abril 14, 2023

TERCEIRA VIAGEM: A PROVA DO FOGO - Almir Sant’Anna Cruz



    O Fogo é o mais sutil, ativo e puro dos quatro elementos. Para os antigos, era considerado o princípio ativo, germe e origem da geração, fonte de energia, princípio animador e masculino, em oposição à Água. Para os hermetistas, representava as qualidades quente e seca, análogas ao verão, ao meio-dia, à cor vermelha e à inteligência brilhante. Na Maçonaria, o elemento Fogo é emblema da purificação iniciática, do fervor, do zelo e da Verdade.

    O fogo foi adorado e considerado sagrado por inúmeros povos, seja como símbolo de vida ou da força animadora, seja diretamente como fogo aceso, seja como Sol, ou ainda como a própria divindade.

    Na liturgia da Igreja Católica, o fogo novo simboliza Cristo, a Luz do Mundo, na cerimônia da Vigília Pascal, onde, no vestíbulo ou fora da Igreja, obtido pelo atrito de pedras, o novo fogo vai iluminar todo o templo. Esta cerimônia lembra a figura de Cristo ressuscitado, pelo que se acende o Círio Pascal até o dia da Ascensão.

    Na Bíblia, no Antigo ou no Novo Testamento, a palavra fogo é usada, tanto no sentido literal quanto no figurado, com inúmeros significados e em diversos contextos, todos de denso sentido simbólico. Recolhemos alguns deles:

    1 - O fogo do inferno, que queima, no sentido figurado, tanto a alma, que é espiritual, quanto o corpo, que é material, sem consumi-los. 

    2 - O fogo como símbolo da providência divina:

    Êxodo 13:21: E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite.

    Salmos 78:14: De dia os guiou com uma nuvem, e toda a noite com um clarão de fogo.

    3 - O fogo testando as virtudes:

    Zacarias 13:9: E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro: ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo, e ele dirá: O Senhor é meu Deus.

    I Coríntios 3:13: A obra de cada um se manifestará: na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

    4 - O fogo simbolizando a purificação moral e espiritual:

    Malaquias 3:2: Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem substituirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.

    5 - O fogo como manifestação de Deus:

    Gênesis 15:17: E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumo, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.

    Êxodo 3:2-4: E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia em fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés .

    6 - O fogo associado ao Espírito Santo:

    Atos 2:3-4: E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

    7 - O fogo associado ao Espírito Santo e a um batismo superior ao da água:

    Mateus 3:11: E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

    Lucas 3:16: Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

    Portanto, embora todas as religiões cristãs utilizem a Água para as suas cerimônias de iniciação, batismo e purificação, seu próprio Livro Sagrado, a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, indica que existe um batismo superior, pelo Espírito Santo e pelo Fogo.

    Na terceira viagem o recipiendário é conduzido por um dos Expertos por um caminho sem qualquer obstáculo e totalmente silencioso, pedindo passagem ao chegar ao altar do Venerável Mestre.

    Para a Escola Oculta, o completo silêncio da terceira viagem representa a parte superior do mundo astral, contígua ao mundo celeste. Leadbeater in A Vida Oculta na Maçonaria, assim se expressa: Atrás de si ficou o mundo inferior; diante dele estão as alegrias do céu, e no espaço intermediário reina o silêncio.

    Ao chegar ao altar do Venerável Mestre, será purificado pelo elemento Fogo, última purificação simbólica. Com a purificação pelo Fogo, o recipiendário chega, enfim, à Iniciação pura, à purificação superior, livrando-se das nódoas dos vícios do mundo inferior.

        

Do livro *O que um Aprendiz Maçom deve saber* do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

abril 13, 2023

A CARA DA LIBERDADE




" Como a viúva do criador da máquina de costura Singer deu a sua cara à Estátua da Liberdade!''

Isabella Boye nasceu em Paris, na família de um pai confeiteiro africano e de uma mãe inglesa . Logo ficou claro que a natureza presenteou Isabella com uma beleza especial e mesmo muito jovem ela se tornou modelo. 

Aos 20 anos, casou-se com o fabricante de máquinas de costura Isaac Singer, de 50 anos, e após a sua morte tornou-se a mulher mais rica do país. 

Depois de ficar viúva, ela se casou novamente com o violinista holandês Victor Robstett, que é uma celebridade mundial e um conde, então Isabella também se tornou uma condessa.

Numa festa conheceu o famoso escultor francês Frederick Bartoldi. Nessa época Bartoldi e já havia aceitado a oferta de criar uma estátua simbolizando a independência dos Unidos. 

A escultura seria um presente da França para assinalar o 100° aniversário da independência do país. Assim, nasceu a ideia de uma estátua gigante retratando uma mulher segurando uma tocha numa mão e escalopes na outra, com a data de adoção da Declaração de Independência dos Estados Unidos. 

Bartoldi ficou tão impressionado com o rosto da Isabella que decidiu usá-la como modelo para a sua escultura. Como resultado, na Ilha Bedlow, na Baía de Nova Iorque, a Estátua da Liberdade foi erguida com a figura de uma deusa antiga, mas com o rosto de Isabella Boye - Singer. 

Isabela se casa pela terceira vez, aos 50 anos, com Paul Sohej, um famoso colecionador de obras de arte. Viveu até 62 anos e morreu em 1904 em Paris."



A MAÇONARIA E A ESTÁTUA DA LIBERDADE




A vitória do Movimento Revolucionário de 1776, que deu origem à República dos Estados Unidos da América, foi também uma vitória da Maçonaria, pois os ideais maçónicos de Liberdade e Igualdade foram os alicerces para a construção do novo país.

A recém-nascida nação foi uma espécie de laboratório para a construção da primeira sociedade democrática do mundo, onde se organizou um governo que “em certo sentido, nascia de baixo para cima”.

 Dois maçons notáveis contribuíram para declaração de Independência dos Estados Unidos da América: George Washington e Benjamin Franklin.

Benjamin Franklin ao lado de Thomas Jefferson atuou como um dos principais articuladores do ideário republicano, alicerçado no “pensamento Iluminista de Locke, Hobbes, Rousseau e Montesquieu e sorvido pelo próprio Benjamin Franklin nas Lojas e na literatura maçónica que conheceu”.

A declaração de Independência dos Estados Unidos, elaborada por Thomas Jefferson, é o melhor exemplo do pensamento Iluminista de Locke, Hobbes e Montesquieu tornado práxis na edificação da nova sociedade.

