setembro 29, 2024

O HEBRAICO NA MAÇONARIA


 

MAIS ALTO - Adilson Zotovici


Tem que haver compreensão

Que encargo não se limita

Quanto maior a função

Mais distinção adstrita


Estar sempre em exposição

Expectação cogita

Que servir é obrigação

Com perfeição, gratuita


Não espera compensação

Na boa obra, inaudita,

O livre pedreiro em missão


O ditado de Horácio dita :

Ao pinheiro mais alto a razão,

Que mais vezes o vento agita !!!




QUAL A VERDADE QUE INVESTIGAMOS? - Caio Reis


Nós, maçons, somos investigadores da verdade. 

Assim aprendemos desde o dia que ingressamos na Ordem.

Vamos então definir a qual verdade nos referimos. 

Seria Deus? 

Seria qual o nosso papel neste planeta? 

Seria a vida após a morte?

Qualquer que fosse a nossa definição uma coisa é certa: Todas essas indagações a serem investigadas, deveriam ser absolutamente desprovidas de quaisquer imposições dogmáticas.

Os dogmas são colocações imutáveis e não sujeitas a contestações e indagações.

Não creio que seria possível investigar qualquer dos temas acima mencionados se esbarrarmos em dogmas que impeçam a nossa investigação.

É bem difícil ser maçom e despojar-se muitas vezes de princípios que trazemos arraigados desde a mais tenra idade. 

Esta, porém é a única forma de investigarmos temas transcendentais e desta investigação tirarmos algum proveito.

A Constituição de Anderson é impregnada pelo espírito místico-religioso e mostra a Maçonaria como um sistema de ordem moral, um culto para conservar e difundir a fraternidade e união entre os homens e a crença na existência de Deus. 

Sobre Deus e religião dizia o Pastor Anderson o seguinte:

 “Um Maçom é obrigado, por dever de ofício, a obedecer a Lei Moral. 

E se ele compreende corretamente a Arte, nunca será um estúpido, ateu ou um libertino irreligioso.”

Muito embora nos tempos antigos os Maçons fossem obrigados em cada país a adotar a religião daquele país ou nação, qualquer que ela fosse, hoje se pensa mais acertado, somente obrigá-los a adotar aquela religião com a qual todos os homens concordam, guardando suas opiniões particulares para si próprios. 

Isto é, serem homens bons e leais, ou homens de honra e honestidade, qualquer que seja a denominação ou convicção que os possam distinguir. 

Por isso a Maçonaria se torna um centro da união e um meio de conciliar uma verdadeira amizade entre pessoas que de outra forma permaneceriam em perpétua distância.

Algumas das Lojas inglesas, revoltadas com a imposição de dogmas, migraram para a França e insurgiram-se contra essa Constituição Maçônica e também com a interferência de religiosos da época nos assuntos da Ordem.

Na França, criaram o Rito Moderno que não questionava a existência  de Deus e não obrigava que a bíblia estivesse presente nas sessões maçônicas. Foram chamados de ateus, mas justificavam que esta era uma questão de foro íntimo de cada um e que tal assunto não interessava para a Maçonaria.

Foi dessa Maçonaria francesa que se originaram as primeiras Lojas brasileiras, como hoje as conhecemos. 

Faço todo esse relato para que os irmãos sintam como foi e tem sido difícil para nós maçons livrarmo-nos de tudo aquilo que impede sermos verdadeiros investigadores da verdade mesmo que transitória.

Assim, esperamos que as nossas mentes continuem cada vez mais, sendo abertas, para que possamos cumprir o nosso papel na sociedade, combatendo os fanatismos e livrando-nos de dogmas que possam servir como empecilhos para a busca da verdade.

Que o G.˙. A.˙. D.˙. U.˙. a todos ilumine e guarde.





setembro 28, 2024

ORAÇÃO EM KANSAS CITY


ORAÇÃO feita em Kansas, EUA, na sessão de abertura do Senado. 

Parece que a oração ainda perturba algumas pessoas.

