dezembro 07, 2023
ANIVERSÁRIO DO VM TAKAKURA
PALAVRAS MUITO USADAS NA MAÇONARIA - Paulo Valle
Há muitas palavras que foram criadas pela maçonaria, mas tem também muitas palavras de outras origens que só são usadas pela maçonaria e eu trarei à baila o significado de algumas delas, onde muitas dessas têm duplo significado ou quando fora da filosofia dão outro entendimento.
Considerando que são muitas as palavras próprias da maçonaria e para disseca-las escrever-se-ia um livro inteiro, então eu vou escolher a que mais usamos, qual seja, o amor. Geralmente quando vamos expressar um sentimento, isto se potencializa e quanto mais falarmos desse ou nesse sentimento mais tornamos complexa a palavra em si. Vou dar um exemplo, quando falamos apalavra amor, muito usada na expressão, amor fraternal ou amor de irmãos, isto segundo os dicionários significa forte afeição, ligação calorosa ou simplesmente atração como é empregada no mundo profano.
Esta palavra vida do latim cuja grafia é a mesma em português e nas demais línguas dessa origem, significando resumidamente uma afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc., entretanto o conceito mais popular de amor envolve, de um modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que sejamos capazes de nele depositarmos um carinho na forma de comportamento amoroso e alimentar com isso, as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Amar, popularmente, tem o sentido de gostar muito e sendo assim, é possível amar qualquer ser vivo ou objeto inanimado, mas também aqui, até cabe um passeio pelas múltiplas formas de amor, que é um dos meios ou formas de produzir conforto espiritual, e que com isso, estou afirmando que o amor é unidirecional, ou seja, não ecoa na ou por reciprocidade, portanto se amares teu automóvel, não significa que ele, veículo, te amará também.
Antigamente eu até me aprofundei neste assunto para saber se o que chamamos de amor é um sentimento ou uma reação hormonal e concluí que é o processamento de ambos, pois o sentimento é o responsável para fazer agir a glândula que ejetará no sangue alguns hormônios cujos principais são o serotonina e a dopamina que ao chegarem no cérebro nos dão essa sensação agradável, produzida por alguma coisa que nos atraia, nos agrade, seja um filme, um objeto, uma viagem ou uma pessoa e este amor é proporcional ao prazer que sentimos com quaisquer destas ou outras causas agradáveis.
Na Bíblia Sagrada, os sentimentos são tratados tal qual a complexidade das relações humanas. Os salmos, que fazem parte dos chamados livros didáticos do A. T. e são compostos por 150 salmos que abrangem todo o campo das emoções, desde o amor e alegria até o ódio, do desespero até a esperança sendo entre estes salmos o de número 133, que de modo quase generalizado usamos na maçonaria e que pode ser classificado como um dos salmos de Fraternidade, mas outros trechos podem ser identificados como Eclesiástico 25:1 que diz assim:
“Em três coisas se compraz o meu espírito, as quais têm a aprovação de Deus e dos Homens: a união entre irmãos, à amizade entre os vizinhos e a boa harmonia entre marido e mulher.”
Isto está em Carta aos Coríntios escritos por São Paulo. Já no capítulo13:1, também de São Paulo, diz assim:
“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor e caridade, sou como o bronze que ressoa, ou como o címbalo que tine.”
Também em coríntios 13:2 diz ainda: “que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que possua a fé em plenitude, a ponto de transportar as montanhas, se não tiver amor e caridade nada sou.”
E para finalizar o estudo bíblico sobre o amor, em Coríntios13:4, diz: “o amor é paciente, o amor é benigno não é invejoso, o amor não se ufana, não se desobedece.”
Já o salmo 133, tipifica as várias formas de amor, através da afeição familiar, da fraternidade e do amor incondicional, principalmente quando cita que o escorrer do óleo sobre a cabeça de Araão, se refere a função do óleo em escorrer como forma de amor e este fato, tem origem nas civilizações da antiguidade oriental, mas principalmente nas cerimônias de consagração dos sacerdotes, sendo para os autores sacros, a alusão e homenagem à relação homem com a mulher, a concepção, de geração em geração para o dito, crescei e multiplicai-vos.
Ao mesmo tempo que convivemos sempre falando do amor nas suas mais diversas formas, ou seja, do amor físico, do amor platônico, do amor fraterno, do amor materno, do amor ao G∴A∴D∴U∴, do amor à vida com todas as suas múltiplas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto com esta suposta complexidade de significados, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim, quando no latim encontramos amor, dileto, Charitas, bem como Eros quando se refere ao amor personificado numa deidade. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico, como por exemplo o EROS que é um sentimento baseado em atração sexual e desejo ardente, já o STORGE significa afeição, especialmente com a família e entre seus membros, o PHILOS significa a fraternidade, amor recíproco e finalmente o ÁGAPE que é o amor incondicional, no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca, amor da escolha deliberada.
Para poupar os irmãos eu vou traduzir estes termos gregos: Eros, quando eles pronunciavam esta palavra queriam dizer, coisa boa e daí a pronúncia amendoim que é um afrodisíaco. Quando eles pronunciavam store, se referiam a casa e como consequência família.
Quando eles, gregos pronunciavam Ágape, se referiam a festa religiosa em família. Vejam aqui, portanto, como as palavras sofrem uma metamorfose de sons e grafias para finalmente se referirem a um mesmo fato.