 Este importante documento exalta os valores eternos de Liberdade e Igualdade, que são fins supremos da Maçonaria.

 A Estátua da Liberdade (cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo)que é uma síntese destes ideais foi construída por um Maçom e inaugurada numa cerimónia maçónica.

O historiador e Maçom francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a ideia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipe do escultor Bartholdi começasse a trabalhar na estátua colossal. 

O construtor da estátua da liberdade foi o Maçom Frederic-Auguste Bartholdi.

Voltando a França, com a ajuda de uma campanha de nível nacional feita pela maçonaria, encabeçada por Edoard, levantou a quantia de 3.500.000 francos franceses, uma quantia muito grande para a época (1870). 

O projeto sofreu várias demoras porque naquela época não era politicamente conveniente que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. 

Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, revitalizou-se a ideia de um presente aos Estados Unidos.

Em Julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua.

 Uma ilhota na baía de Nova Iorque, posteriormente chamada Ilha da Liberdade (baptizada oficialmente como ilha Liberty em 1956).

 Cheio de entusiasmo, Bartholdi levou avante os seus planos para uma imponente estátua

Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria no seu projecto – a tocha, o livro na sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo.

 Isto, talvez, não era uma grande surpresa, visto ele ser Maçom.

 Segundo os iluministas, por meio desta foi dado “sabedoria” nos ideais da Revolução Francesa.

O presente monumento foi, portanto, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses na sua revolução, em 1789.

 Um primeiro modelo da estátua, em escala menor, foi construído em 1870. Esta primeira estátua está agora no Jardin du Luxembourg em Paris.

 Um segundo modelo, também em escala menor, encontra-se no nordeste do Brasil em Maceió.

 Este modelo, feito pelo mesmo escultor e pela mesma fundição da estátua original, está em frente à primeira prefeitura da cidade, construída em 1869, onde hoje é o Museu da Imagem e Som de Alagoas.

A estrutura em que a estátua se apoia foi construída pelo Maçom Gustave Eiffel, o famoso construtor da Torre Eiffel. 

O pedestal sobre o qual se apoiaria a estátua seria construído e financiado pelos americanos..

Esta estátua foi feita de chapas de cobre batido a mão, que foram então unidas sobre uma estrutura de suportes de aço, projetada por Eiffel, com 57 metros de altura, completa, pesando quase 225 toneladas.

São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168 degraus até a cabeça. Por fim, outros 54 degraus levam à tocha. 

A coloração verde-azul é causada por reações químicas, o que produziu sais de cobre e criou a atual tonalidade.

 Registos históricos não fazem qualquer menção da fonte de fios de cobre usados na Estátua da Liberdade, mas suspeita-se que sejam provenientes da Noruega. Foi desmontada e enviada para Nova York, onde então foi montada num pedestal projetado pelo arquiteto americano e Maçom Richard Morris Hunt. 

A onda de perseguições na Rússia, aos judeus, que resultaram numa migração em massa para os Estados Unidos, afetou a vida e as ações da poetisa judia americana, Emma Lazarus, de grande renome americano. Mas o que se tornou “o ponto culminante” na vida de Emma foi o seu incansável trabalho de assistência aos milhares de refugiados judeus que perseguidos chegavam famintos.

Emma juntou-se ao trabalho da Maçonaria e a grupos judaicos de assistência e lançou-se em todo o tipo de trabalho.

 Nada era duro ou difícil para ela. Chegou a usar o seu próprio dinheiro para ajudar os emigrantes na sua fase de adaptação.

Trabalhou incessantemente na própria Staten Island, a famigerada ilha, por onde os emigrantes eram obrigados a passar por uma humilhante seleção, que determinava quem poderia entrar em terras americana

As palavras e as ações de Emma Lazarus foram de extrema importância nesta época, servindo de incentivo para que muitos outros se juntassem aos esforços dos comitês de ajuda aos refugiados e com grande relevância da Maçonaria Americana.

O soneto de Emma Lazarus, intitulado “The New Colossus”, com o famoso verso, está inscrito no pedestal.

Com lábios silenciosos “Dai-me os seus fatigados, os seus pobres,

As suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade

O miserável refugo das suas costas apinhadas.

Mandai-me os sem abrigo, os arremessados pelas tempestades,

Pois eu ergo o meu farol junto ao portal dourado.”

A estátua foi terminada em França em Julho de 1884 e a chegada no porto de New York, em 17 de Junho de 1885.

 Para se preparar para o trânsito, a estátua foi reduzida a 350 partes individuais e embalada em 214 containers de madeira. (O braço direito e a tocha, que foram terminados mais cedo, tinham sido exibidos na exposição Centennial em Filadélfia em1876, e depois disso no quadrado de Madison em New York City.) a estátua foi remontada no seu suporte novo num tempo de quatro meses.

Para tal, o navio Bay Ridge, levou para a ilha de Bedloy, onde hoje está erguida a estátua.

 Cerca de 100 maçons, onde o principal arquiteto do pedestal, o Maçom Richard M. Hunt, entregou as ferramentas de trabalho aos maçons construtores. 

A pedra fundamental, a primeira pedra, foi então assentada conforme ritualística maçónica própria para estes eventos. 

As peças que iriam compor a estátua chegaram ao porto de New York, em Junho de 1885; foram montadas sobre a estrutura construída por Gustave Eiffel.

A estátua foi inaugurada em 28 de Outubro de 1886. 

O presidente Grover Cleveland presidiu à cerimónia em 28 de Outubro de 1886 e o Maçom Bispo Episcopal de New York fez a invocação.

 O Maçom Bartholdi retirou a bandeira francesa do resto da estátua. 

O principal orador da cerimónia foi o Maçom Chaucey M. Depew, senador dos Estados Unidos.



obs: Emma Lazarus era descendente dos maçons brasileiros que saíram de Recife para a Nova Amsterdam que depois foi chamada de Nova York.



HIRAN E MITHRA PARALELOS SIMÓLICOS




O Mitraísmo, como todas as doutrinas iniciáticas, apresenta essencialmente muitos pontos em comum com a Maçonaria. É mesmo, provavelmente, uma das que mais inclui, e seria necessária uma longa obra arquitetônica para as abordar a todas.

Depois de ter definido rapidamente esta doutrina iniciática, que se impôs com vigor na sociedade romana dos três primeiros séculos da nossa era e que foi capaz de fazer Ernest Renan dizer que "se o Cristianismo tivesse parado no seu crescimento por alguma doença mortal, o mundo teria sido mitraista ”, tentarei definir os principais paralelos simbólicos com o ritual maçônico, destacando principalmente aqueles que se sobrepõem ao mito de Hiram.

