junho 01, 2024

COMO SE FORMA UM MAÇOM? - Gil Vicente




A questão que foi colocada é simples!

Como é que uma loja deve formar um I∴ para que seja um excelente Maçom no futuro?

A simplicidade da pergunta, denota alguma ingenuidade, mas obriga a uma resposta nada fácil. Certamente outros estudiosos da nossa sublime instituição, encontrariam aqui matéria para uma grande dissertação filosófica.

Mas eu confesso que fiquei atrapalhado! Assim surgiu-me uma ideia. Tudo começa no princípio, e o princípio é a escolha, quando abordamos alguém para ser futuramente nosso I∴, que critérios usamos?

Sabemos que a maçonaria lapida o carácter, mas não a personalidade humana, pois esta é imutável. Assim a matéria prima, o futuro I∴ tem que ser muito bem escolhido, muito bem investigado, muito bem inquirido, e o seu escrutínio deve ser realmente sem favorecimentos.

Não deverá ser só porque é meu chefe, meu colega, muito influente ou outras segundas escolhas que não a mais importante, que segundo eu deverá ser: Se tem bom Carácter se é livre e de bons costumes. Nem todos os que lidam diariamente conosco deverão servir para ser nossos irmãos, digo eu!

E se fizermos realmente esta pergunta, antes de indicarmos alguém para ser iniciado, com Certeza estaremos a construir o futuro da Maçonaria que é dependente da formação de bons maçons.

Não se forma bom carácter de quem não tem personalidade e coração sensível ao Bem, de quem não é livre e de bons costumes. Assim mais uma vez reforço que o futuro para se ser um bom Maçom começa pelas escolhas.

Quem realmente pode ser digno de ser nosso I∴ e não haver interesses pessoais ou até mais escusos, como se vê em muitas lojas, que só almejam impor vaidades aos seus membros, como forma cabal e néscia de demonstração de poder, de uma enfermidade que chega  às raias do ridículo das vaidades pessoais e até mesmo de um grupo de pseudo maçons.

Agora se fizermos uma boa escolha resposta fica mais fácil de ser esplanada. O verdadeiro I∴ já nasce Maçom, já o demonstrou nas sua atitudes no mundo profano, no seu relacionamento profissional, na família, enfim! Na sua vida. Este sim, está pronto para ser lapidado. Uma pedra bruta que o maço e o cinzel, irão tornar numa escultura de beleza impar, capaz de sentir o verdadeiro amor fraternal.

A verdadeira maçonaria é esculpida no interior da subjetividade, legando a cada um o ónus de se inscrever no livro de presenças da grande Loja do Oriente Eterno.

Não se pode confundir o reconhecimento de direito com o reconhecimento de fato.

Ter carteira e estar em dia com a loja, é condição para ser reconhecido como regular. Mas ser honrado e praticar os ensinamentos maçónicos e vivenciar a verdadeira essência maçónica, é ofício a ser burilado e aplanado pelo mestre interior, e pelos vigilantes da própria consciência e da vida.

O Maçom precisa de ser um construtor de templos à virtude, pois assim são os ditames da fraternidade.

A loja é a escola da sua formação.

Para esse mister, a ela os maçons comparecem com assiduidade, para, com os seus irmãos se instruírem reciprocamente nas práticas da virtude.

O Maçom mesmo esculpindo-se, adapta-se ao espaço que lhe foi reservado no levantamento do edifício social, construindo o seu templo interior.

Mas precisa estar advertido de que na construção do templo, de permeio, no material, encontram-se vários obstáculos, entre eles, a ignorância, os preconceitos, a perfídia e o erro.

Escuso-me aqui de enumerar o significado de cada obstáculo, pois são bem conhecidos por todos nós.

Aqui volto ao início das nossas ponderações: “A Nossa Escolha” quem serão os nossos futuros irmãos? Será sempre Ratificadora, daquilo que almejamos para a nossa ordem”.

Podemos pressupor que todos os verdadeiros maçons têm o domínio sobre o saber necessário para se comportar de forma digna em todos os momentos.

Outro paradigma importante.

A maçonaria é uma escola de formação de líderes e lideranças.

Liderar é influenciar positivamente as pessoas para que elas atinjam resultados que atendam as necessidades tanto individuais quanto coletivas, e ainda, responsabilizar-se pelo desenvolvimento de novos líderes.

Para que tal aconteça, devemos desenvolver entre outras, a capacidade de perseverança, é esta qualidade que nos permite levar por diante o nosso objetivo, com firmeza na construção mais apreciada. Concluo que o Maçom é livre e de bons costumes e sensível ao bem e que, pelos seus ensinamentos da maçonaria busca o seu engrandecimento como ser humano atuante e culto, combatendo a ignorância. A ignorância é o vício que mais aproxima o homem do irracional.

Assim sendo e por ser Maçom, deve conduzir-se com absoluta isenção e a máxima honestidade de propósitos, coerentes com os princípios maçónicos, e para ser um obreiro útil a serviço da nossa ordem e da humanidade.

Não se aprende tudo de uma só vez. O saber é o acumular de experiências e de conhecimentos a que se vai tendo acesso. E esta experiencia continuada e construtiva da maçonaria exerce-se em loja, nos trabalhos e no convívio social, conduzindo o homem aos caminhos da justiça e da tolerância.

Não nos esqueçamos como começamos esta dissertação: O mais importante é a matéria-prima, nas nossas escolhas está o futuro da Ordem. O verdadeiro Maçom já nasce, a iniciação é apenas a formalização de qualidade de direito, pois de fato ele já o é desde o seu nascimento.

maio 31, 2024

A CORDA - Adilson Zotovici



Circundando o templo Sagrado

Qual dito adereço perfeito

Intuitivo significado

Por algum rito e endereço aceito


Corda branca, sisal trançado

Equidistantes nós de efeito

Com quarenta de cada lado

Borlas e nó central bem feito


À quarta potência elevado

O Três, de excelência o conceito,

O Oitenta e um açulado


Comunhão de ideias o preito

Outrora a espaço demarcado

Fraterna união...o preceito !



MAÇONARIA JOANINA


O sistema de maçonaria que defende a dedicação de todas as lojas simbólicas a São João Batista e a São João Evangelista. 

Este é o sistema praticado nos Estados Unidos e, anteriormente, na Inglaterra. Desde a união em 1813, uma mudança foi efetuada neste último país, em cujas lojas se diz que as “linhas paralelas” representam Moisés e o Rei Salomão. 

Mas isto é admitido como sendo uma inovação, e o mais célebre escritor maçônico da Inglaterra, o Dr. Oliver, escreveu uma série de “Cartas sobre a Maçonaria Joanita”, nas quais argumenta fortemente a favor da restauração do antigo paralelismo.