Quando o Ministro evangélico Joe Wright foi convidado a abrir a nova sessão do Senado de Kansas, todos estavam esperando as generalidades usuais, mas isso é o que eles ouviram:

"Pai celestial, nós estamos diante do Senhor hoje para pedir o seu perdão e buscar sua direção e orientação. Nós sabemos que sua palavra diz:

"Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo"! (Isaías 5:20)     

*SENHOR, isso é exatamente o que fizemos.*

*Perdemos nosso equilíbrio espiritual e pervertemos nossos valores.*

*Nós ridicularizamos a verdade absoluta da sua palavra e chamamos de pluralismo.*

*Nós adoramos outros deuses e chamamos de multiculturalismo.*

*Nós endossamos a perversão e chamamos de estilo de vida alternativo.*

*Nós exploramos os pobres e chamamos de loteria.*

*Recompensamos a preguiça e chamamos de bem-estar.*

*Nós matamos nossos fetos e chamamos isso de decisão.*

*Temos aborcionistas e achamos justificável.*

*Negligenciamos disciplinar nossos filhos e chamamos de construção de autoestima.*

*Nós abusamos do poder e o chamamos de política.*

*Desviamos fundos públicos e chamamos de despesas essenciais.*

*Temos institucionalizado o suborno e o chamamos de verba de gabinete.*

*Nós cobiçamos as posses do nosso vizinho e chamamos de ambição.*

*Nós poluímos a mídia com palavrões e pornografia e chamamos a liberdade de expressão.*

*Ridicularizamos os valores honrados pelo tempo de nossos antepassados e chamamos de esclarecimento moderno.*

*Sonda-nos, oh Deus e conhece nossos corações hoje; Limpa-nos de todo pecado e nos liberte de toda imundície. Amem!"*

A resposta foi imediata. Vários legisladores saíram durante a oração em protesto.

Em poucas 6 semanas, a igreja cristã central, onde o Rev. Wright é pastor, registrou mais de 5.000 telefonemas com apenas 47 dessas chamadas respondendo negativamente.

A igreja agora está recebendo pedidos internacionais de cópias desta oração desde Índia, África e Coréia.

Com a ajuda do Senhor, que esta oração passe pela nossa nação e sinceramente, se torne nosso desejo para que possamos ser novamente chamados de "uma nação onde DEUS está acima de todos".





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COMPLETO 74 ANOS HOJE



Nasci em 28 de setembro de 1950 no Hospital Militar Inglês em Hadera, Israel. Há alguns anos visitei o local que era agora um manicômio. Foi o meu alfa, que não seja o meu ômega.

Meu pai, veterano combatente da 2a. Grande Guerra e da Guerra da Independência de Israel ajudava a transformar um pedaço estéril de deserto numa nação, entregando gelo em uma carrocinha a habitantes de um país em sua maioria sem energia elétrica ou refrigeração. 

Em 1956 ante a iminência de uma nova guerra minha mãe comentou que duas guerras em uma vida eram cota suficiente para qualquer família e ela desejava criar seus filhos, eu e minha irmã, em um local em que pudesse viver em paz.

Papai pediu vistos de imigração para os EUA, Canadá e Brasil. Alguém comentou que o Brasil era um país onde havia onças e serpentes nas ruas, mas se vivia em absoluta paz, e assim, num dia chuvoso e frio em junho de 1956 desembarcamos em Santos, rumo a uma nova vida.

Meu pai amou esta terra mais do que a sua Ucrânia natal. E quando alguém reclamava do Brasil ele dizia: - senhor sabe quando frango vira pedra na geladeira, é 4 graus abaixo de zero. No Ucrânia faz 40 abaixo de zero. Senhor reclama do que?

Aqui fui criado, aqui estudei, casei, tive filhos, netos e bisnetos. Eu me dediquei ao trabalho e com orgulho sou o pioneiro em implantar telemedicina no país. E na idade provecta me dediquei ao Rotary e especialmente a maçonaria, estudando e compartilhando conhecimento.

Aos 74 anos completados hoje sei que tenho muito menos tempo para viver do que aquele que já vivi. Mas no tempo que o GADU me proporcionar continuarei tentando fazer do mundo um lugar melhor se viver.

setembro 27, 2024

ANIMISMO MAÇÔNICO - Sérgio Quirino




Sob a ótica acadêmica, o animismo é o estudo que apregoa que, em todos os reinos (animal, mineral, vegetal) e nos fenômenos meteorológicos (chuva, raios, tempestades), há uma entidade espiritual.

Os Irmãos, de forma automática, devem ter montado a imagem mental dos cerimoniais xamânicos, nos quais o todo é único. Essa concepção está bem em moda nos tempos atuais e em choque com o pensamento do Dualismo Cartesiano ou Dualismo de Substância de René Descartes, que afirmava a existência de apenas dois tipos de fundamento no homem: o mental e o corporal.

