outubro 01, 2024

ARLS MOZART 92 E FLOR DE LIZ 90


Comemorando os seus 71 anos de fundação, completados no dia 21/09, a ARLS Grande Benfeitora e Grande Benemérita Mozart 92, sob a direção do jovem Venerável Mestre Eduardo Zani, realizou na noite de ontem uma sessão publica conjunta com palestra, com a presença de cerca de cem pessoas entre irmãos, familiares e convidados.

Participaram ainda da sessão conjunta os irmãos da ARLS Flor de Liz 90, um ano mais antiga, conduzidos pelo Venerável Mestre Israel Oliveira da Silva e uma delegação de jovens De Molay.

A palestra esteve a cargo da psicóloga Laura Suzana Graziano e sua equipe que mobilizou a assistência transformando sua apresentação numa longa sessão de psicoterapia em grupo.

Ao final as Lojas recepcionaram os convidados num lauto ágape no restaurante do Hotel Leques.

O SIGNIFICADO DA PEDRA BRUTA


A filosofia da designação litúrgica “Pedra Bruta” simboliza o início do aperfeiçoamento moral, que deve buscar todo ser humano–maçom.

Sintetiza, para o Maçom, um objetivo a ser buscado, qual seja, de que através do seu burilar moral, transformará também, simbolicamente, aquela pedra bruta numa “Pedra Polida”.

Esta conquista representa a passagem do Grau de Aprendiz para o Grau de Companheiro.

Representa, ainda, uma contribuição que a Maçonaria confere para um efetivo burilar universal a partir do próprio iniciado.

O trabalho atribuído ao Aprendiz, para vencer esse primeiro degrau, na sua evolução de existência templária, é executado na Col.'. do N.'., sob a orientação do Irmão 2° Vig.

Sua tarefa básica consiste, portanto, “em desbastar e esquadrejar a pedra bruta”, a qual transcorre sob “mui fraca luz”.

Essa é uma característica do Setentrião, espaço de abrigo dos Aprendizes, exatamente porque apenas iniciam seus aprendizados maçônicos.

Seus instrumentos de trabalho são o maço e o cinzel, que, também, têm caráter simbólico.

O maço é uma espécie de martelo de madeira, que simboliza o combate às imperfeições do espírito.

Representa, pois, a força da consciência dominando a totalidade dos pensamentos vãos pela determinação da vontade virtuosa agindo com vigor para incitar o combate às asperezas da ignorância.

O cinzel de aço, cortante numa das extremidades, agindo sob a ação do maço, sintetiza o esforço para se gravar no ego os exemplos revestidos de virtude que enobrecem e purificam o espírito.

Consubstancia, assim, a chama divina buscada e conquistada pelos que dão ouvidos aos ecos da verdade.

Num sentido mais amplo, a filosofia da pedra bruta é embasada no paralelismo verificado do homem da era paleolítica com o neófito recém-chegado à Maçonaria.

Ou seja, o homem que habitava as cavernas tinha uma capacidade intelectual quase nula, na medida em que eram criaturas sem instrução, por conseguinte rudes e impolidas, assemelhando-se ao sentimento de despreparo do neófito ao tomar conhecimento do complexo da instrução ministrada pela Maçonaria, daí porque o proclama com mero aprendiz.

Assim, conforme explicado, o neófito-aprendiz deverá ser induzido a trabalhar simbolicamente no desbastar da pedra bruta, pedra essa de formas toscas e imperfeitas, objetivando a sua lapidação.

Portanto, o transformar de uma pedra bruta informe e irregular numa pedra lapidada significa simbolicamente uma etapa da evolução do homem-maçom na sua carreira templária, caracterizando a lapidação de seu ego, conforme já indicado.

O atingir daquele objetivo representa que o aprendiz terá vencido a si mesmo, desfraldando a bandeira da sua evolução interior.

Terá descoberto seus defeitos, suas fraquezas, seus deslizes e suas vaidades, que o fará pensar tão somente em construir o poder do seu próprio caráter virtuoso, que outra coisa não é senão a base fundamental do templo moral de sua vida, consubstanciado pelo seu ajustamento à índole dos símbolos maçônicos e, sobretudo, aos mandamentos divinos.

Ressalte-se que o trabalhar na pedra bruta é um caminhar ininterrupto na busca do ideal de uma moralização plena do individuo.

