outubro 05, 2024

Significado da palavra AMEN - Kleber Siqueira

 

O ensino da Torah e dos demais livros que compõe a Tanach

A palavra AMEN deriva da frase em hebraico “El Melech Ne’eman” (“Deus, Rei Fiel“), que pode ser identificada no Livro de Deuteronômio (Debarin), especificamente no capítulo 7, verso 9. Essa passagem diz:

Saibam, portanto, que o Senhor, seu Deus, é o Deus, o Deus fiel, que mantém a aliança e a benignidade com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos, por mil gerações”.

Em hebraico, a parte relevante da passagem é:

” יְהוָה אֱלֹהֶיך ָ הוּא הָאֱלֹהִים הָאֵל הַנֶּאֱמָן “

Dividindo:

  • הָאֵל (HaEl) = O Deus
  • הַנֶּאֱמָן ( HaNe’eman ) = O Fiel

Estas palavras podem ser consideradas como correspondendo às letras do que compõe a palavra AMEN:

  • א (Aleph) de “El” (Deus)
  • מ (Mem) de “Melech” (Rei)
  • נ (Num) de “Ne’eman” (Fiel)

Assim, a sigla AMEN está embutida na idéia transmitida nesta passagem, enfatizando a fidelidade e a soberania de Deus.

Desse modo, o conceito do “AMEN” na tradição judaica é diferente da frase “então seja” (no inglês, so be it).

  • A palavra hebraica “Amen” ( אָמֵן ) é freqüentemente usada no final das orações e significa “que seja assim”, “verdadeiramente” ou “em verdade”.
  • Significa afirmação, acordo e confirmação.
  • Na liturgia judaica, AMEN é frequentemente entendido como um acrônimo para “El Melech Ne’eman ” (“Deus, Rei Fiel”), sublinhando uma declaração de fé e confiança na verdade e fidelidade de Deus.

QUE ASSIM SEJA (no inglês, so mote it be)

  • Esta frase é comumente associada à tradição maçônica e a algumas outras tradições rituais.
  • É usado no final de orações ou declarações e significa “assim pode ser” ou “que assim seja”.
  • A frase expressa uma forte afirmação e uma esperança ou desejo de que o que foi afirmado aconteça.

Embora tanto “Amen” quanto o “que assim seja” sejam usados para significar acordo e afirmação no final de declarações ou orações, “Amen” carrega conotações teológicas específicas dentro do contexto da fé e prática judaica, enfatizando particularmente a crença na fidelidade de Deus. Em contraste, o “que assim seja” é mais comumente encontrado no contexto de certas tradições fraternas ou rituais e não carrega as mesmas implicações teológicas.

Os Salmos de David e o AMEN

A palavra “Amen” aparece em vários Salmos do Tanach. Aqui estão algumas referências específicas:

  1. Salmo 41:14 (41:13 nas Bíblias cristãs): Hebraico: בָּרוּךְ יְהוָה אֱלֹהֵי יִשְׂרָאֵל מֵעֹולָם וְעַד־עֹולָם אָמֵן וְאָמֵן׃ Tradução: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade. Amen e amen.”
  2. Salmo 72:19 : Hebraico: וּבָרוּךְ שֵׁם כְּבוֹדוֹ לְעוֹלָם וּמָלֵא כְבוֹדוֹ אֶת־כָּל־הָא ָרֶץ אָמֵן וְאָמֵן׃ Tradução: “E bendito seja o Seu glorioso nome para sempre; e que toda a terra se encha da Sua glória. Amen e Ameén.”
  3. Salmo 89:53 (89:52 nas Bíblias cristãs): Hebraico: בָּרוּךְ יְהוָה לְעוֹלָם אָמֵן וְאָמֵן׃ Tradução: “Bendito seja o Senhor para sempre. Amen e amen.”
  4. Salmo 106:48 : Hebraico: בָּרוּךְ יְהוָה אֱלֹהֵי יִשְׂרָאֵל מִן־הָעוֹלָם וְעַד הָעוֹלָם וְאָמַר כָּל־הָעָם אָמֵן הַלְלוּיָהּ׃

Tradução: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E diga todo o povo: Amen. Louvado seja o Senhor.”

Nessas passagens, “Amen” é usado para expressar forte afirmação e concordância, muitas vezes concluindo doxologias e louvores a Deus.

Passagens do B’rit Hadashah (Novo Testamento), onde o AMEN é mencionado neste mesmo significado teológico judaico.