Nem tanto ao céu nem tanto à terra, como Maçons sabemos que, na antropologia da religião, o ser primitivo pressentiu que não podia ter sido uma simples ocorrência da natureza, que algo deveria tê-lo criado. Não só a si, mas tudo ao seu redor. Assim, rende tosco, mas sincero, culto a esse Ser supremo que arquitetou todo o universo, sentindo que havia em tudo a essência criadora, o que está ligado ao termo latino animus, a ALMA.

Não como uma entidade, mas o SOPRO, um PRINCÍPIO vital, aquilo que ANIMA.

Nossa Ordem é um composto de duas “substâncias”: o Maçom, a “coisa especuladora” (res cogitans), e a Maçonaria, a “coisa extensa” (res extensa). Essa extensão não é uma medida material de comprimento ou largura, mas de sua intelectualidade vasta e filosofia ampla, ou seja, a “coisa para especular”.

Apenas a interação Maçom/Maçonaria resultará na Vida Maçônica. Todavia, por configurar duas “unidades” de estruturas diferentes, como alcançar esse propósito pessoal e cumprir a missão institucional?

É nesse ponto que entra o Animismo Maçônico.

QUE VENTOS, SOPROS LEVARAM VOCÊ À MAÇONARIA?

QUAL PRINCÍPIO MAÇÔNICO VOCÊ ASPIRA A SER? O QUE O ANIMA A IR AO ENCONTRO DOS MAÇONS?

Nosso animismo não é uma crença, ou uma alegoria, ou mesmo uma representação simbólica de ligação. É o modo de descrever todo o conteúdo da Maçonaria, associado às práticas do Maçom.

É DESCOBRIR, CONHECER E PRATICAR A ALMA MAÇÔNICA.

O evento da pandemia de covid-19 foi um divisor de águas na Maçonaria. O lockdown, que seria apenas um confinamento da matéria, acabou expondo aqueles que não haviam entendido que o espírito se distribui justamente nas crises.

A relação entre os Maçons e a Maçonaria passou por uma mudança, na qual os que iam por costume, desacostumaram-se. Os que iam por interesse, desinteressaram-se, e os que iam sem saber o porquê chegaram à conclusão de que não sabiam o para quê.

Aqueles, porém, que, de fato, colocavam-se maçonicamente na vida, foram insuflados pelo sopro da equidade, reconhecendo que, não sendo todos iguais, promovem ajustes para que ocorra a Igualdade.

A Irmandade não advém de uma cerimônia; é o Princípio da ação de Fraternidade ontem, hoje e amanhã.

Embora podendo invocar a Liberdade de escolha, não o fazem, visto que o que o Anima, é vencem suas paixões em prol de novos progressos na Maçonaria.

OS VERDADEIROS MAÇONS SÃO A ALMA DA MAÇONARIA.

 


A VOZ DO MESTRE, QUE NÃO ESCREVEU - Jorge Gonçalves


Entre os anos de 570 a 500 a.C., em Samos, uma ilha grega situada no Mar Egeu, acredita-se que viveu Pitágoras, fundador da Escola Pitagórica. O aforismo "O melhor tipo de homem se dedica à descoberta do sentido e propósito da vida em si [...] esse é o homem que chamo de filósofo" é atribuído a Pitágoras, mas precisamos ter cuidado. Pitágoras não deixou nada escrito, assim como Sócrates, Maomé e Jesus Cristo. Seus ensinamentos foram transmitidos por meio de palestras e exemplos, seguindo a tradição oral.

A maior parte das informações sobre Pitágoras foi registrada séculos após sua morte, em citações de autores como Xenófanes, Heródoto, Platão e Aristóteles. A falta de fontes primárias, muitas vezes imprecisas, torna difícil separar o que é história do que é lenda.

As citações atribuídas a Pitágoras aparecem em várias fontes, mas é preciso ter cautela: a autenticidade histórica da maioria delas é de difícil verificação, já que faltam registros históricos. No entanto, a citação de hoje reflete os valores associados ao pitagorismo, como a importância da educação, do autocontrole e da busca pela sabedoria.

Portanto, mais importante do que atribuir com precisão nanométrica o aforismo ao lendário Pitágoras, vale a mensagem e o que ela transmite.



setembro 26, 2024

REVOLUÇÃO FARROUPILHA -


Falar que o homem não pode viver sem poesia, não significa dizer que sejamos poetas, ou que tenhamos que manter sempre um livro de poesias aberto nas mãos.

Não ter poesia é não ver significado na vida.

É não enaltecer a beleza expressa nas coisas que nos cercam desprezando a história dos nossos antepassados.

Felizes (bem-aventurados) os simples, os pequenos, os misericordiosos. Bem-aventurados os que deram a vida por nós!

