março 15, 2024

PALESTRA EM SP - SESSÃO CONJUNTA



Na noite de ontem, dia 14, realizei a palestra 'O caminho da felicidade', em sessão pública conjunta das Lojas Maçônicas da GLESP, ARLS União e Segredo 693 (VM Leandro M. R. Barbosa), ARLS Leonardo da Vinci 538 (VM Ronad Todorovic) e ARLS Veritas et Justitia 509 (VM Dario Teixeira).

Entre irmãos, familiares e convidados cerca de 60 pessoas estiveram presentes e  palestra foi aplaudida em pé. 

Como sempre acontece as Lojas se comprometeram à doação de cestas básicas para instituições de beneficência, em retribuição à palestra.

As Lojas ofereceram magnifico jantar no restaurante do Hotel Leque a todos os presentes ao final da solenidade.

BRASEIRO, CANTEIRO - Adilson Zotovici



Estaremos homenageando os irmãos que postam com mais frequência neste blog, publicando seus trabalhos durante toda uma semana. O homenageado desta semana é o irmão Adilson Zotovici, da ARLS Chequer Nachif n. 169 de S. Bernardo do Campo SP.


Isolada a brasa ardendo

Das afins do fogareiro

Vai sua chama enfraquecendo

Carvão frio, enfim, ligeiro !


As demais então fervendo

Em comunhão, mais braseiro,

Da união fulcral sustendo

Calor vital rotineiro


Aviva a brasa fenecendo

O responsável fogueiro

Furtiva, reascendendo


Vigilante ao livre pedreiro

Bom Venerável prevendo

Torna o hesitante ao canteiro !



É UMA GRANDE HONRA HOMENAGEAR A MAÇONARIA - Dr. James P. Wesberry, 32°, K∴ C∴ C∴ H∴ – Igreja Baptista da Geórgia, Atlanta.

 

É uma grande honra homenagear a Maçonaria. A sua incrível e surpreendente história está bem registrada nos anais da humanidade. A Maçonaria serviu para tornar este, um mundo melhor para viver. Com as suas raízes profundamente inseridas na antiguidade, é uma das maiores e mais influentes ordens Fraternais do mundo, se não a maior e a mais influente.

Entrei na Ordem maçónica aos 21 anos e desfrutei dos direitos e privilégios por quase 60 anos. Tive o privilégio de ser membro de muitas organizações, mas nenhuma, fora da minha igreja, significou mais para mim do que a Maçonaria. Eu devo a Maçonaria uma dívida que eu nunca poderei pagar. Agradeço a Deus pelos meus irmãos maçons.

Não é segredo que muitos dos mais nobres e belos ensinamentos da Maçonaria são tanto do Antigo, quanto do Novo Testamento. Não é segredo que a Bíblia mantém a posição central como a grande luz da Maçonaria. Não é segredo que os maçons adoram e reverenciam a Bíblia, nem é segredo que a Maçonaria ajudou a preservá-la na idade mais escura da igreja quando a infidelidade procurou destruí-la. A Bíblia encontra os maçons com a sua mensagem sagrada a cada passo no progresso nos seus vários graus.

Não é nenhum segredo que acima do campanário da Maçonaria está o olho sempre vigilante, que tudo vê, o Deus Todo-Poderoso. Cada parte dos seus muros de fundação são maravilhosamente construídos e artisticamente formados pelo Supremo Arquiteto do Universo com o prumo, nível e esquadro. A esperança da vida eterna e a segurança da ressurreição para uma nova existência, irradiam da luz do altar. A sua muralha é um refúgio das lágrimas e cuidados da vida, e o seu telhado é um abrigo das impiedosas tempestades da diversidade e do sofrimento. O seu tesouro é aberto aos indigentes, e a assistência está pronta para os pobres. A sua pedra angular recai sobre os quatro quartos da Terra e as suas portas nunca estão fechadas para um homem digno. Todo homem vem de sua própria vontade e consentimento. Esta é a Maçonaria!

Além do grande respeito da Maçonaria por Deus e reverência pelo Livro Sagrado, existem outras grandes doutrinas e princípios que contribuem para a grandeza e a importante influência da Maçonaria Antiga.

Do templo do rei Salomão, surgiu a grande Fraternidade maçónica, e os seus passos podem ser rastreados ao longo dos tempos até o presente. A Maçonaria tem desempenhado um papel importante na moldagem e fabricação da América e na construção fundamental das suas leis e vida.

Enquanto os verdadeiros segredos da Maçonaria são guardados com segurança no repositório de corações fiéis, há muitas coisas que a Maçonaria ensina que não são secretas.

Certamente não é segredo que o objetivo principal da Maçonaria é primeiro, último e sempre, produzir o melhor e mais nobre tipo de carácter através da comunhão e ajuda mútua. A Maçonaria é uma disciplina progressiva. Os seus membros são “pesquisadores” e “buscadores” da luz e da verdade, para viver de maneira inteligente e harmoniosa. Sempre se esforçando para um padrão de conduta mais elevado, a Maçonaria é sempre uma disciplina moral. Na luta pela excelência moral, como na construção do Templo do Rei Salomão, o Supremo Arquiteto é indispensável e imprescindível.

Toda a superestrutura da Maçonaria recai sobre o Supremo Arquiteto. Não há ateus na Maçonaria. O universo é visto como uma vasta estrutura que deve a sua existência ao Supremo Arquiteto. O homem também é um construtor envolvido na construção de um Templo de carácter com o qual são fornecidos materiais, padrões e instrumentos para construção.

A pureza e a inocência simbolizadas pela Pele do Cordeiro, que ele precisa manter limpa, representam a maior honra do Maçom. Não há uma página do Ritual maçónico que não exija o cultivo da virtude da pureza. A necessidade é, portanto, colocada nos maçons para subjugar as suas paixões e adquirir a arte do autocontrole. A Maçonaria busca construir um mundo melhor, construindo melhores indivíduos.

Não é segredo que, com o movimento triste da espada e do esquife, ao Maçom é lembrado do seu fim. A morte termina a sua jornada! A morte acaba com os trabalhos terrenos do homem e sela a sua conta para que seja julgado pelo Supremo Arquiteto.

Não é segredo que a Maçonaria ensina a imortalidade da alma. A ressurreição do corpo da sepultura está indelevelmente marcada na mente do Maçom. Enquanto a memória mantém o seu lugar entre as faculdades da sua alma, o Maçom nunca pode esquecer esta lição sagrada.

E coroando tudo com um lindo trabalho imaculado, os maçons colocam em prática o que dizem sobre o amor fraternal. “Veja, quão bom e quão agradável é para os irmãos viverem juntos em união”. Os maçons não favorecem a ninguém pela suas riquezas e não olham ninguém com diferenças por causa da sua pobreza. A Maçonaria não mostra nenhuma diferença para a aprendizagem ou para a nobreza. O chão é maravilhosamente nivelado no seu altar.