Deve-se entender como um processo de aprendizado contínuo porque, embora a simbologia maçônica estabeleça o trabalho na pedra bruta apenas no grau inicial de aprendiz para efeito de evolução do maçom na vida templária, o ser humano, em sua essência, não é desprovido de sentimentos como a inveja, o egoísmo, a luxúria, a cobiça, a intolerância, etc., que corroboram para dificultar a consecução de um estágio moral supremo.

Aqueles poucos que atingem em vida esse estágio, prestam elevados serviços à Humanidade.

A “Pedra Bruta” simboliza, portanto, que o Aprendiz-Maçom deve ser induzido a trabalhar no seu desbaste, porque possui formas imperfeitas, objetivando a sua lapidação.

O transformar, então, de uma pedra informe numa pedra esculpida representa que o Homem Maçom adquiriu força de caráter voltado para um ideal elevado, ferramenta fundamental para desempenhar uma liberdade bem dirigida aos interesses da Humanidade e de sua Pátria, pois eliminou os traços de egoísmo e ambição, que, se verdadeiramente postos em prática, contribuirá para uma contínua transformação do Mundo para melhor.

Que a paz, a harmonia e a concórdia, tríade maior da maçonaria, estejam fincadas em nossos corações.

Desconheço a autoria.

A RIQUEZA CONSISTE NA MODERAÇÃO

Contribuição do Ir. Dilson Andrade

No mundo, a tirania e a injustiça começaram por uma coisa infinitamente pequena. Não causes ao teu inimigo todo o mal que lhe podes fazer: sabes se ele não se tornará, um dia, teu amigo? 

Não reveles ao amigo todos os teus segredos: sabes se ele não se tornará, um dia, teu inimigo? Nada é tão bom para um ignorante como o silêncio; se ele compreendesse isto não seria ignorante. 

O coração ingrato assemelha-se ao deserto que sorve com avidez a água do céu e não produz coisa alguma. Quando morreres, só levarás aquilo que tiveres dado. 

Emprestai aos pobres e pedi emprestado aos ricos, que logo sereis abandonado por uns e por outros. A felicidade é parecida com a liberdade, porque toda a gente fala nela e ninguém a goza. 

O homem, em geral, só sabe reconhecer sua felicidade na medida do infortúnio que experimentou. A única felicidade consiste em esperar a felicidade. Imita o sábio que, mesmo na opulência, permanece modesto. 

Um viajante sem conhecimento é um pássaro sem asas. Tema quem tem medo de você, mesmo que ele seja uma mosca e você um elefante. A riqueza consiste na moderação, não no capital; no mérito, não no dinheiro. 

Musharrif Od-Dîn Sa'di, pseudônimo de Mushrif-ud-Din Abdullah (cerca de 1184/1213? - 1283/1291?)

setembro 30, 2024

29a JORNADA MAÇÔNICA DO BRASIL


Realizou-se na manhã deste domingo, no auditório da UniDrummond no Tatuapé, a 29a edição da Jornada Maçônica do Brasil, com palestras presenciais e virtuais e transmissão para todo o país. Foram palestras de qualidade excepcional, que elevaram muito o nível de estudos maçônicos. 

Coube-me a honra de fazer a palestra Fundamentos Judaicos da Maçonaria, que foi muito bem recebida pelos irmãos presentes.

A Comissão Organizadora merece todos os louvores pela realização de eventos de tão alta qualidade.

COM A MENTE NA LUA - Roberto Ribeiro Reis



Às vezes tenho sonhos, acordado.

Quiçá para sair da realidade crua;

Quando vejo, a mente está na lua,

Longe do que tem me atormentado.


Se tivesse da matéria me libertado,

Estaria certamente noutra condição;

Meu espírito alcançaria a evolução,

Já não seria esse ser escravizado.


A Maçonaria permite, por outro lado,

Que, não obstante meus devaneios,

Há oportunidades de achar os meios

De encarar o real, sem ser alienado.


Desde então, grato tenho constatado

Que o sonho ainda me é permitido;

Conquanto eu não perca o sentido

E nem fuja do que tenho enfrentado.


A Sutil Ordem tem me disciplinado,

Ensinando-me a ter os pés no chão;

Devo essa dádiva a todo amado Ir.’.,

Fora da lua, e com o sol ao meu lado.








CARPE DIEM


No ano 8 a.C., morre o poeta romano Quintus Horatius Flaccus, simplesmente, "Horácio". 

