Palestra na Loja Maringá sobre o tema
O CAMINHO DA FELICIDADE
Bom proveito! Basta clicar em cima.
https://www.youtube.com/watch?v=gthNKyZeV18&t=4s&pp=ygUQbWljaGFlbCB3aW5ldHpraQ%3D%3D
Palestra na Loja Maringá sobre o tema
O CAMINHO DA FELICIDADE
Bom proveito! Basta clicar em cima.
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Incalculável cabedal !...
Assim disse o decano
Ao neófito anelante
Até mesmo um tanto ufano
Na caminhada temporal
Mensagem do veterano
Que se nota coloquial
À viagem do iniciante
Sobre a rota antemural
Da passagem a outro plano
Seja no ferramental
À destreza no cotidiano
Simbologia vibrante
A riqueza de cada arcano
Filosofia magistral
Regras, rigor espartano
O estudo intemporal
A entrega, ser presente,
O amor ao seu igual
E o foco o ser humano
Assim na caminhada, eternal
Não há entrave ou engano
A chave acima é evidente
Pois não é método profano
Mas sim...é a Arte Real !
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Quem assistiu a ‘Escolinha do Professor Raimundo’ (1990–1995) deve se lembrar que o personagem de Chico Anysio chamava seus alunos com ‘seu’ e ‘dona’ ante o nome: Seu Boneco, Seu Peru, seu Sandoval Quaresma, Dona Bela, Dona Cacilda, dona Catifunda. Esse hábito está cada vez mais sumido.
“Bom dia, seu Pedro! Como vai o senhor?” “Olá, dona Lúcia! Vou enviar a encomenda para a senhora.” Não se usa mais falar assim para demonstrar respeito e urbanidade? Não sei lhe dizer o fim dessa história, mas posso lhe contar o início.
Na Antiguidade, casa era chamada de ‘domus’ em latim. O chefe do ‘domus’ era o ‘dominus’ (pronuncia-se /dôminus/) e sua esposa era a ‘domina’. Alguns imperadores romanos, como Diocleciano, chegaram a usar ‘Dominus’ como um título honorífico.
São Jerônimo, ao passar a Bíblia para o latim, traduziu a palavra hebraica ‘יהוה’ (YHWH; pronuncia-se /jaué/) como ‘Dominus’. Por sinal de respeito, ainda nos primórdios do cristianismo, bispos e papas também eram tratados por ‘dominus’. Na Idade Média, o termo era usado para reis, nobres do alto escalão, senhores feudais, cavaleiros e todo tipo de gente importante.
‘Dominus’ evoluiu para ‘domnus’ ainda no latim. No português arcaico, ficou como ‘donno’, o que nos gerou o nosso atual ‘dono’ (proprietário). Por similar processo, ‘domina’ virou ‘dona’; em francês, se tornou ‘dame’, o que nos ficou como ‘dama’. O francês ‘ma dame’ (minha senhora) formou ‘madame’ e o italiano ‘ma donna’ , ficou ‘madona’ para nós.
Outro caminho que ‘dominus’ tomou na evolução da língua foi ser reduzido a ‘dom’. Por isso, temos o par ‘dom’ e ‘dona’. Assim como o ‘Dominus’ dos romanos, os títulos honoríficos ‘Dom/Don’ e ‘Dona/Donna’, eram usados como tratamento da gente da nobreza e do clero onde hoje são Portugal, Espanha, França e Itália. Essa tradição se estendeu ao Brasil, onde passaram nobres como Dom João IV, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina e a princesa Dona Isabel. Veja que as mulheres, por terem menos destaque no sistema monárquico, geralmente são citadas sem o ‘Dona’.
Com o fim da monarquia em 1889, Dom ficou mais restrito aos sacerdotes católicos, como, por exemplo, Dom Bosco (padroeiro de Brasília) e Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Já ‘Dona’ se popularizou e passou a ser um tratamento dado às consideradas ‘mulheres de respeito’, ou seja, às casadas, às viúvas e às religiosas. É por isso que a Maria, ao se casar com o José, costumeiramente era tratada por Dona Maria.
Já que Dom ficou com os membros da Igreja, o tratamento respeitoso aos homens veio de outra palavra que, em sua origem, equivalia a ‘dominus’. Voltemos à Idade Antiga.
Em latim, ‘senex’ significa ‘velho’. De ‘senex’, temos o comparativo ‘senior’, que significa ‘o mais velho’.
Depois que os lombardos conquistaram a região norte da península Itálica, no século VI, algo dos costumes de chefia mudou por lá. Quando um ‘dominus’ lombardo repartia suas terras entre seus filhos, o governo do lugar era concedido ao mais velho, chamado ‘senior illius loci’ (o mais velho do lugar). A partir de então, ‘dominus’ e ‘senior’ foram se tornando sinônimos.
Da mesma forma que ‘dominus’ virou ‘dom’, ‘senior’ passou a ‘senhor’ e, com o tempo, acabou sendo atribuído como forma de tratamento aos homens em geral. A partir de ‘senhor’, vieram as formas ‘senhora’ (o equivalente a ‘dona’) e ‘senhorita’ (moça solteira).