Vejam meus irmãos em maçonaria, como esta filosofia se refere ao amor, em seus ensinamentos, tomando como ponto de partida as instruções do primeiro grau, em cujo objeto de análise, verifica-se como o amor é utilizado para o desbaste da pedra bruta de conformidade coma conceituação grega que se identifica assim: EROS que tem como fim o amor direto que temos com a nossa estima e ao nosso afeto com o que praticamos ou fazemos, portanto é o fato de amarmos o ato de polirmos a nossa pedra bruta, ou seja, de gostarmos de polir.
Já o STORGE, Seus fins supremos são Liberdade, Igualdade e Fraternidade, além disso, considera todos os irmãos realmente como Maçons, quaisquer que sejam suas etnias, brancas, amarelas, pardas ou pretas e também suas nacionalidades convicções políticas ou crenças, já que sustenta que os Maçons tem os seguintes deveres essenciais: amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria e obediência à lei, mas praticando continuamente, a beneficência, socorrendo os seus irmãos, satisfazendo as suas necessidades mais urgentes, minorando os seus infortúnios, assistindo-os com os seus conselhos e as suas luzes, já que jurou ainda, ajudar e defender os seus irmãos em tudo que puder e for necessário.
Assim diz a bíblia ou livro da lei. “Raiou, enfim, o dia em que se abrem, para vós, as portas da verdadeira amizade e de agora em diante considerei-nos como irmãos e amigos que conquistastes e que achareis sempre prontos acorrer em vosso socorro, e a servirem dessas espadas para defenderem a vossa vida e a vossa honra.” (p.111) PHILO.
Agora ouçam esta expressão que com certeza também lhes soará como familiar –
“O que trazeis, meu Ir∴ Amizade, paz e prosperidade a todos os meus amados irmãos”.
“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre abarba, a barba de Arão e que desce à orla de suas vestes”.
Outro verbete, toda ocasião que ele perde de ser útil é uma infidelidade; todo socorro que recusa é um perjúrio; e se a terna e consoladora amizade também tem culto nos nossos Templos é menos por ser um sentimento, do que um dos fundamentos da nossa comunidade. Vejam que tudo que está escrito como forma de amor no ritual do primeiro grau, nada foi inventado, tudo foi tirado do antigo testamento. Lembro, também, que deveis dedicar parte de vosso trabalho maçônico em socorrer os maçons necessitados, as viúvas e órfãos, e de todo o coração, cumprindo não só um dever maçônico, como uma das finalidades desta loja, portanto ainda que não esteja redigido “ibsis verbs” do antigo testamento, porém a ideia veio dele, o livro da lei.
Esta expressão Ágape vem da pergunta: O que desejais meu irmão. Um lugar entre vós e que quer dizer, um lugar à mesa, pois determina que os Maçons estendam e liberalizem os laços fraternais que os unem a todos os homens esparsos pela superfície da terra já que prometeram praticara solidariedade humana sempre que possível, amparando a todos, sem ostentação, sem vaidade, sem orgulho, com a verdadeira humildade maçônica, guardando, deste ato, profundo segredo, ou seja acolher e alimentar pelo amor e nada mais em troca. Pode-se concluir que: entendendo a palavra amor por suas múltiplas dimensões, e verificando a utilização de todas elas, nos ensinamentos do primeiro grau verificamos que a maçonaria é realmente uma escola que ensina o AMOR!
Adaptado por um “Filho da Viúva”
FIM DE ANO NOS FILOSÓFICOS
dezembro 06, 2023
MORAL DA MAÇONARIA E DO ILUMINISMO
No século XVII foram criadas as condições para o surgimento do movimento iluminista que aconteceu no século seguinte e foi neste momento que dois filósofos, Descartes e Espinosa destacaram-se na preparação do terreno para estes novos tempos. Se tivesse de definir iluminismo diria assim: Iluminismo é um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo não basicamente religioso, mas de crenças livres, desde que não desagregadoras entre si. Baruch de Espinosa, nascido em 1632 na Holanda, ao afirmar que no Antigo Testamento não contém verdades, mas preceitos morais e políticos que visam a preservar a unidade e a dirigir o povo judaico através dos tempos, ele sofreu os efeitos da intolerância religiosa, acusado de ateu e excomungado pela sinagoga de Amsterdam. Isto é normal, acontece também com a maçonaria até estes dias, somos atacados por quem na verdade não sabe quais nossos objetivos, sociais e políticos.
Segundo Espinosa, todo estado autoritário tem origem na superstição, onde os chefes alimentam o terror das massas, e este pensamento de Espinosa coincide com o pensamento tanto do Iluminismo como o pensamento maçônico, onde o fanatismo político e religioso é tido como o responsável pelas maiores desgraças vivenciadas pela humanidade. René Descartes, nascido em 1596, era filósofo e matemático francês e dedicou grande parte da sua obra às questões relacionadas com a moralidade. Em sua obra “O Tratado das Paixões” ele deduz que é no livre-arbítrio que o homem poderá buscar a educação do intelecto, capaz de livra-lo do vício, que é a preguiça de pensar. Afirma também que o erro moral é precedido pela falta de sabedoria, pois para ele a moralidade na mão de insanos, consiste em governar segundo seus princípios, usando o povo apenas como um instrumento para atingir seus objetivos, sejam eles lá quais forem.