Bem-aventurados os gaúchos que têm o coração voltado para suas crenças cultivando sentimentos de liberdade, igualdade e humanidade, princípios estes que nos fizeram fortes perante o mundo e a humanidade.

Preocupa-me o pragmatismo e a carência de uma visão mais ampla em alguns patrícios do Rio Grande do Sul, estribados na aridez de uma razão fria, que desejam apagar dos corações o fogo de uma tradição.

Na semana da Revolução Farroupilha comemora-se não uma guerra, não uma vitória, mas um sentimento de amor e significado. 

Um ideal a ser perseguido, um respeito a um pacto social e político tão esquecido.

Nestes dias, buscamos exaltar o espírito de um povo descontente com centralização do poder, no mando desigual no trato da repartição do bolo arrecadado com estados e municípios.

O homem/a mulher,necessitam de um motivo para viver. 

O povo gaúcho tem motivos de sobra.

Tentar apagar esta chama é como desejar esfriar o sangue que corre nas veias de homens e mulheres do nosso chão a golpes dos ventos gélidos do vento minuano, parceiro nas horas do chimarrão e música nas dobras do capim Santa Fé.

A Revolução Farroupilha é uma verdade, um direito, um costume, um rito e tem seu simbolismo impregnado na alma e no sangue do nosso povo.

Dê-nos, ao menos, esse direito.

Os gaúchos têm a história marcada por sua coragem.

Foi este povo, o gaúcho, que seguindo ideais próprios e ou de outros homens, que marcou nossas fronteiras a duros golpes de lança, adaga, laço e boleadeiras a pé ou no lombo de seu maior parceiro, o cavalo.

Este homem, que um dia pretendeu ser livre do jugo imperial e das cobranças arbitrárias, que continue livre, ao menos, para continuar sonhando com dias melhores!

Às mulheres gaúchas:

Concluiremos, lembrando, por justiça, os reflexos que a Revolução Farroupilha nos entregou e que estão bem presentes no exemplo de Anita Garibaldi. 

Não fosse ela uma mulher de pensamentos fortes e decisões marcantes, hoje poderíamos não ter, no seu exemplo, a força e a coragem nas lutas das mulheres atuais. Lembramos que, naquele momento histórico, às mulheres lhes eram negados direitos iguais aos dos homens. Assim, ela deixou-nos um exemplo a ser seguido e perseguido.

Anita vai em busca e toma as rédeas do seu destino e parte ao encontro, não só de uma paixão, mas de uma ideal bem republicano, a liberdade e a humanidade. 

Uma heroína de dois mundos, pois na Itália também sua memória é homenageada, honrada e respeitada.

Homens livres, mulheres livres.

Liberdade, Igualdade e Humanidade.

(Liberdade, Igualdade e Fraternidade)

Que vivamos nossos ideais, hoje e sempre!!!



O MAÇOM E O POLÍTICO - Roberto Ribeiro Reias



O político parasita assemelha-se ao verme,

Adentra o homem, comendo suas entranhas;

O faz com ardil e as estratégicas façanhas,

Coitado do povo! Continua indefeso, inerme.


A maçonaria, ao contrário, o homem lapida,

Quando ele a interioriza, tem sua ascensão;

Começa na mente, e invade o seu coração,

Que feliz se sente com tão nobre subida.


O político, personalista, é vaidoso, egoísta,

Contumaz em usurpar patrimônios alheios;

Condenado como corrupto, acha os meios

De ser aclamado como caridoso e altruísta.


O Maçom de verdade quer outra conquista:

Compartilhar do que tem, pelo anonimato;

Tudo que ganhou é abundante, ele é grato

Pelas maravilhas que estão sob sua vista.


O mau político pelos holofotes muito atraído,

Deseja ser dono do mundo, é o que ele diz;

Se esquece de fazer o bem, um pobre infeliz,

Das graças do Eterno já é um anjo decaído.


O Maçom muito trabalha, usando sua trolha,

Ele tem o poder de seu País mudar o rumo;

Pelo Esquadro, Compasso, Nível e prumo:

Quando o Obreiro pensa, faz a boa escolha!



setembro 25, 2024

FILOSOFIAS EM SEGREDO - Fernando Pessoa


Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu. Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito.

Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens. Quanto mais fundamente penso, mais profundamente me descompreendo.

O coração se pudesse pensar pararia. De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos. Tudo o que dorme é criança de novo.

O Amor é um sono que chega para o pouco ser o que é. Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias. Há tanta suavidade em nada dizer e tudo entender.

É preciso ser um realista para descobrir a realidade. É preciso ser um romântico para criá-la. Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma. Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência.