No B’rit Hadashah (Novo Testamento), a palavra “Amen” é frequentemente usada com o mesmo significado teológico que na tradição judaica, significando afirmação, acordo e verdade. Importante lembrar que os autores dos livros que compõem o Novo Testamento eram judeus, mas escreveram os referidos livros em grego. Exceção para o livro de Mateus, escrito em hebraico.

Logo, os referidos escritos produzidos por autores que refetiam a cultura judaica e não a grega não alteraram a sua cultura original pelo simples fato de utilizarem o grego, uma lingua que era muito difundida no mundo da época de Jesus.

Exemplificando, um escritor brasileiro utilizando o idioma ingles para descrever a cultura religiosa brasileira, não iria descrever a cultura religiosa anglo-saxônica ao invés da brasileira, pelo simples fato de utilizar o idioma ingles.

Seguem alguns exemplos da aplicação do “Amen” no Novo testamento:

  1. Mateus 6:13 (Oração do Pai Nosso): “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre . Amén.” Este uso de “Amen” conclui uma oração, ecoando a prática judaica de encerrar as orações com uma forte afirmação.
  2. Romanos 1:25 : “Quem mudou a verdade de Deus em mentira, e adorou e serviu mais à criatura do que ao Criador, que é bendito para sempre . Amen. Nessa passagem, o “Amen” é usado para afirmar uma doxologia, semelhante ao seu uso nos Salmos.
  3. 1 Coríntios 14:16 : “Do contrário, quando você abençoar com o espírito, como aquele que ocupa o lugar dos iletrados dirá Amen em sua ação de graças, visto que ele não entende o que você diz?” Esta passagem destaca a prática de dizer “Amen” em resposta a bênçãos e orações, enfatizando o acordo e a compreensão comunitária.
  4. 2 Coríntios 1:20 : “Pois todas as promessas de Deus nele são sim, e nele Amen, para a glória de Deus por nós.” Este versículo usa o “Amen” para expressar a certeza e afirmação das promessas de Deus.
  5. Efésios 3:21 : “A ele seja a glória na igreja por Cristo Jesus, em todos os tempos, no mundo sem fim. Amen.” Outro exemplo de doxologia terminando com “Amen”.
  6. Apocalipse 1:7 : “Eis que ele vem com as nuvens; e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as famílias da terra lamentarão por causa dele. Mesmo assim, Amen.” “Amen” aqui serve para afirmar a verdade e a certeza da visão profética.
  7. Apocalipse 22:20-21 : “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente venho sem demora. Amen. Mesmo assim, vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amen.”

Os versículos finais do Novo Testamento terminam com “Amen”, significando afirmação e um desejo fervoroso pelo retorno de Cristo.

Nestes exemplos, “Amen” mantém o seu significado teológico judaico tradicional de expressar verdade, certeza e acordo, demonstrando continuidade entre as práticas judaicas e cristãs primitivas.

Amém ou Amen?

Amém com M tem o mesmo valor numérico 81 que correponde às palavras: calamidade, ídolo, deus falso, dor, Edom e iniquidade.

Amén com N tem o valor numérico 91. É o acrônimo da frase “El Melech Ne’eman” que significa “O Eterno é Rei Fiel” ou ” D’us é Rei Fiel“.

Da próxima vez que você quiser desejar uma bênção à alguém escreva e pronuncie essa palavra da forma correta:

Amen!

Sejamos Luz para o mundo

outubro 04, 2024

ARLS LIBERTAS n. 35


O prédio longo e estreito, de fachada preta, em uma íngreme ladeira da capital paulista, que margeia um dos principais monumentos da cidade, os Arcos do Bixiga, esconde uma das Lojas mais antigas do país, a ARLS Libertas n. 35,  fundada em 1921 e da qual participou como maçom, o irmão Jânio da Silva Quadros, que se tornaria Presidente do Brasil e que, como prefeito,  redescobriu e revitalizou este histórico monumento.

Publiquei a primeira edição do  livro "O caminho da Felicidade" em 2003 e comecei a fazer visitas e palestras. Uma das primeiras visitas foi a esta Loja e ontem tive a ventura de voltar a visita-la e encontrar um irmão que contou ter adquirido a primeira edição do livro provavelmente nesta ocasião.