Vejamos o seguinte, se os irmãos de ambas instituições, maçonaria e iluminismo não tivessem o livre arbítrio para seguirem o seu objetivo social, estariam também inclusos nogado repontado para o matadouro, mas eu vou explicar melhor, se um governo, se uma universidade se uma grande instituição religiosa afirmassem que só existe um caminho a ser seguido, qual seja, o seu caminho, essas fontes doutrinárias estariam iludindo com uma pseudo moral e seus governados, estudantes ou religiosos que estariam por sua vez literalmente sendo repontados para um abismo maquiavélico, preparado para fazer frente a seus objetivos, ou seja, fazendo a cabeça de incautos que passam a imaginar que o mundo só tem uma faceta, onde em tempo curto cairiam numa desgraça devido a lavagem cerebral.
É por isso que estes dois seguimentos filosóficos lutam para livrar as pessoas da ilusão de que tudo na vida tem um lado só, portanto tenham, como se diz no vulgo popular, um cérebro lavado, e é para fugirmos disto que defendemos o livre arbítrio, ou seja, estudar outro lado também, não achando que seu chefe é o dono da verdade única e correta.
A ruptura desse filósofo francês com o pensamento eclesiástico, reside no fato de que o pensamento cristão tratava da virtude como uma preparação para a vida futura, ao passo que para ele o homem racional poderia alcançar a virtude pelo seu esforço de bem agir, portanto cada instituição tem seu lado bom, mas antes de aprisionar um ser, deixe-o ver o outro lado, pois isso é que é ter livre arbítrio e não ser repontado.
Considerando que as obras dos principais filósofos do Iluminismo, entre os quais Voltaire, Rousseau, Montesquieu e Diderot, ainda não eram conhecidos naquela época, onde então aqueles frequentadores da taberna buscavam inspiração filosófica e motivação para fundarem uma instituição maçônica da forma como é conhecida nos dias atuais, eles buscavam criar a hoje maçonaria sem inutilizar o livre arbítrio.
Embora a aprovação da Constituição do reverendo James Anderson, em 24 de junho de 1717, tenha acontecido sessenta e sete anos depois de Descartes, suas ideias no campo da moralidade influenciaram certamente os fundadores da instituição maçônica, o que ficará demonstrado mais adiante, pelos seus conceitos sobre a questão moral do ponto de vista racional e científico.
E, para discernir entre os Vícios e Paixões, derivados da união da alma com o corpo, Descartes sugere a busca da Verdade, através do Autoconhecimento impulsionado pela Vontade, cujos conceitos precisam ser analisados meticulosamente, buscando demonstrar as origens do pensamento moral na filosofia cartesiana, como era chamada.
E para finalizar esta conversa, tanto a maçonaria como o iluminismo defendem, já não digo o dever, mas a obrigação das pessoas se instruírem, construindo o seu livre arbítrio a fim de analisarem a longo prazo o que será útil para uma sociedade em constante mudança.
É muito mais fácil para um doutrinador, quer governante, quer reitor, quer orientador religioso, ensinar apenas um lado da questão, ou seja, o seu lado, pois aí em repontando não haverá ovelha desgarrada, todos comerão na sua mão, para o bom ou mau caminho, segundo a sua ótica ou segundo para o que foi ou está sendo pago.
Adaptado por um “Filho da Viúva”
ANGÚSTIA INTELECTUAL - Newton Agrella
A educação é sem sombra de dúvida um problema estrutural em nosso país.
A raquítica formação escolar, somada à falta de leitura, e a carência de incentivo à cultura formal, contribuem para este estado de inércia intelectual em praticamente quase todos os segmentos da nossa sociedade.
Poucos são aqueles que conseguem desenvolver o "Espírito Crítico" e a capacidade da "Argumentação".
Cabe ainda lembrar que invariavelmente defrontamo-nos com a questão de Irmãos mais experientes e que tenham acumulado mais conhecimento ao longo de suas jornadas maçônicas em orientar Irmãos Aprendizes, Companheiros ou recém graduados Mestres - sem ferir suscetibilidades.
A rigor, o que falta para ajudar os Irmãos que recém ingressam na Ordem, antes de qualquer coisa, é desmistificar, muitos conceitos que trazem arraigados consigo, e treiná-los no sentido de "aprender a interpretar" o significado das coisas, em cada contexto semântico.
É mostrar que ser reconhecido maçom não significa "ser bonzinho e temente a Deus", mas sim, a entender sua missão como construtores sociais de seu tempo.
É bem verdade que esta é uma missão árdua e extenuante, para não dizer "quase impossível".
Propõe-se um caminho: - incentivar a discutir ideias e não dogmas. - estimular a revisitar conceitos sem perder de vista o alicerce filosófico maçônico.
- discernir a respeito das propriedades dialéticas contemporâneas sem menosprezar a Tradição como um dos pilares mais consistentes da Maçonaria.
- criar um ambiente sempre favorável à especulação intelectual, ao incentivo da capacidade de argumentação e contra-argumentação, sempre pautada pelos princípios básicos que norteiam a Sublime Ordem.
- e claro, pelo estímulo ao desenvolvimento da "consciência crítica" sublimando a liberdade de pensamento, e os aspectos antropocêntricos e espirituais aliados à atmosfera esotérica que fazem parte do arcabouço histórico e filosófico da Maçonaria.
Talvez isso tudo possa contribuir para que se imprima uma revitalização na Ordem, sem ferir a sua essência.
Parafraseando o filósofo Sócrates:
"Pessoas sábias falam sobre ideias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas."