Nem ausente, nem presente por demais. Simplesmente, calmamente, ser-te paz. O mais alto de nós não é mais que um conhecedor mais próximo do oco e do incerto de tudo.  Tudo é orgulho e inconsciência. Tudo é querer mexer-se, fazer cousas, deixar rastro.

A vida é uma grande feira e tudo são barracas e saltimbancos. Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do Mundo. O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio.

Fernando António Nogueira Pessoa, 13 de junho de 1888, Lisboa, Portugal – 30 de novembro de 1935, Lisboa, Portugal.

ZÉ RODRIX



José Rodrigues Trindade, Venerável Mestre da sua loja, partiu pora o Oriente Eterno, isto foi no dia 22 de maio de 2009.

Nascido na cidade de Rio de Janeiro em 25 de novembro de 1947. Foi um compositor, multiinstrumentista. cantor. publicitário e escritor maçônico brasileiro. Feliz daquele que desfrutou sua arte e mais ainda aqueles que tiveram a enorme felicidade de conviver com ele neste mundo tereno.

Quando jovem estudou no Conservatório Brasileiro de Música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano,Violão, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete. Tornou-se conhecido em 1967 ao vencer o III festival da TV Record daquele ano,  acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo defendendo a música "Ponteio".

 Na década de 1970. participou do banda Som imaginário com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito, Luis Alves e Laudir de Oliveira, tocando ao vivo com Milton Nascimento e participando do LP de estreia da banda.

Desligando-se da banda em 1971, venceu o Festival da Canção de Juiz de Fora, junto a Tavito, com a canção "Casa no campo”, uma de suas composições mais famosas, que se tonaria um grande sucesso na voz de Elis Regina, e cujo trecho da letra batizou o estilo de músico conhecido como Rock Rural, com influências regionalistas, tropicalistas. folk, country e rock, tocada pelo trio do qual faria parte logo em seguida, com Sá & Guarabira. Soy Latino Americano- Uma "guajira" cubana típica (três acordes que vão e vem) e uma intenção crítica. Revelar os defeitos de caráter do


brasileiro da época. Estranhamente, todos as consideram qualidades, e este foi o motivo do sucesso da música. A identidade entre o personagem e quem se encontrou retratado por ele.

Zé Rodrix saiu do trio em 1973, para seguir em carreira solo e participações especiais em gravações de artistas diversos, Como Secos & Molhados. Na década de 80 passou a se dedicar mais na área de publicidade que musical, mas em 1983, o músico passou a integrar o grupo Joelho de Porco, com o qual gravou o LP e participou do Festival dos Festivais em 1985. ganhando o prêmio de melhor letra pela música “A última Voz do Brasil”.

Entre 1989 e 1996 assinou a direção musical dos espetáculos "Não fuja da Raia e "Nas Raias da loucura, de Silvio de Abreu, e do programa "Não fuja da Raia" (Rede Globo). estrelada por Cláudia Raia

Sua vida profana e artística continuava. Em 1994 foi contemplado com o prêmio Kikito, no Festival de Cinema de Brasília, pela trilha sonorado filme "Batman e Robin". 

Em 1991 foi iniciado na Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Apóstolos do Templo" n° 241, Oriente de São Paulo, ondef oi Aprendiz Maçom, elevado a Companheiro Maçom um ano depois. Foi exaltado a Mestre Maçom pelos seus altos conhecimentos adquiridos sobre a Ordem. Pertenceu à Comissão de Comunicação na gestão do Grão Mestre Salim Zugaib. No ano 2000 instalado como Venerável Mestre de sua Loja.

A paixão pela Arte Real e a maçonaria mística tomou conta do coração do Irmão Zé Rodrix e os mistérios do Templo de Salomão passou a fazer  parte de todos os minutos de sua vida.

 Para ele, assim como em todo o mundo a maçonaria é praticada através de rituais secretos que englobam símbolos, alegorias e lendas. A maior parte deles tiradas da história real da Antiguidade. E foi através destas histórias e lendas que ele estruturou sua maneira maçônica de pensar. 

Queria uma escola de pensamento antigo enraizada na ética, consciência e tolerância. Queria uma história onde todos os Filhos da Viúva entendessem melhor os mistérios e segredos da maçonaria e ao mesmo tempo uma história que fizesse qualquer profano se apaixonar pelo romance e fosse levado às lágrimas no final de seus livros.


FONTE: http://fihosdehiran.blogspot.com/20l1/12/ir-ze-rodrix-um-macom-para-nunca-ser.html