Um tantão de termos foram derivados de ‘senhor’ e ‘senhora’, especialmente durante a escravidão brasileira. De ‘senhora’, tivemos: ‘sinhara’, ‘sinhá’, ‘siá’ e ‘sá’; de ‘sinhá’ surgiram ‘nhanhá’, ‘iaiá’ e ‘nhá’. De ‘senhor’, surgiram ‘sinhô, ‘sô’, ‘nhô’, ‘nhonhô’ e ‘ioiô’. Os filhos dos senhores eram tratados pelos escravos como ‘sinhô-moço/sinhá-moça’ e ‘sinhozinho/sinhazinha’.
É aí que você se lembra do romance ‘Sinhazinha’ (1929), de Afrânio Peixoto; das novelas ‘Sinhá Moça’ (1986 e 2006) e da ‘Sinhazinha Flô’ (1977). Espantosamente, muitas festas juninas ainda realizam o concurso da Sinhazinha e do Sinhozinho. 🤷
Mas como esse nomes tiveram forte ligação à vida do campo e aos escravocratas, seu uso ficou mais restrito às cidades do interior e a maioria desapareceu. Nos grandes centros, o que vingou foi outro derivado de ‘senhor’, ‘seu’, muito influenciado pelo pronome ‘seu’. Assim, homens – casados ou não – costumavam levar o tratamento ‘seu’ ante o nome ou o ofício: Seu Jorge, Seu Barriga, seu delegado, seu guarda.
‘Seu’ e o feminino ‘sua’ também são usados com outros sentidos diversos. Podem ser empregados com valor afetivo (“sua linda!” “seu bobinho...”), de forma jocosa (dizendo a uma criança que bagunçava: “Bonito, hein, seu Rafael!”) ou até depreciativa (“seu burro!”, “sua tonta”).
Atualmente, boa parte da população tem associado ‘seu/dona’ e ‘senhor/senhora’ a ‘velho, idoso’. Há quem também entenda que se trata de um formalismo desnecessário. Por isso, esses termos têm deixado de figurar nas boas maneiras. Até pouco tempo atrás, ninguém com mais de 30 anos se incomodava em ter um desses tratamentos. Jovens casadas de 19 anos eram ‘senhoras’ e estava tudo bem. Hoje, muita gente até se ofende ao ser chamada de ‘senhor/senhora’. Retrucam: “Senhora está no Céu!”
📚 Referência: ‘Vocabulario latino & portuguez’, por Raphael Bluteau (1728); e ‘Dicionário Houaiss’ (2009).
Vez por outra nos deparamos com termos no desenvolvimento dos trabalhos em Loja, que nos colocam a pensar de onde foram trazidos.
Encontramos em nossos Rituais de Aprendiz e Companheiro do Rito dos Maçons Livres Antigos e Aceitos - MLAA, no momento da transformação do grau da sessão, quando o Venerável Mestre determina que, Aprendizes ou Companheiros, se preparem para "cobrir temporariamente o templo, e assim determina para o Mestre de Cerimônias proceder. O mesmo acontece quando um Irmão solicita para se retirar e diz "peço permissão para cobrir o templo".
Este procedimento, até onde pude verificar consta dos rituais editados em 1945 e 1966.
O Dicionário Aurélio, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, traz 26 definições para "cobrir", dentre elas a que no momento nos interessa a de número 20, que define o vocábulo como "proteger, resguarda, defender". Em nenhuma das definições coloca como possível uma conceituação de "sair" de algum lugar, no nosso caso "sair do Templo".
No Dicionário de Maçonaria, de Joaquim Gervásio de Figueiredo temos duas definições, uma de "Cobertura do Templo", como sendo as precauções para preservar a Loja da intrusão de profanos, e "Cobrir o Templo", com quatro linhas: 1 – Fechar o Templo retirar-se da Loja em plena sessão; 2 – Manterem-se todos os oficiais ativos e vigilantes em seus postos; 3 - Sair da Loja; e 4 – Fazer um irmão cobrir o Templo: medida disciplinar.
Ainda encontramos em pesquisa na internet em Dicionário de Termos Maçônicos, cobrir o templo como expressão utilizada para: 1 - fechar o templo; e 2 - Para um maçom retirar-se da Loja em plena sessão, desde que por um motivo inadiável e grave.
Vemos que na língua pátria a definição se enquadra bem no que entendemos ser "cobrir", mas no "maçones" o significado tem dois sentidos, aplicados conforme a situação que utilizamos o vocábulo, ora como fechar o templo para preservá-lo das indiscrições profanas e ora como sair ou se retirar do templo.
Sempre ouvimos e acreditamos que o que fizemos em maçonaria são usos e costumes e se transmitem de boca a ouvido e esta forma de nos referir a retirada de um Irmão do templo como "cobrir o templo".
Sempre fui um conservador quanto à ritualística, mas, desta vez, me dobro ao posicionamento do Irmão José Castellani, já o Oriente Eterno, quando coloca, em resposta a um questionamento sobre saudação às Luzes: Em primeiro lugar, o Irmão não cobre o templo, mas, sim, tem o templo coberto. E quem cobre o templo a todos, por ordem do Venerável Mestre, é, evidentemente, o Cobridor. Ao ter o templo coberto, o obreiro se levanta, caminha para a porta do templo e, chegando a ela, volta-se para o Or.: e faz a saudação ao V.: M.:, complementando-a com a saudação aos VVig.:. Acenos de cabeça e curvaturas, são simples invenções de quem não tem o que fazer: templo maçônico não é tatami de judô.
