Por volta do século 6 aC, no antigo Egito, os números ainda codificavam apenas impostos, comércio, salários.
A avaliação, pelos harpedonaptes (funcionários da realeza, agrimensores), da superfície dos campos cultiváveis dos quais a enchente do Nilo apagou os marcos de fronteira, não geometriza, mas apenas procura encerrar as disputas entre vizinhos pela força. do Estado. Com o direito de propriedade, aqui está o direito civil e o direito privado. Mas também, ao delimitar os limites, o cadastro régio fixa a base tributária, ou seja, o direito público e fiscal. Os números, portanto, falam apenas das relações humanas.
E então um dia... Da gigantesca massa de pedras, do mausoléu do faraó Kéops, a geometria nascerá na areia ensolarada composta por sua sombra. Ao relacionar a sombra do túmulo à de um poste de referência, ou à medida de seu corpo, segundo a lenda, Tales afirma a invariância de uma forma apesar da variação de seu tamanho. De fato, seu teorema mostra a progressão ou regressão infinita da dimensão, na conservação da mesma relação, desde o colossal, a pirâmide, até a mais medíocre vara fincada no chão. Que apagamento de toda hierarquia no semelhante, já que cada estágio, do maior ao menor, mantém a mesma relação.
Tales faz-nos assim descobrir um mundo fora das sociedades onde as coisas se relacionam consigo mesmas. A proporção fala, sem boca humana, mostra uma ordem que não conhece nenhuma lei social, que escapa à onipotência. Liberdade sem igual, igualdade! O faraó morre pela segunda vez quando Tales, enquanto mede a pirâmide, a reduz a um simples poliedro na homotetia de sua sombra geométrica.
A proporção analógica, aqui é a grande conceituação grega, não a da simples razão a/b, mas aquela que interessa como mediação H, o que vai de uma relação para outra, como a/b = c/d e por substituição pode passar desta para uma terceira relação e assim por diante. Não se trata de desmembrar algo, portanto de dividir ou deduzir, o que todos, generosos ou leoninos, puderam fazer desde o início, mas de construir, passo a passo, uma cadeia, portanto, de encontrar o que, subjacente, estável e escorregadio, transita ao longo de sua seqüência e os gregos chamarão essa relação de analogia de “logos”. Como Platão e Aristóteles, os estóicos pensarão que o logos puro é a fala, a inteligência, um acesso direto e verdadeiro às coisas, que os números e suas razões podem finalmente fazer.
Nessa época, por volta do século VI a.C., viviam também Zaratustra, Lao-Tseu, Buda, Confúcio, em outros lugares da Pérsia, China, Índia.
Aqui na Grécia por volta de 530 aC. JC, em Crotona, recém-regressado do Egipto, mas também da Pérsia, Índia, Caldéia, Trácia, um homem nascido 40 anos antes em Samos, traz consigo um saber ancestral, uma sabedoria do mundo que, suas viagens, seus prováveis encontros com esses personagens mencionados, suas iniciações recebidas, sem dúvida, forjaram. É provável que tenha sido iniciado nos mistérios, os de Tebas, os dos magos caldeus, nas práticas órficas, teria recebido o batismo no Eufrates, teria sido ensinado pelo famoso Tales e purificado pelos próprios Zoroaste e Buda . ,
A partir dessa apreensão particular e mista do mundo da Ásia e da Ásia Menor, Pitágoras, porque se trata dele em questão, o “primeiro mestre universal”, como Hegel o chamou, fará disso uma filosofia. Como relata Cícero, foi Pitágoras quem teria cunhado a palavra filósofo para se definir diante do tirano Leão de Flionte que lhe perguntou quem ele era, e como ele explicou, o filósofo é aquele que busca descobrir os segredos da natureza desinteressadamente.
Ele teria então participado da mudança da Grécia de um modo de pensar religioso para um modo de pensar racional.