Mithras é encontrado originalmente tanto no panteão hindu (Vedic Mithras) quanto no panteão iraniano (Avestic Mithras) onde ele tem todos os atributos de uma divindade à qual um culto está vinculado. O Mithra que se impôs no mundo greco-romano parece entretanto muito diferente e os especialistas se opõem sobre as relações exatas entre todos esses conceitos. É estudando os testemunhos arqueológicos que veremos que o próprio nome de " Mithra " nos mistérios greco-romanos que nos interessam é provavelmente a única relação com os cultos hindus ou iranianos e que o mitraísmo não é mais religião do que a maçonaria, mesmo que use símbolos e nomes de religiões como ela.

É preciso voltar de fato à etimologia: em védico mitra significa masculino “ amigo ”, “ aliança ” ou “ amizade ” no neutro; o Avestan mitra designa o " contrato ". Trata-se, portanto, de uma abstração que evoluiu para uma divindade, fenômeno bem atestado alhures (como a Fides entre os romanos) e o mitraísmo greco-romano pode ser analisado como um retorno à origem do nome, à noção de contrato ou pacto, entre homens, por um lado, e entre Deus e os homens, por outro.

Além dos textos antigos, em sua maioria sujeitos a cautela, porque foram escritos por testemunhas da acusação (os primeiros cristãos, em particular) ou por testemunhas indiretas), o mitraísmo é acessível a nós através da iconografia e dos vestígios de o mithræa , ou seja, os lugares onde as cerimônias aconteciam.

Em primeiro lugar, deve-se enfatizar fortemente que um mithræum não é um templo; não possui nenhuma de suas características e, em particular, não possui coro, naos ou " santo dos santos " que seria a morada do deus, reservada para seu uso exclusivo ou do sacerdote, elemento constante em todas as religiões de todas as civilizações. Esta é de fato uma das provas formais de que o mitraísmo não é uma religião.

Um mithræum é sempre um lugar subterrâneo ou semi-enterrado; alguns foram mesmo construídos em grutas (1), quando possível, ou pelo menos em sítios rochosos, encostando parte do edifício a uma parede de rocha (2). É claro que isso deve ser comparado ao nosso think tank ou a um “ lugar escondido conhecido apenas por pessoas de dentro ”. É também o símbolo da terra. Outro paralelo, o teto, muitas vezes pintado e estucado, era cravejado com a imagem do firmamento, como em nossos templos; às vezes um zodíaco poderia ilustrá-lo (3), ou a abóbada poderia ser perfurada com sete cavidades circulares simbolizando a luz dos planetas (4). Autores antigos, Numenius , depois Porfírio, explicam-nosimagem do mundo ”.

A orientação de um mithræum é muito variável, o que o distancia ainda mais da noção de um templo, que é sempre perfeitamente orientado. Tal como nas nossas oficinas, a orientação foi obtida pela decoração de interiores, o que torna estes espaços espaços recriados independentemente do mundo profano que os envolve.

O mithræum é uma sala centrada em torno de uma dupla função: reunião dos seguidores para um ritual simbolizado pela estela que representa o sacrifício do touro, seguido de uma refeição feita em conjunto. A sala ainda está organizada em torno de um corredor central com dois bancos de cada lado, onde os hóspedes podem fazer suas refeições deitados. Vestido e ágape foram, portanto, feitos no mesmo lugar, uma vez que a estela na parte de trás foi escondida ou virada, às vezes mostrando uma representação da refeição de Mithras com o Sol, ou seja, do iniciado com a luz (5). Em outras palavras, uma vez extintos os fogos e removida a diretoria da loja, os irmãos podiam participar do ágape.

Porque esta famosa estela se parece furiosamente com uma pintura de loja: a sua iconografia central é a " tauroctonia ", Mitra sacrificando o touro, cena rodeada de personagens e painéis com múltiplas cenas que constituem o quadro de um mito da mesma forma que o de ' Hiram e que, com símbolos semelhantes, procura nos conscientizar dos mesmos conceitos.

Uma comparação muito rápida com os sacrifícios greco-romanos poderia fazer crer na representação de uma cena que foi realmente realizada. Não é assim, e mesmo os cristãos, entre os mais ferozes oponentes do mitraísmo, nunca mencionaram a realidade do sacrifício de um touro. Nenhum testemunho arqueológico nos permite apresentá-lo como tal.

É preciso buscar antes no campo simbólico. Mithra é o iniciado, o maçom; o touro é o animal lunar, o animal primordial cujo sacrifício, segundo Jung, “ permite ao homem triunfar sobre suas paixões primitivas (…) após uma cerimônia de iniciação ”. É sobre matar a fera interior. “ O touro é a força descontrolada sobre a qual uma pessoa evoluída tende a exercer domínio (6)”. Estamos bem aí no mito de Hiram: o iniciado deve morrer simbolicamente antes de renascer na maestria. Mitra sacrificando o touro, é o iniciado que, tendo conquistado suas paixões e submetido sua vontade, mostra que o mestre maçom, tendo alcançado a sabedoria, é capaz de se aproximar do Conhecimento(7). Também pudemos verificar arqueologicamente em certos mithræa um dispositivo funerário ritual, uma cavidade ou cocho esculpido que poderia conter um homem reclinado. Robert Turcan diz-nos ainda que “ os mistérios de Mitra incluíam para os candidatos uma morte fictícia (…). O místico foi preliminarmente na posição de acusado, depois condenado à morte e executado fictíciamente antes de renascer para uma nova vida (8) . »

A " tauroctonia " é rodeada por outros símbolos, que, tal como nas pinturas da nossa loja, contribuem para recriar um espaço e um tempo sagrados, independentes do mundo profano.

De cada lado do grupo central, duas figuras seguram respectivamente uma tocha levantada e uma tocha abaixada; estes são os " dadophores ", Cautès e Cautopatès, que simbolizam o sol nascente e o sol poente, o leste e o oeste. O sacrifício do touro é sempre representado voltado para Cautes, portanto voltado para o leste, o que contribui para orientar simbolicamente o mithræumda mesma forma que uma loja maçônica: o iniciado, como aquele que desempenha o papel de Hiram, morre e então renasce diante da luz do Oriente que nos é revelada prontamente pelo Venerável Mestre de Cerimônias. Um espaço sagrado é, portanto, bem recriado, definido por seus pontos cardeais.