No meu entendimento é coerente este posicionamento, pois ter o templo "a coberto" é estando fora do mesmo que estará "coberto" pelo Cobridor Externo e Interno, ou como, acredito, a maioria das Lojas usam, pelo Cobridor Interno.
Portanto sou de opinião que devemos distinguir em nossa ritualística "cobrir o templo" e "ter o templo coberto".
"Cobrir o templo" é fechar, o mesmo para protegê-lo das indiscrições do mundo profano; e "ter o templo coberto" é solicitar para se retirar ou retira-se por determinação do Venerável Mestre.
Portanto para nos retirarmos do templo a solicitação ao Vigilante da respectiva coluna seria, o deveria ser, "peço permissão para ter o templo coberto" a que o Vigilante transmite ao Venerável Mestre nos mesmos termos.
Não tenho a intenção de esgotar o tema, mas é um bom ponto para uma fraterna discussão.
Este blog teve início no dia 20 de setembro de 2011, há dois anos. Aproveitei um blog pessoal que já existia para dar início ao compartilhamento dos melhores trabalhos que eu recebia nos grupos maçônicos, e não só maçonaria, mas história, filosofia, ciência, arte, cultura, etc.
Desde então foram mais de 1.700 excelentes textos, quase uma centena de autores, 323.000 acessos até o dia de hoje e bem mais de 1.200 horas de trabalho para proporcionar este conhecimento aos interessados.
É um grande prazer fazer este blog e na medida de minhas forças continuarei a faze-lo. Mas dá trabalho e algumas despesas.
Assim, não há obrigação nenhuma. Ele sempre será gratis, mas se você curte a minha companhia, ainda que virtual, quem sabe pode pagar um cafezinho. Apenas um café, que tenho certeza, ofereceria com alegria se nos encontrássemos ao vivo.
Deposite, se quiser, o valor de um café no Pix de Michael Winetzki, na Caixa Econômica Federal, chave tel. cel. (61) 9.8199.5133. Não precisa se identificar, não precisa enviar comprovante, não precisa fazer nada. E nem tem obrigação de depositar nada.
Encaro apenas como cortesia de algum leitor que agradece pelo trabalho que me dá lhe proporcionar o prazer destas leituras.
Um caloroso TFA
O Palácio da Regaleira também conhecido como Quinta da Regaleira, ou em Portugal como Palácio do Monteiro dos Milhões, pelo apelido do proprietário, foi construído pelo riquíssimo luso-brasileiro António Augusto de Carvalho Monteiro, que recebeu do Rei Dom Carlos I em , 1904 o título de Barão de Almeida.
Ele encomendou a construção do palácio assim como está hoje em 1905 ao arquiteto italiano e as obras terminaram entre 1911 e 1912 Nem o proprietário e nem o arquiteto eram maçons, mas Monteiro, polímata cultíssimo, era apaixonado por historia e encomendou que as obras fossem feitas no estilo manuelino e com a temática templária.
Segundo a Nacional Geographic a Regaleira pode ser interpretada como uma mansão filosofal, um território cénico, de caráter mítico, em correspondência com uma viagem iniciática que expressa as linhas mestras do pensamento do seu criador: a recuperação romântica dos Descobrimentos portugueses e da mitologia, patente na decoração neo manuelina e nas várias referências aos clássicos, a Camões e aos “Lusíadas”; a evocação da cavalaria espiritual e da missão da Ordem de Cristo, afirmando a tradição mítica lusa e o culto mariano; e, acima de tudo, a concepção do espaço como realidade ontológica, referenciando as origens do homem, a sua natureza e o seu destino e concretizando, numa nova cosmologia, o ideal de uma nova idade de ouro para a humanidade pela convergência da sabedoria, da harmonia e da abundância.
Em todos os recantos da Quinta da Regaleira, este programa simbólico conjuga-se com o que hoje sabemos do criador, colecionador e naturalista. Encontramo-lo na estufa, onde Carvalho Monteiro cultivava orquídeas e onde se prestou homenagem ao botânico Félix Brotero. Revemo-lo no portal dos guardiões, onde duas criaturas imaginárias seguram um búzio exibido em posição vertical. A Quinta da Regaleira é uma tela de filosofia natural.
No topo do palácio, num terraço de acesso privado ao seu proprietário, figura um bestiário misterioso, composto por animais fantásticos, híbridos, representando a transmutabilidade da matéria e a transitoriedade de todas as coisas com conotações alquímicas. Carvalho Monteiro faleceu a 24 de Outubro de 1920, às 11h55, no seu quarto da adorada Quinta da Regaleira. Numa das setes medalhas de ouro que usava ao pescoço, está inscrito um dos lemas da sua vida: “Serpenteio, mas não me desvio.”
O Palácio recebe cerca de um milhão de visitantes por ano, porém ao contrário da lenda que envolve o local jamais houve qualquer iniciação maçônica ou de qualquer outro tipo no seu "poço iniciático", nome pelo qual ficou conhecido o poço que é apenas uma referencia arquitetônica ao nove níveis do inferno da obra de Dante, A Divina Comédia.,,
✡️ A B'nai B'rith (Filhos da Aliança) é a mais antiga organização não governamental judaica em todo mundo. Foi criada antes do estabelecimento do Estado de Israel na cidade de Nova York, em 13 de outubro de 1843, por Henry Jones, e hoje está presente em 47 países.
