no entanto, consideram esta fonte não histórica.

39. Kidushin 71a.

40. Yoma 39b.

41. Parte 3, 7b. Veja Likutei Sichot 17, pág. 176. Este é um contraste interessante com o mandato cristão de que os padres sejam celibatários. No judaísmo, o casamento é considerado sagrado e desejável.

42. Shemot 28:6–43; Mishná Yoma 7:5.

43. Zevachim 88b.

44. Shemot 28:2,40.

45. Rambam em Mishnê Torá, Klei Hamicdash 9:7 e Rashi em Shemot 28:21 opinam que a ordem das tribos nas pedras do peitoral é paralela à sua ordem de nascimento: Reuven, Shimon, Levi, Yehuda, Dan, Naftali, Gad, Asher, Izachar, Zevulum, Yossef e Beniamim. Outra tradição, trazida em Bamidbar Rabá 2:7, tem os filhos de Léa listados primeiro, seguidos pelo restante das tribos em ordem de nascimento: Reuven, Shimon,Levi, Yehuda, Izachar, , Zevulum, Dan, Naftali, Gad, Asher, Yossef e Beniamin.

46. Mishnê Torá loc cit. escreve que “shivtei y-h” foi escrito, mas o Talmud em Yoma 73b tem “shivtei yeshurun (Tribos de Yaacov).”Ver Kesef Mishnê ibid. para uma possível reconciliação. Mishnê Torá postula que os antepassados foram escritos na pedra de Reuven e "shivtei y-h" na de Beniamin. Outros (Chizkuni em Shemot 28:21 e Bachya em 28:15) dizem que as letras foram divididas entre todas as doze pedras.

Consulte Living Torá em Shemot 28:21do Rabino Aryeh Kaplan para uma discussão sobre quais pedras preciosas foram usadas.

47. De acordo com Rashi em Shemot 28:37, havia três perfurações: uma de cada lado e uma terceira na parte superior central. Este buraco também tinha uma tira azul inserida; era para se inclinar sobre o turbante do Sumo Sacerdote e se juntar ao outro atrás de sua cabeça.

48. O acima é baseado em Mishnê Torá, Klei Hamicdash 8–9.

49. De acordo com o Rabino Eleazar em Yoma 12b, o cinto do sacerdote comum também era de linho. Entretanto, a Lei Judaica apóia Rebi, que afirma que o cinto do sacerdote comum era feito de lã e linho coloridos. Mishnê Torá, Klei Hamicdash 8:1–2.

50. Yeshayahu 1:18, “Sejam seus pecados como o carmesim, eles podem tornar-se brancos como a neve; se forem vermelhos como lã tingida, podem se tornar como lã”.

51. Mishnê Torá, Yom Hakipurim 2:1.

52. Vayicrá 8.

52b - Horayot 12a.

53. Ibid. 6:13-14.

54. Mishnê Torá, Klei Hamicdash 4:20.

55. Yoma 19a; Mishnê Torá, Klei Hamicdash 5:1.

56. Raavad em Mishnê Torá, Klei Hamicdá 4:13.

57.- Mishnê Torá, Klei Hamicdá 4:13.

58.- Devarim 28:36.

59.- Governante do reino de Yehuda entre 649–609.

60.- Klei Hamicdash 5:3.

61.- Mishnê Torá, 

62.- Leviticus 21:11; Mishnê Torá, Avel 3:6. Um Cohen poderia tornar-se impuro por seus sete parentes mais próximos: pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã solteira ou esposa. Vayicrá 21:2–3; MishnêTorá, Avel 2:7.

63.- Nazir 47b; Mishnê Torá, Avel 3:8.

64.- Vayicrá 21:13–15; Mishnê Torá, Issurei Biá 17:11 e Ishut 1:8.

65.- Vayicrá 21:10; Tosefta Sanhedrin 4:1.

66.- Horayot 13a.

67.- Jtalmud Yerushalmi, Bicurim 3:3.

68.- Rezas matinais.

69.- Parte 3, 20a.

70.- Baseado noTanya, capítulo 20; Likutei Sichot Vol. 7, pág. 298.

El rabino Leibel Gniwisch reside actualmente, junto con su esposa, en Brooklyn, Nueva York, donde recibió su ordenación rabínica. Ha enseñado derecho judío en varias escuelas de los Estados Unidos. Le apasionan los estudios y la escritura judía y espera publicar un libro algún día.

FONTE: Chabad.org

fevereiro 28, 2022

MAÇONS ALERTA, TENDE FIRMEZA...." - Roberto Ribeiro Reis




Roberto Ribeiro Reis  da ARLS Esperança e União 2358 de Rio Casca-MG é intelectual e poeta maçônico.


Em tempos de guerra, 

A nossa amada Terra 

Padece em aflição;

O ser corrompe a história, 

Nessa sedenta luta inglória, 

Permeada de ambição. 


Imbuído dum pseudo poder, 

O homem parece não temer 

O Malhete da luz Infinita;

Subjuga toda Soberania, 

Vis-à-vis a beligerante ousadia 

Que ao Anjo Caído imita. 


Passos tortos, sem esquadria, 

Afastam-no de sua harmonia, 

E o que se vê é a decadência;

O homem sem o compasso

Só vê a matéria, um reles devasso, 

Perdido em sua indecência.


Sinto um sentimento nefasto, 

O da pedra que já não desbasto, 

A prova cabal da incerteza;

Mister invocar a Sabedoria, 

A força e a União que, um dia, 

Substituirão o caos pela Beleza. 


Pra ser valorizar essa vida

Nossa postura aguerrida

Valer-se-á de mil sacrifícios;

Saber que todo atual sofrimento

Ensejará nosso Renascimento, 

Sem a nódoa de todos os vícios!


Vven⛬ Obreiros da Arte Real, 

Artífices do Bem (e nunca do mal) 

Unamo-nos em nome de um Amor Completo! 

Se hoje infeliz nos é a história, 

Saibamos vencer a triste memória, 

À Glória do Grande e Universal Arquiteto!



fevereiro 27, 2022

MAÇONARIA NA UCRÂNIA - Traduzido de Masonic Network


Junto com o mundo, estamos assistindo com choque e terror às notícias que saem da Ucrânia. Nossos pensamentos e orações estão com todos os ucranianos que estão enfrentando dificuldades inimagináveis devido a nenhuma culpa própria.   É realmente de partir o coração saber que as pessoas que mais sofrerão serão os homens e mulheres inocentes que só desejam viver suas vidas em paz e liberdade.  

"A guerra nunca é gentil com inocentes".

Que o GADU tenha misericórdia de todos nós.

Diante da situação atual, vale a pena relembrar a história e o presente da maçonaria na Ucrânia.

Em um registro, a primeira loja chamava-se “dos Três Irmãos” foi criada na vila de Vyshnivka, em Volínia, em 1742, por nobres poloneses. Em Lviv, a primeira Loja foi a “Três Deusas” que surgiu  em 1758 (parte do Império Austro-húngaro).

A primeira loja em Malorossiya (Império Russo) foi estabelecida em Kiev em 1784 por oficiais russos. Um dos membros daquela loja que se chamava Bessmertie foi Hryhoriy Skovoroda. A loja foi criada em algum momento após a primeira Partição da Polônia. No ano seguinte, três Lojas apareceram em Kremenchuk: Marte, Dobry Pastyr e Minerva. A última, Minerva, foi transferida para as margens do Dnieper na cidade de Podolie Nemyriv. Sabe-se que a maçonaria existia em Kharkiv, Vinnytsia, Yekaterinoslav, Berdichev, outros. Mais tarde (1780-90) as Lojas de adoção existiram em cada uma das seguintes cidades Dubno, Kremenchuk, Zhytomyr e Kiev (Bessmertie e Tri kolonny). (Tri kolonny foi recriado em 1993.) No século XIX, a popularidade deles só aumentou em toda a Ucrânia.

Na Sloboda a Ucrânia existia uma Loja chamada "Palitsynska Akademia". A "Irmandade Secreta Malorusiana" que foi criada por V.Lukashevych e buscou a independência da Ucrânia, também estava ligada à maçonaria, que continuou a se espalhar rapidamente. Em Kharkiv, a mais famosa foi a Loja "Umirayushchiy Sfinks" (Esfinge Moribunda) que foi criada algum tempo depois de 1764, quando Kharkiv foi visitado por um professor da Universidade de Moscou Viganda.

Em 1822 Aleksander I emitiu uma ordem proibindo a Maçonaria e apesar de parecer efetivo, na verdade a maçonaria, desde então, simplesmente se tornou clandestina.