O FIO DO CINZEL - Roberto Ribeiro Reis
A dedicação incansável ao trabalho deve ser, precipuamente, um dos objetivos do Maçom. Não é exclusividade dos aprendizes, por serem incipientes na Arte Real, mas deve ser atributo de todo Pedreiro, cujo desiderato maior é o de ver a Obra Justa e Perfeita.
Que nossa labuta seja –literalmente- “maçante”, não no sentido de ser exaustiva, mas que traduza, simbolicamente, que em todo nosso labor houve o emprego da determinação e vontade típicas do que representa o maço.
Que essa vontade se dê de maneira firme, constante e resoluta; que em nossas Oficinas todos os Obreiros promovam a edificação de acordo com o que reza a Gloriosa Cartilha do Grande Arquiteto.
Que não nos tornemos insipientes a ponto de macularmos a Excelsa Ordem, menoscabando o Grande Projeto que o Criador tem nos revelado, e em cujas diretrizes devemos todos confiar.
Não nos alienemos a tal ponto de embrutecermos –ainda mais – nossos sentidos. Que possamos cinzelar as asperezas e imperfeições que nos envolvem o coração empedernido e, especialmente, a alma.Observaremos em nossas vidas uma mudança gradativa, lenta, porém de vital importância: uma discreta, pequena, no entanto visível fagulha de luz, produzida pelo fio do cinzel.
Para os imediatistas, um esforço hercúleo para quase nada. Todavia, para nós que sabemos que a edificação do templo íntimo ideal demanda dedicação de tempo e muita prática, essa faísca luminosa é uma conquista formidável e de um valor incomensurável.
Ninguém experimenta a faculdade, sem antes ter passado pelo ensino médio. Para nós Maçons, considerados essencialmente progressistas, a evolução interior é um processo paulatino, que deve ser exercido com o preparo necessário.
O fio de luz que há no cinzel é o resultado da aplicação disciplinada, sistêmica e que envolve o estudo aprofundado e individualizado dos Obreiros, na busca incessante e incansável por seu autoconhecimento.
Só teremos acesso à Luz Infinita no momento que em nosso recipiente (ou templo interior) esteja apto a recebê-la. E só estaremos aptos a tal benesse quando nos conhecermos e nos libertarmos através da Verdade.
Por tais motivos, é que o trabalho exercido com o Maço e o Cinzel não é exclusividade dos Aprendizes, mas de todos nós Maçons, que buscamos a luz da verdade e do conhecimento.
Todas as ferramentas presentes em Oficina estão dispostas em nosso favor. A única diferença existente é que, à medida que ascendemos pelo estudo, temos a oportunidade de manusearmos todos Instrumentos Reais, deles absorvendo a instrução necessária para a nossa marcha evolutiva.
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dezembro 05, 2023
LEALDADE MAÇÔNICA - Sergio Quirino Guimarães
Essa é, sem dúvida, a mais difícil virtude a ser adquirida por nós, Maçons. Por motivos simples por termos e sermos uma estrutura hierárquica, a natureza humana segrega, cria "patamares" e penduricalhos fantasiosos lugar
Em tal processo imaginário de castas e esferas de poder, o Homo sapiens maçonauta chegou à conclusão de que quanto mais, melhor! Acontece que para tudo há um tempo e para todos, um lugar
Assim, quando alcançamos essa conscientização, desenvolvemos o compromisso com a retidão moral, a honestidade e a sinceridade.
A LEALDADE MAÇONICA NÃO É PARA COM O OUTRO, MAS PARA CONSIGO.
Estamos em uma Ordem a fim nos tomarmos melhores que nós mesmos. O "eu" de hoje tem que ser melhor do que o "eu" de ontem. Contudo, isso, de fato, constatamos quando não nos
envergonhamos de fitar nossos olhos no espelho.
No caminho do enlevo como Ser Humano, não pode haver a dualidade opositiva do fazer diferente do que se pensa. É o comportamento falso, exemplificado pelo "tapinha nas costas", e a saudação afetuosa dos "Pinóquios"
Podemos seguir os rituais, trajar-nos adequadamente, tecer elogios, cumprir missões, aparentar o cumprimento do propósito e dizer que temos as mãos e a alma limpas. Isso tem o nome de FIDELIDADE.
Portanto, a fidelidade é uma obrigação social, imposta por leis e parâmetros e, muitas vezes, impõe regras aos relacionamentos.
Já a lealdade é espontânea. Ela independe do outro. São comportamentos que trazem satisfação pessoal e ouvir que temos as mãos e a almas limpas, Mas há ou onde está a instrução para a Lealdade Maçônica?
O primeiro "Fio de Ariadne" são as Luvas Brancas a nos alertarem sobre não mancharmos nossas mãos e que sejam encaminhadas a quem pode sempre nos recordar dos compromissos contraídos perante a Maçonaria.
O contrário de Lealdade não é deslealdade é Traição. Por isso, quando nos desviamos começamos a querer mais do outro, a julgar com base na perspectiva pessoal em prol do próprio eu facilmente esses comportamentos são identificados e são de suma importância para todos nós, uma vez que nos informam que os Jubellos são reais e que sempre haverá maus companheiros.
E é justamente nessa alegoria que, pelo exemplo contrário, adquirimos a Lealdade Maçônica:
NOSSAS PALAVRAS NÃO CAUSARÃO O CORTE DA GARGANTA.