Ela se dedica a diversos serviços sociais e assistência a pessoas carentes, assim como advoga pelos Direitos Humanos, o combate ao racismo, ao antissemitismo e à discriminação. Ademais, defende a causa "sionista" (defende o direito de todo judeu migrar para Israel).
A B'nai B'rith é, equivocadamente associada à Maçonaria, por ter nomenclatura semelhante, pois utiliza o termo "Loja" para se referir aos seus núcleos espalhados pelo mundo.
A organização chegou ao Brasil no ano de 1931, mas foi banida durante a vigência da ditadura do Estado Novo (1937-1945). Voltou às atividades com a redemocratização e se tornou um distrito independente em 1969. Desde então tem contribuído com a criação e o aperfeiçoamento de leis nacionais contra o racismo.
Em 29 de setembro de 1897, aos 40 anos de idade, Sigmund Freud foi admitido na B'nai B'rith, na Loja Viena. Sua Loja se reunia duas terças-feiras por mês e lá ele teve a oportunidade de apresentar um trabalho intitulado "O Sonho e sua Interpretação".
Por esse motivo muitas pessoas julgam que Freud era Maçom. A B'nai B'rith, apesar de semelhante, não é Maçonaria. A sua Iniciação é diferente dos moldes maçônicos.✡️
https://www.youtube.com/watch?v=49okzRi1N28
Numa época de tantas chuvas e tempestades que assolam o País é inevitável fazermos uma ilação com as indefectíveis "goteiras".
E no rastro da "goteira" acabamos nos deparando com uma expressão que no vocabulário maçônico trata-se de uma referência para identificar um profano, que quer se passar por um "franco maçom".
Estas chuvas tão constantes de alguma forma acabam atraindo algumas dessas "goteiras" para as diversas Lojas espalhadas pelo país.
Recentemente fomos vítimas de "goteira" em nossa Loja, o qual após devido exame, foi constatado desconhecer procedimentos basilares da Sublime Ordem e com isso foi convidado a se retirar do edifício.
Esse procedimento contudo, deve ser feito com extremo cuidado, zelo e discrição para evitarem-se situações constrangedoras.
Aquele que quer se introduzir numa Loja Maçônica, tentando se passar por um Iniciado em nossos mistérios, tenta valer-se de alguns toscos artifícios gestuais ou vocabulares, porém, não raro, ao serem submetidos ao "Telhamento" seus propósitos caem por terra.
Remetendo-nos à época das guildas e corporações de ofício, na Idade Média - que serviram como base para o surgimento das Lojas de Ofício e da Maçonaria Operativa, portadoras dos segredos das artes da construção - seus obreiros protegiam-se dos intrusos valendo-se de expressões como palavras, sinais e toques dentre outras habilidades, que serviam para preservar seus segredos na edificação de seus trabalhos.
Observe que ainda hoje, em nossos rituais, e em especial no R.'.E.'.A.'.A.'. antes da Abertura dos Trabalhos, a primeira providência tomada é a de se certificar quanto a segurança do Templo, cabendo ao Ir∴ Cobr∴ Ext∴ ,sob determinação do Venerável Mestre, verificar se o Templo está coberto, ou seja, se está protegido contra eventuais indiscrições ou bisbilhotices profanas.
Voltando às chuvas e em especial à figura do "goteira" compete ao Ir.'. Cobridor Externo submeter o suposto goteira ao "Telhamento" - que consiste no ato de cobrir uma construção com telhas, a fim de protegê-la da chuva, das goteiras.
Ou seja, uma metáfora que enseja um exame para se certificar se o indivíduo é um verdadeiro Maçom ou não.
Desse modo, somente, após a certificação quanto à segurança do Templo, ou seja, ser declarado que “o Templo está coberto”, é que os Trabalhos maçônicos podem ser abertos.
Apenas a título de curiosidade o termo "goteira" em Português foi uma expressão adaptada do Inglês "eavesdrop" (bisbilhotar / ouvir por de trás da porta).
Como referência bibliográfica e histórica na obra
*“Masonry Dissected” (Maçonaria Dissecada) do inglês Samuel Prichard* o autor revela em detalhes, a ritualística maçônica.
Observa-se, na referida publicação um trecho com as seguintes perguntas e respostas:
P- Onde tem assento os Aprendizes mais novos?
R- No Norte.
P- Qual é a sua função? R- Manter afastados todos os “Eavesdroppers” (bisbilhoteiros).
P- Como deve ser castigado um “Eavesdropper”, se apanhado?
R- Deve ser colocado debaixo do beiral, em dias de chuva, até que as goteiras o encharquem.
Assim, no sentido figurado “eavesdrop” é a água que cai em forma de gotas, que goteja, do beiral ou da calha de um telhado, ou seja, uma goteira.
Eis uma contribuição da Chuva, aliada a um episódio maçônico, tão frequentemente flagrado, que denota um aspecto circunstancial da Maçonaria.
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CONSIDERAÇÕES:
O neologismo maçônico “telhamento” se refere à cobertura do ambiente de trabalho maçônico. Implica que pelo lado de fora não se pode ver e nem ouvir o que ocorre dentro de um determinado espaço.
É daí que o termo foi ajustado na Maçonaria e o porquê da figura do Cobridor como aquele que cobre o templo, no caso os Cobridores que cobrem o templo pelo seu lado externo e interno.
Em Maçonaria é graças à palavra “cobertura” que se utiliza o substantivo feminino “goteira”, ou ainda a expressão “está chovendo” para se referir a um elemento estranho aos trabalhos maçônicos.