31 de maio - 223 do REAA


Essa excelente palestra do erudito irmão Kennyo Ismail começa uma hora depois do início do vídeo 

Vale a pena assistir.

maio 29, 2024

O SIMBOLISMO DA ÁGUA



Venerável Mestre e meus irmãos em suas notas e qualidades,

Os cientistas dizem da água que ela resulta da união de duas moléculas   muito inflamáveis, que a água constitui a maior parte do nosso corpo, que ocupa ¾ da superfície do nosso planeta, que nascemos da água e que antes de nascermos, nos banhamos na água amniótica da nossa mãe, que só podemos ficar alguns dias sem beber, que a vida se desenvolveu nos oceanos, que a água é portanto vital e fonte de vida.

Como você sabe meu irmão a linguagem humana é feita de sinais e símbolos. Estas últimas, cuja origem etimológica vem do grego súbolon (sinal) ou   symballein (juntar) possuem pelo menos dois significados, um diretamente ligado à palavra (o significado literal) outro que é a representação de uma coisa abstrata. O simbolismo e mais particularmente o simbolismo da água é algo complexo que encontramos ao longo da história dos povos e das religiões.

No entanto, se a origem da água e o seu ciclo na natureza só se tornaram claros para os cientistas europeus no final do século XVII, as civilizações mais antigas, nomeadamente através da religião,   souberam utilizar a água como um símbolo extremamente poderoso e evocativo.

Na civilização egípcia, A Freira era o oceano eterno que enchia o universo e quando afundou deu origem ao sol. Hapy é o deus Nilo e é representado na aparência de um personagem de seios caídos, de sua caverna perto de Assuã, provoca a enchente do rio, fonte de vida. O simbolismo da feminilidade e, portanto, da fertilidade já não aparece através de um deus rio com peito?

Se a água era uma dádiva dos deuses ou fonte de vida entre os egípcios, também está muito presente na mitologia greco-romana , o Estige, rio cujas águas geladas   simbolizam a passagem da vida para a morte com o seu barqueiro Caron,   mas também um símbolo de poder porque este rio também tinha o poder de tornar alguém imortal, segundo a lenda do herói Aquiles que foi mergulhado nele por sua mãe. Com Narciso, que  se aproximou de uma fonte límpida e se apaixonou pela sua própria imagem, a água não simboliza o espelho? O espelho do seu inimigo mais próximo, o espelho que você descobre atrás de você durante a sua iniciação!

Nas religiões cristã e judaica, a água tem um caráter original: simboliza a direção a seguir na passagem do Mar Vermelho que indica o caminho do peregrino pelas desgraças do mundo em direção à Terra Prometida, simboliza também o elemento que salva, lava o pecado original e abençoa através do rito do batismo ou daquele que cura (Lourdes) e finalmente pode simbolizar a destruição através do dilúvio que significa a morte inevitável da humanidade pecadora. 

Da mesma forma, no Islão a água é também um símbolo de pureza com abluções, de fertilidade que podemos descobrir neste extracto do Alcorão (Al -Qor'an L,9-11) “Fazemos descer água do céu abençoada graças à qual fazer crescer os jardins”, entre os hindus, a peregrinação ao Ganges é um dos atos religiosos mais importantes e a água é o símbolo da purificação. Embora eu não pense que durante a nossa iniciação a minha  água seja um símbolo de purificação, o significado desta palavra apresenta uma conotação religiosa demasiado prática que consiste em lavar-se para esquecer ou apagar   o que incomoda, o que perturba, mas parece seja o símbolo da busca por uma certa pureza, que chamamos de purificação.

Mas meu irmão, entender o simbolismo da água, eu te disse, é uma coisa complexa e portanto fonte de paradoxos: se isolarmos a água dos elementos que estão fundamentalmente ligados a ela (terra, ar e fogo), ela se tornará, por definição, um líquido natural inodoro, incolor, insípido e transparente, não é exatamente o oposto da vida?

Ligada à cadeia dos elementos e colocada em relação direta com o homem, através dos seus estados, a água pode tornar-se gelo, elemento que simboliza o frio e, portanto, a impassibilidade e o egoísmo, a água também pode tornar-se, em contacto com o fogo, o vapor, um símbolo húmido de desejo passivo e submissão. A água em contato com o vento assume força e poder de destruição nas tempestades, nos ciclones. Em contacto com a terra, concede-se o direito de inundar, de devastar, de desencadear as forças da torrente; estes são novamente os símbolos da destruição ou da força que prevalecem, ao contrário da água viva que corre, inunda as terras áridas da terra; o Nilo e dá origem à vida vegetal.

Se a água é um símbolo de pureza, a personalização deste elemento, particularmente perceptível nesta conhecida frase, “devemos ter cuidado com a água para dormir”, talvez um símbolo de medo e traição!

Se a água é fonte de vida, não é a única! Privada de luz, no fundo dos oceanos a vida é rara ou mesmo inexistente!

Para poetas e escritores, a água é ao mesmo tempo fonte de sonhos e esperança, de solidão absoluta e profunda, de melancolia e perigo. Assim Léo Ferré iniciará sua canção “Memória e o mar” com este verso evocativo

 “A maré, tenho-a no coração que sobe até mim como um sinal”,

Charles Baudelaire escreveu   em O Homem e o Mar

“Homem livre, sempre valorizarás o mar! O mar é o seu espelho, você contempla a sua alma",

e Victor Hugo associará a água aos tormentos do amor no poema

“Jovem, o amor é antes de tudo um espelho” 

“O amor é adorável, puro e mortal. Não acredite!

Como uma criança, atraída passo a passo por um rio,

É refletido nele, lavado e afogado nele. » (Coleção: Vozes interiores, escrita em 25 de fevereiro de 1837)

Da minha história meus irmãos, quase vinte anos passados ​​nas ilhas, a água cheia do sal da vida é um elemento ao mesmo tempo estranho e familiar, que Victor Hugo descreve como “um espaço de rigor e liberdade”. Tal como o homem, é uma fonte de paradoxos Vital e essencial, pode revelar-se destrutivo e mortal.   O seu simbolismo não estará ligado à percepção que podemos ter deste elemento com estados múltiplos e inconstantes?

Uma coisa é certa meus irmãos, porque na nossa vida devemos bebê-la constantemente, a água sacia a nossa sede, a nossa sede de verdade, a nossa sede de conhecimento, a sede de sonhos, a sede de amor, então meu irmão, teremos o prazer fraterno de levantar as taças e exclamar, vamos beber, vamos beber “da água”, vamos beber da “água da vida”...