TEMOS BONS SENTIMENTOS QUE SE CONSERVAM DENTRO DO PEITO.
NÃO TEMOS COMPORTAMENTOS AMBIGUOS, POR ISSO NÃO ESTAMOS AO MESMO TEMPO NO NORTE E NO SUL.
A MARCHA DO APRENDIZ - Robson Rodrigues da Silva
Inicialmente deve ser esclarecido o significado de marcha. Marcha é o ato ou efeito de marchar, caminhar.
Na maçonaria uma marcha específica é usada para cada grau e cada Rito Maçônico possui igualmente a sua marcha específica. Portanto, a marcha varia em alguns casos de acordo com o Rito.
Os Maçons executam a marcha, pois esta representa a forma de caminhar em Loja em busca da Luz do conhecimento. No caso do Aprendiz este só sabe dar três passos em busca dessa Luz.
A origem desses três passos, ou seja, o porquê dos mesmos, nunca foi explicado, nem há qualquer registro na história. Alguns escritores maçônicos especulam, acreditando que os três passos se devem ao fato do lugar onde eram feitas as cerimônias maçônicas (as Tabernas) ser muito pequeno.
Outra especulação também é feita em relação ao número três dos passos. O que se pode dizer é que este número não é exclusivo da Maçonaria. A Maçonaria o adotou para o Grau de Aprendiz, pois este número é considerado sagrado ou mágico e sempre foi usado por quase todos os povos da antiguidade.
A marcha do aprendiz é feita em linha reta, pois, simbolicamente, se sair do caminho reto não saberá a ele retornar. Ela tem início quando o Obreiro ingressa no Templo e, no Rito Escocês Antigo e Aceito, ela é rompida com o pé esquerdo, o mesmo ocorrendo em relação aos Ritos Brasileiro e Schröeder.
Nos Ritos Adonhiramita e Moderno os passos são rompidos com o pé direito. A cada passo dado, é formada uma esquad.’., com a junção dos calc.’., e sempre à ordem. Esta é a única exceção em que o Obreiro ao caminhar, o faz estando à ordem. Em outras oportunidades o Obreiro caminha normalmente pelo Templo sem estar à ordem.
Também muita tinta foi gasta para tentar justificar a forma correta de romper a marcha, ou seja, se com o pé esquerdo ou o direito. Uns alegando que deveria ser com o pé esquerdo, pois este é o lado do coração, da emoção; outros, com o pé direito, pois era o lado da razão.
A cada passo dado com o sentimento da emoção, juntava-se outro, com a razão. Assim, emoção e razão estariam sempre em equilíbrio. No entanto, tudo isso é apenas especulação, sem nenhuma justificativa histórica.
Originariamente, nas Lojas inglesas, os passos eram rompidos com o pé direito. Mas como essa forma de executar a marcha foi revelada por um Irmão indigno chamado Samuel Prichard, que publicou um livreto revelando alguns segredos da Maçonaria, a Grande Loja de Londres resolveu mudar, para impedir o ingresso de profanos nas reuniões maçônicas. Os Ritos Moderno e Adonhiramita, de origem francesa, preferiram continuar segundo a origem inglesa.,
Bibliografia:
-Castellani, José. Dicionário Etimológico Maçônico, Editora a Trolha, Londrina, 1988.
-Ritual do Grau de Aprendiz do Rito Escocês Antigo e Aceito, edições do GOB.
-SILVA, Robson Rodrigues - Das Pompas Fúnebres e Outros Estudos Maçônicos. Editora A Trolha, Londrina, 2009.
-XICO TROLHA. Ponte para a Liberdade. Editora A Trolha, Londrina, 2004
USOS E COSTUMES - Heitor Rodrigues Freire
A minha já longa e proveitosa encarnação me tem permitido um aprendizado constante, nas mais diversas atividades que exerço, onde aprendi que o meu ofício é aprender.
Assim, aprendi que não existe aposentadoria. O trabalho é permanente. E é justamente o trabalho que nos permite desenvolver nossa inteligência, aplicar e multiplicar nossos talentos.
Quem não aplica seus talentos acaba empobrecendo sua própria vida. A verdadeira pobreza é um estado mental de carência e falta de entendimento do que representa sua encarnação. Da mesma forma, a verdadeira riqueza também decorre de um estado mental de abundância, quando nos colocamos em harmonia com as leis da Natureza. O mesmo se dá com a nossa saúde. Tudo depende diretamente da nossa atitude mental.
Nós temos liberdade de consciência, ou seja, cabe-nos buscar o entendimento para aplicação do conhecimento ou não. Cada um vai receber de acordo com sua semeadura, que é livre, mas a colheita é obrigatória.
Nessa caminhada de aprendizado, aprendi que uma das características fundamentais do ser humano, é a linguagem. Só ele, é capaz de se expressar por intermédio das palavras. A capacidade de produzir e estruturar frases é inata no ser humano, faz parte do seu patrimônio genético.
“A língua é viva porque está sendo usada sempre, em vários contextos, em várias situações, o que faz com que ela tenha novos usos e novas possibilidades. Isso acontece tanto no espaço quanto no tempo. No espaço geográfico, diferentes regiões; no tempo, em diferentes situações que mudam na sociedade. Assim como a sociedade vai mudando, a língua acompanha essas mudanças da sociedade”. (Ricardo Lima, Departamento de Estudos da Linguagem UERJ).