No Craft, o Cobridor Externo é o Tyler que significa, numa tradução livre, o Telhador.
Mencionam alguns historiadores que nos tempos operativos, quando um elemento estranho à Arte era descoberto entre os maçons profissionais, o intruso era imediatamente imobilizado e penalizado, sendo amarrado sob as calhas por onde escorriam dos telhados as geladas águas pluviais do norte europeu.
Ao que parece é daí nome “goteira” que se dá a um intruso presente nos trabalhos maçônicos.
Na Maçonaria anglo-saxônica também é ainda comum o uso do vocábulo cowan para se referir a um elemento irregular na Loja.
Segundo Harry Carr, a palavra Cowan possui origem em um dialeto escocês.
Genericamente significa “aquele que ergue muro de pedra sem argamassa”.
Na verdade, o sentido dessa expressão é para se referir a um profissional deficitário e sem qualidade, ou seja, algo construído de modo impróprio; reprovável.
Por uma questão de tradução errada, aqui no Brasil por muito tempo utilizou-se a palavra “trolhamento” em vez de “telhamento”, o que foi (e para alguns ainda é) de fato um verdadeiro contrassenso, pois um templo é coberto com telhas e não com trolhas.
O termo trolhamento, derivado da trolha, em Maçonaria significa alisar; figuradamente menciona aparar arestas ou rugas que possam eventualmente ocorrer entre Irmãos.
Enfim, trolhamento nada tem a ver com verificar a qualidade maçônica de alguém.
Historicamente, nas corporações de ofício da Idade Média, nossos ancestrais da Maçonaria Operativa, ou de Ofício, severamente protegiam os planos da construção e dos contratos da obra.
Construir igrejas e catedrais para o clero era um alto negócio econômico.
Assim, somente tinham acesso a essas informações os profissionais qualificados e certificados com a “carta”.
Nesse sentido eles adotavam entre si sinais, toques e palavras para se identificarem, sobretudo no trato com elementos profissionais e contratuais da guilda ou da loja (alojamento).
Do mesmo modo, esses elementos profissionais da construção (Freemasons), que na época eram protegidos pela igreja estado, tinham liberdade de deslocamento pelos diversos rincões medievais do Norte da Europa.
Para se identificar profissionalmente eles também se utilizavam de sinais, toques e palavras.
Afinal esse método era muito mais prático do que um Freemason ficar horas desbastando uma pedra para mostrar a sua habilidade.
A partir do século XVII e XVIII, com o declínio da Maçonaria Operativa e a ascensão da Maçonaria dos Aceitos, os maçons especulativos continuaram a usar esse mesmo meio de reconhecimento nas suas Lojas, obviamente adaptando-as para à conjuntura dos ritos na Moderna Maçonaria.
A conservação desse costume foi tão importante que inegavelmente hoje eles são os verdadeiros segredos da Ordem.
Assim, atualmente “telhamento” significa a cobertura dos trabalhos e, por extensão, é o exame aplicado a alguém para verificar a sua qualidade maçônica.
Dependendo do rito, há oficiais experts em aplicar o telhamento.
No caso do REAA, o 2º Experto é um deles.
Já os Cobridores têm como ofício guardar; proteger - um deles o Templo externamente e o outro especificamente a sua porta pelo lado interno.
Ao concluir, vale ainda mencionar que quem cobre o templo é o Cobridor, ou os Cobridores.
Desse modo, aquele que por ventura não possa ingressar, ou mesmo aquele que tenha que se retirar devido a transformação da Loja (mudança de grau), é que tem para si o templo coberto.
Quem se retira nessa circunstância não cobre o templo. Afinal, quem cobre é o Cobridor.
Caríssimas Cunhadas, Prezados Sobrinhos e Sobrinhas, meus Estimados Irmãos, Amigos e Amigas:
A Maçonaria é uma Instituição que tem como objetivo tornar feliz a Humanidade, aperfeiçoando pelo amor, os costumes; pela tolerância, a razão, pelo dever, e o caráter. Glorifica o Trabalho, liberaliza a Fraternidade, proscreve a violência e respeita a lei. É uma associação de âmbito universal, que propugna pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual do homem, sem distinção de raça, crença ou nacionalidade. É o símbolo vivo da fraternidade humana. Fundamentada na Tolerância, não concebe que nenhum homem ou Corporação tenha direito de tornar obrigatória para outrem a sua interpretação pessoal da Verdade.
Naquele tempo, não havia uma cerimônia de Iniciação propriamente dita. Um operário, para ser admitido como aprendiz, era recebido em cerimônia simples, no próprio pátio da construção, não havendo registros de algum modo especial com que essa cerimônia de recepção se realizava. Sabe se, porém que prestavam juramentos de fidelidade sobre o "Livro da Corporação", onde fazia seu registro, manuscrito, estavam anotadas seus direitos e obrigações que todos deviam decorar, tendo por fim o seu perfeito cumprimento. Não se tratava apenas de aprender a Arte de Construir. Nossos antecessores estavam submetidos, também, ao aprendizado da Moral, exigindo-se que fossem Homens livres e de Bons Costumes. No mesmo ato da recepção (que equivale à cerimônia de Iniciação de nossos dias), recebiam utensílios necessários ao trabalho, entre eles um grande avental de couro e um par de luvas. As luvas e o avental constituíam-se em proteção indispensável, ao trabalho com pedras, realizado com as mãos livres, consistia fundamentalmente em desbastar a pedra bruta, talhando-a de modo a permitir que se transformasse em material adequado ao edifício que construíam.