Sob a tranquila e segura condução de seu Venerável Mestre Getúlio Barroso de Sousa Jr., que sucedeu no Trono de Salomão ao seu irmão carnal Alberto Monteiro Barroso de Sousa, assisti a uma bela sessão onde pude proferir uma mini palestra que gerou grande interesse e participação dos irmãos.

Doei um dos meus livros para a biblioteca da Loja que tem um belo museu de sua história, e recebi como brinde uma revista, editada anualmente há mais de 25 anos e que conta as realizações da Loja naquele período.

Neste dia eu comemorava 43 anos de minha iniciação na Ordem e para minha agradável surpresa a data foi festejada pelos irmãos reunidos para o agradável ágape.


ARLS GUATIMOZIN n. 66



Retorno em visita a esta Loja para assistir a excelente palestra realizada pelo irmão Allan Silvestre dos Santos sobre o tema "Rito Escocês Antigo e Aceito - buscando o que se perdeu", uma visão original e criativa do palestrante que misturou maçonaria, matemática, filosofia e medicina em uma deliciosa salada que motivou muitas reflexões. 

A sessão foi conduzida com tranquilidade pelo Venerável Mestre Roberto Kiyoshi Adaniya e ao final os irmãos presentes foram brindados com um livro.

EM QUE TRABALHAM OS APRENDIZES ? - Luiz Santtos

 


Quanta vezes já ouvimos esta pergunta e, refletindo sobre ela (?) compartilho aqui minha reflexão sobre a resposta, conhecida por todos nós. Os aprendizes trabalham em *DESBASTAR E ESQUADREJAR* a Pedra Bruta. Foquemos na análise semântica: 

1. DESBASTAR: tirar o excesso; limpar;  desengrossar, aparar. 

2. ESQUADREJAR: Significa cortar, riscar, dispor em esquadria, em anguloa retos. Esquadrejar a pedra bruta significa transforma-la em um cubo.

Tanto o desbaste quanto o esquadrejamento devem ser constante no trabalho do Maçom.

 Ao retirar os excessos ( o que não agrega) o Obreiro apara suas arestas e torna-se apto a conviver com os demais,  dentro e fora da Maçonaria.

 O esquadrejamento visa a obtenção do formato mais adequado para a construção de Templos a virtudes e Masmorras ao vício. O trabalho na pedra bruta começa no grau de Aprendiz e nos acompanha em toda a jornada maçônica.


 

MESTRE DE BANQUETE - Almir Sant’Anna Cruz


Joia - Cornucópia

Do latim cornu copiae, que significa chifre da abundância.

Seu significado remonta a mitologia greco-romana, em que a cabra Amalteia amamentou, quando criança, Zeus (Júpiter).

Representada por um vaso em forma de chifre, com abundância de frutas e flores dele transbordando, simboliza a fertilidade, a riqueza, a fartura e a abundância.

Investidura e Posse

Com a seguinte fala do Venerável Mestre eleito:

Irmão Mestre de Banquete, entregando a Joia de vosso cargo, a Cornucópia, invisto-vos da responsabilidade das ceias oferecidas pela Loja.

Que os ágapes fraternais por vós organizados sirvam para unir ainda mais a Família Maçônica.

Avental

O Avental dos Mestres difere em função da Potência e já foi descrito na página 36.

Alfaias - Avental de Mestre e Colar com a joia do cargo.

*Instrumentos de trabalho* Não há.

*Correspondência na Abobada Celeste* Não há.

Atributos do cargo

Compete ao Mestre de Banquete a organização das refeições, ágapes e banquetes ritualísticas que ocorrem sobretudo nos solstícios de verão e de inverno.

A Loja de Mesa

A Loja de Mesa ou Banquete Ritualístico é uma Sessão Maçônica Especial no Grau de Aprendiz, com seu Ritual próprio e, portanto, todos devem estar devidamente paramentados e o local a coberto das vistas e indiscrições profanas.

Realiza-se em uma grande mesa em forma de ferradura, cuja volta corresponde ao Oriente e as extremidades ao Ocidente.

As Dignidades e Oficiais sentam-se na parte externa da mesa, conforme suas posições em Loja, como exemplificado abaixo.

(...) 

Cada Potência Maçônica possui o seu Ritual e eles diferem uns dos outros.