Segundo os estudiosos, Horácio foi o maior poeta lírico da era romana.

Autor da frase "Carpe Diem"

("Aproveite o dia").

A frase tornou-se famosa no filme "A Sociedade dos Poetas Mortos" a partir de um poema do grande Walt Whitman.  

Aqui está o poema:

"CARPE DIEM"

Aproveite o dia.  

Não deixe que termine  

sem ter crescido um pouco,  sem ter sido feliz,  sem ter alimentado seus sonhos.

Não se deixe vencer pelo desânimo.  

Não permita que ninguém  tire seu direito de se expressar,  que é quase um dever.

Não abandone seus anseios  de fazer da sua vida  algo extraordinário...

Não deixe de acreditar  que as palavras e a poesia  podem sim mudar o mundo;  pois, aconteça o que acontecer,  nossa essência está intacta.

Somos seres humanos cheios de paixão,  a vida é deserto e é oásis.  

Nos derruba, nos fere,  nos transforma em protagonistas  de nossa própria história.

Mesmo que o vento sopre contra,  a obra poderosa continua.  E você pode acrescentar uma estrofe...

Nunca pare de sonhar,  pois só em sonhos o homem pode ser livre.  

Não caia no pior dos erros: o silêncio.  

A maioria vive em um  silêncio aterrador.

Não se resigne, fuja...  

"Eu solto meu grito  pelos telhados deste mundo", diz o poeta;  valorize a beleza das coisas simples,  pode-se fazer poesia  sobre as pequenas coisas.

Não traia suas crenças,  todos merecemos ser aceitos.  

Não podemos remar  contra nós mesmos,  isso transforma a vida em um inferno.

Desfrute do pânico que provoca ter a vida pela frente.  Viva-a intensamente, sem mediocridades.  

Pense que em você está o futuro,  e assuma a tarefa com orgulho  e sem medo.

Aprenda com aqueles que podem te ensinar.  

As experiências daqueles que se alimentaram dos nossos Poetas Mortos te ajudarão a caminhar pela vida.

A sociedade de hoje somos nós, os Poetas Vivos.  

Não permita que a vida passe por você, sem que você a viva!

Todos os dias, as legiões romanas às 6 da manhã saudavam com o grito:  

Carpe Diem!"

CERIMÔNIA PUBLICA DE POSSE DA ACADEMIA MAÇÔNICA VIRTUAL BRASILEIRA DE LETRAS


 

setembro 29, 2024

O HEBRAICO NA MAÇONARIA


 

MAIS ALTO - Adilson Zotovici


Tem que haver compreensão

Que encargo não se limita

Quanto maior a função

Mais distinção adstrita


Estar sempre em exposição

Expectação cogita

Que servir é obrigação

Com perfeição, gratuita


Não espera compensação

Na boa obra, inaudita,

O livre pedreiro em missão


O ditado de Horácio dita :

Ao pinheiro mais alto a razão,

Que mais vezes o vento agita !!!




QUAL A VERDADE QUE INVESTIGAMOS? - Caio Reis


Nós, maçons, somos investigadores da verdade. 

Assim aprendemos desde o dia que ingressamos na Ordem.

Vamos então definir a qual verdade nos referimos. 

Seria Deus? 

Seria qual o nosso papel neste planeta? 

Seria a vida após a morte?

Qualquer que fosse a nossa definição uma coisa é certa: Todas essas indagações a serem investigadas, deveriam ser absolutamente desprovidas de quaisquer imposições dogmáticas.

Os dogmas são colocações imutáveis e não sujeitas a contestações e indagações.

Não creio que seria possível investigar qualquer dos temas acima mencionados se esbarrarmos em dogmas que impeçam a nossa investigação.

É bem difícil ser maçom e despojar-se muitas vezes de princípios que trazemos arraigados desde a mais tenra idade. 

Esta, porém é a única forma de investigarmos temas transcendentais e desta investigação tirarmos algum proveito.

A Constituição de Anderson é impregnada pelo espírito místico-religioso e mostra a Maçonaria como um sistema de ordem moral, um culto para conservar e difundir a fraternidade e união entre os homens e a crença na existência de Deus. 

Sobre Deus e religião dizia o Pastor Anderson o seguinte:

 “Um Maçom é obrigado, por dever de ofício, a obedecer a Lei Moral. 