Hoje os Maçons já não são mais operários, mas sim Obreiros especulativos ou filosóficos, no aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual. Nossa missão hoje é construir uma sociedade mais justa, perfeita e mais feliz. Os instrumentos de trabalho possuem para nós apenas significados simbólicos, úteis ao aperfeiçoamento moral de cada um. Assim do mesmo modo como na antiga recepção medieval o aprendiz recebia um avental e um par de luvas de couro, o Maçom de nosso século, ao ser Iniciado, recebe um avental e um par de luvas brancas. A esses utensílios aplicamos ensinamentos morais. Simbolizam a pureza. As luvas traduzem "mãos puras", purificadas na Iniciação e assim devem permanecer. Um Maçom, ao envergar seu par de luvas, implicitamente está afirmando possuir as mãos limpas, sendo um homem de moral ilibada.
A presença da mulher na maçonaria é de suma importância para nós, pois a sociedade é formada pela família, e a mulher uma das pilastras que sustenta a família e a maçonaria. E sem sua autorização nós não seriamos iniciados, caso seja solteiro é a mãe que dá o referendo, casado a esposa, então veja a grande responsabilidade da mulher na maçonaria. Até então não se inicia mulher na maçonaria, não que sejamos machistas, é porque a mulher já nasce perfeita, e o homem não, ai se dá o motivo para iniciar só homem.
Um segundo par de luvas a Loja oferece ao novo Irmão. Destinam-se a aquela de sua maior consideração, e que ocupe lugar de destaque no seu coração. Assim procedemos para demonstrar a sua família como é grande a Maçonaria Universal.
A entrega dessas luvas é um ato solene de profundo significado. Posto que não exigisse que fosse esta ou aquela mulher. Isto se constitui em escolha individual: Será aquela de maior consideração, é o momento também que damos boas vindas à família de nosso novo Irmão e amigo, um novo operário, integrado na tarefa moral de erguermos uma sociedade nova e - tal qual os antecessores que empreendiam suas tarefas para a maior Glória do G.'.A.'.D.'.U.'., que é Deus – e dedicamos todos os frutos que nesta Loja são produzidos. Tudo faz não para nossa vaidade, mas sim para maior Glória ao G.'.A.'.D.'.U.'..
A propósito, lembro-me de uma história de amor platônico entre um médico e sua enfermeira: o Dr. William Stewart Halstedt (1852-1922), grande cirurgião americano, inventor de dezenas de instrumentos cirúrgicos e apetrechos hospitalares, quando era chefe de um hospital em Baltimore (USA), ainda solteirão convicto, se apaixonou secretamente e platonicamente, pela enfermeira Caroline Hampton (Carol), que o auxiliava nas cirurgias. À época os trabalhos pré-operatórios exigiam dos profissionais a lavagem das mãos em fortes soluções anti-sépticas, já que não havia luvas. Carol, com isto, desenvolveu uma dermatite de contato com tais substâncias. Com as mãos feridas ela não podia auxiliar Halstedt. Desespero para o médico. Ele só aceitava operar se fosse com a ajuda dela, tamanha era a paixão da presença, a segurança e a confiança que Carol lhe transmitia. Apreensivo, em busca de uma solução para o conflito, Halstedt procurou um microempresário chamado Goodyear (mais tarde um dos maiores produtores de pneus do mundo) e pediu-lhe que fabricasse um par de luvas de borracha para a enfermeira. Assim foi feito. Para não constranger a amada, pois as luvas eram de borracha preta (tecnologia da época), Halstedt encomendou pares para os demais auxiliares. E a partir do uso contínuo das luvas, constatou-se que as infecções pós-operatórias, praticamente, desapareceram. Ele então determinou que em todas as cirurgias fossem usadas as luvas, procedimento logo difundido em todo o mundo até se chegar ao uso das finíssimas luvas atuais.
Halstedt e Carol trabalharam por muito tempo, cada vez mais unidos pelos fortes laços do amor, casaram-se e moraram na cobertura do Hospital até a morte dele em 1922. As luvas cirúrgicas continuaram, por muito tempo, sendo chamadas de "as luvas do amor", em respeito à história dos dois e pela pureza que imprimiam no contato com as feridas dos enfermos.
Amor, união e pureza são, portanto, os significados maiores daquele segundo par de luvas brancas dedicado às mulheres da família maçônica.
A Loja é a Família fortificada. Aqui neste templo estaremos sempre reunidos, recebendo e transmitindo muita harmonia paz fraternidade e muitas felicidades, para nós este templo tem três significados que são; UMA LAR, UM ALTAR E UMA TRIBUNA, UMA LAR porque aqui são todos irmãos e amigos filho da mesmo mãe (filhos da Viúva), UM ALTAR porque cultuamos o G.'.A.'.D.'.U.'. que é DEUS e finalmente uma tribuna que é onde nos debatemos, discutimos e nos entendemos, apesar de todas as adversidades.
E com certeza esta noite que hoje vivemos permanecerá em nossos corações para todo o sempre, enquanto pudermos manter esta Loja e nossas Famílias como exemplos dignos da Grande Instituição que ora representamos.