No seu altar, a língua oleosa da calúnia é silenciada. O ódio, a inveja e a maldade estão enterrados no esquecimento, e as falhas são esquecidas. Os maçons assistem os outros. Eles se apoiam tanto na vida como na morte.

A caridade é realmente uma das mais belas colunas no Templo da Maçonaria. A Maçonaria nunca se cansa de enfatizar a necessidade de caridade. Para simpatizar uns com os outros no infortúnio, ser compassivo pelas misérias dos outros e devolver a paz às mentes perturbadas, estão entre os grandes objetivos da Maçonaria.

Todos os maçons se obrigam a ajudar, acudir e socorrer os pobres, os angustiados, as viúvas e os órfãos. Nem a caridade é restrita a outros maçons apenas, mas estendida a todos. Ele compartilha os laços comuns da raça, como filhos de um grande Criador e procura unir homens de todas as raças, cores, seitas e opiniões. A Maçonaria pratica a Regra de Ouro e procura sempre eliminar forças divisórias que construam muros entre as pessoas.

O compasso permite ao Maçom desenhar um círculo perfeito, para trabalhar com objectivo de que a harmonia e a paz, possam eventualmente rodear o mundo. Oferece alívio aos desamparados, envolve a cortina da caridade sobre casas escurecidas pela tristeza, limpa as lágrimas, alivia as dores, alimenta a fome, cura os doentes e serve aos queimados e aleijados.

Onde, nos anais do tempo, essa organização pode ser encontrada fora da igreja? No entanto, não é segredo que a Maçonaria não é uma religião, nem uma igreja. Um bom Maçom mantém as suas prioridades em ordem. A Maçonaria respeita o direito de cada homem à religião da sua escolha e nunca reivindica ou deseja ser a religião de qualquer homem ou um substituto para ela. Os maçons acreditam na tolerância. A Maçonaria ajuda e encoraja um homem a ser um melhor membro da igreja, e um bom membro da igreja geralmente faz um bom Maçom. Algumas das pessoas mais religiosas que já conheci foram maçons. Para qualquer pessoa, permitir que a Maçonaria se torne a sua religião ou tome o lugar da sua igreja é um erro e não é devido ao ensino maçónico, mas à má interpretação de alguém ou a um mal-entendido.

Não é segredo que a Maçonaria ajude os homens a serem homens melhores e a construir um mundo melhor. A Maçonaria é uma epístola viva, conhece e lida com todos os homens, declarando ao mundo que é uma organização verdadeira e experimentada, uma grande e maravilhosa fraternidade de comunhão, caridade e benevolência.

Há muitos anos, quando eu era estudante de teologia em Boston, ouvi o grande poeta Edwin Markham citar essas belas palavras que me parecem resumir o significado da Maçonaria:

“Nós somos cegos até vermos que no plano humano, nada vale a pena fazer, que não construa o homem. Porquê construir estas cidades gloriosas, se o homem não for construído? Em vão, nós construímos o trabalho, a menos que o construtor cresça”.

PORQUE SOU MAÇOM?- Reverendo Louis R. Gant, 33 ° – Superintendente Distrital da Igreja Metodista Unida, Kansas.


“Você é um Maçom?” O Mestre da Loja local perguntou. Estávamos prestes a fazer um serviço de funeral juntos. A resposta foi fácil: “Sim”. Esta mesma pergunta foi feita e a mesma resposta dada muitas vezes no meu ministério. Até recentemente, ninguém jamais perguntou: “Por quê?” Isso é um pouco mais difícil de responder. Mas deixe-me tentar ….

Foi numa pequena cidade do leste do Texas que eu encontrei um homem que se chamava de “Maçom”. Enquanto observava o seu comportamento na comunidade, era evidente para mim que ele tinha algo e sabia algo que eu queria conhecer. Havia um comportamento que parecia complementar a sua fé religiosa. Quando conversamos, logo ficou claro que eu me queria tornar parte deste grupo de homens que se chamavam de “maçons”.

Há algumas coisas que eu não lembro sobre aquela noite. Eu dei este primeiro passo em direcção a uma experiência rica e gratificante que melhorou a minha vida. Mas há algumas coisas que nunca vou esquecer. Havia um fundamento de confiança … confiar em Deus como aquele a quem eu poderia procurar apoio e conselho … confiar num Irmão que poderia tirar-me a minha cegueira, levar-me à luz do entendimento. Eu descobri a realidade da oração como o lugar a começar antes de realizar qualquer tarefa.

Então comecei a jornada que ao longo dos anos me ia levar a uma nova compreensão de mim, dos meus semelhantes e de Deus. Naquela viagem, descobri que não estava procurando algum credo religioso particular que me separasse de outras pessoas. Na verdade, estava descobrindo alguns grandes princípios que me permitiriam viver a vida no seu melhor. Princípios como fé … esperança … caridade … sabedoria … beleza … verdade. Descobrirei que existe um amor universal e respeito por todas as pessoas de todos os credos e crenças religiosas. A minha Maçonaria deixar-me-ia em pé com os meus Irmãos como iguais, independentemente da sua teologia ou crenças religiosas.

Embora a Maçonaria nunca tenha sido uma religião para mim, apresentou-me alguns padrões morais e éticos muito elevados que apoiaram as minhas crenças religiosas. Também confirmou o meu dever de “alimentar os famintos, vestir os nus e apoiar as viúvas e os órfãos”. Embora seja impressionante conhecer a extensão das organizações maçónicas de caridade e agências que trabalham para a cura e a saúde (alguns dizem que gastamos mais de US $1 milhão por dia), é muito mais impressionante ver uma criança caminhar, uma criança ver, uma criança que seja alimentada, ou de volta à saúde de uma queimadura severa. A maioria não poderia ter recebido tal ajuda até que tivesse a preocupação benevolente de algum Maçom. Então eu vi o dever de actuar e agir.

Quando me lembro daqueles primeiros dias trabalhando na Loja, lembro-me do cuidado e apoio desses companheiros membros da Loja. Eles fizeram-me sentir que eu era alguém especial sobre quem eles realmente se importavam. Ao longo dos anos, quando me mudei para diferentes igrejas (alguns ministros metodistas unidos, movem-se muito) e visitei diferentes lojas, em diferentes lugares, esse mesmo sentimento de apoio e Irmandade estavam lá. Por causa da minha posição na Igreja e da adesão à Loja, sempre me senti querido e reconhecido. Este é um sentimento muito especial!