Em 24 de setembro de 2005, em Paris, no Grande Templo, a Grand National Lodge of France (GNLF) juntamente com a Grand Lodge of Austria consagrou a Grande Loja da Ucrânia (GLU). (a fonte: a página oficial da Grand Lodge da Ucrânia)

Atualmente, 14 Lojas estão (ou estavam) operando sob a jurisdição da Grand Lodge of Ukraine. Na Ucrânia, existem lojas nas seguintes cidades: Kiev, Lviv, Odessa, Ivano-Frankivsk, Drohobych, Zaporizhia, Kharkiv e Chernivtsi.

A Grande Loja da Ucrânia é reconhecida como uma Grande Loja regular por 133 jurisdições maçônicas regulares do mundo.

A última Assembleia Geral da GLU 2021 ocorreu em 11 de setembro, em Kiev. Lá aconteceu a instalação do Grão-Mestre da Ucrânia eleito Anatoliy Dymchuk. Estiveram presentes as seguintes delegações oficiais: Escócia, Bulgária, Azerbaijão, Geórgia, Polônia, Bielorrússia, Romênia, Moldávia e Tennessee (EUA). Durante uma cerimônia, uma nova Loja, a  "Porta Pyretos" foi instalada no leste de Chernivtsi.

 

LEGADO - Sidnei Godinho




Uma história se constrói com o registro das lembranças que se formam hoje.

O destino é o resultado de suas ações na interação com a realidade à volta.

Sonhar não faz acontecer, apenas fornece a direção.

É preciso agir e acreditar!

Sempre quis ser Pai e poder formar uma família para ensinar tudo que sei.

Sou Pai e formei uma família para aprender que nada sabia sobre relações interpessoais e que tinha muito a aprender. 

Sempre quis ser avô e ter uma segunda chance para corrigir os erros na  educação dada aos filhos.

Sou avô da Sofia e da Clara (que chegará em maio) e descobri que a segunda chance não é para corrigir erros, mas para se libertar de conceitos e poder pular, dançar, fazer bola de sabão, correr na chuva, fazer careta e dar a língua sem se preocupar com nada nem ninguém, apenas Ser Feliz...

A escola, a profissão, o trabalho, a casa, o carro, o dinheiro são apenas os meios para construir o cenário de sua história.

A Família e os Amigos, esses sim são os personagens que dão vida e fazem tudo valer a pena. 

Não importa o onde ou o como, importa o com Quem... 

Comece então seus registros;

Faça hoje suas lembranças;

E seja FELIZ!!! 

Boas reflexões meus irmãos. 


fevereiro 26, 2022

GUERRA - Newton Agrella

 

Newton Agrella é escritor, tradutor, um dos mais notáveis intelectuais da maçonaria no Brasil

A verborragia parece que tem sido a única arma de que tem se valido até esse momento, tanto os EUA quanto os membros da OTAN.

As tais sanções econômicas tão propaladas pelo Presidente norte-americano  - *nesse exato momento*- tem um efeito de um simples analgésico bem como a efetividade de um medicamento homeopático.

O que se esperava era uma ação muito mais prática e contundente, para combater e intimidar a ofensiva russa.

Putin está nadando de braçadas, tomando conta da Ucrânia, e já se apoderou da região de Chernobyl e da capital Kiev.

Fica nítido que as ações insanas de Putin revelam sua psicopatia e megalomania, para deixar seu nome registrado na História, numa tentativa inequívoca de reconstruir uma Nova União Soviética.

Enquanto isso, atores que deveriam comprovar seus protagonismos, como os líderes políticos dos EUA, França, Reino Unido, Alemanha e até mesmo do próprio Japão, continuam insistindo na ginástica diplomática, como se isso fosse conter a insanidade de Putin.

A China, por sua vez, caminha a próprios passos, dançado e se adaptando, àquilo que melhor possa se adequar às suas próprias necessidades e atender seus interesses. 

Os chineses, são algo como se fossem alienígenas, que ocupam um território na Terra, e fazem disso uma espécie de colônia de férias independente.

Aqui, pelas bandas tupiniquins não se espera nada. 

As declarações sobre a posição brasileira quanto à invasão russa, até agora não foram ouvidas. 

Ninguém rigorosamente se posicionou com clareza e transparência.

Itamaraty e Presidência da República preferem se esconder atrás de sua tradicionalmente conhecida "política da neutralidade".  

O medo de tomar uma posição, continua a fazer do nosso país, algo realmente surrealista.

Para a nossa tristeza e frustração, essa postura medíocre e insossa do nosso governo é algo histórico, que independe de qualquer ideologia que esteja no Poder.

Enquanto isso, o mundo assiste  placidamente ao show de horrores promovido pelo Czar do Século XXI  !!!



PÉSSIMO CATÓLICO, MAU ESPÍRITA...QUE CRISTÃO SOU EU??? - Edson Contar



Edson Contar é desembargador e atual presidente do Tribunal de Justiça do DF.


Nunca parei pra pensar se tenho créditos ou uma conta das vermelhíssimas com o Grande Arquiteto do Universo , Ala, Oxalá ou , simplesmente, DEUS , como aprendi a chamá-lo em minhas orações, meus sufocos e depressões.

Interessante que, só com o passar da idade e uma meia dúzia de sustos daqueles que você ajoelha, implora, pede, promete e não cumpre –principalmente se tudo correr bem- chega um dia você começa a levar a sério o balanço com Pai. Basta que o médico torça o nariz ao ler um exame para que o machão fale fina e delicadamente: E aí doutor????

Aí, o valente afina, o prepotente gagueja, o indiferente disfarça, mas sente o suor nas mãos denunciando que, quando se trata de encarar a morte, todo mundo  é defecante padrão.

Eu já levei tanto porrete que acabei aceitando dialogar com o anjo gerente e acabei reconhecendo que não paguei nem metade das besteiras, maldades e injustiças que cometi, mesmo julgando-me um bom menino, fraterno e amigo ,  bom filho, bom pai, avô, marido (aí pegou, seu Zé!), patrão, empregado e gente, como deveria ter sido.

Aproveitando que, ultimamente, ando vendo luz no fim do túnel, e não é uma locomotiva, resolvi dar uma olhada no meu “extrato pecatório” começando pelos meus tempos “dontonte” quando aluno salesiano, catecista (existe?), batizado, crismado e xinchado pelas leis da Santa Madre Igreja....Notem que escrevo tudo com maiúsculas por respeito e  medo mesmo de ofender o Chefão, viram?

A começar pelos famosos mandamentos, não sei como não fui expulso, por antecipação, do paraíso... Vamos lá, mandamento por mandamento, do jeito que aprendi...Andaram enfeitando demais , no correr dos tempos mas eu lembro assim:

Primeiro: Amar à Deus sobre todas as coisas – esse eu sempre cumpri e estou tranquilo. 

Segundo: Não tomar seu santo nome em vão. – Sei ´la quantas mil vezes a gente não escorrega nesse...Desde aqueles “dá que eu caso..juro por Deus!”, “ Juro que volto logo, pode crer!” ...Nossa! Quanta heresia e safadeza esses moços  fazem, né?

Terceiro: Guardar os domingos e dias de festas: Guardar o domingo?   Logo esse povo que reza pra chegar a sexta feira pra cair na gandaia e emendar até a segunda raiar? Eu fazia pelo menos a minha parte na missa...depois, nem conto!  

Quarto: Honrar pai e mãe: Bom, esse aqui a gente capricha...tenta  não sujar  o currículo que é pra gozar das benesses de ser filho do fulano e da senhora...Tem gente que não liga, não...Tá nem aí que  o chamem filha da  p...ops! Aqui não, violão, o assunto é mandamentos...respeite!

Quinto: Não matar.-  Esse aí, ninguém me ensinou se entra passarinho, quati , cobra , lagartixa, gato “tropelado”..Se entra, debita mais dez mil.

Sexto: Não pecar contra a castidade: Andei vendo que mudaram um pouco a redação, como se mandamento fosse coisa de deputado mas, era assim mesmo que estava escrito no meu catecismo... Pula, pula, pula, se não, eu já estou excomungado “honoris causa”...

Sétimo; Não Furtar: Será que Deus já tinha programado os políticos, juízes de futebol e alguns togados, e outras peças do ramo??? ... Calma, calma...Todo mundo sabe que sou exceção...De minha parte, só roubei namorada dos outros, uma ou outra vez no xadrez, porrinha, dama e na contagem dos pastéis que comia na barraca da dona Marra, na feira antiga...Mesmo assim, eu comia quatro, dizia que foram três e ela cobrava cinco...portanto, estamos perdoados!