Fonte: Biblioteca (Redaelli)

maio 28, 2024

CIÊNCIA DAS RELIGIÕES E A EDUCAÇÃO MAÇÔNICA - Cidio Lopes de Almeida


 

O OBJETIVO DO ESTUDO NA MAÇONARIA - Louis Block


É correto dizer que o grande problema diante de nós é o da pedagogia da Maçonaria. Isso significa que o ensino dos fatos sobre um grande movimento histórico baseado na teoria de que a verdadeira felicidade do homem só pode ser alcançada pela união de todos em uma democracia alicerçada no espírito da fraternidade, onde cada um não seja apenas o guardião de seu irmão, mas também seu defensor, seu porto seguro, seu auxílio, seu incentivador, seu ombro amigo, seu inspirador e seu exemplo de amor ao próximo e a si mesmo. Tudo isso se ensina através do imaginário e das alegorias da Maçonaria, e de seu simbolismo místico. Não devemos nos perder na busca por algo sombrio, em teorias abstratas perdidas dentro de perspectivas obscuras, confusas, nebulosas e insignificantes; devemos sim estarmos próximos e nos dedicarmos aos verdadeiros valores humanos. Princípios devem existir para estarem realmente inseridos nas vidas das pessoas, se não for assim não farão diferença alguma. Nosso estudo deve aliar teoria e prática, com o estudante realmente utilizando-se de seu aprendizado e compartilhando os valores adquiridos, senão nossos esforços serão em vão.

Também não podemos deixar de mostrar que são os pensamentos que importam, que são eles que controlam a conduta dos homens; que, se seus pensamentos não são bons, o seu comportamento também não pode ser. O que precisamos é fazer com que os pensamentos certos sejam claramente formulados, imbuídos de amor, e profundamente gravados no subconsciente, de modo que eles irão inevitavelmente se expressar em nossos atos no dia-a-dia de nossas vidas. A meu ver, essa é a missão da Maçonaria: a construção desses grandes pensamentos na mente dos homens, transformando-os em atos cotidianos, com a certeza de que eles devem predominar, governar e prevalecer para os homens viverem juntos em paz e harmonia, e desfrutarem da verdadeira felicidade.

Como fazer isso é a grande questão. Como fazer a Ordem sentir que essas ideias não são abstrações vazias, mas reais, poderosas, vivas, atuais e sólidas – essa é a grande tarefa a se realizar. Precisamos compreender juntos os fatos sobre a Maçonaria: o que ela realizou no passado que a faz viver até os dia de hoje por seus próprios méritos? Como ela tem, durante sua existência, auxiliado o homem? Então precisamos colocá-los juntos em uma história de tal forma que ela vá capturar a atenção e manter o interesse do aluno. A capacidade de fazer coisas interessantes, para atiçar uma busca por mais “luz”, é o segredo de todo ensino. Você não pode abrir a cabeça de um estudante e colocar o conhecimento ali dentro, mas você pode incentivá-lo a estudar e aprender por si mesmo, e essa será sua vitória. Já temos a vantagem do grande poder de atração de nossos “segredos” e “mistérios”. Temos de mostrar aos iniciados o quão pouco sabem, quantos mistérios fascinantes ainda precisam ser explorados, investigados, analisados e estudados, para enfim poderem ser compreendidos.

Pergunte por que ele ainda permanece na Ordem. Ela o ajudou? Em caso afirmativo, como e de que maneira? Faça uma série de perguntas socráticas a ele; faça-o pensar! Se ela o auxiliou em algo, de alguma forma, sem dúvida, ela poderá fazer mais. Há mais lá, se ele souber procurar: “buscai e achareis.” Não é fácil ensinar os homens a observar o mundo ao seu redor, muito menos é ensinar-lhes a arte do discernimento espiritual. Mas é possível. Pode ser ensinado, pode ser desenvolvido, pode-se fazer essa habilidade florescer. Muito de nossa pedagogia moderna não é nada mais do que um árido, mecânico e vazio processo. Nossas crianças são instruídas a decorar, imitar, copiar, para seguir “o costume”, e não são nunca preparadas para pensar. Tal procedimento acaba por formar adultos incapazes de formular pensamentos simples, mas originais, não sendo capazes de fazer uma avaliação crítica do que ocorre ao seu redor; e muitos são os que em loja praticam a ritualística de forma errada, por que os Mestres “mais antigos” lhe “ensinaram” que assim é “o uso e o costume” daquela oficina.

Devemos preparar nossos novos maçons, incentivando-os a se dedicarem aos estudos e à pesquisa sobre a Ordem. Devemos incentivá-los a trabalhar sua mente, a construir seu templo espiritual, mas também o intelectual. Devemos incentivá-los a serem originais. Devemos incentivá-los a pensar!


Autor: Hon. Louis Block, Past Grand Master, Iowa.

Tradução: Luiz Marcelo Viegas

Fonte: The Builder Magazine. Volume I, Número 4, abril-1915

A CÂMARA DO MEIO - Redaelli



“ Eu te constituo Mestre Maçom e te recebo na Câmara do Meio ” são as palavras do VENERÁVEL MESTRE extraídas do Ritual no momento em que o companheiro é constituído Mestre Maçom.

Quarto MÉDIO, por que Médio? Meio de quê, meio de quem? É sobretudo esta questão que primeiro me passou pela cabeça depois de ter ouvido pela primeira vez esta expressão de “ meio ” e a minha segunda pergunta ou reflexão surgiu ao ouvir a expressão “ Veneráveis mestres acontecem ”. Numa palavra, todos os irmãos presentes neste espaço temporal, nesta associação de homens de “ boa moral ” são chamados de “ Veneráveis Mestres ”, o que me leva a pensar na noção de igualdade, de equilíbrio. Outras passagens do ritual também suscitaram a minha reflexão, inclusive sobre como acessar esse “ espaço ”.

Neste trabalho tentarei enfatizar esta noção de “ Meio ”. A câmara intermediária, o verdadeiro santuário do Templo; onde os Mestres vieram receber suas Ordens do HIRAM, este lugar representaria então o Centro , o ambiente onde reinariam o equilíbrio e a igualdade ? O meio, o centro, onde todos os mestres se reúnem, onde a sabedoria deve reinar, onde o conhecimento deve ser a palavra chave e para onde tudo deve convergir e de onde os mestres devem enviar a sua radiação para todo o mundo. Os mestres, exclusivamente, se reúnem ali para compartilhar e aperfeiçoar seus conhecimentos, e também para buscar a Palavra perdida do mestre.