Embora este excelente país tenha sentido o impacto de líderes que foram maçons, muito do que a Maçonaria representa é visto naqueles homens, que viveram os princípios da Maçonaria nas suas respectivas comunidades. Na minha jornada conheci alguns deles. Um deles era Ben LeNorman, cuja honestidade era conhecida e respeitada. Ele era um exemplo para a juventude da pequena cidade onde ele morava. Este exemplo trouxe muitos jovens para bater na porta da Maçonaria. Outro era Don Davis, cuja compaixão por aqueles que estavam sofrendo era insuperável. Ele daria o seu tempo e dinheiro para que uma criança incapacitada pudesse ter dignidade e saúde. Ele estava disposto a procurar ajudar alguém que pudesse estar machucando. Nenhum tempo era tão valioso para dar. Nenhuma distância era tão longe para voar ou dirigir. Nenhum esforço era demais para fazer. Quando ouvia o grito de ajuda, ele estava pronto para responder. Estes eram bons homens que eram melhores homens porque eram maçons. Nenhum deles terá os seus nomes nos livros da história, mas eles serão sempre lembrados por aqueles cujas vidas tocaram. E o melhor é que você conhece esses homens. Os nomes deles podem ser diferentes, mas fazem parte de cada loja e vivem em todos os cantos da nossa grande terra. Eles são aqueles que acreditam que a Maçonaria não é algo para se comprometer com a memória, é algo para viver. Você nunca ouvirá alarde sobre isso… mas você pode ver isso na sua vida.

Então, a pergunta “Por que você é um Maçom?” Pode ser respondida. Isto permitiu-me crescer pessoalmente … para servir o meu Deus … e alcançar a preocupação com os meus semelhantes. Ele tem apoiado a minha fé pessoal e trabalho como um homem religioso. Que ninguém diga que você não pode ser um cristão e um Maçom ao mesmo tempo. Conheço muitos que são ambos e orgulhosos de ser ambos. Ben estava … Don estava … eu estou.

março 14, 2024

SEMANA DE HOMENAGEM - POSSE - Adilson Zotovici


Estaremos homenageando os irmãos que postam com mais frequência neste blog, publicando seus trabalhos durante toda uma semana. O homenageado desta semana é o irmão Adilson Zotovici, da ARLS Chequer Nachif n. 169 de S. Bernardo do Campo SP.


Não há um perene poder 

Pecado seu mau emprego 

O ter não supera o ser

Imaterial o conchego


É preciso se compreender

E não furtar da memória

Que riqueza é o saber

Que passageira a glória 


Não há completo sossego

Nem possível o bem viver

Se excessivo apego 


Cabal e peremptória

A Divinal Lei faz valer...

_“Toda posse é transitória” !_


,

TENHO ORGULHO DE SER MAÇOM - Rabino Seymour Atlas, 32°, K∴ C∴ C∴ H∴ – Sinagoga Beth Judah, Nova Jersey

 

Eu era jovem, um dos meus sonhos e aspirações favoritas que ficou comigo por muitos anos, até que a minha petição fosse aprovada para a Iniciação na Maçonaria.

Olhando para trás ao longo dos anos, percebo que esse desejo veio de uma fotografia que eu admirava e queria imitar.

Esta fotografia era do meu pai, que ele descanse em paz, de pé com outros maçons nos degraus do Templo Maçónico em Greenville, Mississippi. Enquanto ele estava com os seus Irmãos Maçons, era como se um sentimento de orgulho e alegria estivesse emanando deles; Como se não houvesse nada igual para eles. Quão orgulhoso eu era do meu pai, e a partir desse momento, eu sabia que queria ser um Maçom e seguir os ensinamentos maçónicos como ele fazia.

Fui criado numa casa religiosa, um filho de rabino com sete gerações de rabinos que me precederam; E, no entanto, com essa base religiosa, senti que ainda poderia receber e dar muito a essa Fraternidade, pelo bem-estar e prosperidade da humanidade.

Quando cheguei ao meu 21º aniversário, um dos meus primeiros pensamentos foi enviar o meu pedido para me tornar um Maçom! Não houve hesitação ou segundo pensamento, pois este foi o começo do cumprimento de um sonho vitalício.

Com oração e trepidação, aguardava a resposta que meu pedido tinha sido aprovado.

Tendo sido informado, há mais de 40 anos atrás, fiquei cheio de orgulho e expectativa de que em breve eu seria recebido nos Corpos Maçónicos. Caminhei no ar e agradeci a Deus, pois eu poderia seguir os passos de meu pai e lhe trazer alegria e prazer de saber que o seu filho foi aceito nas fileiras de homens de integridade e justiça.

Nunca esquecerei meu primeiro pensamento ao fazer a minha entrada inicial na Loja Maçónica que me conferiu o grau de Aprendiz, e segui com os Graus de Companheiro e Mestre Maçom. Imediatamente senti que estava cercado por Irmãos e que não havia nenhum estranho presente. Esta era uma grande família que parecia ter-me adoptado, e eu, por sua vez, estava entusiasmado por adotá-los como minha família.

Tendo completado os meus graus da Loja Simbólica e aprovado em todos os exames com perfeição, imediatamente me tornei um instrutor para os outros e me tornei ativo na Maçonaria, nunca deixando de assistir as reuniões e participar da fraternidade sempre que a minha profissão permitia, e devo dizer que isto foi bastante frequente numa base regular.

O meu cálice estava cheio de orgulho, e aguardo com expectativa o meu avanço aos graus superiores. Rapidamente, avancei pelos Graus do Rito Escocês, sendo um candidato em vários, me ofereceram a honra e o privilégio de falar para os presentes, quanto aos meus verdadeiros sentimentos e impressões sobre os graus para os quais eu era candidato.

O meu horizonte de Maçonaria expandiu-se e meu orgulho e alegria eram borbulhantes e efervescentes. Eu não podia esperar para poder conferir graus aos outros, pois havia tanto o que eu queria explicar e elaborar sobre cada grau.

Foi-me oferecido esta oportunidade e imediatamente comecei a estudar e memorizar muitas partes, e ao longo dos anos tornei-me muito ativo, ocupando cargos, palestrando e participando activamente em todas as fases da Maçonaria, onde meus talentos e habilidades poderiam ser usados.

Um aspecto da Maçonaria que me causou uma grande impressão foi a capacidade de todos os Irmãos, independentemente da religião, perguntar-me por que eu precisava da Maçonaria, como rabino, porque a minha profissão era de integridade, bondade, honestidade e todos os atributos expostos na Maçonaria. Era difícil para muitos entender a minha necessidade dessa adição e complemento à religião. Eu trabalhei com homens de diferentes religiões, bem como aqueles de fé hebraica, e ficaram impressionados quando eu diria que a Maçonaria não é uma religião, mas para ser um Maçom, devemos acreditar em Deus, e se isso fosse o único aspecto da nossa religião e não tenhamos outra religião formal, ainda sim aderimos a todos os ensinamentos morais da Maçonaria; Isto também nos colocaria na categoria de homens de integridade e honra. No entanto, a Maçonaria não é um substituto da religião, nem é uma religião.

A minha experiência mostrou-me que os maçons são, na maioria, homens religiosos. Tenho orgulho de ser um Maçom e de fazer parte de uma organização dedicada a ajudar as viúvas e os órfãos principalmente, e também aqueles que tem necessidades, sem questionamento ou vergonha.

Tenho orgulho de ser um Maçom e ser parte de uma Fraternidade dedicada à defesa da Constituição dos Estados Unidos da América e à Declaração de Direitos.

Tenho orgulho de ser um Maçom que acredita na liberdade da humanidade e na santidade da vida humana.