Como entendemos, nos condicionais usados para evocar a viagem de Pitágoras, é difícil desembaraçar, na personalidade do filósofo, o que vem da lenda maravilhosa do que foi sua vida, pois não temos obra dele. , mas apenas alguns fragmentos de um de seus discípulos chamado Philolaos. Mesmo os famosos versos de ouro atribuídos a ele são duvidosos quanto à sua origem. É mesmo impossível para nós distinguir o ensino do mestre das teorias dos discípulos. Só podemos falar de pitagorismo, sem pretender saber o que pensava Pitágoras. Além disso, a maioria das informações que nos foram preservadas, espalhadas em um grande número de obras, merecem pouca confiança. A palavra Pitágoras nem designaria um homem, mas uma ciência.
Lemos no dicionário (galês, de Owen Pughes):
Pitágoras: Explicação do Universo, Cosmogonia.
Pitágoras: para explicar o sistema do Universo (palavra composta de pyt, período de tempo; agori, descobrir).
Python: Sistema do Universo.
Pythone: um cosmogonista, um Pythoness.
Pythoni: tratado sobre cosmogonia.
Pythonydd: aquele que sistematiza o mundo.
(Para Céline Renooz, a famosa misandre belga). E mais ainda, alguns pensam que as fábulas inventadas sobre a suposta vida de um homem chamado Pitágoras não teriam realidade, corroborada nisso pelo historiador das religiões Ernest Havet que disse: "nada mais conhecido do que este nome, nada menos conhecido do que o próprio homem” e para acrescentar mais tarde: “Só considero Tales, Pitágoras, como nomes representativos de um sistema científico.
Isso não impedirá os autores clássicos modernos de fazer de Pitágoras um personagem histórico e inventarão uma biografia para ele . Existe algo mais verdadeiro do que a verdade pergunta a Nikos Kazantzakis e para responder: a lenda. É ela que dá imortalidade à verdade efêmera.
Pitágoras, portanto, cedo se tornou um personagem lendário. Deixarei, portanto, a sua história aos textos dos seus discípulos, a toda a literatura muito abundante que este extraordinário personagem não deixou de inspirar, às doxografias, estas compilações de textos gregos do início da era cristã, e podemos citar as vidas de Pitágoras escritas, uma por Diógenes Laerce, outra por Porfírio e a mais conhecida por Jâmblico, por volta do século III .
O que me parece interessante relatar aqui é como o seu saber, o seu saber, os seus ensinamentos, que lhe são atribuídos, podem ter influenciado a Maçonaria.
Há duas coisas a distinguir no pitagorismo: uma filosofia, isto é, uma explicação do universo, e uma escola de virtudes. Reterei esses dois aspectos com números e geometria de um lado, a ordem pitagórica do outro.
1 - É em torno da soberania dos números que podemos pensar na contribuição de Pitágoras para o conhecimento universal e considerá-la como uma das fontes importantes da Maçonaria.
E, antes de mais nada, essa comparação me parece legítima porque, de fato, no antigo manuscrito maçônico que Cooke conserva na Biblioteca Britânica, pode-se ler nos parágrafos 281-326 que toda a sabedoria antediluviana foi escrita em duas grandes colunas. Após o dilúvio de Noé, um deles foi descoberto por Pitágoras e o outro por Hermes, o Filósofo, que se dedicou a ensinar os textos ali gravados.
No frontispício das Constituições de Anderson encontramos o "teorema de Pitágoras" sobre triângulos retângulos, sem dúvida reconhecendo-o como o pai da geometria.
Os construtores medievais, por sua vez, transmitirão uma geometria sagrada que remontaria a Pitágoras, que permaneceu viva até o século XVI. século e cuja influência na Tradição Maçônica é conhecida.
E essa elaboração filosófica de objetos matemáticos e geométricos que permitem a contemplação de formas inteligíveis, essas realidades invisíveis que modelam o Universo?