Sala do meio, à primeira vista poderíamos pensar que este espaço do templo se chama assim porque está localizado entre duas outras salas ou dois outros espaços, mas é errado pensar assim? Não ! Desde aquela época dos fenícios e de outros egípcios, a maioria dos templos foram construídos desta forma ou pelo menos foram divididos em três partes. Nas culturas africanas, mais precisamente beninenses, os templos dos chefes vodu ou outros curandeiros também são assim, construídos em 3 partes, nomeadamente o pátio, onde os seguidores esperam, depois a chamada sala “ intermédia ” onde nos aproximamos cada vez mais ao sumo sacerdote do local ou do Curandeiro e finalmente a sala de cerimônia ou manipulação mística onde o sumo sacerdote pratica seus rituais.

Todo este simbolismo trazido de volta à Maçonaria e mais precisamente ao TEMPLO DE SALOMÃO, a Câmara Média também chamada de “ o Hekal ” seria portanto a primeira parte coberta do Templo de Salomão localizada entre de um lado o átrio (o pátio) ou comumente chamado de " O Oulam " e do outro lado a Sala Sagrada também chamada de " D'Bhir ".

É nesta Câmara que o Companheiro que passou algum tempo como Aprendiz desbastando a sua pedra bruta e depois polindo-a como Companheiro, deverá doravante trabalhar e receber o seu salário e para acessá-lo não só teve que se esforçar visitando o seu interior para destacar o melhor é o famoso V\ I\ T\ R\ I\ O\ L\ mas também subir uma escada composta por 3, 5 e 7 degraus, marcando tempos de pausa. Estes números, símbolos do período iniciático das nossas diferentes épocas, são justamente recordados para convidar o Companheiro a olhar para si mesmo e a refazer internamente o trabalho que realizou nos seus diferentes períodos.

Durante a transição de aprendiz a Companheiro, o venerável mestre diz ao novo Companheiro “ Vá e deixe a Luz da Estrela Flamejante iluminar seu caminho ”, Estrela Flamejante que o iluminará e permitirá que ele brilhe e espalhe a humildade e a busca pelo conhecimento que caracteriza todos os maçons. É com esta Luz que o Companheiro cruzará e visitará os Países e gastará o tempo necessário para ser admitido nesta Sala do Meio pelo mérito do seu trabalho sobre si mesmo...

Durante a sua recepção, o companheiro não pode deixar de reviver a sua cerimónia de recepção como aprendiz porque naquela altura foi com os olhos vendados que ele entrou no Templo e desta vez na sala do meio, é para “ Vamos recuar ” que ele entrou nesta sala e com o único símbolo visível, estranhamente, a Famosa Estrela Flamejante . Sim, esta Estrela que iluminou o seu caminho, que o ajudou no seu trabalho e que o acompanhou até esta sala do meio, sinal da sua recompensa pelo trabalho bem realizado. A visão desta Estrela pelo companheiro deve enchê-lo de alegria e deve dar-lhe uma sensação de dever cumprido mas ao mesmo tempo deve perguntar-se se a presença desta Estrela não significa que o Caminho ainda é longo e que, o Companheiro, Futuro Mestre ainda precisará desta estrela para iluminá-lo, para iluminá-lo nesta busca pelo conhecimento. Esta reflexão será acentuada, mas rapidamente desvanecida no momento em que o Companheiro se vira e vê que a sala onde pensava que seria recebido com alegria e alegria como recompensa pelo seu trabalho no polimento da sua pedra, estava de luto e ele ali reina a tristeza, a desolação, o sofrimento, a angústia e as lágrimas com no fundo uma Cortina Negra que separa esta Câmara Média do Santo dos Santos. Ele também percebe que a estrela que estava à sua frente está atrás dele e que ele havia, portanto, atravessado simbolicamente a estrela e que na sala do Meio não há estrela para iluminá-la e que ele precisará de outras luzes para iluminá-lo no realização de seu trabalho.

Estas diferentes luzes entre outras o Esquadro e o Compasso, que são colocados em cada lado do caixão do Mestre HIRAM que se encontra no meio , meio da sala e é neste lugar que o futuro mestre de onde o levará terá irradiar por toda a extensão da terra. Meio do Círculo, onde o futuro mestre mudará de dimensão de fato porque é aqui que ele passará da horizontal e será elevado para passar para a Vertical, mudança de dimensões no sentido de que como aprendiz estávamos em uma dimensão, três pequenos passos, depois passamos para um companheiro bidimensional desviando-nos do nosso caminho mas voltando a ele mais tarde, e finalmente chegando à sala do meio passamos para três dimensões adotando um degrau onde levantamos os pés para passar por cima do caixão. As novas ferramentas de trabalho serão o esquadro e o compasso, ou seja, passaremos da humanidade para algo mais Espiritual. O trabalho noturno se tornará mais espiritual.

Entrando nesta Sala do Meio onde reinam o luto e a tristeza, que o novo mestre não esperava e principalmente não esperava ouvir a causa desta atmosfera nesta Sala. Sim, a morte do Mestre HIRAM, assassinado por companheiros, sala de companheiros a que pertence este candidato à Maestria, nosso mestre HIRAM detentor da Senha. O Candidato suspeita neste momento que será acusado como todos os outros companheiros e que terá que demonstrar toda a sua inteligência, seu autocontrole, seu autoconhecimento de todos os seus elementos nos quais trabalhou durante esses momentos passados no salas de Aprendizes e Companheiros, mas passando do esquadro ao compasso, o trabalho deveria tornar-se menos físico e seria mais Espiritual. O companheiro terá que refletir sobre a morte do Mestre HIRAM, e também assumirá o lugar de HIRAM, ou seja, passará por uma transformação e por isso buscará descobrir a verdade e não mais se concentrar na construção deste templo. A observação da disposição do caixão do Mestre HIRAM, no meio, entre, de um lado o esquadro, e do outro o Compasso, dá aulas sobre a palavra Meio, sendo o primeiro trabalho do mestre o traçado deste círculo reforça esta ideia do Meio , deste centro e sobretudo esclarece que este círculo traçado pelo novo mestre indica ou pelo menos delimita o seu raio de ação daquilo de que é capaz, e portanto responde parcialmente à questão colocada acima “ ambiente de quem, que ambiente?” ”, o nosso ambiente, o nosso próprio centro, cada indivíduo tem o seu centro e deve encontrá-lo e deve trabalhar de acordo com as suas competências e capacidades e meios. O mestre está no centro deste círculo, ele é o centro, e sobretudo ao ocupar o lugar de HIRAM para enfrentar a morte, entre o Esquadro e o Compasso, ele é o centro entre o Terrestre e o Celestial, entre o humano e o o divino, entre o material e o espiritual, porque o quadrado é muitas vezes o símbolo da terra, do material e da Bússola, símbolo do celestial, do divino, do espiritual. Este Simbolismo trazido de volta ao próprio indivíduo ainda nos mostra que o Mestre Maçom também está no centro do universo entre a Terra e o Céu, mas o simbolismo continua no Mestre Maçom como indivíduo e neste caso, é o seu coração que se torna o ambiente, o centro, o instrumento que nutre todo o seu organismo à imagem do mestre maçom que deve irradiar para todo o mundo a partir do centro, da sala do Meio onde sofreu uma transformação devido ao seu renascimento.