Tenho orgulho de ser um Maçom que acredita na dignidade dos filhos de Deus e se opõe ao ódio e ao fanatismo, e representa a verdade, a justiça, a bondade, a integridade e a justiça para todos.

Tenho orgulho de ser Maçom e sempre me agrada me incluir entre aqueles que defendem os princípios fundamentais e os padrões morais da vida, que são tão necessários para que a nossa organização continue no alto nível que tem sido a sua base desde a sua criação. Que Deus lhe conceda força contínua para ir, crescer e brilhar, para que eu e todos os maçons exclamem: “Estou orgulhoso de ser Maçom”.

Não é nenhum segredo!

UM MAÇOM SEM APOLOGIA - Bispo Carl J. Sanders, 32°, K∴ C∴ C∴ H∴ – Igreja Metodista Unida, Alabama

 



EU SOU MAÇOM! Esta singela e simples afirmação, é dita com orgulho, não é apologia! Mas fazer tal afirmação não é suficiente. Razões são esperadas e eu as dou brevemente e quase em forma de esboço.

Por causa das Amizades

Pelo que a Fraternidade me oferece

Estas amizades chegam a 50 anos numa comunidade rural na Virgínia, onde fui elevado a mestre Maçom. Aqueles homens simples e singelos, levaram-me ao seu círculo de amizade e me apoiaram em muitas das dificuldades que um jovem ministro encontrou no seu primeiro ano fora do seminário. Durante meio século, a minha vida foi abençoada por amigos, de todos os caminhos da vida e grupos religiosos. A Maçonaria é verdadeiramente ecuménica na sua associação.

Num tempo de desconfiança, suspeita, discriminação, separação e até mesmo ódio, a Maçonaria remove a distância entre os homens. A amizade, a moralidade e o amor fraterno são as características dos nossos relacionamentos. Existe uma integridade básica na Fraternidade que muitas vezes carece de muitos relacionamentos da vida.

Por causa do belo Ritual

É enraizado na história bíblica

Estes rituais relativos a cada grau maçónico não são formas sem substância. Vieram dos antigos Landmarks, eles trazem palavras de honra que nivelam as profundezas da emoção humana.

Como alguém que ama a beleza e o significado das palavras, nunca me canso de assistir e ouvir a concessão de qualquer grau, abertura e encerramento das reuniões da Loja.

A história bíblica antiga ganha vida no drama e na linguagem da Maçonaria. A beleza e a ordem de uma Loja Maçónica adicionada aos símbolos, tão familiares à Fraternidade, significa tanto para muitos.

Por causa da prática da Fraternidade

Os esforços para Caridade

Os maçons não estão interessados na superficial atividade social, embora eles precisem e desfrutem da boa comunhão. Eles não estão interessados apenas num clube de serviço comunitário, embora se desejem orgulhar do registro do serviço e da imagem da comunidade para com a Fraternidade a que pertencem.

Casas maçónicas, hospitais e instituições, estão prestando um serviço para “o menor desses” de tal maneira que sublinha o cuidado e a devoção das pessoas chamadas de “Maçons”. Nenhum hospital oferece tanto cuidado para crianças aleijadas ou crianças queimadas, quanto aqueles que carregam o nome de “Maçom”. Sem nenhum custo para as famílias, esses hospitais abrem as suas portas e as vidas são restauradas e tornadas integras novamente.

Por causa do profundo tom religioso

Deixe-me rápida e enfaticamente dizer que a Maçonaria não é e nunca foi uma religião; no entanto, a Maçonaria sempre foi amiga e aliada da religião. Em 50 anos como ministro e como Maçom, não encontrei conflito entre as minhas crenças maçónicas e a minha fé cristã. Não encontrei e não acho que a Maçonaria seja “incompatível com a fé e as práticas cristãs”.

A Maçonaria nunca me pediu para escolher entre a minha Loja e a minha Igreja. A Maçonaria jamais usurpou o lugar de Deus e nunca irá. Nunca ninguém ousou dizer: “Amarás a Maçonaria com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente”.

Pode haver apenas uma lealdade final, e o Deus Vivo é o único objeto digno de tal lealdade.

Possivelmente existem aqueles que criaram um Deus fora da Maçonaria. Você pode criar um deus de qualquer coisa – o seu negócio, o seu sindicato, o seu clube cívico, a sua Loja e até da sua Igreja. Você pode até fazer um deus com restos (Isaías 44:17).

As minhas atividades maçónicas nunca interferiram na minha lealdade e meu amor pela minha Igreja. Muito pelo contrário, a minha lealdade à minha Igreja foi fortalecida pelos meus laços maçónicos. Os bons maçons são bons homens religiosos.

O Grão-Mestre da Maçonaria da Pensilvânia diz:

“A Maçonaria tem uma fé para viver; A Maçonaria é um ser capaz de viver; A Maçonaria é ter causas dignas para viver; A Maçonaria é uma busca eterna da excelência. Este é, então, o meu testemunho. Eu sou um Maçom sem apologias!”

Eu tenho orgulho de ser Maçom

março 13, 2024

SEMANA DE HOMENAGEM - GRUPINHOS - Adilson Zotovici



Estaremos homenageando os irmãos que postam com mais frequência neste blog, publicando seus trabalhos durante toda uma semana. O homenageado desta semana é o irmão Adilson Zotovici, da ARLS Chequer Nachif n. 169 de S. Bernardo do Campo SP.


Independe a designação

Dum grupo menor isolado

E que tende à separação

Num grupo maior já formado


Para uns a denominação

_Panelinha,_ sem bom legado,

Para outros a intitulação

_Igrejinha,_ em tom de pecado


Espalhados na Instituição

Cada reunião baralhado

Copo d’água, WhatsApp, sessão...


É o _compadrio_ camuflado

O processo servil em ação

Que à _secessão_ tem levado !


,

O QUE É QUE A MAÇONARIA SIGNIFICA PARA MIM - Reverendo Dr. Norman Vincent Peale, 33º.


Recebi recentemente uma carta que perguntava: “Por que você é um Maçom?”. A questão fez-me pensar e reafirmar o meu sentimento sobre a Maçonaria.

No começo, pensei nos meus próprios antepassados. O meu avô foi Maçom por 50 anos, e eu sou Maçom há 60 anos. Isto significa que o meu vínculo com a Maçonaria se estende desde 1869, quando o meu avô se juntou aos Maçons.

Os meus sentimentos na minha primeira entrada numa loja maçónica estão muito claros na memória. Eu era um jovem e foi uma grande emoção ajoelhar diante do altar da loja para me tornar Maçom. Isto deve ter sido o mesmo que meu pai e meu avô experimentaram antes de mim. E também deve ter sido idêntico ao que muitos grandes líderes da América e do mundo sentiram quando se tornaram maçons. Entre estes importantes grupos, destacam-se, George Washington, Harry Truman e outros 12 presidentes, além de inúmeros líderes de estado e benfeitores da humanidade.