Terminologia Especial

Bebidas

Servir a bebida nos copos = carregar

Alinhar os copos = alinhar

Beber à saúde = fazer fogo

Água = pólvora fraca

Café = pólvora preta

Cerveja = pólvora amarela

Destilados = pólvora forte

Licores = pólvora forte

Vinho branco = pólvora branca

Vinho rose = Pólvora rosa 

Vinho tinto = pólvora vermelha

*Comidas*

Comer = demolir os materiais

Doces = betume

Iguarias = materiais

Pão = pedra bruta

Pimenta = areia amarela

Sal = areia branca

Materiais

Cadeira = mocho

Colher = trolha

Copo = arma ou canhão

Faca = espada ou alfange

Garfo = picareta ou alvião

Garrafa = barrica

Guardanapo = bandeira pequena

Luzes = estrelas

Mesa = bandeja grande ou oficina

Prato = telha

Toalha = bandeira grande ou véu

Travessa = bandeja

Um Banquete Ritualístico no Século XVIII

Em 1742 ocorreu o segundo processo instaurado contra a Maçonaria pela Inquisição em Portugal, onde fomos buscar como se processavam os banquetes ritualísticos, nos depoimentos do Venerável Mestre Irmão John Coustos, suíço naturalizado  inglês e do 2º Vigilante, o Irmão francês Alexandre Jacques Mouton:

John Coustos: “... por ordem do Mestre vão todos para a mesa que se acha separada de iguarias e bebidas, à custa do que entra de novo, e sentados todos por sua ordem entram a comer até que o Mestre dá três pancadas na mesa com um martelinho pequeno, que é o sinal estabelecido entre eles, para se haverem de levantar todos; o que com efeito fazem, e pegando cada um deles em seu copo, ao mesmo tempo que o Mestre, o levantam ao ar com a mesma igualdade, e dali a chegam à boca para beber, observando nessas ocasiões a mesma formalidade que os soldados costumam praticar no manejo de suas espingardas; bebendo todos à saúde d’El Rei e da congregação, tornam a ficar com os copos no ar, e dali chegam três vezes à cara, e ultimamente os tornam a assentar na mesa, e depois continuam a comer”.

Alexandre Mouton “... começaram a comer, e quando quiseram beber fez o Mestre sinal para isto, pegando com a mão direita no seu copo, dizendo: peguem nas armas, e levando ao ar, e dizendo: armas  à cara e chegando-o à boca  disse: fogo e bebeu, e em tudo o imitaram, e ao mesmo tempo todos os Companheiros e o primeiro brinde foi à saúde  de El Rei, o segundo à do Grão-Mestre e a terceira a dos novamente recebidos naquela companhia, e sem sinal do Mestre nenhum podia beber”. 

(Arquivo Nacional da Torre do Tombo – Inquisição de Lisboa – Processos 10.115 e 257).

Do livro Manual dos Cargos em Loja do REAA - Interessados no livro contatar o Irm.’. Almir o WhatsApp (21) 99568-1350

outubro 03, 2024

ARLS MARECHAL NEIVA 32


 

       A ARLS Marechal Neiva n. 32 tem 97 anos de serviços prestados à maçonaria e a sociedade e faz jus aos títulos de Grande Benfeitora e Grande Benemérita. Na noite de ontem, sob a segura condução do seu Venerável Mestre Dalton Selofite, e apesar da imensa confusão do transito defronte ao Palácio Maçônico em decorrência de um evento político, 31 irmãos participaram da sessão de palestra na qual pude apresentar o tema de um de meus livros "Maçonaria de Isaac Newton á internet".
    Três delegados do Grão Mestre participaram da sessão, o irmão José Alexandrino de Souza, Delegado Distrital da 1a. Região, irmão André Lino Fernandes, Delegado Distrital do 16o Distrito da 1a. Região, e o Ir. Geraldo Magela Ribeiro, Delegado Regional da 1a Região, e que foi contemplado no sorteio do livro que ofereci à Loja.
    A palestra prevista para 30 minutos acabou durante cerca de uma hora devido ao interesse despertado, e ao final o irmão Magela disse que infelizmente não tínhamos mais tempo, pois ouviria por mais uma hora se fosse possível.
    Como sempre acontece, as minhas palestras são remuneradas com cestas básicas doadas pelas Lojas ou organizadores para instituições de caridade locais. No caso, a doação da ARLS Mal. Neiva será dividida entre duas instituições, o Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar e a Associação Beneficente Anjos de Cristal.
    Uma palestra de uma hora causa aproximadamente o mesmo desgaste físico e intelectual de uma partida de futebol profissional e na minha idade isto é muito cansativo, mas a alegria de poder compartilhar conhecimento e beneficiar entidades de auxílio a pessoas necessitadas compensa regiamente todo o esforço e tenho certeza de que o GADU estará nos abençoando a todos por isso.