Mudanças na sociedade se refletem na linguagem falada e escrita. Viva, a língua está sempre se modificando ao longo do tempo e no espaço. Ela absorve novas palavras, assume gírias e, de tanto ser usada, pode até contrair expressões. Isso acontece a todo momento, mesmo que de forma imperceptível. O que penso, deve se evitar, é o empobrecimento verbal, pela repetição de modismos.
Para Noam Chomsky – filósofo norte-americano –, “a linguagem é um órgão da mente. Na mente, há um órgão da linguagem que todos os seres humanos – e apenas os seres humanos têm”.
A crescente influência dos meios modernos de comunicação tem causado devastação no linguajar da população. “A gente”, por exemplo, enterrou a individualidade das pessoas. O eu e o nós, foram para a lixeira. Agora tudo é a gente.
Vamos pensar antes de falar, para só falarmos aquilo que de fato queremos ver realizado. E assim, conscientemente – a palavra-chave é consciência – acordados, estando presentes a cada momento, evitemos agir de modo automático, na repetição constante de modismos ocasionais.
E assim, perdermos a oportunidade de utilizar a palavra no seu mais profundo poder, que é o da realização daquilo que desejamos. É necessário – mais do que necessário, indispensável – o nosso despertar para a utilização plena de todo o potencial com que fomos dotados.
Exatamente a crescente influência dos meios modernos de comunicação acabam deteriorando a linguagem. Para evitar essa influência, é fundamental estarmos conscientes do que falamos e como falamos. É uma luta constante e que exige presença no aqui e agora.
“A grandeza do homem não está em acumular dinheiro, nem em ampliar poder para dominar os outros. O que existe de grandeza no homem é o significado de sua vida” Juvenal Arduini in Destinação Antropológica.
E esse significado se torna mais importante na medida em que agimos de forma consciente para evitarmos ser conduzidos pelos usos e costumes vigentes.
dezembro 04, 2023
MAÇONARIA DE ISAAC NEWTON A INTERNET
Entrevista de Michael Winetzki no canal do YouTube Papo de Bodes. Clique no link abaixo.
https://open.spotify.com/episode/7diXZVr50xu8JwQaMFCDjs?si=sZznAgG8Rlub0axqBFFJjA
A MAÇONARIA E O FASCISMO...
CONTEXTO HISTÓRICO
Durante a primeira metade do Século XX, a Europa passou por um momento de turbulência, com a Revolução Russa, a expansão do socialismo e a crise do capitalismo liberal, que tiveram como consequência a ascensão do nazifascismo, na Polônia, Itália, Portugal, Espanha.
A Maçonaria estava neste contexto muitas vezes envolvida em uma contradição, de um lado a oposição ao totalitarismo fascista, de outro o combate ao socialismo.
A MAÇONARIA E O FASCISMO NA ITÁLIA
“A natureza essencialmente nacionalista do fascismo não era compatível com o espírito universal da Maçonaria. Mussolini dirigiu a revolução fascista visando à construção de um “novo homem”, forte, viril e marcial, livre dos vícios do velho liberalismo cosmopolita, materialista, pacifista e humanitário.” MENEZES, 2014.
A Itália sempre teve forte ligação com a Igreja Católica, ela sempre foi uma grande proprietária de terras, governante de estados que compunham o país. Hoje unificada, foi no passado uma série de reinos e seu processo de nacionalização, foi liderado em diversos momentos por vários grupos e ideologias, a Igreja pleiteou a liderança do país, os maçons também tentaram pelo Reino das Duas Sicílias com os Carbonários. Esta disputa acirrou ainda mais a oposição entre Igreja Católica e Maçonaria.
A expansão do nazifascismo na Europa, também alcançou o país, sobre o comando de um ex-socialista, Benito Mussolini, inicialmente muitos maçons apoiaram a subida ao poder do Dulce, opondo-se ao comunismo, abriram mão dos ideais de liberdade da Revolução Francesa, para apoiar totalitarismo. Maçons participavam do alto escalão do partido fascista e Mussolini aceitava livremente o ingresso deles tanto no partido, como no movimento dos Camisas Negras, entretanto com a Marcha sobre Roma ele teve que escolher entre a Maçonaria e a Igreja Católica. Em 12 de Janeiro de 1925 o ministro da Justiça apresentou um projeto de lei, que aprovado estabeleceu o controle das sociedades secretas e tinha por objetivo a extinção da Maçonaria na Itália.
A situação era complexa, quando Mussolini surgiu como líder socialista, sofria o combate da Maçonaria. Quando o Duce torna-se fascista haverá uma aproximação com alguns maçons, todavia ele teve que escolher entre Maçonaria e Igreja Católica. O extremo nacionalismo do movimento fascista será usado para opor-se à Maçonaria acusada de aproximar-se de ideias identificados como francesas.
A antiga união entre Maçonaria e fascismo esteve longe de ser unanime, os Carbonários foi uma organização revolucionária, patriótica, liberal e anticlerical, que atuou na Espanha, Portugal, França e Itália, tinham forte influência maçônica, eram divididos em mestres e aprendizes. Lideraram o movimento de unificação da Itália através do Reino das Duas Sicílias. A luta carbonária contra a Igreja e pela unificação foi tão forte que levou o papa Pio IX a editar 600 documentos contra a Maçonaria. Os fascistas usaram o elemento nacionalista para o expurgo da Maçonaria do governo Italiano. A ligação com os ideias da revolução francesa foram denunciados como antipatrióticos. Os maçons foram acusados de sabotadores do Eixo (Roma-Berlim-Tóquio) e favoráveis aos aliados, Inglaterra e França.