Então eu me encontrei pensando: “O que a Maçonaria significa para mim?” Claro, os maçons dizem que a Maçonaria realmente começa no coração de cada Maçom, individualmente. Considero isto uma resposta à fraternidade e aos ideais mais elevados. Lembro-me da história de um homem que veio a mim uma vez e disse: “Vejo que você é um Maçom. Eu também sou”. Como nós conversamos, ele contou-me sobre uma experiência que ele teve anos atrás. Parece que ele se juntou à Fraternidade maçónica logo após fazer 21 anos de idade. Quando ele estava servindo ao exército, ele decidiu participar de reuniões de várias Lojas. Na sua primeira visita a uma loja, numa cidade estranha, ele estava um pouco nervoso.

Um pensamento estava constantemente na sua mente; Poderia ele passar no exame para mostrar que era um Maçom? Enquanto o comité examinava cuidadosamente as suas credenciais, um dos membros o olhou diretamente nos olhos e disse: “É óbvio que você conhece o Ritual, então você pode entrar na nossa Loja como um Irmão Maçom. Mas eu tenho mais uma pergunta. Onde é que você foi feito Maçom? Com isso, ele disse ao jovem visitante que pensasse sobre isso, como ele sabia a resposta, o examinador não teria que ouvi-lo. Ele veria isso nos seus olhos. O meu amigo disse-me que, depois de alguns minutos, um grande sorriso veio até o rosto dele e ele olhou para o examinador, que disse: “Isso é o certo, no seu coração”.

Através dos ensinamentos maçónicos, os homens bons praticam amor e caridade. Como Fraternidade, eles gastam milhões de dólares …

A Maçonaria não é uma religião, porém, na minha experiência, os maçons são predominantemente homens religiosos e, na sua maior parte, da fé cristã. Através da Maçonaria, no entanto, tive a oportunidade de compartilhar o pão com homens bons, além da minha fé cristã. A Maçonaria não promove nenhum credo religioso. Todos os maçons acreditam na Deidade, sem reservas. No entanto, a Maçonaria não faz exigências sobre como um membro deve pensar no Grande Arquitecto do Universo. A Maçonaria é, para todos os seus membros, um suplemento à vida boa, que elevou a vida de milhões de pessoas que entraram nas suas portas. Embora não seja uma religião, como tal, ela complementa a fé em Deus, o Criador. É o apoio da moral e da virtude.

A Maçonaria não tem dogma nem teologia. Não oferece sacramentos. Ensina que é importante para cada homem ter uma religião da sua própria escolha e ser fiel a ela em pensamento e acção. Como resultado, homens de 4 diferentes religiões se podem encontrar em comunhão e fraternidade sob a paternidade de Deus. Eu acho que um bom Maçom se torna ainda mais fiel aos princípios da sua fé, pela sua participação na Loja.

A Maçonaria é muito mais do que uma organização social. Através dos ensinamentos maçónicos, os homens bons praticam amor e caridade. Como uma Fraternidade, eles gastam milhões de dólares para apoiar hospitais, clínicas de distúrbios da linguagem da infância e pesquisas sobre problemas que afligem o ser físico e mental do homem. Sempre que encontro um hospital maçónico, dos quais há muitos, os meus olhos enchem-se de lágrimas. Quando vejo um jovem, que não podia andar, agora conseguindo chegar de um lado para o outro com a ajuda de uma perna artificial, fico emocionado. Para um jovem ter a oportunidade de se tornar íntegro e produtivo, é para mim emocionante e maravilhoso. E esta oportunidade é dada gratuitamente a sua família ou ao estado. Viver é lindo, mas às vezes a vida pode ser dura e cruel. Sempre que ou onde quer que, as pessoas estejam em necessidade, os maçons estão lá para ajudar. De grandes empreendimentos às mais pequenas necessidades, os maçons estão sempre lá, cuidando e servindo.

Sempre me perguntei por que os maçons dedicam tanto tempo à sua Fraternidade. Uma boa resposta para esta questão veio de um Grão-Mestre que uma vez me disse que ele gosta do envolvimento, porque isso lhe dá outra dimensão para a vida. A mesma resposta é ecoada pelos irmãos que se encontram nas Lojas, de um lado ao outro do nosso País e em todo o mundo. Muitos dos meus melhores amigos, associados e companheiros cristãos, também são maçons e bons homens religiosos.

Nas minhas viagens, localmente ou no exterior, um bom número de maçons observa o meu anel maçónico, que eu sempre uso. Com orgulho, eles dizem: “Eu também sou um Maçom”.

Para mim, a Maçonaria é uma forma de dedicação a Deus e serviço à humanidade. Eu também sou um Maçom no meu coração e assim vou permanecer. Estou orgulhoso do meu envolvimento. Tenho orgulho de andar em comunhão fraterna com meus Irmãos. Por que eu sou um Maçom? Simplesmente porque estou orgulhoso de ser um homem que quer manter os padrões morais da vida em alto nível e deixar algo para trás, para que outros se beneficiem. Somente quando eu, pessoalmente, me tornar melhor, posso ajudar os outros a fazer o mesmo.


MAÇONARIA E RELIGIÃO - Christian Frederick Kleinknecht Jr., 33° – Soberano Grande Comandante


Os textos que serão publicados a seguir constam de um folheto com o título de “Maçonaria e Religião”, publicado em Maio de 1987, pelo Supremo Conselho do Grau 33, do Rito Escocês Antigo e Aceito da Jurisdição Sul dos EUA (o chamado Conselho Mãe do Mundo). A publicação é formada por pequenos textos sobre o tema, escritos por irmãos de religiões distintas, com as suas impressões sobre a conexão da ordem com a sua religião.

Algumas palavras de introdução

A Maçonaria confirma e complementa a fé religiosa e a participação da igreja. Os princípios da nossa Fraternidade são baseados na mesma moral absoluta que constitui o fundamento de toda fé verdadeira. Todo Maçom deve acreditar num Ser Supremo. Ele deve esforçar-se para viver moralmente de acordo com os mais altos padrões de carácter individual e conduta social. Consequentemente, cada Maçom obedece à “Regra de Ouro”, porém trabalha em todos os aspectos da sua vida para cumprir os objetivos de caridade da Maçonaria, em todos os sentidos da palavra. Filantropia para aqueles que precisam e amam a fraternidade para todos os membros da humanidade.

A Maçonaria sempre recebeu homens de todas as fés e crenças religiosas, para adentrar nas suas portas. O único requisito é que sejam homens bons, que acreditem no Supremo Arquiteto e na imortalidade da alma. Esta fé que tomamos para ser o sinal externo e visível de uma graça interior e espiritual. E é a partir deste fundamento moral interno, que a Maçonaria trabalha para melhorar os bons homens, construindo dentro de cada Irmão do Craft, um Templo de boas obras e realizações éticas.