A cena se passa em uma caverna; acima dela, o Sol e a Lua estão pendentes, em suas carruagens, em busto ou medalhão. Também aí é evidente o paralelo com as pinturas dos nossos camarins, com a criação de um tempo sagrado, do meio-dia à meia-noite.

Vários animais estão associados à " tauroctonia ". Um corvo está empoleirado na caverna; na maioria das crenças, ele é o mensageiro divino, o herói solar. Simboliza a luz que é o objetivo final do iniciado, desempenhando o mesmo papel do delta luminoso em nossas lojas. Vemos também um cachorro bebendo o sangue do touro, uma cobra se aproximando de sua ferida e um escorpião beliscando seus testículos para coletar o sêmen.

O cachorro é, claro, universalmente, o psicopompo, o guia do homem na noite da morte, antes de seu retorno à Luz. É também, em certas tradições (9), o conquistador e o senhor do fogo, tanto mais que aqui bebe sangue. É, portanto, um duplo símbolo que liga a morte (para nós, o de Hiram) e o fogo, o segundo dos nossos quatro elementos, depois do símbolo da terra representado pela caverna.

O escorpião é também, pela sua própria natureza de animal peçonhento, uma evocação da morte. Também pode estar ligado à água, o terceiro dos nossos quatro elementos, por sua posição zodiacal. Algumas estelas também mostram um caranguejo (câncer) ao lado ou no lugar do escorpião.

Quanto à cobra, ela também é, entre seus riquíssimos significados, um símbolo da morte. Ele também é percebido como mestre do movimento, principalmente por sua equivalência ao dragão, animal do ar, último dos nossos quatro elementos.

Em torno desta cena central e constante, os escultores reuniam muitas vezes um máximo de motivos simbólicos, alusões veladas aos rituais praticados. Sem entrar em detalhes, pode-se notar, por exemplo, a presença de sete altares iluminados (a figura do mestre), uma cena que mostra Mitras subindo da rocha (como o pretendente saindo do gabinete de reflexão), ou a representação da dexiôsis , Mithras e o Sol apertando as mãos sobre um altar (o equivalente ao nosso juramento).

Finalmente, se o detalhe do ritual iniciático praticado na mithræa ainda nos escapa, sabemos ao menos que havia sete posições na hierarquia do que poderíamos chamar de " oficiais da loja mitraica ". » ; um foi sucessivamente "Raven" ( corax ), "Fiancé" ( nymphus ), "Soldier" ( miles ), "Lion" ( leo ), "Persia" ( perses ), "Courier of the Sun" ( heliodromus ) e finalmente " Pai ( pater ): “ sete o tornam justo e perfeito ”. Entre os iniciados simples, existe também o título de Mestre ( magister ).

Finalmente, o acaso faz com que Hiram e Mithra sejam quase compostos das mesmas letras. Mas acaso existe?

abril 12, 2023

A QUESTÃO DA PALAVRA - Heitor Rodrigues Freire


A palavra é o meio próprio e natural de expressão do ser humano, que é a única criatura que possui esse atributo. E a linguagem é o meio pelo qual a palavra se manifesta. A linguagem é, portanto, uma característica eminentemente humana.

Para o linguista e filósofo Noam Chomsky, na mente há um órgão da linguagem que todos os seres humanos – e apenas os seres humanos – têm. 

E desde pequenos, pelo convívio diário com os pais e demais parentes, começamos a falar sem nos dar conta da importância da palavra, do seu significado e do que representa como fator de evolução mental e espiritual. A palavra faz parte do nosso patrimônio genético. As mudanças na sociedade se refletem na linguagem falada e escrita.

Ricardo Lima, titular do Departamento de Estudos da Linguagem da UERJ, escreveu: “A língua é viva porque está sendo usada sempre, em vários contextos, em várias situações, o que faz com que ela tenha novos usos e novas possibilidades. Isso acontece tanto no espaço quanto no tempo. No espaço geográfico, diferentes regiões; no tempo, em diferentes situações que mudam na sociedade. Assim como a sociedade vai mudando, a língua acompanha essas mudanças da sociedade”. 

Como ele ressaltou, a língua está sempre se modificando ao longo do tempo e do espaço. Ela absorve novas palavras, assume gírias e, de tanto ser usada, pode até contrair expressões. Isso acontece a todo momento, mesmo que de forma imperceptível. Por exemplo, hoje, raramente se usa o pronome nós; ele foi substituído por “a gente”. É a gente pra cá, a gente pra lá, a gente vai fazer, a gente fez, etc., o que acaba, a meu ver, empobrecendo a língua.

“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. E Deus disse: ‘Faça-se a luz’, e a luz foi feita”. Com estas palavras do livro do Gênesis, Deus nos dá uma lição clara do poder da palavra. E nos mostra que através dela, podemos fazer tudo. TUDO mesmo. É só saber utilizá-la. “Pelas vossas palavras sereis justificados; pelas vossas palavras sereis condenados” (Mateus 12:37). 

A falta de uma orientação verdadeira sobre o significado da palavra resulta no seu uso inadequado. Devido à familiaridade e facilidade em falar deixamos de nos beneficiar de um poder extraordinário que nos foi concedido pelo nosso Pai. Por meio da palavra foi criado o universo, e através da palavra cada um de nós cria o seu próprio universo, sabendo ou não, querendo ou não. "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Provérbios 18:21)

O poder criador da palavra vai aos poucos moldando a nossa vida. Quando manifestamos a realização de um desejo e no instante seguinte, por outro motivo, condenamos alguém que obteve o que queríamos, esse conjunto de contradições – uma declaração positiva seguida de outra negativa – cria um estado de contrariedade que nossa mente não consegue entender. Ela não é seletiva, não tem senso de humor, não sabe que estamos falando “só de brincadeirinha”, que é “só força de expressão”. 

E assim, perdemos a oportunidade de utilizar a palavra no seu mais profundo poder, que é o da realização daquilo que desejamos. É necessário – mais do que necessário, indispensável – o nosso despertar para a utilização plena de todo o potencial com que fomos dotados.

Vamos pensar antes de falar, para só falarmos aquilo que de fato queremos ver realizado. E assim, conscientemente – a palavra-chave é consciência – acordados, estando presentes a cada momento, evitemos agir de modo automático.

Outro ponto a ser destacado é quanto à pronúncia adequada das palavras, e também quanto ao uso das palavras certas, sem utilização de chavões, de termos chulos nem de gírias, pois estas tendem a ter interpretações que acabam confundindo a nossa mente. O uso adequado das palavras nos proporciona também uma evolução espiritual. É um fator de enriquecimento mental. 