Completando o caos que povoava a Maçonaria na Itália os dois grupos maçônico principais que atuavam não bastando a perseguição do regime fascista ainda tiveram a “excelente” ideia de entrarem em disputa entre si facilitando ainda mais o trabalho de seus opositores, a contendo se deu entre A Grande Loja Simbólica e O Supremo Conselho do Rito Escocês.
A MAÇONARIA E A DITADURA DE FRANCO
A Espanha foi um país que surgiu da luta de cristãos contra os mouros, islâmicos que ocupavam a Península Ibérica, este caráter de Guerra Santa estabelecido na Guerra da Reconquista, foi renovado durante o período da Reforma Protestante, portador de um catolicismo medieval, propulsora da Santa Inquisição, o catolicismo espanhol sempre teve um caráter absolutista, medieval e intolerante.
A ACÁCIA NA MAÇONARIA - Kennyo Ismail
Não vamos entrar em discussão sobre as centenas de espécies de acácia, pois esse não é o objetivo. Tendo a acácia na maçonaria um papel simbólico, a espécie de acácia pouco nos importa. Vamos ao que interessa:
Como sabemos, os judeus sofreram forte influência dos egípcios durante o tempo em que estiveram naquele território. Assim, muitos traços culturais, sociais e religiosos do Egito Antigo foram incorporados pelos judeus. Como exemplos, podemos citar a lenda de Anúbis, filho ilegítimo jogado no rio e posteriormente encontrado por uma rainha que o cria, e a lenda da arca do dilúvio, as quais foram recontadas pelos judeus e tiveram seus protagonistas rebatizados com nomes judaicos: Moisés e Noé.
O mesmo se deveu com a acácia, árvore sagrada dos egípcios e adotada pelos judeus. A acácia era matéria-prima para a produção de artigos sagrados no Egito, adotada pela sua alta densidade e durabilidade, não sofrendo ataque de insetos. Sua goma (conhecida popularmente como “goma arábica”) era utilizada nas cerimônias sagradas de mumificação.
Parece que os judeus aprenderam essa lição, pois a acácia foi a madeira indicada para a construção de todos os importantes objetos sagrados, como no tabernáculo, nos altares, e na arca da aliança. O fato de seu uso estar mais concentrado no “Êxodo” e aos poucos ser substituído pelo cedro e cipreste, confirma essa teoria da influência egípcia.
Até aí tudo bem, mas de onde sairia a inspiração para relacionar a acácia com a lenda de Hiram Abiff ? Basta recorrermos a uma das principais lendas egípcias: a lenda de Osíris. Seth odiava Osíris, que era tido como sábio e poderoso, então resolveu matá-lo.
Ele fez um belo caixão com as exatas medidas de Osíris e convidou as pessoas para um jogo: aquele que se encaixasse perfeitamente no caixão, ganharia o mesmo de presente. Logicamente, quando a vez de Osíris chegou, o caixão era perfeito, e Seth e seus cúmplices trancaram Osíris dentro do caixão e o jogaram no rio.
Sua mulher, Ísis, o procurou por muitos dias. O caixão havia encalhado e sobre ele havia brotado uma… acácia. A acácia serviu de indicação para que Isis encontrasse o corpo de Osíris. Por essa lenda, Osíris é considerado o deus da morte e da imortalidade da alma.
Um corpo sob uma acácia e os ensinamentos sobre a morte e a imortalidade da alma soam familiar...como atribuir à acácia também o significado de segurança, clareza, inocência e pureza, como alguns autores querem, é forçar demais.
Deixemos para a acácia sua bela missão de simbolizar a vida após a morte, assim como herdamos dos egípcios. Isso já é o bastante para um único símbolo.
ESPÍRITO SOBRE A MATÉRIA EM MAÇONARIA - Paulo Valle
Vamos analisar primeiro a forma, ou melhor, amaneira pela qual o homem vê a si mesmo perante o universo, já que a percepção que o homem tem de si mesmo, como de um indivíduo distinto dos demais e com uma individualidade permanente, é apenas uma ilusão, pois isso demonstra, tão somente, a forma exacerbada de valorização do próprio eu, o egoísmo, a falibilidade, a maneira pela qual o homem apenas vê, enxerga, o universo através de um prisma e de uma ótica deturpada.
A bem da verdade, o que entendemos como nosso “eu” é na realidade um conjunto de circunstâncias e de agregados temporários que, na nossa ignorância, tomamos por um todo único e são estes componentes, conhecidos tecnicamente no Budismo como “skandas”, e estes cinco são, o corpo, os sentimentos, as percepções, os impulsos e emoções e finalmente os atos de consciência.
A combinação destes cinco fatores ou skandas, se dão através das leis de causa e efeito e eles ocorrem não só no mundo material, ou seja, no indivíduo, portanto, em sua essência, não correspondem a uma entidade isolada, eterna, mas pode-se falar de uma consciência individual e sem uma base física, como a entendemos, já que é o sujeito da lei de causa e efeito e, este sim, eterno. Quando eu consultei o livro intitulado O Monge Filosófico, escrito por Mathieu Ricard, nota-se que ele se refere a esta consciência individual como um “fluxo de consciência independente do corpo, portanto fora da matéria.