Infelizmente, o nosso propósito, bem como a nossa própria existência, é questionado pelos desinformados. Eles não conseguem ver que os maçons são invariavelmente, homens religiosos, que estendem os preceitos da sua fé além do seu shabat, a cada dia das suas vidas. Eles trabalham dentro das suas igrejas e nas suas comunidades, para o melhoramento dos seus semelhantes. Os maçons, de facto, vão além do sectarismo restrito e do dogma limitante. Eles concordam com a declaração do famoso estadista e escritor Edmund Burke: “O corpo de toda a verdadeira religião, consiste, com certeza, em obediência à vontade do soberano do mundo, numa confiança das suas declarações e na imitação da sua perfeição”.

Mas o que são “as Suas declarações”? Eles não são, acreditam os maçons, os credos passageiros de seitas ou cultos religiosos. Em vez disso, eles são a inspirada sabedoria contida na Bíblia, no Talmud, no Corão, no Bhagavad-Gita ou em qualquer um dos outros Grandes Livros de Fé que foram universalmente reconhecidos como os melhores guias do homem para a felicidade neste mundo e recompensa no próximo. A Maçonaria, portanto, congratula-se com as suas fileiras de cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e todos os homens bons de qualquer religião que realmente aspiram a viver de acordo com a vontade do Criador.

Por ser universal no escopo e inclusivo na composição, a Maçonaria fornece uma filosofia e uma Fraternidade onde os homens bons podem “se encontrar no Nível e se separar no Esquadro”. Ele liga todos os homens num laço místico de fraternidade sincera e amor mútuo. A fé e o trabalho, a alma e o corpo, o coração e a mão, estão unidos como maçons em todos os lugares, trabalhando através da Maçonaria, na paz e harmonia para honrar o Criador e servir a humanidade.

Assim são os objetivos da Maçonaria. Obviamente, eles complementam, não contradizem e criam convicções religiosas.

Os textos a seguir apresentam as ideias de vários homens religiosos, quanto ao motivo pelo qual eles se orgulham de serem maçons. Os artigos, originalmente impressos na revista The New Age, oferecem uma prova convincente de que a Maçonaria é uma força poderosa e universal para a melhoria espiritual do indivíduo e da sociedade.

março 12, 2024

MAÇONARIA - DO PASSADO RUMO AO FUTURO -





Convencionou-se a data de 24 de junho de 1717 como o marco de partida da moderna Maçonaria Especulativa. Sabemos hoje que nesse dia ocorreu a formalização da Grande Loja de Londres, em sessão ocorrida na taberna Goose and Gridiron, sendo essa formalização decorrente de trabalhos e contatos preparatórios entre quatro das Lojas então existentes na região de Londres e Westminster. O marco faz sentido, pois a criação da Premier Grand Lodge marcou a assinalável expansão da Maçonaria, primeiro no Reino Unido e rapidamente em toda a Europa e no resto do mundo.

Esta moderna Maçonaria Especulativa evoluiu a partir da então decadente estrutura de oficinas operativas que enfrentavam o espetro da obsolescência, em face da evolução das técnicas de construção e da própria sociedade.

Do velho e caduco fez-se novo, pujante e diferente. A Maçonaria Especulativa deu corpo, estrutura de enquadramento e divulgação e meios à ideologia racionalista, iluminista, experimentalista, que se afirmava em substituição do conhecimento escolástico herdado da Idade Média e apenas abanado pelo Renascimento. Constituiu também o cadinho de desenvolvimento da harmonização entre a Ciência e a Crença, entre a Razão e o Espírito, entre a Dedução e a Intuição.

A Maçonaria Especulativa é um dos elementos de derrube do Antigo Regime ideológico vigente na Europa, resultante de séculos de prevalência do Poder Eclesiástico sobre o Poder político, de organização política e social estratificada em classes estanques que inviabilizavam ou dificultavam a mobilidade social, assente na prevalência dos ditames religiosos sobre tudo o resto.

Os 300 anos desde então decorridos mostraram que a evolução em que se inseriu a Maçonaria especulativa, a ideologia que cultivou e divulgou e defende correspondeu à necessidade de evolução das sociedades. Da sociedade estratificada feudal ou pós feudal então existente, evoluiu-se para novas formas de governo (Monarquias constitucionais e Repúblicas substituindo o Absolutismo, universalização dos princípios da separação de poderes e do exercício da soberania em representação do Povo, entendido como o conjunto englobando todos os cidadãos insertos numa dada unidade política), para novas e ainda em evolução formas de produção e distribuição económicas (Liberalismo, Capitalismo, Estado, Providência, Desregulamentação, Globalização, etc.), para novas e cada vez mais avançadas e complexas formas de aquisição e divulgação do Saber, em todos os campos da Ciência.

A evolução da Ciência criou em muitas mentes, num primeiro (mas longo…) momento, o entendimento da existência de oposição entre a Ciência, o Conhecimento Científico, o Saber de experiência feito e a Religião, a Crença, o Espiritual. Para esse entendimento, o inevitável avanço da Ciência necessariamente constituiria o recuo, o declínio, a extinção da Religião. Neste aspecto, a Maçonaria atravessou toda a recente evolução humana, social e científica com outra postura ideológica, a da Harmonização final da Ciência e da Religião, do Saber e da Crença.

A dicotomia, a diferença, a aparente oposição entre Ciência e Religião resultam muito mais do que (ainda) o Homem não sabe do que daquilo que já aprendeu! Claro que o avanço da Ciência expõe os erros existentes em muitas crenças. Evidentemente que a Ciência expõe, à medida que avança, os limites da Crença e obriga a repensar ditames religiosos. Mas também existem limites à Ciência, à capacidade humana de tudo desvendar, de tudo revelar, de tudo aprender – e esses limites são expostos pela Religião, pela Crença!

Há trezentos anos atrás, as sociedades europeias laboriosamente percorriam o caminho de saída da conceção dogmático religiosa do mundo. Hoje exploram as fronteiras do Conhecimento, buscando o horizonte para lá do horizonte, cada geração desvendando mistérios e aprofundando conhecimento como a geração dos seus pais não tomava por possível e a dos seus avós nem sequer imaginava.

A Ciência investiga o palpável, o concreto, o material. O espiritual, o intangível não é (ainda?) o seu campo. No entanto, cada vez mais cientistas vão adquirindo a noção de que esse intangível existe. Só que não (ainda?) acessível segundo os meios da Ciência.

Quanto às diversas crenças, vão evoluindo, também laboriosamente, muitas delas a contragosto, em função do que o Homem vai conhecendo.

A Maçonaria, que tem como um dos seus princípios ideológicos a compatibilização da Ciência e da Religião, deve, em cada momento, procurar efetuar essa harmonização. A Ciência avança, mas continua a ter limites que não consegue (ainda?) ultrapassar. As Crenças devem reconhecer e integrar o Conhecimento que os avanços da Ciência proporcionam, revendo as suas proposições em função disso.

No entanto, a Maçonaria, ao longo dos últimos trezentos anos, não se limitou à busca da preservação dos meios e caminhos e vontades de compatibilização entre a Ciência e a Religião. No domínio da organização das sociedades abraçou e divulgou os princípios da Liberdade e da Igualdade. Muitos dos seus obreiros lutaram para fazer vingar nas suas sociedades esses princípios.