Oitavo: Não levantar falso testemunho: Desde que não inclua aqueles velhos macetes pra não assumir sozinho...”vai firme que eu garanto... não é virgem!”...

Nono: Não desejar a mulher do próximo:  Trabalhei quase dez anos em cartório, quando menino, e nunca vi ninguém com esse nome. E foi no registro civil...Que eu saiba, nenhuma era mulher desse cara, não. “Tonces”, não pequei, né?...o “próximo” , por favor.

Décimo: Não cobiçar as coisas alheias: - Xí!... pegou geral!!! Nem sou louco de dizer  “atire a primeira pedra”, que eu não quero morrer soterrado sob um novo Everest...

Já começa no berçário, quando você tenta tomar a chupeta do alheio, e vai pela vida afora você cobiçando o carro, o emprego, a mulher, a casa, roupa e tudo de bom que o alheio tem...Né mesmo???...Diz que não, safado!!

Bom, até aqui, devo estar com uns cem mil, devedor!

Nem vou entrar na parte das obrigações Kardecistas que ai eu acabo rebaixado mais três casas e tenho que voltar mais vezes... 

Melhor considerar o apurado até aqui e oferecer ao Pedro,  gerente do Paraiso o seguinte:-

Estica aí uns quinze anos de vida pra “minzinho”, com tudo em riba e saudável, para que eu vá pagando devagarinho minha dívida e possa sair dessa pra melhor, conforme prometem as escrituras...Falar nisso, tem aí um Pastor na minha esquina que me ofereceu perdão total a troco de um lote que tenho no Jardim Brasil...Não custa eu tentar também, mesmo que o imóvel já esteja gravado em três outras promessas de pagamento...Quem sabe cola, né???

De qualquer maneira, o que eu e todos queremos é viver, mesmo pagando  pecados em suaves prestações...Será que é por isso que se peca tanto?

Dado, confessado e passado aos onze dias do mês de setembro do ano de 2010, no sacro aconchego de meu lar em Campo Grande, cidade dos meus pecados, Amém!!!

Edson Alkontar (eu, pecador me confesso)

fevereiro 25, 2022

PAZ, LIBERDADE -Adilson Zotovici





Adilson Zotovici da ARLS Chequer Nassif-169 de S. Bernardo do Campo é notável poeta e intelectual maçônico


Não bastasse a pandemia 

Essa insânia ora na terra 

Que acabasse com a alegria 

Na Ucrânia agora a guerra !


Por tão rude vilania

Que  evolução emperra 

Vez que sem soberania 

Sua população desterra 


Horror essa insanidade 

Paz ao louco é utopia !

Compraz ao terror em verdade


A esse povo, essa etnia 

Rogo a paz, a liberdade 

Ao Grande Arquiteto e Guia 



A HISTÓRIA DO COMPANHEIRO MAÇOM



Doutrinariamente, o grau de Companheiro é o mais legítimo grau maçônico, por mostrar o obreiro já totalmente formado e aperfeiçoado, profissionalmente.

Historicamente, é o grau mais importante da Franco-Maçonaria, pois sempre representou o ápice da escalada profissional, nas confrarias de artesãos ligados à arte de construir, as quais floresceram na Idade Média e viriam a ser conhecidas, nos tempos mais recentes, sob o rótulo de “Maçonaria Operativa”, ou “Maçonaria de Ofício”.

Na realidade, antes do século XVIII havia apenas dois graus reconhecidos na Franco-Maçonaria: Aprendiz e Companheiro. Na época anterior ao desenvolvimento da Maçonaria dos Aceitos ou Especulativa, o Companheiro era um Aprendiz, que havia servido o tempo necessário como tal e havia sido reconhecido como um oficial, um trabalhador qualificado, autorizado a praticar seu ofício.

Na Idade Média, quando as construções em pedra eram comissionadas pela Igreja, ou pelos grandes reis, duques ou lords, a Maçonaria operativa era um lucrativo negócio ; ser reconhecido, portanto, como um Companheiro pelos operários era um passaporte seguro para uma participação no negócio e para uma renda praticamente garantida. Graças a isso, os mestres da obra eram escolhidos entre os Companheiros mais experientes e com maior capacidade de liderança ; e só exerciam as funções de dirigentes dos trabalhos, daí surgindo o Master da Loja, o qual, pelas suas funções e pelo respeito que merecia de seus obreiros, viria a ser o Worshipful Master - Venerável Mestre - o máximo dirigente dos trabalhos.

O grau de Mestre Maçom só surgiria em 1723 depois da criação, em 1717, da Primeira Grande Loja, em Londres e só seria implantado a partir de 1738. Por isso, o grau de Companheiro foi sempre o sustentáculo profissional e doutrinário dos círculos maçônicos, não se justificando a pouca relevância que alguns maçons dão a ele, considerando-o um simples grau intermediário.

Autores existem, Inclusive, que afirmam que na fase de transição da Maçonaria, ele era o único grau, do qual se destacaram, para baixo, o grau de Aprendiz, e, para cima, o de Mestre. Na realidade, não pode ser considerado um maçom completo aquele que não conhecer, profundamente, o grau de Companheiro.

A palavra Companheiro é de origem latina.                                                                      

O seu significado tem provocado controvérsias quanto à sua etimologia, pois alguns autores sustentam que ela seria derivada da preposição cum = com e do verbo ativo e neutro pango (is, panxi, actum, angere) = pregar, cravar, plantar, traçar sobre a cera e no sentido figurado escrever, compor, celebrar, cantar, prometer, contratar, confirmar.

Neste caso, especificamente, pango teria o sentido de contrato, promessa, confirmação, fazendo com que a expressão cumpango que teria dado origem à palavra Companheiro signifique com contrato, com promessa, envolvendo um solene compromisso, que teria orientado as atividades das companhias religiosas e profissionais da Idade Média e do período renascentista.

A origem mais aceita, todavia, é outra: o termo Companheiro é derivado da expressão cum panis, onde cum é a preposição com e panis é o substantivo masculino pão, o que lhe dá o significado de participantes do mesmo pão. Isso dá a idéia de uma convivência tão íntima e profunda entre duas ou mais pessoas, aponto destas participarem do mesmo pão, para o seu nutrimento.

Essa origem, evidentemente, deve ser considerada nos idiomas derivados do latim: compañero (castelhano), compagno (italiano), compagnon (francês), companheiro (português). A Enciclopédia Larousse, editada em Paris, por exemplo, registra o seguinte, em relação aos vocábulos compagnon e compagnonnage: Compagnon - n.m. (du lat. cum = avec, et panis = pain) - Celui que participe à la vie, aux occupations d’un autre: compagnon d’études. Membre d’une association de compagnonnage. Ouvrier. Ouvrier qui travaille pour un entrepreneur (par opos a patron). Compagnonnage - n.m. - Association entre ouvriers d’une même profession à des fins d’instruction professionelle et d’assistence mutuelle. Temps pendant lequel  l’ouvrier sorti d’apprentissage travaillait comme compagnon chez son patron. Qualité de compagnon. 

Ou seja:

Companheiro - substantivo masculino (do latim cum = com, e panis = pão) - Aquele que participa, constantemente, das ocupações do outro: condiscípulo, companheiro de estudos. Membro de uma associação de companheirismo. Operário que trabalha para um empreiteiro.

Companheirismo - substantivo masculino - Associação de trabalhadores de uma mesma profissão, para fins de aperfeiçoamento profissional e de assistência mútua. Tempo durante o qual o operário saído do aprendizado trabalhava como companheiro, em casa de seu patrão. Qualidade de companheiro.                                                                  

Nos idiomas não latinos, os termos usados têm o mesmo sentido. Em inglês, por exemplo, o Companheiro, como já foi visto, é o Fellow, que significa camarada, par, equivalente, correligionário, membro de uma sociedade, conselho, companhia, etc.

Daí, temos as palavras derivadas, como: fellow laborer = companheiro de trabalho; fellow member = colega; fellow partner = sócio; fellow student = condiscípulo; fellow traveler = companheiro de viagem; e fellowship = companheirismo.

Não se deve, todavia, confundir o grau de Companheiro Maçom, ou o Companheirismo maçônico com o Compagnonnage - associações de companheiros - surgido na Idade Média, em função direta das atividades da Ordem dos Templários, e existente até hoje, embora sem as mesmas finalidades da organização original, como ocorre, também, com a Maçonaria.