A noção de Câmara Média também é mencionada num outro contexto que considero interessante pelo Egbuna nigeriano , mas que pode ser comparado com a Maçonaria. O autor nigeriano Egbuna Modum fala de uma “ Sala do Meio ” em “ MASQUES NEGRES DE BELINGA ” onde conta a história de um jovem poeta camaronês cujo objetivo é chegar ao objeto do seu desejo mais ardente que é o Amor e para isso, o poeta deve primeiro descer para se conhecer melhor e só então atingir esse objetivo. Para isso, é uma verdadeira jornada iniciática que se inicia para este poeta que está em busca do Graal. Nesta história e principalmente na parte “ as 3 esposas ”, o poeta nos conta sobre as diversas provações que tem que enfrentar, inclusive a provação do fogo, SIM isso nos lembra coisas.


Ele também ressalta que aqueles que passam pela provação do fogo têm a certeza de que, ao final da experiência, se tornarão ontologicamente diferentes do que eram antes. E é certamente este fenómeno segundo ele que explica o facto de, depois de ter passado pelo caminho do vulcão (a provação do fogo na sua história) no caminho de pedra chegar à única porta que dá acesso à sala central - a localização do Graal. Mas ele rapidamente esclarece que isso não é tudo e que o caminho ainda é longo e que ele precisará de um comportamento humilde e espiritual para acessar a luz...

Todo o texto deste poeta evoca uma semelhança com a elevação do Companheiro e a sua recepção na Câmara Média. A Câmara do Meio onde devemos encontrar todos os nossos valores tradicionais e eternos de lealdade, pureza, dignidade e humildade, numa palavra, o Amor. E assim como ele conta, somente quem passou por uma transmutação passando pelo mito de HIRAM durante a cerimônia também pode acessar a câmara intermediária. Porque ao chegar à Câmara Média como mencionado acima encontra apenas desolação e sobretudo é informado da Morte do Mestre HIRAM e da perda da palavra sagrada... O caixão do Mestre HIRAM colocado no Meio da Câmara... mas é, portanto, este Mestre HIRAM que todos os Mestres Maçons presentes nesta Câmara Média lamentam. É no Livro dos Reis que ouvimos falar do fato de o Rei Salomão ter trazido de Tiro este artesão que trabalha em latão e cujo nome é HIRAM. Mas só muito mais tarde é que a sua lenda foi construída e isto graças à sua inteligência e à sua integridade e sobretudo por ter executado todas as tarefas do rei Salomão e arquitecto da construção do seu Templo, o seu nome foi associado à ideia de liberdade, não intimidação e humildade.

O caixão do Mestre HIRAM colocado no centro da Câmara para evocar claramente o lugar de um mestre pedreiro cuja posição no centro da Câmara ou mais precisamente do círculo deve permitir-lhe brilhar à sua volta, ser o alfa e o ómega , o começo e o fim, não é por isso que o Companheiro passa do esquadro ao Compasso, verdadeiras ferramentas de traçar círculos, o ritual nos lembra bem esse lugar preponderante do Mestre, aquele que devemos encontrar no centro do Círculo cada vez que ele é perdido.

Para concluir diremos que na sala do Meio, o Mestre através do seu trabalho, através da sua busca pela verdade, através da exploração da sua natureza divina e do seu lado espiritual e através do processo de transmutação e transformação que ocorre nesta sala terá que adquirir elementos suficientes que lhe permitirão irradiar porque para difundir a Luz o Mestre deve Irradiar.

maio 27, 2024

A MAÇONARIA QUE NOS FAZ PENSAR - Newton Agrella

 

Difícil negar que o exercício mais profundo e consistente do ser humano é o Pensamento.

O final do Século 18, a abrangência do Século 19 e o início do Século 20 que testemunharam a Revolução Francesa, a Revolução Industrial, e o Iluminismo são marcos delimitadores no processo que desencadeou uma ruptura de valores na história da civilização humana. 

O reflexo cultural desse período teve um impacto significativo na Maçonaria.

Foi na verdade uma revolução de costumes, em que mudanças intelectuais, sociais, políticas, literárias e econômicas refletiram-se na gradual racionalização em todos os aspectos da vida social e do pensamento humano.

Os acontecimentos acima citados representaram a superação do Pensamento, da Elucubração e do Especulativo sobre as tradições dogmáticas da Idade Média.  

Idade Média que por sinal é reconhecida como o Período Obscurantista da História.

Além disso, a ruptura com o dogmatismo e os preceitos teológicos intrínsicos à Igreja Católica, ensejaram o uso da Razão, como uma forma de construção do Pensamento e por conseguinte do Conhecimento, desvinculado de fundamentos teológicos.

A base do Iluminismo estabeleceu uma fronteira dialética à Maçonaria, que ao passar a contar em suas fileiras  com novos Aceitos, como filósofos, escritores, pensadores, artistas, dentre outros humanistas, foi ganhando um caráter "Especulativo"; onde através do empirismo iluminista, estabelece-se que a razão e a ciência, assumem um protagonismo dentro da Ordem, como uma verdadeira forma  de explorar, desvendar e de se conhecer o mundo, rompendo com estruturas arraigadas ao absolutismo real. 

A Maçonaria Especulativa ganhou um revigorante sustentáculo ideológico, que se multiplicou com o advento  de correntes filosóficas como o Positivismo e o Liberalismo.

Todo esse processo e estas relevantes  mudanças contribuíram inequivocamente para que o Maçom passasse a se preocupar com os seus valores mais íntimos, a trabalhar o seu interior, bem como o seu lado espiritual, na busca do entendimento de sua origem e existência, sem se deixar levar apenas pelos aspectos divinais e eclesiásticos, como se fazia na Idade Média.

Especular, pensar, estudar, analisar e refletir, tornaram-se os verbos mais consistentes no arcabouço da arquitetura maçônica em busca da Evolução.



ADAM WEISHAUPT: MAÇOM E ILLUMINATI - Roberto Aguilar M. S.