Desde o parlamentarismo europeu ao presidencialismo americano, desde a implantação de sistemas políticos favorecendo o bipartidarismo ao favorecimento de regimes privilegiando o multipartidarismo. Desde a opção pelo Regime Monárquico Constitucional até à preferência pelo Regime Republicano, em todas as latitudes a Maçonaria e os seus obreiros expressaram-se em favor da Liberdade e da Igualdade e defenderam o princípio da Separação de Poderes como meio indispensável para as concretizar.

Hoje, trezentos anos passados, temos a ilusão de que a Liberdade e a Igualdade, de que a Separação de Poderes, enfim, a Democracia estão implantadas e são irreversíveis. Continua a competir à Maçonaria alertar para o facto de que, em matéria de organização social nada é nunca definitivo e tudo tem, em cada momento, de ser defendido. A Liberdade, a Igualdade, a Separação de Poderes, a Democracia, estão hoje implantadas nos países desenvolvidos socialmente, mas cumpre alertar e providenciar para a sua defesa, para que não se perca o que a muitos custou muito sangue a obter.

Mas a Maçonaria não confunde, não pode nem deve confundir, a defesa destes princípios essenciais com as formas de os concretizar e aplicar. No respeito por estes princípios essenciais há uma variada panóplia de regimes, de opções, de formas de organização e gestão dos Estados e do Poder político que só aos respetivos povos e estruturas de decisão dizem respeito. Aí, a Maçonaria não se deve imiscuir. É campo, não já dos princípios essenciais, mas da Política, que, sendo nobre, implica escolhas entre várias hipóteses admissíveis no plano dos Princípios essenciais. Deve a Maçonaria resguardar-se e não se imiscuir – até porque, legitimamente, o normal é que haja maçons defensores das várias hipóteses possíveis.

Sem se imiscuir no plano das escolhas políticas concretas, deve a Maçonaria sempre defender, divulgar, apoiar, praticar e exigir que se pratiquem os princípios essenciais da Liberdade, da Igualdade, da Separação de Poderes, em suma, da Democracia. Este foi um profícuo campo de atuação da Maçonaria nos últimos trezentos anos. Deverá continuar a sê-lo nos próximos trezentos.

A Maçonaria, ela própria, dentro de uma matriz essencial evoluiu com assinaláveis diferenças em diferentes áreas geográficas e em diferentes épocas. No Reino Unido, cedo se afirmou integrante das instituições sociais, integrando-se harmoniosamente no establishment. Em França veio a adquirir uma conotação mais social, política, revolucionária até. Nos dias de hoje, ambos os ramos da Maçonaria assumem em França um papel mais interventivo na coisa pública do que na maior parte das outras zonas do globo. Nos Estados Unidos, a vertente filantrópica da Maçonaria assumiu uma importância notável, essencial e certamente diferenciadora em relação a outras paragens.

Após as I e II Guerras Mundiais, a Maçonaria viu crescer enormemente o número dos seus obreiros. Os soldados que sobreviveram aos conflitos, desmobilizados, encontraram na Maçonaria a camaradagem, o espírito de fraternidade que os ampararam nas trincheiras e nas duras batalhas na Europa, no Norte de África e no Pacífico. Toda uma geração se reviu na Maçonaria e nos seus princípios. Atenuada a memória desses conflitos, as gerações seguintes não se reviram com a mesma intensidade na Fraternidade que unira os seus pais e avós e, nos mesmos espaços onde a Maçonaria vira duplicar, triplicar e quadruplicar os seus obreiros, começou a definhar. Noutras paragens, porém, a Maçonaria expandia-se.

Qualquer observador minimamente informado repara nas diferenças de estilo e de atuação que existem dentro da realidade global e essencialmente semelhante que é a Maçonaria. Qualquer interessado anota a flutuação de número de obreiros da Maçonaria ao longo dos tempos e nas diferentes latitudes. Estas variações e flutuações têm a ver com a natureza de instituição social que a Maçonaria adquiriu e com a importância que, enquanto instituição, as várias e sucessivas sociedades nela vão reconhecendo. Sempre existiram e sempre existirão e terão mais a ver com as mudanças e condições sociais do que com a Maçonaria ela própria.

A natureza essencial da Maçonaria é, no entanto, a mesma em todas as latitudes e em todas as épocas. Coloca em confronto o Homem consigo mesmo. O Homem com a Ética. O Homem com a noção da Perfeição, sua inatingibilidade, mas a compulsão humana para a procurar. O Homem com o Transcendente. Nesse confronto, o maçom procura, antes de mais, conhecer-se, como base indispensável para determinar o que e como tem de melhorar. Procura, sempre, aperfeiçoar-se. Em matéria de conhecimento, mas sobretudo em termos éticos. Anseia superar-se. Como pessoa, como homem de família, como ser social, como profissional. Em termos morais e espirituais. Mesmo sabendo que lhe é impossível atingir a Perfeição, busca aproximar-se dela tanto quanto lhe for possível. Porque assim a sua natureza o compele a proceder, na perspectiva do encontro e do diálogo com o Transcendente. Encontro e diálogo nos quais a valia da vida de cada um se apura em face da concretização de cada um do potencial que imanentemente lhe foi outorgado.

Este confronto essencial do Homem não é novo. Já o Oráculo de Delfos ordenava Conhece-te a ti mesmo. Inúmeras correntes místicas e escolas religiosas nasceram em torno dele. O que de diferente ele assume na Maçonaria é o particular método de o concretizar. Já não em retiro de eremita ou seguindo diretrizes de líder espiritual. Mas cada um, como entidade própria, digno, igual a todos os demais, livre, inserido no seio de iguais. Cada um trilhando o seu caminho, sem julgar os trilhos dos demais. Cada um pondo em comum o que aprende, o que conquista, o que descobre, mas também aquilo em que falhou, a dificuldade com que deparou, o obstáculo que tem de transpor. Cada um beneficiando do que os demais em comum, como ele, põem. E, agora sim, ajuizando do confronto da sua experiência com as dos demais, o melhor trilho a seguir, o próximo passo a dar, o patamar a atingir. Cada um navegando o seu próprio caminho, mas todos bolinando à vista uns dos outros.

Este método de ser único no meio da comunidade, de partilhar a sua individualidade com os demais da comunidade e de recolher em seu benefício o que de útil para si encontra nas partilhas dos demais, esse, sim, é próprio e essencial da Maçonaria. Esta é a essência que, em todas as latitudes, com todas as diferenças, a Maçonaria e cada maçom devem preservar.

Esta a essência que vem de há trezentos anos e que informou os maçons em cada tempo e em cada lugar segundo as necessidades do maçom, do tempo e do lugar. Tempos houve em que o preciso foi adquirir e treinar o conhecimento científico e deixar para trás a escolástica dos tempos medievais. Tempos houve em que o indispensável foi garantir a Liberdade, a Igualdade, a Separação de Poderes, a Democracia. Tempos houve em que o necessário foi curar profundas feridas de sobreviventes de inimagináveis horrores, manter acesa a chama da Fraternidade e apaziguar consciências com a prática da Filantropia. Tempos houve em que foi possível estudar em conjunto, especular por si e em grupo, aprender, experimentar, tentear, buscar o melhor Ser que há em si, sem atenção ao Ter de cada um. Tempos houve para tudo isso. Tempo é de tudo isso. Tempos haverá para tudo isso.