Para os pitagóricos, as coisas são números, os números estão nas coisas, os números são a causa e os princípios das coisas ou as coisas são constituídos pelos números, como expressa Aristóteles. (Exemplo das flores das conchas, leis da física etc…)
Os pitagóricos foram sem dúvida os primeiros a pensar que o número é a estrutura de recepção. receber, analisar e buscar compreender o incompreensível e que o número, através da inteligência, fala, em símbolo, para descobrir a realidade ontológica. É, portanto, a dimensão simbólica, analógica e eu diria metafórica dos números que nos desafia.
Pitágoras estaria, assim, na origem de: O simbolismo do par e do ímpar
- o ímpar, limitado, Uno, certo, masculino, em repouso, retilíneo, leve, bem, quadrado, domina, equilibrando, com uma parte mediana , unidade, duas partes simétricas. No mundo, o ímpar será, portanto, o princípio da totalidade, pois tem começo, meio e fim.
- O par aparece, em oposição ao princípio da dualidade do existente, ilimitado, múltiplo, esquerdo, feminino, móvel, curvo, escuro, mau, oblongo.
Podemos dizer que nosso primeiro grau também se baseia nesse simbolismo da dualidade pitagórica.
° O famoso tetraktys.
Claro que sua forma triangular mostra claramente o 3, a reconciliação da dualidade em seu princípio que é a unidade, a harmonia universal. A tríade é o número, como reconhecido
Aristóteles, "é o número 3 que define tudo e todas as coisas, pois são os constituintes do começo, meio e fim". É por isso que 3 foi escolhido como o número base. É Zoroastro quem inspirou Pitágoras cuja doutrina foi exposta em seus Oráculos e cito: "o ternário brilha em todo o Universo e a Mônada é o seu princípio" e segundo Sérvio os pitagóricos atribuíram ao Deus supremo o três que é perfeito, pois tem um começo, um meio e um fim. Os pitagóricos naturalmente escolheram o triângulo para representar o número 3.
Sem ir mais longe, aqui está um dos primeiros símbolos maçônicos.
Mas acho que essa forma, destacada no templo, por sua posição geográfica, como ponto focal, a leste dos primórdios da luz, um delta luminoso, um daleth hebraico e, portanto, uma porta para um outro lugar, é um desenho de todas as tétrades pitagóricas, um pleroma, uma forma imaginal da progressão dinâmica do ilimitado e do limitante e cito Filolao, que no tempo de Sócrates transcreveu a memória do mestre, "o ilimitado e o limitante, harmonizando, constituem, dentro do mundo, a natureza, assim como o mundo inteiro e o que ele contém”. Em suma, a triangulação é o envelope que mostra os mistérios da natureza.
Os pitagóricos distinguiram, de fato, 11 tétrades e vou me dar ao trabalho de mencioná-las a vocês porque se trata do pensamento analógico e gnóstico que Pitágoras sincretizou, sem dúvida, do que aprendeu ou concebeu e que ensinou.
Veremos que cada tétrade não é uma coleção, um inventário, mas uma progressão que leva do ponto ao volume, do homem à cidade, do nascimento ao declínio. Cada elemento gera e limita o seguinte, pois o ponto é a origem e o limite da linha, a linha a da superfície, a superfície a do sólido. A tétrade é para mim uma metalinguagem, uma forma de dizer como o mundo da realidade vem da unidade primordial, através dos princípios expressos pelos números.
1 - A primeira tétrade é o triângulo que envolve o número perfeito 10, representado por 10 pontos distribuídos em um triângulo de 4 linhas. Esta é a tétrade original que é a soma dos 4 primeiros números e conduz gradualmente ao princípio do número 10, ao mesmo tempo que gera as 4 consonâncias da escala (primeira, quarta, quinta, oitava). Segundo a tradição,
Pitágoras, por observação e experiência, descobriu que as relações entre o comprimento das 4 cordas do tetracorde em relação à primeira eram expressas pelas relações numéricas 4/3, 3/2,
2/1. Os tetractys deram a chave para os mistérios da acústica e os pitagóricos estenderam as conclusões dessa descoberta a todas as áreas da física. A fórmula do juramento de Pitágoras, transmitida por diversos autores e encontrada nos versos áureos, santifica a tetractys: Juro por aquele que transmitiu à nossa alma a tetractys na qual são a fonte e a raiz do Eterno Tipo .