Um ponto fundamental no que se refere à palavra é o cumprimento daquilo que se prometeu. “Ninguém é obrigado a se comprometer, mas feito isso, obriga-se pela palavra ao seu cumprimento”.

Reflitamos.

A IMPORTÂNCIA DA UNIFORMIDADE DA INDUMENTÁRIA - Ir.’. Charles Evaldo Boller






Porque todos iguais? Não é muito mais bonita a variedade? Qualquer observador que olhe a natureza e sua diversidade concluirá que nela reina o caos. 

E é de fato uma confusão de sistemas que se interconectam em redes, e de tal maneira que tudo na biosfera da Terra está intimamente interligada pulsando vida. 

A entropia pode ser tomada como uma espécie avaliação desta desordem. Mas ao atentar para o detalhe de cada um destes sistemas que se interligam, chega-se a conclusão que existe uma forte tendência à padronização. 

Existe na natureza uma substancial orientação de tudo evoluir de um estado de desordem para a ordem e em graus de complexidade sempre crescentes.

Senão, como seria possível reproduzir um ser humano a partir do código genético de seus genitores? Isto exige uma forte e inflexível tendência à padronização. Sem a replicação baseada em padrões a concepção de vida é impossível.

Se a natureza é baseada em padrões, porque não aplicar tão sábio discernimento à maneira como cada conjunto de obreiros se apresenta? 

A natureza levou bilhões de anos para determinar os padrões existentes em todo o universo, então porque não copiar simplesmente aquilo que funciona? Porque não definir um padrão de vestimenta para ser usado em loja? 

Cada potência maçônica define um padrão mínimo de uniformidade da indumentária, mas cada loja é independente em determinar qual sua opção de vestimenta, ao menos em decidir se adota balandrau, terno, ou ambos.

Em se tratando de uma instituição disciplinada e ordeira, é importante o uniforme, entretanto, o mais importante é o comportamento de cada um dentro da roupa que veste. 

Se existem aqueles que desejam mudar a vestimenta por baixo do avental para padrões mais modernos e adaptados ao clima de região equatorial ou tropical, que os impede? 

Mas ao mudar, deve ser roupa que valorize o que significa o avental. O propósito do avental como insígnia do trabalho induz seu portador a agir e ouvir mais que falar, além de distintivo de honra e tem outras razões de existir.

Um uniforme faz referência a um traje especial usado por alguém que pertence a uma organização ou que faz parte de algum movimento. 

O maçom pode ser reconhecido pela sociedade através da vestimenta, e esta distinção se faz por uma nova personalidade baseada em: humildade mental, longanimidade, benignidade, a mais profunda compaixão, e acima de tudo pela prática do amor, do magnífico amor fraternal que desenvolve junto com seus companheiros de trabalho, e que eles sabem ser a única solução para todos os problemas da humanidade.

O uniforme é a representação simbólica da sociedade igualitária de que fazem parte, bem como das características que o novo homem maçom irradia. Partindo do princípio que nem balandrau nem o traje a rigor são trajes maçônicos, conclui-se que estes servem apenas para identificar que aquele cidadão vestido de preto faz parte de uma sociedade igualitária e distinta da humanidade.

O uniforme do maçom é o avental, mas por uma questão de dignificação de sua atuação na sociedade e em si mesmo, deve usar sempre da melhor vestimenta como complemento. Sempre é noite de gala, sessão magna, depende apenas do que cada um acha de sua atividade no burilar da pedra bruta. 

Como o trabalhar em si mesmo é uma tarefa sublime e sagrada porque não representar e dignificar tal tarefa com indumentária a altura desta ação.

Nascemos nus e nada mais necessitamos para cobrir nosso corpo que seja diferente de nossa pele, entretanto, os códigos de convivência exigem o cumprimento de aspectos de etiqueta que dignificam cada ação de nossa vida. Não comparecemos mal trajados numa cerimônia de casamento ou em outra ocasião magna. 

Se o fato de trabalhar em si mesmo tem a importância de uma ocasião magna, então há necessidade de trajar-se para ocasião de festa. Maçom que se preza usa sempre o traje a rigor porque sempre está burilando o que existe de mais sagrado para ele mesmo - o seu templo interior. 

E do brilho resultante do homem integral glorifica-se a obra do Grande Arquiteto do Universo.

abril 11, 2023

MULHERES NA MAÇONARIA - Almir Sant’Anna Cruz


Perguntas e críticas sobre a não participação de mulheres na Maçonaria são recorrentes. Enganam-se! As mulheres participam na Maçonaria através de Fraternidades Femininas ligadas às Lojas Maçônicas e através de outras entidades para maçônicas. Na tradição maçônica, as mulheres podem participar, mas não podem ser iniciadas. 

A Maçonaria não admite a iniciação das mulheres, com fulcro no que estabelecem os Landmarks (Marcos de Limites) e a Constituição de Anderson, considerada a Carta Magna da Maçonaria Universal. Fixando a origem da Maçonaria nas guildas corporativas dos pedreiros da Idade Média, é óbvio que, para exercer livremente o ofício, se estabelecesse a necessidade dos candidatos à iniciação serem isentos de defeitos e mutilações, livres de nascimento e maiores de idade, não se permitindo o ingresso de mulheres, aleijados e escravos.

Mas existem Lojas Maçônicas Mistas, onde são admitidas pessoas de ambos os sexos e Lojas Maçônicas Femininas, conquanto tais Lojas sejam consideradas irregulares e espúrias pela Maçonaria tradicional. Mas o fato é que essas Lojas existem e existem mulheres maçons! 

E nas três grandes religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), qual é a participação e o papel das mulheres?

JUDAÍSMO: O livro sagrado dos Judeus, que os Cristãos denominam Antigo Testamento, e por ambas as religiões considerado “inspirado por Deus”, ressalvados uns poucos casos, como o de Débora, que chegou a ocupar o cargo de Juíza, são inúmeros os exemplos de machismo e do papel secundário das mulheres. 

Só para citar alguns: a mulher sendo criada de uma costela do homem; os Patriarcas que se uniram a diversas mulheres e às suas escravas, com quem tiveram filhos; Salomão que tinha 700 esposas e 300 concubinas (pena que a Bíblia não informa como ele dava conta dessas 1000 mulheres).

CRISTIANISMO: No Novo Testamento, considerado “inspirado por Deus” pelos Cristãos, Jesus atenua esse papel secundário das mulheres, dando um certo relevo a Maria Madalena. 