    

43 ANOS DE MAÇONARIA

 


Bom dia meus irmãos. No dia de hoje, 3 de outubro, completo 43 anos da minha iniciação na ARLS Estrela do Sul n. 3 em Campo Grande, MS, no acanhado templo da Rua José Antonio, hoje tombado pela Prefeitura como imóvel histórico. 

Atualmente a Loja desfruta de um dos mais belos templos do país.

Meu padrinho, já falecido, Sandoval Ribeiro Soares, era um dos maiores empresários do Estado, dono de uma rede de supermercados e meu patrão que se tornou meu melhor amigo. Homem digno, honrado e trabalhador que de uma barraca de feirante construiu um império e era um exemplo de cidadão.  

Percorri a senda do grau 1 ao 33 e hoje, depois de mais de quatro décadas de dedicação à Ordem, como estudioso, escritor e palestrante ainda me vejo no início da longa estrada cujo final nem consigo vislumbrar.

A maçonaria tem sido parte importante, eu digo mesmo essencial de meus 73 anos de vida e tenho profundo orgulho de poder chamar a tantas pessoas queridas, em todo o Brasil e em tantas partes do mundo, de "meu irmão", inclusive a meu próprio filho. 

Muitos dos meus irmãos gêmeos na descansam no Oriente Eterno, mas vivem em minha memória.

Visitei centenas de Lojas no Brasil e no exterior. fiz centenas, senão milhares de palestras maçônicas. escrevi muitos textos a respeito, alguns livros e também  na Internet.

O que aprendi nestes 43 anos? Qual foi o segredo revelado?

Se é que a maçonaria tem algum segredo além dos sinais de identificação, reside na extraordinária ligação que se estabelece entre seus membros que passam a se considerar uma única família, presente em todos os recantos da Terra. Uma confiança absoluta, uma fé incondicional de que seu irmão, onde quer que ele esteja, qualquer que seja a sua condição sócio-econômica, professa os mesmos valores de ética, decência e justiça.

Cada um de nós age a sua maneira para tornar o seu lar, a sua cidade, o mundo, um lugar melhor para se viver, para proteger os menos favorecidos, para valorizar as boas ações.

Será que há gente que não presta na maçonaria? É claro que sim, no Vaticano também. Mas não existe nenhuma organização no planeta com tamanha quantidade de pessoas justas, buscando em suas atitudes estar o mais próximo possível da perfeição. E também pude observar que a maçonaria acaba por expulsar de seu seio aqueles que não se enquadram em sua ética. Eles passam mas não ficam na Ordem.

Hoje pertenço aos quadros da ARLS Tríplice Aliança 341 de Mongaguá e prossigo trilhando a senda maçônica. Para meu orgulho estou presidente da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras, um espaço de cultura e conhecimento maçônico que congrega 70 dos melhores intelectuais da Ordem no país.

Que o GADU os abençoe e a todos meus queridos irmãos.

SHANÁ TOVÁ 5785 - ROSH HASHANÁ - Adilson Zotovici



É chegado um novo ano

Dessa milenar cultura

Despertar no cotidiano

Balanço a propositura


Sentimento em cada arcano

O universo em candura

Julgamento Divino, humano

Que o próprio ser se mensura


Livre do mal, do tirano,

Pães, maçã, mel, com fartura

À saúde, à semeadura


Livre do vício mundano

Com Fé, Esperança, ventura

Feliz ano se amoldura !


Adilson Zotovici - Aos amados irmãos Israelitas e a todos

CONSORCIADOS NA ARTE REAL - Roberto Ribeiro Reis




Minha esposa é pessoa singela,

Sempre admiradora da Arte Real.

Ama o que ela tem de fraternal,

Sou feliz em tê-la, nobre donzela!


A despeito de todo preconceito,

Ela entende o que é Maçonaria,

Que a ela pertencer é honraria,

Daí o porquê de seu respeito.


Ó quão bom é estar consorciado

Com donzela tão compreensiva,

Recebe as cunhadas, tão efusiva,

Assim a tenho muito observado.


Nunca precisei de um cadeado,

Algemas, chineladas ou açoite,

Ela que, durante o dia ou à noite,

À loja tem sempre me motivado.