Reza a Tradição Maçônica que aquela que é portadora destas Luvas deverá sempre mantê-las consigo na bolsa, por exemplo, pois se estiver em dificuldade, basta retira-las e colocar sobre o pulso de um dos braços que havendo por perto um Maçom ele prontamente lhe prestará auxílio.
Convido ao nosso novo Irmão, para que entregue um par de luvas àquela mulher que mais estima tem o vosso coração. Entregando-lhe essas luvas, afirma ser um homem puro e de mãos limpas, hoje e para sempre.
...
Esse texto é parte do acervo do nosso Ir. Jerônimo Borges, já no Or. Eterno, a quem rendemos um pequena homenagem ao revigorar esse "discurso" para os nossos queridos Irmãos. Com o nosso Fraterno Abraço a todas queridas Cunhadas e sobrinhos
Muito se fala que devemos reprovar a Vaidade, confundindo-a geralmente com um dos 7 Pecados Capitais, a Soberba, que é o Orgulho, a Arrogância e a Vaidade desmedidas.
A Vaidade em excesso devemos, sim, combater, mas quem não tem “um pingo de Vaidade” é um relapso, uma pessoa que não cuida da sua aparência, que não se valoriza.
Todos nós, em maior ou menor escala, somos Vaidosos, e a mulher comumente é mais que o homem. E apreciamos isso nelas.
Muitos casamentos são desfeitos justamente por uma mudança de comportamento, seja da mulher ou do homem, que durante a fase de namoro e noivado procuravam se mostrar de uma forma, e passados alguns anos de convívio deixaram de lado a Vaidade.
E nós, os Maçons? Não somos Vaidosos?
Alguns ingressam nos nossos Quadros com o único intuito de poderem se vangloriar de serem “Maçons”, como se isso acrescentasse algo ao seu status e não percebem que continuam sendo meros “Profanos de Avental”.
Outros, para demonstrar uma erudição, real ou imaginária, por mera Vaidade, se apresentam em Loja para fazerem longos discursos, enfadonhos e muitas vezes sem qualquer conteúdo.
E parece que a Maçonaria, sem se aperceber, estimula essa Vaidade desmedia, com diplomas disso, medalhas e comendas daquilo, aventais coloridos diferenciando os Mestres, seja por seu Grau ou por ocuparem cargos em sua Alta Administração.
E os chamados Graus Filosóficos, cursados por muitos que mal conhecem os Graus Simbólicos, criam inúmeros “pavões vaidosos”, com seus títulos pomposos, com uma infinidade de Graus que nem são iniciáticos, que se recebem por comunicação, mas com uma profusão de diplomas e aventais coloridos para afinal os Vaidosos poderem estufar o peito e dizer “sou 33”.
Portanto, meus IIrm.’. devemos nos policiar. Todos somos Vaidosos, mas o que não devemos é extrapolar, a Vaidade Desmedida deve ser combatida diuturnamente dentro de cada um de nós.
Tanto o *Quite Placet* como o *Placet Ex-Ofício* são documentos Maçônicos para que um Maçom se desligue da sua Loja. Já a *Cobertura de Direitos* é uma decisão da Loja sem que haja um documento próprio para tal.
Todo o Maçom tem o direito de pedir para se desligar da sua Loja, desde que esteja em dia com seus compromissos pecuniários, formule o pedido por escrito e respeite o procedimento que cada Potências Maçônica normalmente tem definido para o efeito. O Quite Placet é o documento concedido ao Maçom, atestando que ele está quite com a Loja. De posse do documento, o Maçom tem um prazo determinado (geralmente de 6 meses) para se filiar noutra Loja. Durante este prazo, enquanto não se filia noutra Loja, ele é considerado inativo, perdendo os seus direitos maçônicos se não se filiar noutra Loja dentro do período determinado.
Já o Placet Ex-Ofício é o documento emitido pela Loja ao Maçom cuja presença seja considerada negativa para os seus trabalhos e/ou para os restantes obreiros. Para tal é necessário a abertura de um processo interno em que se prove que o Maçom é prejudicial à Loja. As Potências Maçônicas definem nos seus Regulamentos Gerais a forma de proceder em cada caso. O Placet Ex-Ofício, embora exclua o Maçom da sua Loja, não o excluí da Maçonaria.
A Cobertura de Direitos é quando uma Loja priva um Irmão de seus direitos maçônicos por ficar longo tempo sem frequentar a Loja e/ou se atrasar nas suas contribuições pecuniárias sem explicação. As Potências Maçônicas costumam definir nos seus Regulamentos Gerais os procedimentos a serem adoptados pelas Lojas e por quanto tempo o Maçom pode ficar nesta situação de não comparecimento e/ou não pagamento sem ficar Coberto de Direitos. A Cobertura cessa quando o Maçom cumpre as condições que justificaram a penalidade.
NOTAS
*PLACET* – Significa “memorial”, “lembrança”, “rol de coisas memoráveis”. Designa, em Maçonaria, o documento entregue ao Obreiro, quando este deixa a Loja, para se filiar noutra (ou mesmo para afastamento definitivo). Este documento pode conter o memorial – as coisas que devem ser lembradas – do Obreiro: data de Iniciação, de Elevação, de Exaltação, de Filiação, etc. Normalmente, o Placet é acompanhado de prova de quitação dos débitos do Obreiro para com a Loja; nesse caso, ele é o Quitte-Placet, na grafia francesa, ou Quite-Placet, numa forma híbrida.