Um número não é um valor abstrato, é uma “virtude intrínseca e ativa do supremo UM, de
Deus, fonte de harmonia universal” nos lembra Edouard Schuré, em “Les grands iniciados”).
2 - 3 passo rapidamente na segunda e terceira tétrade abraçando, em uma dupla progressão geométrica de razão 2 e 3, a natureza de todos os tamanhos: o ponto, a linha reta, a linha circular, a superfície plana, a superfície curva, o sólido com superfícies curvas, o sólido com superfícies planas.
4 - A quarta tétrade é física com 1 = fogo, 2 = ar, 3 = água, 4 = terra que são nossas purificações durante as jornadas de iniciação.
5 - A quinta, as de figuras geométricas com os 4 primeiros poliedros.
6 - O sexto, o das coisas geradas, ao qual Aristóteles concede a geração dos vivos a partir da semente e seu aumento nas três direções, largura, comprimento, altura.
7 - A sétima diz respeito ao desenvolvimento da sociedade. Homem, família, cidade, sociedade.
8 - A oitava apresenta as faculdades cognitivas que asseguram o conhecimento das tétrades anteriores; pensamento, ciência, opinião, sensação.
9 - A nona distingue as quatro dimensões do ser animado.
10 - A décima do tempo com suas 4 estações
11 - A última das idades da vida; infância, adolescência, maturidade, velhice.
Assim, as tétrades revelam a Unidade genética de todas as coisas no processo de realização de sua conclusão, como as sefirot na árvore da vida que assumirá a ideia dela.
Poderíamos levantar a hipótese de que Pitágoras trouxe de volta de sua estada de quase 20 anos no Egito, o entendimento do mistério das pirâmides: A pirâmide de Keops, que parece nunca ter escondido nenhuma múmia de faraó, não seria uma forma santificada do divino? Suas dimensões representando a compreensão do desdobramento divino, e esta encarnação da inteligência divina teria sido reformulada pela tetractys? O que é Deus, perguntou São Bernardo: ele é comprimento, largura, altura, profundidade.A pirâmide seria o símbolo de toda a criação, uma representação matemática do funcionamento do Universo. Dentro de suas dimensões estariam codificadas as verdades fundamentais de nosso mundo.
Nesse conservatório de números se expressa a atualização da possibilidade, ou seja, o Ser, a certeza de que tudo é vivo, de que o Presente é eterno, a simultaneidade do Tempo, a noção de Tri-unidade do Uno e Único.
Essa visão é muito importante porque é a possibilidade de sair da visão do Deus pessoal, leva a um conceito abstrato. O mundo vem da tradução “o que não tem limite” do que a Cabala chama de “ein soph”.
A este respeito podemos deduzir que Pitágoras inscreveu em sua figura triangular:
Monismo: Tudo o que é, é Um. Isso se opõe ao monoteísmo; não há separação natural entre o divino e o homem ou a natureza.
Holismo: Tudo forma um todo, nós, natureza, Deus incluído. É um imenso organismo que vive, uma entidade orgânica que vive sua vida de forma totalmente interligada.
Naturalismo: não há nada fora. Natureza e Deus incluindo dois olhares fixos no grande Todo, como no taoísmo
panteísmo: o livro da existência, como os livros sagrados, é a natureza. Tudo é divino, o que implica uma profunda ética de respeito.
Emanacionismo: Nenhuma criação, mas emanação, portanto, nenhuma separação. Tudo está em movimento, tudo está se tornando. Não se trata mais de uma metafísica do ser, mas de uma metafísica do devir e então a questão se coloca em direção ao quê. Deus não sendo completo, o mundo sendo sua realização, a perfeição do ser torna-se a realização do Todo.