Participa do ágape, ao meu lado,

E, se preciso, me oferece seu colo.

Se eu pudesse estenderia ao solo

Para ela um tapete avermelhado.


Viver com ela, sendo abençoado:

Isso faz parte da minha boa sorte.

Meu porto seguro, o rumo, o norte,

Nas glórias que temos conquistado.

outubro 02, 2024

ARLS BANDEIRANTES 103



Visitei na noite de ontem a tradicional ARLS Bandeirantes 103, que funciona no Palácio Maçônico da GLESP.

O Venerável Mestre, irmão Gaston Eduardo Krause, conduziu uma sessão muito interessante, na qual apresentou, em audiovisual, a importância da mentoria criada pela GLESP. Pode se constatar que a aplicação da mentoria, com seus excelentes materiais de educação maçônica, irá proporcionar uma efetiva elevação do conhecimento maçônico.

Tive a oportunidade de fazer uma mini palestra a respeito de alguns dos meus livros que agradou aos irmãos e ofereci para sorteio o livro "Maçonaria de Isaac Newton a internet", prêmio que coube ao irmão Marcelo Valim.

Foi uma noite muito agradável e os irmãos me receberam com grande simpatia e carinho.

Shaná Tová Umetuká


Um ano judaico que termina

E outro que já vai começar

Prepare-se pra ouvir muito

Shaná Tová Umetuká!

Mas se você está confuso

Achando que não entendeu

Desejo um ano bom e doce

Na língua do povo judeu

Mais uma boa oportunidade

De corrigir os erros do passado

Pedir perdão aos ofendidos

Deixar todo o rancor de lado

Mesmo se não for judeu

Junte-se à nossa torcida

Cristão, muçulmano, ateu

Todos inscritos no Livro da Vida

Com inúmeras realizações,

Saúde, amor e muito mais

Para nós e nossos vizinhos,

Que o Ano Novo traga a Paz

É amanhã, tá chegando!

A festa já vai começar

Não tem fogos de artifício

Mas tem o toque do shofar

Não tem champanhe, sete ondas,

Nem oferenda pra Iemanjá

O ano é 5785,

Não me canso de contar

Espero que tenham gostado

Do Rosh Hashaná formato cordel

Que seu Ano Novo seja ótimo,

Mais doce que maçã com mel. 🍎🍯🍎🍯🍎🍯🍎🍯


(Autor desconhecido)

O ESPÍRITO DA MAÇONARIA


Pode ser aconselhável definir as duas palavras "Loja" e "Constituição", de forma a que o seu significado verdadeiro possa estar corretamente nas nossas mentes.

Uma Loja é, em primeira instância, um lugar onde os maçons se reúnem e aí desenvolvem o trabalho do Ofício, continuam com o trabalho de construção do Templo do senhor, entram, passam e erguem-se maçons. É proeminentemente um lugar para trabalho, para a assunção de responsabilidades e para as atividades conjuntas dos maçons reunidos, a trabalhar na forma devida e sob o comando correto.

Uma Loja é também um símbolo, ou forma exterior e visível, de uma realidade interior e espiritual. Isto é freqüentemente esquecido pelo maçom mediano que recusa reconhecer a sua base espiritual, estando ocupado inteiramente com as suas implicações éticas. Esta definição leva o conceito para dentro e traz-nos perante o verdadeiro trabalho da Maçonaria, apresentando-nos o seu aspecto subjetivo, ligando assim a realidade exterior e interior. Por estas palavras é definida a maior tarefa da Maçonaria, quando avança, na Nova Era que se avizinha, para ligar "aquilo que está dentro com aquilo que esta fora" e para abarcar o mundo do tangível e conhecer com isso as realidades tangíveis e intangíveis. Este é o problema com que os maçons se defrontam hoje. Devem ver se aquilo que está por baixo e visível é verdadeiro e alinhado exatamente com o projeto que está foi colocado sobre a prancha de desenho pelo Grande Arquiteto do Universo. É por essa razão que o projeto sobre a prancha de desenho é chamado uma Loja por alguns grupos de Maçons, em seu grau específico. 