O Compagnonnage foi criado porque os templários necessitavam, em suas distantes comendadorias do Oriente, de trabalhadores cristãos ; assim organizaram-nos de acordo com a sua própria doutrina, dando-lhes um regulamento, chamado Dever.

E esses trabalhadores construíram formidáveis  cidadelas no Oriente Médio e, lá, adquiriram os métodos de trabalho herdados da Antiguidade, os quais lhes permitiram construir, no Ocidente, as obras de arte, os edifícios públicos e os templos góticos, que tanto têm maravilhado, esteticamente, a Humanidade.

O Compagnonnage, execrado pela Igreja, porque tinha sua origem na Ordem dos Templários, esmagada no início do século XIII, por Filipe, o Belo, com a conivência do papa Clemente V, acabaria sendo condenado pela Sorbonne. Esta, originalmente, era uma Faculdade de Teologia, já que fora fundada em 1257, por Robert de Sorbon, capelão de S. Luís, para tornar acessível o estudo da teologia aos estudantes pobres.

E a condenação, datada de 14 de março de 1655, contendo um alerta aos Companheiros das organizações de ofício (os maçons operativos), tinha, em relação às práticas do Compagnonnage, o seguinte texto: 

“Nós, abaixo assinados, Doutores da Sagrada Faculdade de Teologia de Paris, estimamos:

1. Que, em tais práticas, existe pecado de sacrilégio, de impureza e de blasfêmia contra os mistérios de nossa religião;

2. Que o juramento feito, de não revelar essas práticas, mesmo na confissão, não é justo nem legítimo e não os obriga de maneira alguma ; ao contrário, que eles se obrigam a acusar a si mesmos desses pecados e deste juramento na confissão;

3. Que, no caso do mal estar continuar e não possam eles remediá-lo de outra forma, são obrigados, em consciência, a declarar essas práticas aos juízes eclesiásticos; e da mesma forma, se for necessário, aos juízes seculares, que tenham meios de dar remédio;

4. Que os Companheiros que se fazem receber em tal forma assim descrita não podem, sem incorrer em pecado mortal, se servir da palavra de passe que possuem, para se fazer reconhecer Companheiros e praticar os maus costumes desse “Companheirismo” ;

5. Que aqueles que estão nesse Companheirismo não estão em segurança de consciência, enquanto estiverem propensos a continuar essas más práticas, às quais deverão renunciar;

 6. Que os jovens que não estão nesse “Companheirismo”, não podem neles ingressar sem incorrer em pecado mortal.

 Paris, no 14° dia de março de 1655”. 

Nada a estranhar! Era a época dos tribunais do Santo Ofício, da “Santa” Inquisição.

Para finalizar, é importante salientar que muitos dos símbolos do grau de Companheiro Maçom os quais tanto excitam a mente de ocultistas - foram a ele acrescentados já na fase da Maçonaria dos Aceitos, pelos adeptos da alquimia oculta, da magia, da cabala, da astrologia e do rosacrucianismo , já que os obreiros medievais, os verdadeiros operários da construção, nunca adotaram tais símbolos, limitando-se às lendas e aos mitos profissionais.

Eram, inclusive, adversários das organizações ocultistas, combatidas pela Igreja, à qual eles eram profundamente ligados, pois dela haviam haurido a arte de construir e mereciam toda a proteção que só o clero católico poderia dar, numa época em que o poder maior era o eclesiástico. 

Com o incremento do processo de aceitação, a partir dos primeiros anos do século XVII, as portas das Lojas dos franco-maçons foram sendo abertas não só aos intelectuais e espíritos lúcidos, que foram responsáveis pelo renascimento europeu, mas, também, a todos os agrupamentos místicos e às seitas existentes na época. 

Isso iria provocar uma verdadeira revolução nas corporações de ofício e iria começar a delinear a ritualística especulativa do grau, baseada em símbolos místicos e nas doutrinas ocultistas, principalmente na Cabala e na Alquimia Oculta.


BIBLIOGRAFIA

Do nosso Valoroso Mestre que nos enriquece com suas obras José Castellani

Do livro: “Cartilha do Grau de Companheiro”

A/D

fevereiro 24, 2022

O PENSAMENTO MAÇONICO DE FERNANDO PESSOA

 


Fonte:  “O Pensamento Maçônico de Fernando Pessoa”, de autoria de Jorge de Matos.

Este ano se comemorará o 135º Aniversário do nascimento de Fernando António Nogueira Pessoa (13/06/1888 a 30/11/1935), o mais universal poeta  português. 

Sua ligação com a Maçonaria era íntima, a ponto de defendê-la, até mesmo publicamente, ante as autoridades portuguesas de sua época.  Era também um crítico de nossa Ordem, à qual ele dizia, já à sua época, ter se institucionalizada em uma Ordem mais burocrática do que iniciática. 

Também criticou a permanência em nossa Ordem daquilo que ele chamava de “iniciados por fora”, em uma crítica àqueles profanos que apenas se vestem como Maçons, mas que em sua essência “jamais serão”. 

Pelos comentários e críticas à nossa Ordem, já em sua época, nos seria apropriado conhecer um pouco mais do seu pensamento acerca da nossa amada Ordem e verificarmos, segundo nossos filtros do Século XXI, o que mudou de lá para cá, se é que realmente alguma coisa mudou, ou apenas, mudou para pior.

Para Fernando Pessoa havia duas classes de Maçons: os que viam a Maçonaria como um clube de cavalheiros, uma entidade sócio empresarial elitista e pseudo-filantrópica, mais interessa na vida política e comunal  (nos ágapes pós Sessão), do que propriamente na doutrina maçônica, a estes ele denominava pejorativamente de “exotéricos”.  Havia ainda outra classe de Maçons, aos quais ele denominava de “esotéricos” que, em sua opinião, eram os verdadeiros Maçons. Os “esotéricos” eram espiritualistas, que tinham a Maçonaria como uma sociedade voltada para o pensamento, para o desenvolvimento intelectual e moral.

Ainda consoante Fernando Pessoa, a maioria dos Maçons são “exotéricos”, do tipo administrativo, que galgam até os últimos Graus da Ordem sem entender absolutamente nada do que viram ou ouviram. Para ele existia na Maçonaria um grande número de profanos de avental, que por falta de sensibilidade e conhecimento para com a verdadeira natureza do que a Ordem propiciou adquirir, ou até mesmo por preguiça intelectual ou falta de interesse, jamais serão verdadeiros iniciados. São iniciados por fora, apenas formalmente se vestem como Maçons, mas como tal não se portam,  jamais serão Maçons, continuarão, para sempre, profanos por dentro.

A principal crítica de Fernando Pessoa em sua época era de que as Lojas Maçônicas tinham se transformado em instituições burocráticas e administrativas, tinham perdido a sua essência. Ainda segundo o poeta, a maioria das Lojas praticavam seus rituais de forma vazia, formal, mecânica, sem se ater ao seu conteúdo filosófico, sem permitir ao seu adepto (já que iniciados são raros e poucos), possam realmente entender a riqueza espiritual contida em seus ensinamentos, em suas lendas. Por isso dizia Fernando Pessoa que “cada grau deveria corresponder a um estado de vida, tendente a levar o iniciado a um novo patamar de consciência.” Acreditava  Fernando Pessoa que a Maçonaria perdeu a sua essência quando institucionalizou seus ritos e se transformou numa organização meramente administrativa e corporativa.

Dizia o poeta luso: “...a Maçonaria é uma ‘Ordem de Vale’, isto é, uma Ordem que precisa da qualidade iniciática para se tornar uma ‘Ordem de Montanha’.” Simbolicamente isso significa dizer que a função da Maçonaria seria permitir ao seu iniciado a elevação intelectual , mas há que se deixar de lado a preguiça  intelectual inerente à maioria dos seus membros.


MAÇONARIA: PREVALÊNCIA DO ESPÍRITO SOBRE A MATÉRIA - António Ivan da Silva Junior, M.M. - Recife



INTRÓITO.

Descortinando o véu.

Antes de qualquer comentário, se faz necessário uma pequena reflexão sobre a busca metafísica da essência do espírito. Para encontrar a essência do espírito se faz necessário nos despir de todo conceito e filosofismos judaico-cristão. Assim, podemos analisar sem os dogmas dos estigmas ocidentais, o homem em sua essência e a busca do SER, essência primeira e causa de todas as causas.