Na Igreja Católica, tal como na Maçonaria tradicional, as mulheres participam, mas não podem ser ordenadas (iniciadas). Todos os sacerdotes que realizam ofícios religiosos são homens (Padres). 

Aí vem a grande contradição que ocorre em algumas Igrejas Protestantes, principalmente nas Pentecostais e Neo-Pentecostais, em que se encontram “pastoras” e “bispas”. Redenção das mulheres? Não! Descumprimento do que preceitua a Bíblia que tanto citam e que foi “inspirada por Deus”. Pregam o que lhes convém e escondem o que não lhes interessa. Pois na Primeira Epístola aos Coríntios (I Cor) do apóstolo Paulo, consta nos versículos 34 e 35 que as mulheres não podem nem mesmo falar nas igrejas: 

34-As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei; 

35-E se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja”.

ISLAMISMO: O que diz a Escritura Sagrada do Islamismo, o Alcorão? Recolhemos algumas suras: 

2:228-As mulheres têm direitos correspondentes a suas obrigações, mas os homens as superam de um degrau. Deus é poderoso e sábio; 

4:3-Desposai tantas mulheres quantas quiserdes: duas ou três ou quatro. Contudo, se não puderes manter igualdade entre elas, então desposai uma só; 

4:34-Os homens têm autoridade sobre as mulheres pelo que Deus os fez superiores a elas e porque gastam de suas posses para sustentá-las. As boas esposas são obedientes e guardam sua virtude na ausência de seu marido conforme Deus estabeleceu. Aquelas de quem temeis a rebelião, enxortai-as, bani-as de vossa cama e batei nelas. Se vos obedecerem, não mais as molestais. Deus é elevado e grande.

CONCLUSÃO: Nenhuma “Escritura Maçônica”, mesmo não sendo “inspirada por Deus”, trata as mulheres da forma com que as “Escrituras Sagradas” adotadas por judeus, cristãos ou muçulmanos as tratam! E ainda criticam a Maçonaria!

Do livro *Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz - Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

SIMBOLOGIA DA ÁGUIA BICÉFALA - Mohammad Gomes


 

Águia

Antigo símbolo solar, utilizada nas heráldicas e nos brasões, a águia de duas cabeças representa os impérios de Roma (ocidentais e orientais). Uma cabeça está voltada para Roma, a oeste, enquanto a outra está para Bizâncio, a leste.

Nas antigas civilizações da Ásia Menor, a águia bicéfala representava o símbolo do poder supremo.

Leia também Sol.

Simbolismo da Águia nas Mitologias

Na mitologia grega, a águia está associada a Zeus (Júpiter), o deus maior do Olimpo. Na mitologia germânica, é uma referência a Wotan, o deus maior do Válhalla. No mito cristão, a águia é um símbolo de São João, e para Jung, um símbolo do pai.

Além disso, era emblema do deus romano do Sol, Sol Invictus, e representava o imperador.

Representação da Águia na Alquimia

Na alquimia, a águia simboliza a transmutação do metal vil em ouro, ou seja, a transformação da substância impura em substância pura. Assim, para os alquimistas, essa ave mítica, associada aos elementos ar e mercúrio, simboliza a renovação, o nascimento.

abril 10, 2023

CANÇÃO DO DIA DE SEMPRE - Mário Quintana

 


Tão bom viver dia a dia..

A vida assim jamais cansa...


Viver tão só de momentos

Como estas nuvens no céu....


E só ganhar, toda a vida, 

Inexperiência, esperança


E a rosa louca dos ventos

Presa à copa do chapéu.


Nunca dês um nome a um rio:

Sempre é outro rio a passar


Nada jamais continua,

Tudo vai recomeçar!


E sem nenhuma lembrança

Das outras vezes perdidas

Atiro a rosa do sonho

Nas tuas mãos distraídas...

ESQUADRO E COMPASSO - Rui Bandeira



Talvez o mais conhecido dos símbolos da Maçonaria seja o que é constituído por um esquadro, com as pontas viradas para cima, e um compasso, com as pontas viradas para baixo.

Como normalmente sucede, várias são as interpretações possíveis para estes símbolos.

É corrente afirmar-se que o esquadro simboliza a retidão de caráter que deve ser apanágio do maçom. 

Retidão porque com os corpos do esquadro se podem traçar facilmente segmentos de reta e porque reto se denomina o ângulo de 90 º que facilmente se tira com tal ferramenta. 

Da retidão geométrica assim facilmente obtida se extrapola para a retidão moral, de caráter, a caraterística daqueles que não se "cosem por linhas tortas" e que, pelo contrário, pautam a sua vida e as suas ações pelas linhas direitas da Moral e da Ética. 

Esta caraterística deve ser apanágio do maçom, não especialmente por o ser, mas porque só deve ser admitido maçom quem seja homem livre e de bons costumes.

É também corrente referir-se que o compasso simboliza a vida correta, pautada pelos limites da Ética e da Moral. 

Ou ainda o equilíbrio. 

Ou a também a Justiça. 

Porque o compasso serve para traçar circunferência, delimitando um espaço interior de tudo o que fica do exterior dela, assim se transpõe para a noção de que a vida correta é a que se processa dentro do limite fixado pela Ética e pela Moral. 

Porque é imprescindível que o compasso seja manuseado com equilíbrio, a ponta de um braço bem fixada no ponto central da circunferência a traçar, mas permitindo o movimento giratório do outro braço do instrumento, o qual deve ser, porém, firmemente seguro para que não aumente ou diminua o seu ângulo em relação ao braço fixo, sob pena de transformar a pretendida circunferência numa curva de variada dimensão, torta ou oblonga, assim se transpõe para a noção de equilíbrio, equilíbrio entre apoio e movimento, entre fixação e flexibilidade, equilíbrio na adequada força a utilizar com o instrumento. 

Porque o círculo contido pela circunferência traçada pelo instrumento se separa de tudo o que é exterior a ela, assim se transpõe para a Justiça, que separa o certo do errado, o aceitável do censurável, enfim, o justo do injusto.

Também é muito comum a referência de que o esquadro simboliza a Matéria e o compasso o Espírito, aquele porque, traçando linhas direitas e mostrando ângulos retos, nos coloca perante o facilmente perceptível e entendível, o plano, o que, sendo direito, traçando a linha reta, dita o percurso mais curto entre dois pontos, é mais claro, mais evidente, mais apreensível pelos nossos sentidos - portanto o que existe materialmente. 