E se ele compreende corretamente a Arte, nunca será um estúpido, ateu ou um libertino irreligioso.”

Muito embora nos tempos antigos os Maçons fossem obrigados em cada país a adotar a religião daquele país ou nação, qualquer que ela fosse, hoje se pensa mais acertado, somente obrigá-los a adotar aquela religião com a qual todos os homens concordam, guardando suas opiniões particulares para si próprios. 

Isto é, serem homens bons e leais, ou homens de honra e honestidade, qualquer que seja a denominação ou convicção que os possam distinguir. 

Por isso a Maçonaria se torna um centro da união e um meio de conciliar uma verdadeira amizade entre pessoas que de outra forma permaneceriam em perpétua distância.

Algumas das Lojas inglesas, revoltadas com a imposição de dogmas, migraram para a França e insurgiram-se contra essa Constituição Maçônica e também com a interferência de religiosos da época nos assuntos da Ordem.

Na França, criaram o Rito Moderno que não questionava a existência  de Deus e não obrigava que a bíblia estivesse presente nas sessões maçônicas. Foram chamados de ateus, mas justificavam que esta era uma questão de foro íntimo de cada um e que tal assunto não interessava para a Maçonaria.

Foi dessa Maçonaria francesa que se originaram as primeiras Lojas brasileiras, como hoje as conhecemos. 

Faço todo esse relato para que os irmãos sintam como foi e tem sido difícil para nós maçons livrarmo-nos de tudo aquilo que impede sermos verdadeiros investigadores da verdade mesmo que transitória.

Assim, esperamos que as nossas mentes continuem cada vez mais, sendo abertas, para que possamos cumprir o nosso papel na sociedade, combatendo os fanatismos e livrando-nos de dogmas que possam servir como empecilhos para a busca da verdade.

Que o G.˙. A.˙. D.˙. U.˙. a todos ilumine e guarde.





setembro 28, 2024

ORAÇÃO EM KANSAS CITY


ORAÇÃO feita em Kansas, EUA, na sessão de abertura do Senado. 

Parece que a oração ainda perturba algumas pessoas.

Quando o Ministro evangélico Joe Wright foi convidado a abrir a nova sessão do Senado de Kansas, todos estavam esperando as generalidades usuais, mas isso é o que eles ouviram:

"Pai celestial, nós estamos diante do Senhor hoje para pedir o seu perdão e buscar sua direção e orientação. Nós sabemos que sua palavra diz:

"Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo"! (Isaías 5:20)     

*SENHOR, isso é exatamente o que fizemos.*

*Perdemos nosso equilíbrio espiritual e pervertemos nossos valores.*

*Nós ridicularizamos a verdade absoluta da sua palavra e chamamos de pluralismo.*

*Nós adoramos outros deuses e chamamos de multiculturalismo.*

*Nós endossamos a perversão e chamamos de estilo de vida alternativo.*

*Nós exploramos os pobres e chamamos de loteria.*

*Recompensamos a preguiça e chamamos de bem-estar.*

*Nós matamos nossos fetos e chamamos isso de decisão.*

*Temos aborcionistas e achamos justificável.*

*Negligenciamos disciplinar nossos filhos e chamamos de construção de autoestima.*

*Nós abusamos do poder e o chamamos de política.*

*Desviamos fundos públicos e chamamos de despesas essenciais.*

*Temos institucionalizado o suborno e o chamamos de verba de gabinete.*

*Nós cobiçamos as posses do nosso vizinho e chamamos de ambição.*

*Nós poluímos a mídia com palavrões e pornografia e chamamos a liberdade de expressão.*

*Ridicularizamos os valores honrados pelo tempo de nossos antepassados e chamamos de esclarecimento moderno.*

*Sonda-nos, oh Deus e conhece nossos corações hoje; Limpa-nos de todo pecado e nos liberte de toda imundície. Amem!"*

A resposta foi imediata. Vários legisladores saíram durante a oração em protesto.

Em poucas 6 semanas, a igreja cristã central, onde o Rev. Wright é pastor, registrou mais de 5.000 telefonemas com apenas 47 dessas chamadas respondendo negativamente.

A igreja agora está recebendo pedidos internacionais de cópias desta oração desde Índia, África e Coréia.

Com a ajuda do Senhor, que esta oração passe pela nossa nação e sinceramente, se torne nosso desejo para que possamos ser novamente chamados de "uma nação onde DEUS está acima de todos".





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