Primeiramente vejamos a forma, ou melhor, a maneira pela qual o homem vê a si perante o Universo. A percepção que o homem tem de si mesmo, como de um individuo distinto dos demais e com uma individualidade permanente, é uma ilusão. Demonstra só e apenas a forma exacerbada de valorização do “EU”, o egoísmos, a falibilidade, a maneira pela qual o homem apenas vê e enxerga, o universo através de um prisma, de uma ótica deturpada.

O CULTO DO EU!

Na verdade, o que entendemos como nosso "eu" é na realidade um conjunto de circunstâncias e de agregados temporários que, na ignorância, tomamos por um todo único. Estes componentes, conhecidos tecnicamente no Budismo como "skandas", são cinco:

O corpo; 

Os sentimentos; 

As percepções; 

Os impulsos e emoções; 

Os atos de consciência;

A combinação destes fatores se dá através das leis de causa e efeito e eles ocorrem não só no mundo material. O individuo, portanto, em sua essência, não corresponde a uma entidade isolada, eterna, mas pode-se falar de uma consciência individual - sem uma base física, como a entendemos - que é o sujeito da lei de causa e efeito e, este sim, eterno.  Matthieu Ricard - no livro "O Monge e o Filósofo" - se refere a esta consciência individual como um "fluxo de consciência". 

A este fluxo de consciência, como resultado de suas ações se agregam os cinco "skandas", resultando no ser material ou espiritual. A libertação espiritual é descrita por Matthieu como a purificação deste fluxo até o ponto de sua pureza máxima. A combinação dos fatores acima se dá através das leis de causa e efeito e eles ocorrem não só no mundo material, como também nos mundos espirituais. 

O corpo sutil, espiritual, também é temporário e, do mesmo modo que o físico, um elemento sujeito as vicissitudes da lei de causa e efeito. O ser que atinge a iluminação no Budismo, pelo menos no Tibetano, não deixa de existir, mas sua existência não está mais sujeita ao ciclo de reencarnações ou presa as leis de causa e efeito.

Completamente livre de todos os fatores que o prendem a um corpo perecível, seja nos mundos materiais, seja nos mundos sutis - os preceitos filosóficos do Budismo reconhecem diferentes níveis de existência - ele goza de uma paz absoluta e da compreensão total do Universo. 

Sua "consciência" continua a existir - consciente de si mesma - mas sem a ilusão de que é algo independente de todas as outras consciências ou do Universo. 

“O espírito junta-se então ao próprio espírito do Buda (quando atinge a iluminação), essa substância chamada espírito sutil, sem começo nem fim, independente do corpo e do cérebro, e sem duvida a verdadeira causa da consciência. Esse espírito sutil que se manifesta, finalmente livre de todo apego, eliminou totalmente os obstáculos que se opunham à visão 'da última natureza de toda a existência' (...) " 

Em nossa analise, como dissemos alhures, nos despimos de todos os preceitos e preconceitos judaico-cristão. Não vamos analisar a relação corpo fluídico e corpo material à luz do que entende a Bíblia e os Livros Judaicos. Afinal a maçonaria, apenas no ocidente e nos países que seguem as doutrinas judaico-cristã utilizam a Bíblia como parâmetro de verdade absoluta.

Cingir nossos estudos sobre a prevalência do espírito sobre matéria apenas ao que diz e entende a sociedade judaico-cristã seria limitar o conhecimento do SER ABSOLUTO.

E estaríamos retrocedendo, retornaríamos ao mais negro período do conhecimento humano, quando tudo se via limitado pela instituição da Igreja Apostólica Romana como detentora do conhecimento e da verdade católica. Nessa época o espírito estava submetido a mais dura das ditaduras, aquela que impedia, inclusive, o próprio pensar.

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie, que significa "construção". Esta construção é feita pelos maçons nas suas Lojas (Lodges), alguns autores dizem que a palavra é mais antiga e teria origem na expressão copta Phree Messen (Franco-maçon), cujo significado é "filhos da luz".

Dai, o antagonismo entre o pensar maçônico e a dura tirania medieval. Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem lhe extrair forma ou polimento. E o Freemason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

DA MEDITAÇÃO - QUANDO O HOMEM BUSCA A INTEGRAÇÃO E INTERAÇÃO COM O UNIVERSO.

Alguns autores definem meditação. A meditação costuma ser definida da seguinte maneira: um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos; prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra); uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto. Somos contrários a qualquer tipo de definição, principalmente, com relação à “meditação”.

O mestre Régis Jolivert ensina que definir significa delimitar. Por se tratar a meditação um ato soberano do espírito, tentar defini-la significaria buscar limitá-la, o que seria impossível. Erro crasso é limitar a meditação a um estagio que a mente se encontrar vazia e sem pensamentos. Vazia, significa sem qualquer conteúdo. Como se poderia dizer mente vazia quando a meditação consiste em abstrair os conceitos de espaço-tempo.

Assim, a meditação na maçonaria consiste na abstração de conceitos pré-estabelecidos, o atingirem a plenitude da liberdade, igualdade e fraternidade. Atingir a plenitude do EU MAÇÔNICO, plenitude do CONHECIMENTO. Meditar. Atingir CONHECIMENTO PLENO. Chegar ao EU MAÇÔNICO. 

LUZ! 

IGUALDADE.

FRATERNIDADE.

IGUALDADE.

MEDITAR-AMOR-REALIDADE-VERDADE-TRANSCENDÊNCIA MAÇÔNICA. 

Atividade contemplativa do Espírito.

CONCLUSÃO.

A divulgação das práticas de meditação no mundo Ocidental recebeu uma grande contribuição das técnicas milenares preservadas pelas diversas culturas tradicionais do oriente.

Uma das escolas em que ela evoluiu independentemente foi o Sufismo.

sufismo (árabe: تصوف, tasawwuf; persa:صوفیگری Sufi gari) é a corrente mística e contemplativa do Islão. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram uma relação direta com Deus através de cânticos, música e danças.

Nas filosofias religiosas do oriente, como, Bramanismo, Budismo e suas variações como o Budismo Tibetano e Zen, Tantra e Jainismo, bem como nas artes marciais como I-Chuan e Tai Chi Chuan, a meditação é vista como um estado que ultrapassa o intelecto, onde a mente é posta em silêncio para dar lugar à contemplação espiritual. Esse "calar a mente" induz uma volta ao centro (meio, daí meditar), para o EU (COMPLEXO - NÓS) interior.

A maçonaria busca em sua metafísica a prevalência do Nós- EU IMATERIAL - sobre as situações que se lhe apresentam. O espírito pleno – verdade - sobressai sobre a matéria. Meditação - misticismos - maçonaria são faces da mesma moeda. Demonstrando ESPÍRITO E MATÉRIA, e a sutil prevalência do ESPÍRITO sobre a MATÉRIA. Busca do ponto de Equilíbrio e a transmutação entre e matéria e espírito e ESPIRITO E MATÉRIA. A Vitória do EU (NÓS) sobre o Eu - simples manifestação do ego.

Caracterizada, pois a prevalência do espírito sobre a matéria como a busca maior da MAÇONARIA.

BIBLIOGRAFIA:

LIVRO - Alcorão

SAGRADO PARA - Islamismo

ESCRITO NO - Século 7

QUEM ESCREVEU - Maomé ditou os textos a seus escribas

O conteúdo do Alcorão reúne as revelações divinas feitas pelo anjo Gabriel a Maomé ao longo de 20 anos. Mas o livro sagrado dos islâmicos só foi organizado após a morte do profeta, em 632. Seus 114 capítulos compilam os ensinamentos básicos do islamismo: fé, oração, caridade, jejum e peregrinação a Meca ao menos uma vez na vida

LIVRO - Tripitaka

SAGRADO PARA - Budismo

ESCRITO ENTRE - 500 a.C. e o início da era cristã

QUEM ESCREVEU - Discípulos de Buda

As "três cestas" (Tripitaka, em páli) que o livro contém são o "Vinaya Pitaka", com regras para orientar a conduta diária dos seguidores, "Sutta Pitaka", uma coletânea de discursos atribuídos a Buda e seus discípulos, e o "Abhidhamma Pitaka", uma investigação filosófica sobre a natureza da mente e da matéria humana.

LIVRO - Tenakh

SAGRADO PARA - Judaísmo

ESCRITO EM - 1300 a.C. (aproximadamente)

QUEM ESCREVEU - Moisés e profetas israelitas.