Por outro lado, o compasso traça as curvas, desde a simples circunferência ao inacabado (será?) arco de círculo, mas também compondo formas curvas complexas, como a oval ou a elipse. 

É, portanto, o instrumento da subtileza, da complexidade construída, do mistério em desvendamento. 

Daí a sua associação ao Espírito, algo que permanece para muitos ainda misterioso, inefável, obscuro, complexo, mas simultaneamente essencial, belo, etéreo. 

A matéria vê-se e associa-se assim à linha direita e ao ângulo reto do esquadro. 

O espírito sente-se, intui-se, descobre-se e associa-se portanto ao instrumento mais complexo, ao que gera e marca as curvas, tantas vezes obscuras e escondendo o que está para além delas - o compasso.

Cada um pode - deve! - especular livremente sobre o significado que ele próprio vê nestes símbolos. 

O esquadro, que traça linhas direitas, paralelas ou secantes, ângulos retos e perpendiculares, pode por este ser associado à franqueza de tudo o que é direito e previsível e por aquele à determinação, ao caminho de linhas direitas, claro, visível, sem desvios. 

O compasso, instrumento das curvas, pode por este ser associado à subtileza, ao tato, à diplomacia, que tantas vezes ligam, compõem e harmonizam pontos de vista à primeira vista inconciliáveis, nas suas linhas direitas que se afastam ou correm paralelas, oportunamente ligadas por inesperadas curvas, oportunos círculos de ligação, improváveis ovais de conciliação; enquanto aquele, é mais sensível à separação entre o círculo interior da circunferência traçada e tudo o que lhe está exterior, prefere atentar na noção de discernimento (entre um e outro dos espaços).

E não há, por definição, entendimentos corretos! 

Cada um adota o entendimento que ele considera, naquele momento, o mais ajustado e, por definição, é esse o correto, naquele momento, para aquela pessoa. 

Tanto basta!

O conjunto do esquadro e do compasso simboliza a Maçonaria, ou seja, o equilíbrio e a harmonia entre a Matéria e o Espírito, entre o estudo da ciência e a atenção às vias espirituais, entre o evidente, o científico, o que está à vista, o que é reto e claro e o que está ainda oculto ou obscuro. 

O esquadro é sempre figurado com os braços apontando para cima e o compasso com as pontas para baixo. 

Ambas as figuras se opõem, se confrontam: mas ambas as figuras oferecem à outra a maior abertura dos seus componentes e o interior do seu espaço. 

*A oposição e o confronto não são assim um campo de batalha, mas um espaço de cooperação, de harmonização, cada um disponibilizando o seu interior à influência do outro instrumento.*

Assim também cada maçom se abre à influência de seus Irmãos, enquanto que ele próprio, em simultâneo, potencia, com as suas capacidades, os seus saberes, as suas descobertas, os seus ceticismos, as suas respostas, mas também as suas perguntas (quiçá mais importantes estas do que aquelas...) a modificação, a melhoria, de todos os demais.

Tantos e tantos significados simbólicos podemos descobrir e entrever nos símbolos mais conhecidos da Maçonaria... 

Aqui deixei, em apressado enunciado, alguns. 

Cada um é livre, se quiser, de colocar na caixa de comentários, o seu entendimento do significado destes símbolos, em conjunto ou separadamente, ou apenas de um só deles. 

Todos os significados simbólicos são bem-vindos! 

Cada um é também livre de, se quiser, nada partilhar, guardando para si,as conclusões que nesse momento tire. 

Tão respeitável é uma como outra das posições. 

Este espaço é livre e de culto da Liberdade. 

Afinal de contas, tanto o esquadro como o compasso estão abertos... abertos às livres opções, entendimentos e escolhas de cada um!



abril 09, 2023

O QUE É UM “CAPÍTULO ROSA-CRUZ? - Sérgio Quirino

 



Meus irmãos, 

Como na semana santa muito se fala sobre os Cavaleiros Rosa-Cruzes, segue uma rápida explanação sem que se quebre qualquer juramento, apenas para a compreensão daqueles que ainda não galgaram tal grau. 

*O QUE É UM “CAPÍTULO ROSA-CRUZ”?*

O Capítulo Rosa Cruz tem como princípio a consagração de Jesus como Mestre Dos Mestres.

Traz em seu conteúdo filosófico a pregação da Moral e a imortalidade da alma e isola as questões religiosas da doutrina propagada por Jesus.

Promove o conhecimento através da observação científica e por fim traz a aliança dos conceitos maçons do trabalho como engrandecimento do homem e o aprimoramento do espirito através dos estudos e observância das virtudes teologais da Fé, da Esperança e da Caridade.

O Nome, provavelmente, provém de um romancista da idade média chamado Christian Rosenkreutz, alcunha de Cristiano Rosa-Cruz, que relatou suas viagens pelo Ocidente e adquiriu conhecimentos da Alquimia, do Hermetismo, das Ciências Naturais e do esoterismo.

Com o fechamento das sociedades secretas, muitos adeptos dos conceitos de Christian migraram para a Maçonaria e mais tarde incorporaram sua simbologia em alguns capítulos.

O trabalho dos Cavaleiros Rosa-Cruzes Consagra-se às três Virtudes Teologais:

_A Fé, sem a qual jamais se verá o Criador;

_A Caridade que é a o Amor com o qual a humanidade encontrará sua redenção e

_A Esperança que é a propulsora das demais, pois traz em si a chama que nunca há de apagar para iluminar o caminho da constante busca da Justiça e da Perfeição.

A Semana santa é a consagração dos Cavaleiros Rosa Cruzes.

A reunião deve ser realizada, no primeiro dia, na quinta-feira das Endoenças, com ou sem iniciação, que corresponde ao dia das trevas e do sofrimento. 

No segundo dia, no sábado de Aleluia, corresponde à ressurreição de Cristo.

*CEIA DOS CAVALEIROS ROSA CRUZES*

Um Cavaleiro Rosa Cruz é um Maçom que passou pela iniciação do Grau 18 de alguns Ritos Maçônicos. 

Este grau é ministrado juntamente com os graus 15,16 e 17 nos Capítulos Rosa Cruzes e a mensagem do Grau de Cavaleiro Rosa Cruz é que devemos trabalhar pelo triunfo da Luz sobre as Trevas e que somente pela entrega ao Irmão é que alcançaremos a libertação. 

Um Cavaleiro Rosa Cruz é o mais humilde dos Obreiros, lembrando que não devemos confundir humildade com servidão.