Adam Weishaupt (6 de Fevereiro de 1748 – 18 de Novembro de 1830), professor de Direito Canónico [1] na Universidade de Ingolstadt, famoso por fundar a “Ordem dos Perfeitos” mais conhecida como Illuminati [2]. Ensinava que existia uma iluminação racional, fora e acima da fé, acessível a qualquer pessoa, e poderia levar a uma maior perfeição.

Adam Weishaupt nasceu em 6 de Fevereiro de 1748 em Ingolstadt no condado da Baviera. Weishaupt nasceu numa família judia, cujo pai era o rabino Johann Georg Weishaupt (1717-1753) que morreu quando ele tinha cinco anos de idade. Após a morte do seu pai, ele ficou sob a tutela do seu padrinho, Johann Adam Freiherr von Ickstatt que, como o seu pai, era um professor de direito na Universidade de Ingolstadt, director de um colégio jesuíta e membro do Conselho Privado. Há algumas discrepâncias em relação aos vínculos familiares de Weishaupt e Ickstatt, já que os nomes não coincidirem, o facto é que Ickstatt deixou o sobrenome Weishaupt quando abandonou a religião judaica.

Ickstatt era um defensor da filosofia de Christian Wolff [3] e do Iluminismo [4], e influenciou o jovem Weishaupt com o seu racionalismo. Weishaupt começou a sua educação formal na idade de sete anos numa escola jesuíta. Estudou direito, economia, política, história e correntes como o gnosticismo [5] e a filosofia da Maçonaria recente. Mais tarde, matriculou-se na Universidade de Ingolstadt e formou-se em 1768 aos 20 anos de idade com um doutorado de direito. Alguns autores defendem que no ano de 1771 conheceu um comerciante dinamarquês chamado Franz Kolmer, que o introduziu às práticas mágicas do Egipto e as doutrinas maniqueístas [6] anti-religiosas, provocando na mente do jovem Weishaupt um espírito anarquista [7] e de pouca tolerância para a religião.

Em 1772, tornou-se professor de direito civil e canónico na Universidade de Ingolstadt. Muito rapidamente a concepção liberal de Weishaupt entrou em conflito com os jesuítas, no entanto, pela dissolução da Companhia de Jesus [8] pelo Papa Clemente XIV [9] em 1773, Weishaupt tornou-se reitor da Faculdade de Direito da Universidade, uma posição que era realizada exclusivamente pelos jesuítas até aquele momento. No ano seguinte, casou-se com Afra Sausenhofer de Eichstätt sem a aprovação de Ickstadt.

Em 1775, Weishaupt foi apresentado a filosofia empírica de Johann Georg Heinrich Feder da Universidade de Göttingen. Ambos Feder e Weishaupt tornar-se-iam mais tarde os adversários do idealismo kantiano.

Fundador dos Illuminati

Ao mesmo tempo, porém, quando não estava a fim de fazer o jogo e abusar das sociedades secretas, eu planeava fazer uso dessa mania humana para um objectivo real e digno, para o benefício das pessoas. Eu queria fazer o que os chefes das autoridades eclesiásticas e seculares deveriam ter feito, em virtude dos seus cargos …

Decidido a fundar a sua própria ordem, em 1 de Maio de 1776, Weishaupt a nomeou a “Ordem dos Perfectibilistas” adoptando o codinome de “Irmão Spartacus”, alegando ser um libertador da consciência humana, arrebatando o homem de dogmas e religiões que os escravizavam. Embora a Ordem não fosse igualitária ou democrática, a sua missão era a abolição de todos os governos monárquicos e religiões de Estado na Europa e as suas colónias. A associação era uma rede bem elaborada de espiões e contra-espiões. Cada célula isolada de iniciados relatava a um superior, a quem não conhecia, uma estrutura partidária que foi efectivamente adoptada por alguns grupos posteriormente.

Ele escreveu:

Eu não trouxe o deísmo [10] a Bavaria mais do que em Roma. Achei isso aqui, em grande vigor, mais abundante do que em qualquer dos estados vizinhos protestantes. Tenho orgulho de ser conhecido pelo mundo como o fundador dos Illuminati.

Decepcionado com os poucos membros com que contava a sua ordem, procurou a ajuda de um dos seus seguidores, o barão protestante Adolph von Knigge [11] (Philos), que deu um impulso para a sociedade, vindo a criar lojas na Alemanha, França, Áustria, Itália, Suíça e Rússia.

Weishaupt e a Maçonaria

Weishaupt foi iniciado na Loja Maçónica Theodor zum guten Rath, em Munique em 1777. OsSeu projecto como iniciado era de iluminação, iluminando a compreensão pelo sol da razão, que irá dissipar as nuvens da superstição e do preconceito. Assim era a sua reforma desejada. Logo tinha desenvolvido mistérios gnósticos da sua autoria, com o objectivo de “aperfeiçoamento” da natureza humana através da reeducação para conseguir um estado comunal com a natureza, liberto de governo e das religiões organizadas. Ele começou a trabalhar para integrar o seu sistema de Iluminismo com a Maçonaria.

As suas preocupações ideológicas levaram-no a aderir à Maçonaria, na tentativa de usá-la para os seus fins. Basicamente, os seus fins eram transformar a Maçonaria em algo além do que simples encontros sociais. O racionalismo radical de Weishaupt e o seu vocabulário não eram susceptíveis de ter êxito naquele momento. Escritos que foram interceptados em 1784, foram interpretados como sedicioso, e a sociedade foi proibida pelo governo de Karl Theodor, Eleitor da Baviera, em 1784. Em 22 de Junho de 1784, as autoridades políticas e religiosas da Baviera, deram ordens para perseguir os membros dos Illuminati. Desbaratada a sua sociedade, Weishaupt e a sua família fugiram para Gotha, na Saxónia. Foram perseguidos já que foi encontrada uma documentação na casa de Weishaupt que planeava dominar todas as facetas da Maçonaria, para derrubar as monarquias da Europa e destruir a Igreja Católica com os mesmos métodos usados pelos jesuítas para se defender dos protestantes.

Recebeu o apoio do duque Ernesto II [12] de Saxe-Gota-Altenburgo (1745-1804), e viveu em Gotha escrevendo uma série de obras sobre o Iluminismo, incluindo Um histórico completo da perseguição dos Illuminati da Baviera (1785), Uma imagem do Iluminismo (1786), Um pedido de desculpas para os Illuminati (1786), e Sistema melhorado de Luzes (1787). Adam Weishaupt morreu em Gotha em 18 de Novembro de 1830, renegando a sua fé católica no seu leito de morte. Provavelmente a figura de Adam Weishaupt esta junto com as de Hiram Abiff e de Jacques DeMolay, uma das três mais representativas na história das sociedades secretas.