O delta luminoso seria, portanto, também uma tétrade, um pleroma, uma representação sistemática que responde à pergunta de onde vem o mundo e como ele se desenvolve.
A importância da Tetraktys pitagórica em qualquer tipo de conhecimento metafísico e cosmogônico é óbvia. Por outro lado, a relação das harmonias musicais com os números é também um tema pitagórico que a Maçonaria e o Corpus Hermeticum assumem na forma de graus e chaves de reconhecimento ligados às esferas planetárias e aos
Regentes que as governam. Seria necessário acrescentar-lhe os vários teoremas de Pitágoras, sabendo da importância que a arte e a ciência da construção têm para a Maçonaria.
Entre eles, bastaria destacar o do triângulo retângulo, que se formou com os números da tríade "3, 4, 5" e se diz egípcio com sua hipotenusa (tradução, cordão esticado entre os opostos) assemelhando-se tanto a corda dos harpedonaptos marcada por nós em 3, 4, 5.
° A proporção áurea. Essa proporção de harmonia, também chamada de áurea, é derivada da proporção da analogia a/b=c/d quando os quatro termos são reduzidos a dois mantendo a mesma proporção. Devemos dizer os números de ouro, que Pitágoras e sua amada esposa Theano recusaram de todas as maneiras possíveis, em todas as suas formas possíveis de retângulo, pentáculo, estrela ou pentágono, rastreando-os e destacando assim os teoremas de Tales. Nessa irracionalidade matemática, de Pi e Phi, que não pode ser medida, mas se mostra nas leis da diagonal e do círculo e na infinidade de seus decimais, eles sem dúvida viram essa parte inacabada do mundo em processo de atualização em tempo e forma, e isso me parece ser a beleza divina dos próprios números.
° A fisionomia dos números: que serão chamados de perfeitos (soma dos divisores do número dá novamente o número, 6, 28), amigável (a soma dos divisores de um dá o outro, 220 e 284), par ou ímpar , triangular (3, 6, 10, 15), quadrados (1, 4, 9,16), cúbico (1, 8, 27), racional, irracional, imensurável. Que vertigem, que fonte para a gematria dos cabalistas e, portanto, para nós maçons.
° O alfabeto secreto, segundo Oswald Wirth, inspirado nos pitgóricos, como formulado por Teão de Esmirna ( século II a.C.), seria a fonte de nossa tabuada também chamada de tábua tripartida com 2 paralelas verticais e 2 paralelas horizontais delimitando 9 caixas cujos limites simbolizam as letras que lhes são atribuídas. Para Arturo Reghini (“ Números Sagrados na Tradição Maçônica Pitagórica ”), parece fora de dúvida que a origem da tabuada remonta à mesa de Theon. Indica aos maçons que suas construções devem ser baseadas nas propriedades dos números ou da geometria e, simbolicamente, que os trabalhos maçônicos devem ser realizados levando em consideração as propriedades dos números sagrados.
° Não mencionarei aqui como a observação e a escuta do céu por Pitágoras, através dos harmônicos das razões matemáticas, nos permite ouvir os planetas farfalharem as notas da escala enquanto giram sobre si mesmos ao redor do sol.
A arte geométrica da Maçonaria deriva da geometria e aritmética pitagóricas porque, de acordo com os atestados de Proclo "além de algumas propriedades geométricas atribuídas, sem dúvida erroneamente, a Tales, os pitagóricos foram os primeiros a estudar geometria e números . Compreender os números pitagóricos torna mais fácil entender os números sagrados maçônicos.
Concluindo esta primeira parte: ainda que Pitágoras não tenha "inventado" nada, ele reconheceu o número 10 como o mais perfeito dos números, porque contém a Unidade que se atualiza pelo existir, e o zero, símbolo da matéria e do Caos, de onde tudo veio. Este número, portanto, inclui em sua figura o “ordo ab chao”.