A definição de uma Loja como um lugar de encontro de maçons é uma das implicações menos importantes. Predominantemente, é uma representação de uma condição, atividade ou padrão invisível; é um símbolo de algo que pode ser conhecido, mas para qual é necessário fazer alguns preparativos devidos. Os maçons não devem ser admitidos com ligeireza aos Mistérios do Ofício. É a sua representação pictórica ou materialização dos planos de Deus para a Humanidade, revelados claramente ao Homem, assim os possa interpretar, por intermédio dos símbolos tão ricamente manifestados no Templo, nos rituais e nos planos simbólicos colocados na prancha de desenho. Assim deve ser encarada como uma assembléia de irmãos que se encontram, na forma devida, para estudar as verdades interiores ou mistérios, que -- quando compreendidas – permitirão ao Homem cooperar mais vital e utilmente com o propósito divino.

A construção de uma Loja deve assim estar conforme com estes requerimentos e estar alinhada com o propósito interior. Este fato está a surgir lentamente nas mentes dos maçons de hoje que pensam e o interesse mais novo está a mudar para um mundo interno de significado e de valores. Isto é indicado pela nova literatura maçônica. Os homens não se satisfazem com reuniões numa sala adornada por símbolos, participações em rituais curiosos e invulgares e dedicações de tempo, pensamento e dinheiro a algo sem qualquer significado vital e que os conduza a nenhuma compreensão ou recompensa real, exceto o inculcar dessa moralidade, caridade, conhecimento, benevolência e relacionamento fraternal que permita a um homem passar, livre e aceite, para a Loja no Alto. Estas recompensas têm o seu valor inestimável, mas não únicas, pois são também os atributos e objetivos de todos os homens bons e o caráter fundamental de todo o ensinamento religioso no mundo.

Alguma coisa mais deve ser garantida e provada sobre a Maçonaria, se pretender manter a sua direção sobre os corações e mentes dos homens por muito mais tempo. Hoje existem cerca de cinco milhões de maçons no mundo a trabalhar sob os Ritos de Iorque ou Escocês e a sua inteligência não estará satisfeita para sempre com uma representação ritual sem significado de verdades não reconhecidas. A sua compreensão está a atrair muita da literatura especulativa dos nossos dias, estando hoje a levar os verdadeiros maçons por outras linhas de pensamento e mais profundamente dentro do mundo das idéias e significado interior do que jamais tinha acontecido antes.

A palavra "Constituição" traz consigo duas inferências vitais. Procede de duas palavras latinas: "statuere", aquilo que está e é estabelecido, fixo ou determinado e "con", significando "juntos", o que está estabelecido, fixado e em uníssono com outros. Os maçons devem ligar este pensamento com o nome de um dos Pilares encontrados no Pórtico do Templo do Rei Salomão. O seu significado é "Ele estabelecerá". A idéia surge de uma predeterminação na mente do Altíssimo do que deve ser estabelecido pela constituição de uma Loja; este propósito divino, ou plano, apela à cooperação (o estabelecimento com) entre o Grande Arquiteto do Universo e os Seus construtores, o Ofício reunido para trabalhar numa Loja. Apela à cooperação entre todos os membros de uma Loja para essa formação conjunta que é necessária de forma a estabelecer, fixar e materializar o plano.

Uma Loja é também uma Loja devidamente constituída quando é "levantada" corretamente, para usar a expressão corrente. Ligação com este trabalho de uma Loja, enquanto devidamente constituída e enquanto a trabalhar constantemente para uma certa idéia, pode ser útil dar aqui alguns pensamentos chave. Estes devem lançar luz sobre todo o assunto e trazer iluminação ao maçom que está devidamente orientado para o Oriente. As afirmações antigas seguintes, dadas por ordem do seu significado, podem revelar-se de utilidade real. Todavia, não são dadas na ordem normalmente indicada.

Que o que está em baixo seja como o que está em cima; 

Existe um padrão, traçado no Céu, com qual a Humanidade se deve conformar eventualmente; 

Três Mestres Maçons dirigem uma Loja; 

Cinco Mestres Maçons dão forma a uma Loja; 

Sete Mestres Maçons constituem uma Loja de maçons; 

Sete Mestres Maçons tornam-na perfeita; 

Entremos na luz, passemos do irreal ao real e sejamos erguidos para a vida;

Estes são os setes aforismos mais importantes da Maçonaria. Mas, por tanto tempo que a forma exterior da Maçonaria atraiu a atenção dos irmãos, que é difícil para muitos reconhecer que tudo o que possuímos hoje é uma forma simbólica que atualmente encarna verdades espirituais interiores não reconhecidas. O tempo deve chegar em que esse CENTRO de onde saiu a PALAVRA – essa PALAVRA que foi cometida aos três Grão-Mestres, o Rei Salomão, Hiram, Rei de Tiro, e Hiram Abiff – deva ser o Centro em que todos os Mestres Maçons ocupem a sua posição e trabalhem a partir daí. Só então poderá ser recuperada a Palavra Perdida e o trabalho da Trindade de MESTRES concretizado na Terra. Só então pode o Plano ser visto na sua pureza e só então pode a divina Prancha de Desenho ser compreendida com o "olho da visão". 