O Tenakh reúne 24 livros em três grupos: Neviim ("Os Profetas"), Ketuvim ("Os Escritos") e Torá ("A Lei"), que traz os cinco primeiros livros do Velho Testamento: Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A Torá é atribuída ao profeta Moisés, que teria escrito a obra a partir de uma revelação de Deus.

LIVRO - O Livro dos Vedas

SAGRADO PARA - Hinduísmo

ESCRITO ENTRE - 1500 a.C. e 1200 a.C.

QUEM ESCREVEU - A autoria é desconhecida

Em sânscrito, Vedas significa "conhecimento". Para os hinduístas, o livro é fruto de uma revelação divina. Por muitos séculos, ele foi preservado pelos ensinamentos passados de pai para filho. Os textos reúnem hinos, encantações e receitas mágicas que constituem a base da tradição religiosa hinduísta.

fevereiro 23, 2022

CONSTRUÇÃO DE TEMPLO DE SALOMÃO -J. G.




O rei Salomão começou a construção do Templo de Jerusalém no ano 960 a.C., quatro anos após ter sido coroado rei (965 a.C.), ele reinou até 931 a.C., ano da sua morte.

A edificação do templo durou sete anos e terminou em 953 a.C.. A construção começou 480 anos após a saída do Egito do povo de Israel, no mês de Ziv, segundo mês do ano (designado pelo calendário judaico de liar, que começa em meados de Abril a vai até meados de Maio). Sete anos após ter lançado os alicerces, onze desde que Salomão tinha começado seu reinado, no mês de Bul, que é o oitavo mês (designado pelo calendário judaico Marchevan, começa em meados de Outubro e vai até meados de Novembro), foi dado como concluído a construção do Templo.

Estava em pleno período Monárquico, que sucedia ao período designado de Período dos Juízes. O período Monárquico iniciou-se em 1037 a.C., com o rei Saul, tendo sucedido lhe Ishaal e depois David, que reinou durante 40 anos. Em 1010 a.C., David é coroado Rei, inicialmente só de Judá, porém, em 1006 a.C., conquista Jerusalém, e torna esta cidade capital do reino sendo logo depois coroado Rei de Israel.

“Após o inicio conturbado de reinado de David, e com a acalmia das guerras, o Rei David, recebe indicação através de Natan (promessa de Deus a David) que o Senhor lhe concede uma vida tranquila”, livrando-o de todos os seus inimigos, se construírem uma casa para ele que serviria também para guardar a Arca da Aliança que até aí, era guardada em tendas. “David não consegue concretizar essa construção, pois morre em 965 a.C., tendo sucedido lhe o seu filho Salomão, que reinou de 965 a.C., até 931 a.C., David deu a Salomão” os planos do pórtico, das construções, das salas do tesouro, dos aposentos superiores e inferiores e da sala do propiciatório (vaso sagrado em que se oferecem sacrifícios a deus), esses planos tinham sido mostrados pelo Senhor, através da sua mão a David”. (citação retirada do Primeiro Livro das Crônicas capitulo 28, versículo 19, do Antigo Testamento, Bíblia)

Em 930 a.C., um ano após a morte de Rei Salomão, o Templo é saqueado pelo Faraó Sheshonq I ou Sesac I, mas suas campanhas na Palestina.

Em 587 a.C., o Rei Babilônio, Nabucodonosor, invade a Palestina e saqueia o Templo, e o incendia, tendo partido Colunas de bronze e o Mar de bronze, a fim de serem levados para a Babilônia como metal. Todo o povo que não foi morto foi levado, cativo, para a Babilônia.

O Templo de Jerusalém foi construído em 960 a.C., e destruído em 587 a.C., ou seja, o Templo de Jerusalém, também conhecido pelo Templo de Salomão teve 373 anos de existência.

DESCRIÇÃO DO TEMPLO

Todo o material, a pedra, a pedra, os metais as madeiras, foram preparados nos estaleiros longe do local de edificação do templo, de tal forma que no estaleiro de construção não se ouvia o barulho infernal que costumava acontecer nesses locais.

O Templo era constituído por três partes, o Pórtico, o Templo e o Santuário.

O Templo tinha 60 côvados (cada côvado antigo media 45 cm, outros 52.5 cm, optei por arredondar para 50 cm), de comprimento (30 m), 20 côvados de largura (10 m), e 30 côvados de altura (15 m).

Aparentemente esta dimensão era muito pequena, se compararmos com muitas das Catedrais que vem a ser edificadas mais tarde, porém não nos podemos esquecer que o Templo não tinha como função ser frequentado por todos aqueles que o desejassem, mas só por aqueles que eram iniciados nos mistérios.

O PÓRTICO

O Pórtico media 20 côvados de largura, 10 côvados de comprimento (5 m) e 30 côvados de altura (15 m), porém no Livro Segundo das Crônicas é referido que o Pórtico tinha uma altura de 120 côvados, o que daria uma altura quatro vezes superior á referida anteriormente e que é retirada do Primeiro Livro dos Reis. Parece ser demasiado exagerada a altura de 120 côvados que daria uma altura de 60 metros, sendo que o resto do templo tinha uma altura de 15 m.

Este espaço estava revestido por dentro de ouro puro.

Existiam colunas com capitéis em forma de lírio, que mediam 4 côvados (2 m), porém não existe qualquer referencia onde estavam colocadas a altura das colunas e quantas existiam.

O Pórtico também chamado de Vestíbulo e era designado em hebraico de (Luam).

Era aí que se reunia e organizava a Assembleia que ia participar nos atos sagrados.

A SALA GRANDE OU CORPO CENTRAL DA CASA

A segunda parte era o corpo central da casa, o templo, também designado em hebraico de (Hekal). Era neste espaço que os Sacerdotes desempenhavam as suas funções.

Tinha a altura de 15 m, ou seja, 30 côvados, e tinha o comprimento de 15 m, que era 30 côvados.

A largura era igual á do Pórtico, ou seja, tinha 10 m (20 côvados).

Existiam no seu interior perto do teto, janelas com grades de madeira, não existe qualquer referência ao número das janelas, ao seu tamanho ou á sua localização. As paredes estavam cobertas com placas de cedro e o chão recoberto com placas de cipreste. Existiam nas paredes palmeiras, querubins, pequenas correntes esculpidas e estava adornado com pedras preciosas. As portas, umbreiras e as traves estavam revestidas a ouro.

Estava de tal modo coberto que não se conseguia observar qualquer pedra.

SANTUÁRIO OU SANTO DOS SANTOS

A terceira parte do Templo era o Santuário.

Este espaço também designado de Santo dos Santos ou sala de propiciatório. E em hebraico chamava-se Debir.

Era o recinto sagrado, onde se guardava a Arca da Aliança, e aí só poderia entrar o Sumo Sacerdote uma vez por ano, no dia da Expiação. A esta Expiação ou do Grande Perdão (Yom Kippur). O Yom Kippur é utilizado para os Judeus efetuarem um balanço das suas vidas e tomarem a decisão de fazer boas ações, para que lhe sejam apagados os pecados do Livro da Vida, onde Deus aponta as faltas humanas. Esta festa ocorre no 7° mês, que se chama Tisri, e que vai de meados de Setembro até meados de Outubro.

Este recinto sagrado media de altura, largura e cumprimento, sempre 10 m (20 côvados).

Tinha o teto, chão e paredes revestidos a ouro. Estava nesse espaço guardado a Arca da Aliança e á sua frente existia um altar feito de cedro e também ele revestido a ouro, existia ainda a toda a volta do santuário uma corrente de ouro, até os pregos eram de ouro.

Entre Altar e a Arca das Alianças existia um véu de púrpura, violeta, carmim e linho fino, bordado com querubins.

ANDARES LATERAIS

Ao entrarmos no Pórtico do seu lado direito existia uma porta que dava acesso aos andares laterais. Depois de se passar a porta existia uma escada em espiral que dava acesso ao primeiro andar, e continuando dava também acesso ao 2° andar.

Estes andares envolviam todo o Templo pelo Sul, Oriente e Norte, ou seja, cobriam o templo por todos os lados exceto pela frente.

Estes andares tinham cada um deles 5 côvados (2 m) de altura o que perfazia 15 côvados (7.5 m) de altura, ficava mais baixo que o Templo, pois este media 30 côvados (15 m) de altura. Porém a largura destes andares já era variável, pois no andar térreo a largura era de 5 côvados (2.5 m), no piso de cima a largura era de 6 côvados (3 m), e no último piso a largura era de 7 côvados (3.5 m). Esta diferença de larguras originava uma espécie de escada que servia para suportar as vigas de cedro, que eram embutidas na parede do templo.