QUITTE – significa “quite, livre, liberto”. Em Maçonaria, é usada juntamente com o vocábulo “Placet”. para designar o documento em que, para além do memorial do Obreiro, há a prova de que ele deixa a Oficina com todos os seus pagamentos em dia. Embora esta seja a forma correta do adjetivo na sua relação com o substantivo “Placet”, tem sido usada a forma “quite” (pago, que saldou o seu débito, livre, desembaraçado), o que torna a expressão hibrida.
Cada uma dessas palavra tem um significado específico e não intercambiável.
Você pode ter ouvido alguém menosprezar a evolução porque é apenas uma teoria. A gravidade, por outro lado, deve ser 100% real - afinal, é uma lei. Está tão completamente comprovado que você pode até chamá-lo de fato científico. Infelizmente, todas essas impressões comuns não estão corretas. As palavras fato, hipótese, teoria e lei têm significados muito específicos no mundo da ciência e não correspondem exatamente aos que usamos na linguagem cotidiana.
Fato.
Quando você deixa cair um lápis, ele cai no chão.
Este é bastante simples, mas tem uma grande ressalva. Na ciência, um fato é uma observação que foi confirmada tantas vezes que os cientistas podem, para todos os efeitos, aceitá-la como verdadeira. Mas tudo na ciência vem com um nível de incerteza, então nada é cientificamente verdadeiro sem sombra de dúvida. Você poderia dizer que todos os cisnes são brancos é um fato, mas sempre há a chance de você ver um cisne negro e jogar esse fato pela janela. Da mesma forma, você poderia dizer que é um fato que toda vez que você largar um lápis, ele cairá no chão, mas a ciência deixa espaço para a chance infinitamente pequena de que isso não aconteça.
Hipótese.
Um lápis cai porque há uma força puxando-o para baixo.
Uma hipótese é uma tentativa de explicação sobre uma observação que pode ser testada. É apenas um ponto de partida para uma investigação mais aprofundada. Qualquer observação geralmente vem com uma série de hipóteses. Se você observar que um cisne é branco, sua hipótese pode ser que ele é pintado, ou foi branqueado pelo sol, ou suas penas apenas carecem de pigmento. Você pode então investigar todas essas hipóteses e sair com aquela que é mais apoiada pelas evidências, se houver.
Ao longo da história, tem havido muitas hipóteses sobre por que as coisas caem quando você as deixa cair. Aristóteles acreditava que era porque os objetos materiais tinham uma tendência a cair em direção ao centro do universo, que os antigos gregos acreditavam ser a Terra. Newton raciocinou que todos os objetos ligados à Terra devem ser atraídos pela Terra, mas também todos os planetas também devem ser atraídos por outros planetas e assim por diante com todos os objetos do universo. Sua hipótese era que tudo isso acontecia por meio de uma força de atração que ele chamava de gravidade.
Lei.
Qualquer partícula de matéria no universo atrai qualquer outra com uma força que varia diretamente com o produto das massas e inversamente com o quadrado da distância entre elas.
Você pode esperar que a teoria seja o próximo passo natural neste caminho para a verdade científica (e para ser justo, nós meio que o preparamos para isso com a manchete), mas você estaria errado. Isso não quer dizer que uma lei seja inferior a uma teoria; é apenas uma coisa completamente diferente. Na ciência, uma lei é uma descrição detalhada de como algum aspecto do mundo natural se comporta, geralmente envolvendo matemática. A lei da gravitação universal de Newton, citada acima, descreve o comportamento da matéria com uma precisão impressionante. Isso facilita a previsão de como uma lua se comportará se for muito grande e próxima de seu planeta versus muito pequena e distante. Mas como tudo isso descreve - não explica por quê .
Teoria.
Massa e energia fazem com que o espaço - tempo se curve, e a força da gravidade surge da curvatura do espaço - tempo.
Uma teoria é uma explicação de algum aspecto do mundo natural que é bem fundamentada por fatos, hipóteses testadas e leis. A citação acima é uma versão simplificada da teoria geral da relatividade de Einstein. Newton disse que dois objetos se atraem com base em sua massa e na distância entre eles; Einstein disse que isso acontece porque a massa de cada objeto literalmente distorce o tecido do universo, e quanto maior a massa, maior a distorção.
Uma teoria é o avô de todas as afirmações científicas, e é por isso que não faz sentido dizer que a evolução é apenas uma teoria. Como Joe Hanson coloca em seu vídeo em "It's Okay to Be Smart", Pare de dizer isso como uma coisa ruim. Chamar isso de teoria significa que passou nos testes mais difíceis que podemos lançar, e a evolução foi testada talvez mais do que qualquer outra teoria que conhecemos.
Mas, como dissemos, a ciência nunca diz nada com 100% de certeza. A teoria de Einstein falha quando aplicada à mecânica quântica, que lida com o comportamento de minúsculas partículas subatômicas. Como resultado, muitos cientistas estão lançando novas hipóteses sobre a gravidade no ringue.
Mas isso não significa que Einstein estava errado. A relatividade geral explica a grande maioria de nossas observações, e todas as vezes que os cientistas tentaram provar que ela estava errada, falharam. Essa é a força de uma teoria científica, ela é construída sobre uma base sólida o suficiente para que, mesmo que você encontre algumas rachaduras, você possa confiar que a estrutura como um todo permanecerá de pé.