Os tempos e as sociedades mudam. Os maçons não se reúnem já nas tabernas como há trezentos anos. Hoje comunicam entre si e com as sociedades em que se inserem utilizando as Tecnologias de Informação que o engenho humano concebeu e agora disponibiliza. Desengane-se quem pensar que essas circunstâncias exteriores obrigam à mudança da Maçonaria. Desiluda-se quem pretender que a Maçonaria mude o seu rumo em face de críticas, aceitações, reservas ou discordâncias. A identidade da Maçonaria não muda – ou transformar-se-ia em outra coisa diferente, apenas porventura usando o mesmo nome…

Desde há trezentos anos que a essência da Maçonaria é o nobre confronto do Homem consigo mesmo, buscando a maior aproximação possível à inatingível Perfeição, em face do Transcendente, confronto esse levado a cabo por cada um no seio de um grupo com que partilha avanços e recuos, vitórias e desaires, e beneficiando das partilhas dos demais.

Isto é a Maçonaria – desde há trezentos anos. Isto será a Maçonaria – nos próximos trezentos anos, e mais!

SEMANA DE HOMENAGEM - SENTIDO DA ARTE REAL - Adilson Zotovici



Estaremos homenageando os irmãos que postam com mais frequência neste blog, publicando seus trabalhos durante toda uma semana. O homenageado desta semana é o irmão Adilson Zotovici, da ARLS Chequer Nachif n. 169 de S. Bernardo do Campo SP.


Desde quando inda profano

Histórias eu tenho ouvido

Dia a dia, ano a ano

Ilusórias, tem me movido


À despertar no Ser humano

Ainda não esclarecido

Leva-lo ao desengano

Que alguns creem combalido


O Trabalho soberano

Ufano há anos tem sido

De cada obreiro e arcano

De cada canteiro saído


Tudo por tão belo plano

Do Grande Arquiteto obtido

Por livre pedreiro espartano

Bom templo com afeto erigido


Livrar do ergástulo insano

Liberdade do tino tolhido

O campesino, o urbano

O asilado, o desvalido...


Transmutar o vício mundano

Que sinal de tempo perdido

Em virtude no cotidiano

Que na Arte Real o sentido !



A INICIAÇÃO - Rui Bandeira


Quando um profano pede para ser admitido maçom e a Loja que recebeu esse pedido acede a ele, a entrada do novo elemento para a Maçonaria e para a Loja processa-se mediante uma cerimónia, designada de Iniciação.

Um dos compromissos que os maçons assumem é o de não divulgar a profanos como se processa a cerimónia

de Iniciação. Não por gosto do secretismo. Não porque algo de ilícito, ou perigoso, ou atentatório da dignidade, exista nessa cerimónia. Simplesmente porque o desconhecimento sobre como se processa e o que se passa nessa cerimónia é absolutamente essencial para que esta atinja os objetivos que com ela se procura prosseguir.

Dir-se-ia, assim sendo, que, nesse caso, não poderia ou deveria eu aqui escrever sobre a Iniciação. Tudo depende do que se escreve e como se escreve. Obviamente que não vou descrever a cerimónia, dizer o que nela se passa, como se processa. Assumi o compromisso de tal não fazer publicamente ou em privado perante profanos. E concordo e entendo as razões que subjazem a esse compromisso. Mas, sendo política e objetivo deste blogue desmistificar o pretenso secretismo da maçonaria e divulgar os princípios e objetivos desta, não seria entendível que aqui se não fizesse referência a um dos mais importantes atos e cerimónias da vida de qualquer maçom, a uma cerimónia que o terá indelevelmente marcado quando por ela passou e que continua e continuará a a influenciá-lo positivamente sempre que participa na iniciação de um novo maçon. Seria como descrever o futebol sem falar do golo, como discretear sobre Leonardo da Vinci sem mencionar a Mona Lisa!

Mesmo sem divulgar o que não deve ser divulgado, entendo que algo de interessante pode e deve ser dito sobre a Iniciação, permitindo que a generalidade dos interessados - ou até simples curiosos - entendam que objectivos se procuram prosseguir com essa Cerimónia e, mesmo, a razão da necessidade de detalhes sobre ela não serem conhecidos por quem por ela não passou.

A Cerimónia de Iniciação mais não é do que, no fundo, um rito de passagem! Desde a mais remota Antiguidade e em diversas Civilizações que a Humanidade executa ritos de passagem - o mais frequente deles porventura o que assinala a passagem da infância para a idade adulta.

A Cerimónia de Iniciação é, assim, e antes do mais, um rito de passagem da vida profana para a vida maçónica. Mas não é um mero marco dessa passagem, desse início. O traço distintivo da Cerimónia de Iniciação em relação à generalidade dos ritos de passagem é o de que aquela, mais do que assinalar, festejar, marcar a passagem da vida profana para a vida maçónica, tem um papel efectivamente constituinte dessa transição.

Não se pode ser maçom sem VIVER a cerimónia de iniciação. Pode-se tê-la estudado, lido sobre ela, até porventura lido o respectivo guião. Nada disso faz diferença: para que a nossa mente e o nosso espírito apreendam em toda a sua complexidade e riqueza o que é ser maçom, é essencial VIVER a Iniciação. Porque a transformação ética e espiritual que o método maçónico propicia depende, não apenas do Intelecto, mas da integralidade do Homem. O que vale por dizer que não basta conhecer intelectualmente os princípios, os ensinamentos, os propósitos, a moral. É necessário SENTIR esses princípios, esses ensinamentos, esses propósitos, essa moral.

 E a impressão que a Cerimónia de Iniciação deixará naquele que a ela é submetido será tanto mais forte quanto menos ele souber do que se vai passar. Quanto mais souber (ou julgar que sabe...) sobre o que vai ocorrer, mais distraído estará, aguardando o que espera, ou julga, que vai acontecer, ou interrogando-se porque não aconteceu o que sabe (ou pensa que sabe...) que vai acontecer. E quanto mais concentrado no que sabe (ou imagina que sabe...) estiver, menos atenção dedica àquilo que efetivamente se passa, de menos detalhes se aperceberá, mais sensações perderá.

A todos aqueles que desejem vir a ser iniciados maçons, deixo aqui, portanto, um sincero conselho: informem-se o mais que puderem sobre a maçonaria, mas não busquem informar-se sobre a Cerimónia de Iniciação. Quanto mais dela souberem, menos esta vos marcará. Quanto mais dela conhecerem, menos a VIVERÃO. A maçonaria preza e incentiva o Conhecimento. Mas uma das coisas que se aprende na Maçonaria é que o verdadeiro Conhecimento adquire-se ordenadamente, quando se está preparado para adquirir cada pedaço dele.