Portanto a este fluxo de consciência, como resultado de suas ações se agregam os cinco “skandas”, resultando no ser, material ou espiritual e aí Mathieu fala que a libertação espiritual é descrita como a purificação deste fluxo, até o ponto de sua pureza máxima, sendo que a combinação dos fatores acima se dá através das leis de causa e efeito e eles ocorrem não só no mundo material, como também nos mundos espirituais. Achei incrível isto, porque eu entendi que não precisa do homem em si para haver o pensamento, pois ele existe até no mundo espiritual.
O corpo sutil, espiritual, também é temporário e, do mesmo modo que o corpo físico, ele é também um elemento sujeito as vicissitudes da lei de causa e efeito, porém, o ser que atinge a iluminação no Budismo por exemplo, pelo menos no Tibetano, não deixa de existir, mas sua existência não está mais sujeita ao ciclo de reencarnações ou presa as leis de causa e efeito, pois ela está completamente livre de todos os fatores que o prendem a um corpo perecível, seja nos mundos materiais, seja nos mundos sutis, portanto os preceitos filosóficos do Budismo reconhecem diferentes níveis de existência e ele goza de uma paz absoluta e da compreensão total deste mundo, e comisso, que fique claro, que o homem morre, mas a sua alma não, a sua “consciência” continua a existir, consciente de si mesma, mas sem a ilusão de que é algo independente de todas as outras consciências ou do Universo.
O espírito junta-se então ao próprio espírito do Buda quando ele atinge a iluminação total e essa substância chamada espírito sutil, sem começo nem fim, independente do corpo e do cérebro, é sem dúvida a verdadeira causa da consciência, portanto esse espírito sutil que se manifesta, finalmente livre de todo apego, eliminou totalmente os obstáculos que se opunham à visão da última natureza de toda a existência.
Nesta minha análise como falei antes, nós nos despimos de todos os preceitos e preconceitos judaico-cristão e com isso, não vamos analisara relação do corpo fluídico e corpo material à luz do que entende a Bíblia e os Livros Judaicos. Afinal de contas a maçonaria, apenas no ocidente e nos países que segue mas doutrinas judaico-cristã utilizam a Bíblia como parâmetro de verdade absoluta. Eu pelo menos vou limitar esta conversa dos nossos estudos sobre a prevalência do espírito sobre matéria apenas ao que diz e entende a sociedade judaico-cristã, sim, mas com isso também estou limitando o conhecimento do ser absoluto.
E neste caso nós estaríamos retrocedendo, retornaríamos ao mais negro período do conhecimento humano, quando tudo se via limitado pela instituição da Igreja Apostólica Romana como detentora do conhecimento e da verdade católica, já que naquela época o espírito estava submetido amais dura das ditaduras, aquela que impedia, inclusive, o próprio espírito de pensar, pois para a igreja, tudo já estava devidamente pensado, os seus seguidores tinham apenas que seguir o que lhe ditavam como verdade, qual seja, eram repontados.
Este nome, maçonaria provém do francês “maçonnerie”, que na sua gênese, significa construção e esta construção é feita pelos maçons nas suas Lojas (Lodges), porém alguns autores dizem que a palavra é mais antiga ainda e teria origem na expressão cota “Phree Messen” (Franco-maçom), cujo significado é “filhos da luz” e daí, o antagonismo entre o pensar maçônico e a dura tirania medieval onde na Idade Média haviam dois tipos de pedreiros, o Rouch Masson (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem lhe extrair forma ou polimento e o “Freemason” (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta, mas isto é o que se pode encontrar da origem do nome da nossa instituição maçônica, entretanto a nós já nos basta o que somos, e não precisamos nos sujeita a interpretações de historiadores, muitas vezes contraditórias.
Agora eu vou falar um pouquinho de meditação, mas alguns autores definem meditação da seguinte maneira: um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos; prática de focar amente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra); uma abertura mental para o Divino, invocando a orientação de um poder mais alto.
Somos contrários a qualquer tipo de definição, principalmente, com relação a “meditação”, porém uma coisa é mais do que certa, o que chamamos de mantra, nada mais é do que ligar a mente repetidamente num único pensamento repetindo-o por infinitas vezes, ainda que seja apenas assim: 1, 2, 3, desde que dita centenas até milhares de vezes, a isto se chama mantra, porque tira do cérebro outros pensamentos indesejados, já que a concentração é só nesse som, 123,123,123. Isso é meditar, e meditar é aliviar ou trocar os pensamentos indesejados pelos desejados.
O mestre Régis Jolivert ensina que, definir significa delimitar e por se tratar a meditação um ato soberano do espírito, tentar defini-lo significaria, buscar limitá-lo, o que seria impossível. Erro crasso é limitar a meditação a um estágio em que a mente se encontra vazia e sem pensamentos. Vazia, significa sem qualquer conteúdo.
Como poder-se-ia dizer mente vazia quando a meditação consiste em abstrair os conceitos de espaço tempo.
Assim, a meditação na maçonaria consiste na abstração de conceitos pré-estabelecidos a fim de atingirmos a plenitude da liberdade, da igualdade e da fraternidade, pois e só assim, é que se atinge a plenitude do eu maçônico, a plenitude do conhecimento, então aqui nos fica bem claro que não devemos aceitar como determinação o ato de ser liberto, ser igual e ser fraterno, precisamos entender o porquê de precisarmos ser assim.
Meditar sempre até atingir conhecimento pleno até chegar no eu maçônico.
Adaptado por um “Filho da Viúva”