DESCRIÇÃO DAS COLUNAS

Eram feitas em Bronze e mediam 18 côvados de Altura (9 m).

Cada coluna era constituída por duas colunas uma envolvendo a outra.

A de fora para rodeá-la era preciso um fio de 12 côvados (6 m).

Sendo o perímetro 6 m, para se poder obter o diâmetro têm que se dividir por 3.14 e obteremos 1.91 m.

Estas medidas partem do pressuposto de 1 côvado é igual a 50 cm, porem se 1 côvado for igual a 42,3385563 cm, multiplicando este valor por 12 côvados obtemos o valor de 5.08062676 m, e dividindo esse valor do perímetro por 3.14 iremos o diâmetro de 1.618034, curiosamente obtemos o número de ouro.

Nunca saberemos se tal não era a medida do diâmetro das colunas, ou seja se a simbologia delas não começaria nas suas próprias dimensões, pois o côvado é à medida que era usada e que correspondia á distância que ia do côvado até á ponta da mão. Quer o mestre responsável pela obra quer o rei Salomão podia ter essa medida, e tal servir de medida para toda a construção.

As colunas tinham capitéis de bronze, mediam 5 côvados de altura (2.5 m).

Eram ornamentados com : rede de malha de grinaldas em forma de cadeia, em número de 7; Existiam duas fileiras de romãs em volta das redes para cobrir os capitéis; Em redor existiam 200 romãs dispostas em circulo; Colocou remates em forma de lírio.

ESTILOS ARQUITETÔNICOS

Na maçonaria temos muitas vezes a tentação de querermos recriar o passado, ou seja, olhamos para o passado com a mentalidade do século XX, sem nos questionarmos. E o bom exemplo é o que se passa em relação ao tipo arquitetônico das colunas do tempo de Salomão.

Enuncio alguns tipos, ou ordem arquitetônica, no que concerne aos capitéis, de forma a se poder comparar com as colunas do templo.

Por exemplo, vejamos:

Capitel Dórico, formado por uma moldura, sobrepujado por uma pedra quadrada (ábaco) em que se apóia a arquitrave.

Capitel Jônico, é caracterizado por ter duas volutas ligadas por uma moldura (equino) em óvulos por baixo de um delgado ábaco.

Capitel Coríntio, que se assemelha a certo longo do qual tivesse crescido um acanto. Capitel Toscano, que é um abastardamento do dórico.

Capitel Compósito, confusão do jônico e do coríntio.

Como se pode constatar por este pequeno exemplo o estilo das colunas que o Rei Salomão mandou erigir não se enquadram em qualquer um destes tipos, tanto mais que as colunas do Templo não têm qualquer função arquitetônica prática, mas tinham outras funções que analisarei a seguir.

As colunas do Templo de Jerusalém mandado erigir por Salomão tinham um estilo próprio.

LOCALIZAÇÃO DAS COLUNAS (J)

Na Ordem Maçônica o ponto de maior divergência entre o Regime Escocês Ratificado e os outros Ritos é o relativo a localização da Coluna ”J”.

No Regime Escocês Ratificado esta coluna encontra-se á direita do Templo, no Norte, e Por quê?

Todo o Templo Maçônico pretende ser uma recriação do Templo de Salomão, como tal se nesse Templo uns dos seus elementos fundamentais eram as suas colunas também tais elementos são fundamentais no nosso espaço sagrado.

A descrição das Colunas do Templo de Salomão estão contidas e dois livros do Antigo Testamento, no Primeiro Livro dos Reis e no Segundo Livro das Crônicas.

No primeiro Livro dos Reis quem o escreveu começou por descrever a edificação do Templo, partindo das dimensões do mesmo, depois passa pela descrição do pórtico, segue descrevendo o corpo central da casa, e termina descrevendo o santuário.

Depois descreve os Querubins e a construção do palácio e só depois fala das duas colunas. Fala destas colunas como se a descrição tivesse sido interrompida para falar da construção do palácio, e voltasse a trás.

Toda a descrição é feita como sendo uma viagem em que entramos no Templo, passamos pelo pórtico, paramos por instantes no corpo central da casa para admirar e a seguir vamos ver o santuário e os querubins, depois voltamo-nos para ocidente e sem sair de dentro do Templo temos a descrição das colunas e é indicada a sua localização.

“Colocou estas duas colunas junto do pórtico do templo, á da direita chamou Jaquin e á da esquerda” (o nome que só os companheiros e mestres conhecem). – Antigo Testamento, Primeiro Livro dos reis, capítulo 7, versículo 21.

No Segundo Livro das Crônicas, o autor ou autores, segue o mesmo estilo, não tão rico nos detalhes, do autor ou autores do Primeiro Livro dos reis. Fala do Templo, começando pelo pórtico, passa pelo corpo central da casa e acaba no santuário, descreve também os querubins e fala das colunas, tornando-se aí mais perceptível a tal descrição de alguém que esta dentro do Templo.

O Segundo Livro das Crônicas refere da seguinte forma a localização das colunas:

“Levantou as colunas, uma á direita e outra é esquerda da fachada do templo: chamou Jaquin á da direita e (o nome que só os companheiros e os mestres conhecem) á da esquerda. – Antigo Testamento, Segundo Livro da Crônica, Capitulo 3, versículo 17.

Depois do exposto é fácil de perceber o porquê da Coluna ”J” estar no lado Norte, e de se referir que o regime Ratificado reunir dentro do Templo enquanto os outros reúnem fora do Templo, pois se reunissem dentro também teriam a Coluna ”J” do lado direito, na Coluna Norte.

Falta só referir que em quase todas as Bíblias, Jaquin é traduzido para ”Ele estabelece firmemente” este dado fica só como nota de curiosidade para se poder comparar mais á frente como o que é referido no nosso Ritual.

ORIGEM E FUNÇÃO DAS COLUNAS

Mas afinal de onde surge a ideia destas colunas e para que serviam elas no Templo de Salomão? É a resposta a estas questões que tentarei abordar a seguir e para tal encontrei quatro teses.

Tese do Êxodo das colunas de fumo e de fogo;

Tese do Egito (Alto e Baixo) União por Salomão dos Reinos de Jerusalém e de Judá;

Tese da Energia – Cabala (árvore)

Tese do Êxodo das colunas de fumo e de fogo

Outra tese é a que se sustenta no Livro do Êxodo, do Antigo Testamento.

O Êxodo contra a travessia do deserto. Esta passagem conta as provações vencidas desde a saída do Egito até á chegada Prometida. No plano simbólico, trata-se de provações a viver r de etapas a vencer desde a saída da escravatura até á conquista da liberdade, por meio do ”enraizamento” numa identidade nova.

O tema da Coluna intervém a partir desse momento.

“O Senhor caminhava diante deles durante o dia, numa coluna de nuvem para conduzi-los na estrada, e de noite. A coluna de nuvem não retirou de diante do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite”

Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 13, versículos 21,22

Durante a travessia do deserto, os Hebreus constroem, transportam e honram a Arca da Aliança, que contém as Tábuas da Lei. Mais tarde, fixados na Terra Prometida, os nômades se sedentarizaram e constroem um Templo em Jerusalém. À entrada do Templo figuram as duas colunas.

TESE DO EGITO (ALTO E BAIXO)

O Egito era um reino constituído por alto e baixo Egito. Esta divisão chegou a ser dois reinos completamente distintos, mas com a unificação os egípcios edificaram duas enormes colunas uma no Alto Egito e outra no Baixo Egito, que simbolizavam a união de todo o Egito.

União por Salomão dos Reinos de Jerusalém e de Judá

Jerusalém e Judá eram dois reinos distintos que foram unificados por David e que curiosamente se separam no ano e seguir á morte de rei Salomão, em 930 a.C., e vivem divididos até 690 a.C., e ficam unidos até á invasão de 586 a.C., Curiosamente e apesar de eles terem estado afastados durante algum tempo os Reinos de Judá e Jerusalém acabaram quando o templo é destruído em 586 a.C., Será que estas Colunas também significavam a união do povo de Israel?

TESE DA ENERGIA – CABALA (ÁRVORE)

Como foi já referido no primeiro Livro dos Reis e no Segundo Livro das Crônicas estão descritos as colunas, e referem que as colunas eram em bronze e eram ocas. Por outro lado eram decorativas. Sobrepujadas por romãs, não suportavam o teto. Enquadravam entrada e o seu sentido exclui-se do contexto utilitário.