2 - Mas é nessa outra parte de seu ensinamento, o aperfeiçoamento do ser, que Pitágoras também inspirará as fontes maçônicas.
Segundo Céline Renooz, em seu livro " Era da verdade, história do pensamento humano e evolução moral da humanidade através dos tempos e entre todos os povos" : em meio às lutas religiosas, a 6ª século viu uma reação contra o novo helenismo, isto é, contra a desordem moral dos novos cultos; houve um retorno momentâneo às grandes idéias do passado. Foi fundada uma escola na qual se ensinavam as leis da Natureza tal como haviam sido formuladas na época brilhante da primitiva religião pelásica (os ancestrais etruscos). Era a chamada escola pitagórica, na qual o ensino da ciência era dado às sacerdotisas gregas, as Pítias.
Mas, segundo a lenda, foi em Crotona, no sul da Itália (que na época fazia parte da Grécia), que Pitágoras, encontrando refúgio, recebeu o apoio do homem mais rico da cidade, Milo, cuja filha Theano casou ( a quem Renooz atribui a realidade do estabelecimento da escola como sacerdotisa da Pítia). Ainda assim, nesse desejo de masculinização, a História lembrará que foi Pitágoras, porém, com sua esposa, quem fundou a escola mista pitagórica, também conhecida como Irmandade Pitagórica. As mulheres foram capazes de compartilhar o ensino, elas eram cerca de 15% dos iniciados.
Tomemos isso como um dos sinais da grande tolerância exigida no comportamento dos iniciados da escola pitagórica.
Muitas disciplinas eram ensinadas lá, como matemática e filosofia. Pode-se dizer que era uma espécie de instituto, uma espécie de mosteiro que me lembra a
Castália do "jogo de contas de vidro" de Hermann Hess, uma associação científica, filosófica, política e religiosa com regras de vida e ética.
A Escola Pitagórica era uma verdadeira escola iniciática e o conhecimento matemático estava sujeito ao sigilo. O recrutamento dos membros da ordem foi feito com escrupuloso cuidado. Pitágoras, diz-se, estudou rigorosamente a vocação dos jovens que se apresentaram a ele, antes de admiti-los nas primeiras iniciações desta nova vida; ele tentou ler em seu rosto, adivinhar em seu andar, em suas atitudes, em todos os hábitos de sua pessoa, as inclinações de sua alma, a verdadeira base de seu caráter, as aptidões próprias de sua mente. »
Este é o princípio de nossas investigações, não é?
Os membros da Escola foram separados em dois grupos. Uma cortina foi fechada no meio da sala onde Pitágoras estava ensinando. Os alunos devem OUVIR. Eles não tinham permissão para falar na aula. O silêncio do aprendiz é como o do aluno. Os exotéricos estavam do outro lado da cortina e só podiam ouvi-lo. Os esotéricos estavam do mesmo lado de
Pitágoras. Isso teve uma extrema importância na vida da Escola. Pitágoras queria saber se os membros eram capazes de silenciar e manter em segredo o que tinham ouvido. Depois de cinco anos, um exotérico foi permitido através da cortina. Isso marcou uma etapa importante na vida da Escola. Chamaríamos isso de aumento de salário?
Os textos dos pitagóricos também estavam sujeitos a sigilo. Escritos em uma linguagem de mão dupla, operavam em dois níveis de interpretação; uma compreendida por todos, a outra reservada apenas aos iniciados. Os pitagóricos falavam de sumbola e ainigmata. Para eles também, tudo era um símbolo. .