Adam Weishaupt foi um dos primeiros maçons a abordar questões religiosas e políticas dentro das lojas, razão que lhe rendeu muitos inimigos dentro da Maçonaria, incluindo os mais altos organismos internacionais maçónicos de então. Talvez este facto seja a causa de que o seu nome não aparecer na lista das grandes celebridades que fizeram parte desta sociedade. Weishaupt é visto de diferentes perspectivas pelos historiadores, alguns argumentam que era uma pessoa obstinada que carecia de faculdades mentais, outros que criou a sua sociedade para salvar a sua cadeira, enquanto alguns vêem como uma pessoa que amava os jesuítas e queria que a sobrevivência destes pelos Illuminati. No entanto, é considerado por muitos, com ou sem razão, como um dos fundadores do anarquismo e da conspiração maçónica que lançou as bases dos movimentos políticos que levaram à origem da independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a emancipação em muitas colónias europeias. Da mesma forma, Weishaupt é considerado como um dos maiores expoentes do ateísmo, e, de acordo com o escritor John Robinson, como a maior conspiração de todos os tempos.

Notas

[1] Nas sociedades ocidentais, direito canónico é a lei da Igreja Católica e da Igreja Anglicana. O conceito leste-ortodoxo de direito canónico é semelhante mas não idêntico ao modelo mais legislativo e judicial do ocidente. Em ambas as tradições, um cânone é uma regra adoptada por um Concílio Ecuménico (do grego kanon/κανον, para regra ou medida); estes cânones formavam a fundação do direito canónico.

[2] Illuminati, (plural do latim illuminatus, “aquele que é iluminado”), é o nome dado a diversos grupos, alguns históricos outros modernos, reais ou fictícios. Mais comumente, contudo, o termo “Illuminati” tem sido empregado especificamente para se referir aos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta da era do Iluminismo fundada em 1 de Maio de 1776. Nos tempos modernos, também é usado para se referir a uma suposta organização conspiracional que controlaria os assuntos mundiais secretamente, normalmente como versão moderna ou como continuação dos Illuminati bávaros. O nome Illuminati é algumas vezes empregue como sinónimo de Nova Ordem Mundial, Muitos teóricos da conspiração acreditam que os Illuminati são os cérebros por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento de uma tal Nova Ordem Mundial, com os objectivos primários de unir o mundo numa única regência que se baseia num modelo político onde todos são iguais.

[3] Christian von Wolff (24 de Janeiro de 1679 – 9 de Abril de 1754)foi um filósofo da universidade de Halle (sede do pietismo). Christian Wolff foi o mais importante filósofo alemão entre Leibniz e Kant. Popularizou o deísmo, Leibniz e glorificou Confúcio. Pelo seu intelectualismo, insistiu na ideia de que tudo pode ser provado, inclusive Deus e a imortalidade. Os pietistas opuseram-se fortemente às suas teorias e isto acabou levando Von Wolf a ser banido de Halle an der Saale em 1723. Após esste incidente, o filósofo trabalhou um período na universidade de Marburgo, voltando para Halle após esta se tornar racionalista.

[4] Iluminismo, Esclarecimento ou Ilustração (deriva do latim iluminare, em alemão Aufklärung, em inglês Enlightenment, em italiano Illuminismo, em francês Siècle des Lumières ou illuminisme e em espanhol Ilustración) são termos que designam um dos mais importantes e prolíficos períodos da história intelectual e cultural ocidental.

[5] Gnosticismo (do grego Γνωστικισμóς (gnostikismós); de Γνωσις (gnosis): ‘conhecimento’) é um conjunto de correntes filosófico-religiosas sincréticas que chegaram a mimetizar-se com o cristianismo nos primeiros séculos da nossa era, vindo a ser declarado como um pensamento herético após uma etapa em que conheceu prestígio entre os intelectuais cristãos. De facto, pode falar-se num gnosticismo pagão e num gnosticismo cristão, ainda que o pensamento gnóstico mais significativo tenha sido alcançado como uma vertente heterodoxa do cristianismo primitivo.

[6] O Maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística que divide o mundo entre Bem, ou Deus, e Mal, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjectivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.

[7] Anarquismo (do grego ἀναρχος, transl. anarkhos, que significa “sem governantes”, a partir do prefixo ἀν-, an-, “sem” + ἄρχή, arkhê, “soberania, reino, magistratura” + o sufixo -ισμός, -ismós, da raiz verbal -ιζειν, -izein) é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e acções que objectivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.

[8] A Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Ordem foi reconhecida por Bula papal em 1540. É hoje conhecida principalmente pelo seu trabalho missionário e educacional.


[9] Clemente XIV, O rigoroso (O.F.M. Conv.) nascido Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli (Santarcangelo di Romagna 31 de Outubro de 1705 – Roma 22 de Setembro de 1774). Foi Papa de 19 de Maio de 1769 até à sua morte. Clemente XIV , Ordem dos Frades Menores, Frade Franciscano. Filho de um médico. Aos 18 anos vestiu o hábito Franciscano, sob o nome de frei Lourenço. Estudou em Roma.


[10] O deísmo é uma postura filosófico que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a ideia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional.


[11] Freiherr Adolph Franz Friedrich Ludwig Knigge nasceu em 16 de Outubro de 1752 e faleceu no dia 6 de Maio de 1796; foi um escritor alemão maçon e um membro dos Illuminati da Baviera.


[12] Ernesto II, duque de Saxe-Gota-Altenburgo (30 de Janeiro de 1745–20 de Abril de 1804 Gota). Foi o terceiro filho (segundo sobrevivente) de Frederico III, duque de Saxe-Gota-Altenburgo e Dorothea Luise de Saxe-Meiningen.


Bibliografia

GRAND LODGE OF BRITISH COLUMBIA AND YUKON. A Bavarian Illuminati primer. http://www.freemasonry.bcy.ca/texts/illuminati.html

RODRIGO ENOK. Os Iluministas da Bavaria (illuminati). http://rodrigoenok.blogspot.com/2008/07/os-iluministas-da-bavria-illuminati.html

Adam Weishaupt. http://pt.wikipedia.org/wiki/Adam_Weishaupt

maio 26, 2024

VAIDADE DE VAIDADES, TUDO É VAIDADE - Sidnei Godinho

É bem sabido que a natureza humana é incrédula, pessimista e egoísta e que estamos neste ambiente em constante luta para vencer as paixões e submeter vontades. 

Mas o que fazer quando o ataque vem de dentro e o Fratricídio faz suas vítimas até mesmo entre os mais bem preparados??? 