O simbolismo da Coluna é o do Eixo, e era oca isto é, eram o lugar em que circulava a energia. Existe vida a partir do momento em que haja circulação de uma energia no interior de um tubo oco. As veias, as artérias, a uretra, todas as vísceras, são tubos, ”colunas” que permitem a circulação, a transmissão, a absorção e a excreção no interior de um corpo vivo.

A COLUNA É A ESTRUTURA QUE PERMITE A TRANSFORMAÇÃO.

A vida, a Evolução, o movimento, funcionam por meio de ”tubos” ocos, que religam os começos e os fins. A coluna simboliza tudo o que assegura a circulação, desde a Árvore até ao fio elétrico.

Sendo que a Cabala é a maneira de olhar o mundo. De se olhar e ver o mundo. Esta ”maneira” é original, porque associa a espera de uma revelação fulgurante (a via mística, ou intuitiva) ao estudo paciente (a via racional)

Depois de tudo o que ficou exposto só acrescentar que nas lojas do RER existem três colunas, a coluna do meio a coluna Norte e a coluna Sul, e através delas circula energia.

TESE DA BÍBLIA, QUE SERVIAM DE CALENDÁRIO AGRÍCOLA

Em geral todas as Bíblias tem uma nota em que referem que as colunas do templo de Salomão não tinham qualquer função prática do ponto de vista arquitetônico e como tal elas só deveriam servir como calendário litúrgico e agrícola., pois cada uma representaria o lugar da observação dos dois solstícios do Verão e do Inverno. Seriam uma espécie de ”portas do sol”, como acontecia noutros templos da antiguidade. Ou seja, para esta tese as colunas não passariam de um mero adorno.

Por outro lado, não é mais credível que as colunas servissem como calendários agrícolas gigantes, tanto mais que só tinha acesso a elas os sacerdotes pois o templo situava-se no espaço do palácio e nessa altura as questões de segurança já eram reais. Sendo o Templo um espaço só acessível aos sacerdotes (iniciados) só eles é que poderiam consultar esse dito calendário, não parece que os sacerdotes fossem muito adeptos da agricultura, tanto mais que passavam muito do seu tempo entre as cerimônias e as conspirações políticas.

GEMATRIA

O costume de estudar o sentido de uma palavra, tendo em conta o valor numérico das letras, já era conhecido no tempo dos babilônios e dos gregos.

A palavra hebraica guematriah é a transição fonética do grego Gema tria, de onde provém a palavra ”geometria” (medida da terra).

Por outro lado sendo que ”aos números são a máscara mais transparente que encobre o rosto da Divindade”.


O CERNE DAS RELIGIÕES É O QUE ELAS REVELAM - Sérgio Quirino

 

Sérgio Quirino MI 33 MMM KTP Shriner GM - Grão Mestre GLMMG 2021/2024

Saudações, estimado Irmão! 

OH! QUÃO BOM.....

A presença da Bíblia, Alcorão, Torá ou outro livro sagrado das religioes nos templos maçônicos não se faz crença, fé ou devoção. Seja ele qual for, será sempre tratado como o "LIVRO DA LEI.

Como é possível unificá-los, se as denominações religiosos e seus protagonistas são diferentes?

O CERNE DAS RELIGIÕES É O QUE ELAS REVELAM.

Estas revelações existem para trazer a doutrina e o conhecimento; tirar o véu", transformando-se, por propósitos maiores, em regras e leis.

Todas as religiões apresentam um fluxograma simples: Seus adeptos aspiram um paraíso após a morte. Para alcançar este paraíso, o homem tem de ser do bem. Para ser reconhecido como tal, ele deve ser bom, e o bom é aquele que segue os ditames das leis.

Diversamente, para nós Maçons, a preocupação não esta no período após a morte, mas na vida antes da morte. Vivendo como um bom filho, um bom irmão, um bom pai, um bom companheiro, um bom cidadão, nos tornaremos um homem justo e de bons costumes.

Quais sãos os parâmetros maçônicos para atingir esta condição?

São os ditames contidos no Livro de Lei, para serem aplicados em vida e por uma vida melhor

Por isso é muito importante nos dedicarmos à leitura dos Livros da Lei, sempre com o olhar atento aos valores morais, éticos e à conduta social contidos nas linhas e refletirmos nas suas entrelinhas.

A passagem do Livro da Lei mais conhecida entre nos é o Salmo 133. Apesar da simplicidade das palavras, as vezes não abraçamos inteiramente o seu conteúdo.

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união".

A essência estaria na assertiva de que é positiva a união dos irmãos e que assim seja. Porém, devemos focar mais nossa atenção na ação do que na consequência

A palavra união nos remete à ação de ligar-se a uma relação afetiva. Trabalhando este pensamento  compreenderemos: PELA AÇÃO CONJUNTA DE ESFORÇOS E PENSAMENTOS, DENTRO DESTA INSTITUIÇÃO FORMADA POR TÃO

DIFERENTES MEMBROS, E QUE SENTIREMOS O QUANTO É BOM E AGRADÁVEL VIVERMOS IRMANADOS.

Seguimos neste 15° ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente 


fevereiro 22, 2022

ESPELHO MEU, QUE TIPO DE VENERÁVEL SOU EU? - Ir. Virgílio Reis de Oliveira






Nós, veneráveis, precisamos estar cientes da forte influência que exercemos sobre um grupo de Irmãos, quando estamos à frente de uma Loja.

Se uma Loja anda desmotivada, com pouco interesse e envolvimento, possivelmente seu Venerável não vem transmitindo interesse e segurança suficiente aos Irmãos para liderá-los.

Empenho, motivação, competência, envolvimento, segurança, efetividade, todos estes sentimentos estão em voga na relação Venerável - Loja.

Gostaríamos de comentar a importância do venerável enquanto modelo para sua loja.

Certa vez ouvi um Irmão dizer que cada loja tem a "cara" de seu venerável. Por que isso?

Vamos retroceder no tempo e recordar nossa primeira relação de poder: o pai e o filho. É através dos ensinamentos e exemplos que são transmitidos pelos pais, que a caráter do filho vai se moldando. Então, o filho repete não só o que o pai diz.

Com relação a um grupo em Loja, as coisas não são muito diferentes. O grupo não só aceita as orientações do venerável como também repete e imita a sua postura, tanto em Loja, quanto na sociedade. Por isso, dizemos que uma Loja tem a “cara" de seu venerável. Esse processo acontece em dois níveis distintos: um intelectivo, outro afetivo.

No nível intelectivo, o Irmão colaborador acata ou não a orientação; discute um planejamento de tarefa, tudo isso acontecendo com o seu conhecimento e controle. Já no nível afetivo, as coisas acontecem com uma percepção menos clara. Um venerável que se mostra pouco seguro em relação às suas atribuições, transmitirá uma insegurança para o grupo de Irmãos que passará a agir de maneira dúbia. O sentimento do venerável flui para o grupo que o capta num nível inconsciente, passando a agir de acordo com ele.

Então, o venerável teria de ter um controle perfeito de todos os seus sentimentos e emoções para só transmitir coisas positivas para sua Loja? Não, não vamos chegar a tanto! Afinal, ninguém é perfeito! O que nós, veneráveis, precisamos, sim, é estarmos cientes da forte influência que exercemos sabre um grupo, quando estamos na liderança. O clima entre o grupo é um excelente espelho para se estudar a forma de gestão que esse grupo vem tendo.

Um grupo de Irmãos que forma uma Loja, que se sente respeitado, tratado com dignidade e confiança, produz com excelência. Ele responde de acordo com o que é esperado dele. Se dele é cobrado empenho e dedicação, mas o venerável não demonstra envolvimento e interesse nos resultados, cria-se um clima dissonante, um clima tenso. É como se houvesse duas forças contrárias no sentido intelectivo. Sabe-se que um empreendimento qualquer em uma Loja deve ser executado com empenho, mas em termos de afeto não se sente (ou não existe) comprometimento por parte do venerável, daquele que está à frente do grupo. Como duas forças contrárias se anulam, a Loja cai na inatividade e na desmotivação.

É necessário que a Loja como um todo perceba uma diretriz coerente par parte de sua liderança, isto é, de seu venerável: pensamento e atitude caminhando numa mesma direção, de modo a instaurar um sentimento de firmeza e equilíbrio internos na equipe.

Na apostila do "Seminário para administração de Lojas", realizada em julho de 2003 pelo GOERJ, os Irmãos encontrarão essas ideias de forma didática e explicativa. Vale a pena um reestudo. Afinal sempre estamos aprendendo quando se trata de liderança.