Cumprido este trabalho preparatório, houve uma seleção severa para um ensino gradual dos mistérios revelados aos poucos. Assim, os Mystes do 1º grau (Acusmática) aprenderam psicologia, fisiologia, exercícios litúrgicos, meditação, os segredos do simbolismo. Na 2ª série do Mathematikoï, estudamos física, astronomia, geometria, matemática e a ciência dos números. Então, no dia 3 grau do Sebastikoï (ou venerável), os alunos foram instruídos nos vários Mistérios da Ordem como a Origem da Alma, sua encarnação, seu destino póstumo. Foi só depois de ter sido formado em ciência secular e ciência secreta, e instruído nos mistérios do mundo e no que escapa aos nossos sentidos vulgares, que o Politikoï (4º ano ) recebeu um ensinamento sobre os segredos da harmonia social e a prática da justiça.
Tudo isso lembra a organização de nossas fileiras, não é?
Todos os membros da Escola tiveram que exercitar a memória, sendo a maior parte do conhecimento transmitido de boca em boca. Todas as manhãs tinham de relembrar à velha o que tinham feito, o que tinham visto, o que tinham ouvido, o que tinham dito.
Ao apresentar-se na Escola, cada pretendente devia entregar todos os seus bens à comunidade. A decapagem de metais não seria uma retomada simbólica dessa regra?
Aquele que foi demitido, porém, recebeu em sua partida o dobro dos bens que havia depositado. Ele recebeu em dinheiro o que ele não conseguiu aprender. A expressão "receber o próprio salário" corresponde também na Maçonaria a um conhecimento-valor.
Mas, assim que sua exclusão foi pronunciada, uma tumba foi cavada para ele. Foi uma morte simbólica.
O que é indiscutível é que Pitágoras tinha um objetivo moral e religioso em mente. Ele queria, diz o historiador Zeller, fundar uma escola de piedade, bons costumes, temperança, coragem, ordem, obediência à lei, fidelidade na amizade. Há muitas semelhanças com o espírito dos primeiros textos maçônicos para que seja uma coincidência, a influência parece inegável.
Phytagora contou sua teoria e deixou que seus alunos o contradissessem. Isso o informava se seus alunos eram capazes de pensar por si mesmos e os convidava a deixar a escola se não fossem satisfatórios, recusando o conhecimento de um papagaio. A Maçonaria não é uma ciência mas uma arte, a de despertar consciências, este esforço é inicialmente individual.
Mas isso era, acima de tudo, para oferecer uma grande liberdade individual de pensamento e até de consciência. Você tem que ter uma religião, manter sua fé jurada . Há aqui, neste verso dourado, uma relação entre o universal e o particular, uma exigência de tolerância. Todas as nossas constituições evocam, como imperativo essencial, a liberdade de consciência de cada um.
Os versos de ouro são uma das primeiras tentativas de um corpus moral teórico e prático, filosófico, espiritual e ecumênico. Querer dar conta de Pitágoras equivale, na verdade, a tentar retomar as escavações dos vestígios textuais deixados por seus anjos ou pelos historiadores da época e narrar cada um dos momentos de sua vida exemplar porque sua palavra era fraterna e sua experiência se conformava com sua educação. As biografias de Pitágoras escritas por Porfírio e Jâmblico fixavam definitivamente os traços característicos do sábio ideal, modelo de virtude, piedade e sabedoria, que qualquer seguidor de um platonismo nascido do pitagorismo devia imitar para reivindicar pertencimento a essa família espiritual e que inspirou, provavelmente, os primeiros textos maçônicos.
A Maçonaria é também a mediadora entre a teoria e a prática através da instrução, não do conhecimento desencarnado, mas do exemplo.
O maçom pratica a ética que é o que acontece livremente, sem constrangimento externo por um sentimento de obrigação moral interna.
A ligação entre a Maçonaria e a Ordem Pitagórica, não uma derivação histórica ininterrupta, mas apenas uma filiação espiritual, parece óbvia, não é?
Para plagiar São Tomás que disse que a palavra é como um espelho no qual vemos a coisa, não poderíamos dizer, enquanto o maçom é como um espelho no qual vemos Pitágoras?
Referencia:
H Meditações. Paul-Henri Michel , Revisão da história das ciências e suas aplicações Ano 1949