Humildade maçônica é a qualidade daqueles que trabalham pela Ordem sem tentarem se projetar sobre os outros e nem se mostrar superior a alguém. 

A Ceia dos Cavaleiros.

ENDOENÇAS.

Há um antigo costume, segundo o qual, em qualquer lugar do mundo em que se encontrem esse obreiros --- cavaleiros --- devem se encontrar, na quinta-feira de Endoenças (do latim: indulgentias), ou "quinta-feira santa", ou "quinta-feira da Paixão", que ocorre três dias antes da Páscoa.

A tradição que mencionei é a obrigatoriedade dos Cavaleiros Rosa Cruzes se encontrarem na noite que antecede à Sexta-feira da Paixão. 

Reza esta tradição que os antigos Irmãos após sua investidura como Cav.’. R+C saíam pelo mundo cumprindo seu juramento e que na primeira Lua Cheia, após o Equinócio da Primavera, (hemisfério norte), eles se encontrariam no local da Investidura. 

A ideia era rever os Irmãos, compartilhar experiências, trazer notícias de Irmãos adoentados ou que tenham falecidos. 

Há toda uma ritualística muito bonita e extremamente filosófica que resulta em seus participantes um enlevo moral e espiritual.

A primeira e a segunda parte dos trabalhos acontecem em Templo e a parte final se dá em um ambiente de refeição.

Generalizamos dizendo que nesta noite os Cavaleiros Rosa-Cruzes se reúnem em Sessão de Endoenças. 

Ao final dos trabalhos temos um ágape cujo nome varia muito de Rito, Potência e Oriente e os mais comuns são: Ceia de Cavaleiros; Reunião de Endoenças; Ceia dos Cavaleiros Rosa Cruzes, Sessão de Mesa, Ágape Fraternal e Refeição Mística.

Bom dia meus irmãos e boa Ceia aos Cavaleiros Rosa Cruzes.


Sérgio Quirino M.'. M.'. e Sidnei Godinho (Revisão e introdução)

O MALHETE - Adilson Zotovici

 


Instrumento revelador 

De poder ao empossado

Aplicado com destemor 

Pelo saber empregado 


Nele o clamor, o lembrete, 

Com erudição empunhado 

Podendo ser flor ou florete 

Qual Salomão no passado


A bom aluno e professor 

Sete degraus tenha galgado

Instado pelo seu valor

A um bom Mestre Instalado 


Que sua história em livrete,

De glória seja o legado

De equidade o seu sinete 

De fraternidade gravado


Será com ele mediador 

Por seus iguais esperado

Austeridade e amor 

Com serenidade o julgado


Muito além dum verbete 

Ditoso significado 

O poderoso Malhete 

A quem  ele confiado ! 



abril 08, 2023

VIRTUDES E VÍCIOS - Wagner Veneziani





“Vencer minhas paixões levantando Templos à Virtude e cavando masmorras ao vício, eis o que viemos aqui fazer”. 

...“Do Caos à Ordem; Da Obscuridade à Luz.”...

Seria tarefa simples falar de virtude e vício em sentido literal, bastaria para isso dar o sentido filológico; mas falar de virtude e vício em sentido filosófico e maçônico já se torna uma tarefa nada fácil.

A Maçonaria não é uma religião, nem um partido, nem uma igreja; todavia ela põe no caminho, ela desperta. 

Não oferece a nós, membros, uma verdade definitiva, imutável, dogmática, fazendo representar o livre exercício da tolerância. 

Assim, aprendemos a nos interrogar, recolocarmo-nos em questão. 

Graças a esse fator de progresso descobrimos não só o caminho do conhecimento, mas também da ordem que deve reinar, tanto no domínio material como espiritual, facilitando assim, com que o homem desenvolva suas virtudes. 

E é por meio dos processos (rituais; contatos humanos, conhecimento, disciplina, etc.) que o homem adquire sua real personalidade.

A virtude é uma passagem da paixão para ação e meditação, uma externa e a outra interna, onde o homem se revela a si mesmo, ultrapassando seus próprios limites, seu eu. 

O ser interno, nossos sentimentos, atos e pensamentos. 

Capacidade ou potência própria do homem de desenvolver suas qualidades naturais. 

Entendo que virtude é uma característica de valoração positiva do indivíduo, uma disposição geral e constante da prática do bem, isto não quer dizer que um homem de virtudes seja altruísta ou filantropo, embora tenha uma tendência de o ser. 

Um homem de virtudes tem o hábito de cumprir as leis e obedecer aos costumes da sociedade em que vive; ser socialmente correto, honesto, justo, paciente, sincero, compreensivo, generoso, prudente, possuir coragem e perseverança.

Portanto, Maçonaria para mim é uma escola, pois permite-nos controlar nossas paixões, fazendo com que tenhamos o domínio do nosso “EU” e respeitemos o próximo.

Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. 

Mas não basta falarmos, temos que experimentá-la. 

Os mais variados tipos de virtude têm que ser experimentados, vividos, compreendidos, pelo menos intelectualmente. 

Assim como Spinoza, “não creio haver utilidade em denunciar os vícios, o mal. 

*Para que acusar?*

Isso é a moral dos tristes e uma triste moral.” 

A primeira e fundamental parte da virtude é a verdade, como dizia Montaigne, “A verdade condiciona todas as outras e não é condicionada, em seu princípio, por nenhuma.".

A virtude não precisa ser generosa, suscetível de amor ou justa para ser verdadeira, nem para valer, nem para ser devida, ao passo que amor, generosidade ou justiça só são virtudes se antes de tudo forem verdadeiras. 

Aqui surge uma outra virtude, a boa-fé, que como fato é a conformidade dos atos e palavras com a vida interior, ou desta consigo mesma. 

É o respeito à verdade. 

Virtude sem boa-fé é má-fé não é virtude. 

A boa-fé como todas as virtudes é o contrário do narcisismo, do egoísmo cego, da submissão de si a si mesmo.

Não devemos confundir dever com virtude. 

O dever é uma coerção, a virtude, uma liberdade, ambas necessárias. 

O que fazemos por amor, não fazemos por coerção nem, portanto, por dever. 

Quando o amor e o desejo existem, para que o dever? 

Não amamos o que queremos, mas o que desejamos. 

O amor não se comanda e não poderia, em consequência, ser um dever.

Nietzsche dizia: “O que fazemos por amor sempre se consuma além do bem e do mal”.

A virtude não é um bem, mas é a força para ser e agir na prática do bem.