É triste identificar entre as colunas aqueles que não produzem conhecimento ou mesmo são voluntários para uma simples limpeza da loja, mas são contundentes críticos de boca, sem conteúdo que proporcione mudar. 

Vejo a vaidade inerente a natureza humana desde a concepção do primeiro pecado que baniu a inocência do jardim do Éden. 

A Vaidade talvez seja a matriz da força que move o ser humano a agir para saciar seu desejo insano de perfeição. 

Ou seja ainda, a Vaidade, o desvirtuamento que acomete o ser humano, quando interage com um grupo social e tende à comparação, na expectativa de se sentir o melhor, ser único, ser superior. 

Interessante se vê que esta dita Perfeição só é despertada quando há um alguém para comparar, ou seja, ela se manifesta sempre em um contexto social. 

Caim não aceitou ser menos valioso que Abel em suas ofertas de sacrifício à DEUS, e a vaidade extrema o levou a cometer o primeiro fraticidio. 

Eva convenceu Adão de que ao comer o fruto da árvore proibida, igualar-se-iam ao Criador, um ato de vaidade para não se sentir inferior. 

Enfim, tudo Vaidade e não deixaria de acontecer no seio da família, na escola, no clube de futebol (o Flamengo é o melhor, mesmo não tendo sido o campeão) ou mesmo na Maçonaria. 

Constantemente identificamos irmãos apegados aos cargos que ocupam (ou ocuparam) que perdem o prumo do caminho e chegam ao limite de incitarem os irmãos, uns contra os outros e tumultuarem o processo democrático de condução da Loja, ou mesmo a transferência natural de gestão dos cargos, sem que se deem conta, tal é a vaidade do apego à distinção do cargo que ocupou que cega até a razão. 

Por isto nossa filosofia aborda constantemente em Vencer as Paixões e Submeter as Vontades, pois são estas as mazelas que refletem a pura e simples VAIDADE. 

Meus Irmãos, nossa Ordem é a pura expressão da Sociedade e como tal há de também ter seus perjuros, mas o Todo é maior que a Parte e isto nos faz prosseguir. 

O Grande Arquiteto bem nos ensina no Livro da Lei que a Verdadeira Justiça vem do Senhor dos Exércitos e a Ele devemos recorrer. 

É esta Sabedoria que buscamos alcançar para erguer os Templos à Virtude e cavar as masmorras aos vícios. 

Para derrotar a natureza nos foram dadas as Virtudes e são elas: A FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. 

Prossigamos então revestidos da armadura celeste nesta luta incansável contra as mazelas sociais que expressamos, mesmo inconsciente, mas que não são menos sofríveis por serem culposas. 

Bom Dia Meus IRMÃOS!!! 🙏



MODERNIZEM-SE - Adilson Zotovici

 



Modernizem-se obreiros

Sem medos e sem enganos

Com os meios costumeiros

Sem os anseios profanos


Sigam os ritos pioneiros

Que herdados dos decanos

De efeitos aos bons canteiros

De justos e perfeitos planos


Ajustem pontos sobranceiros

Sem causarem ao fulcro danos

Ao pulcro labor dos pedreiros


A novos conceitos ufanos

Mudem feitos corriqueiros

Jamais... preceitos e arcanos !


Adilson Zotovici

SETE MAÇONS OU SETE MESTRES?- Sergio Quirino Guimarães



A grande dúvida surge na própria grafia dos rituais. Não há um consenso nas regras de aplicação de siglas aos vocábulos maçônicos.

Teoricamente a regra é que devemos escrever a palavra até a consoante que antecede a segunda vogal. SEC.’.; HOSP.’.; VIG.’.; PAL.’. SEM.’.. Mas encontramos MAÇ∴ (Maço ou Maçonaria?); Comp∴ (Compasso ou Companheiro?); BAL∴ (Balandrau ou Balaústre?) E para complicar ainda tem as siglas das siglas. Venerável Mestre é grafado por Ven∴ M∴ ou V∴M∴ e para economizar tinta: VM.

Por conta desta falta de uniformização é que encontramos nos rituais as mais diversas formas de responder a pergunta: – O que se torna preciso para a abertura dos trabalhos? Já encontrei:


– …….no mínimo sete IIr∴ MM∴ …….

– …….no mínimo sete IIr∴ M∴M∴ …….

– …….no mínimo sete IIr∴ MM∴ MM∴ …….

– …….no mínimo sete IIr∴ M∴M∴M∴M∴ …….

Nunca entendi a dificuldade em escrever “…….no mínimo sete Irmãos Mestres…….”.


Não pode ser “…….no mínimo sete Irmãos Maçons…….”, porque Aprendiz e Companheiros também são Maçons, mas não podem circular em Loja ou subir ao Oriente.


Mas estando apenas SETE MESTRES em Loja, que cargos devem ser ocupados?

1.    Venerável, preside a reunião e é o responsável pelo Oriente.

2.    Primeiro Vigilante é o responsável pela Coluna do Norte.

3.    Segundo Vigilante é o responsável pela Coluna do Sul.

4.    Orador é o responsável pelas Leis e é ele que faz a conclusão dos trabalhos.

5.    Secretario, toda reunião tem que ter seu registro (balaustre).

6.     Mestre de Cerimônias é ele que fará todo o trabalho de circulação em Loja.

7.    Guarda do Templo, afinal os trabalhos necessitam de proteção.


E os outros cargos? O Orador acumulará a função de Tesoureiro, o Secretário a função do Chanceler, o Mestre de Cerimônias as funções do Hospitaleiro e dos Diáconos.


Observem que destaquei a palavra função para deixar bem claro que não se acumula cargo. Deixando bem claro: só usamos um colar. Já imaginaram que falta de bom senso o Mestre de Cerimônias com seu colar e ainda os dois de diáconos?


Não há o que reclamar se houver apenas sete Mestres na Loja, o problema está na ausência de Aprendizes e Companheiros.

É muito mais salutar à Ordem Maçônica uma Loja com 03 Aprendizes, 05 Companheiros e 07 Mestres do que uma Loja com 15 Mestres sem Aprendizes e Companheiros.

Os labores maçônicos não são apenas os desenvolvidos em Grau 1, 2 e 3.

Os trabalhos transcorrem justos e perfeitos não por conta da ritualística ou pelo número de presentes, mas pelo propósito da reunião.

Para que nos reunimos?

Para combatermos a tirania, os preconceitos e os erros. Glorificar o Direito, a Justiça e a Verdade, trabalharmos em prol do bem da Pátria e da Humanidade, não precisamos estar em grande número.

Mais vale 7 comprometidos do que 77 dispersos.