Este é o "simples olho" a que se referiu o grande Carpinteiro de Nazaré, o qual, quando ativo, habilitará o seu possuidor a reconhecer que "todo o corpo está cheio de luz". O significado, considerado maçonicamente, destas palavras de Cristo é freqüentemente esquecido. Podemos aqui lançar alguma luz sobre o símbolo do "OLHO" tão bem conhecido no Ofício. 

Desde tempos imemoriais e em ligação com os Mistérios antigos, as palavras, "assim em cima como em baixo" foram proclamadas e indicaram o propósito de todo o trabalho maçônico. No céu, existe um Templo "eterno, não feito com mãos". A este Templo preside a Deidade Triuna. Constitui o modelo do que aparece na Terra, ou "em baixo". Sob o domínio desta Trindade de Pessoas, existem os Construtores do templo celeste e são – simbolicamente falando – sete em número. Os "Sete, dirigidos pelo UM e os Três". É por essa razão que "três dirigem uma Loja e sete constituem uma Loja e tornam-na perfeita". Isto foi-nos narrado com beleza nas estrofes seguintes, tiradas de um escrito muito antigo, que precede em muito a Bíblia Cristã. Foi redigido na forma modernizada seguinte.

"Que o Templo do Senhor seja construído", gritou o sétimo grande anjo. Então, para os Seus lugares no Norte, no Sul, no Ocidente e no Oriente, sete grandes Filhos de Deus moveram-se com passo medido e ocuparam os Seus assentos. O trabalho de construção era começado.

As portas foram fechadas e vigiadas. As luzes brilhavam esbatidas. As paredes do Templo não podiam ser vistas. Os Sete estavam silenciosos e as Suas formas estavam veladas. O tempo não tinha chegado para a irrupção da LUZ. A PALAVRA não podia ser pronunciada. Só um silêncio reinava. Entre as sete Formas, o trabalho prosseguia. Uma chamada silenciosa partiu de cada um para o outro. Todavia, a porta do Templo permanecia fechada... À medida que o tempo passava, fora das portas do Templo, os sons da vida eram ouvidos. A porta era aberta e a porta era fechada. Cada vez que abria, um Filho de Deus menor era admitido e o poder no interior do Templo crescia. Cada vez, a luz crescia com mais força. Assim, um por um, os filhos dos homens entravam no Templo. Passavam de Norte para Sul, de Ocidente para Oriente e, no centro, no coração, encontraram luz, encontraram compreensão e o poder para trabalhar. Entraram pela porta. Passaram perante os Sete. Ergueram o véu do Templo e entraram na luz.

O Templo crescia em beleza. As suas linhas, as suas paredes, decorações e a sua largura, profundidade e altura emergiram lentamente à luz do dia.

Vinda do Oriente, uma palavra partiu: "Abri a porta a todos os filhos dos homens, que vêm de todos os vales obscurecidos da terra e deixai-os procurar o Templo do Senhor. Dai-lhes a luz. Desvelai o santuário interior e, pelo trabalho de todos os Obreiros do Senhor, estendei o Templo do Senhor, e assim irradiai os mundos. Fazei soar a Palavra criativa e levantai os mortos para a vida".

Assim será o Templo da Luz levado do céu para a terra. Assim serão as suas paredes erguidas sobre as planícies da Terra. Assim a luz revelará e alimentará todos os sonhos dos homens.

Então o mestre do oriente despertará todos que estão adormecidos .Então o Vigilante do Ocidente experimentará e provará todos os verdadeiros buscadores da Luz. Então , o Vigilante do Sul instruirá e auxiliará os cegos. Então, o Portão para o Norte ficará completamente aberto , pois ai

O Mestre invisível com a mão acolhedora e coração compreensivo para conduzir o candidato para o Oriente, onde a Verdadeira Luz continua a Brilhar . . . 

"Mas porque esta abertura das portas do Templo? "interrogam os maiores dos sete, os Três sentados. "Porque chegou a hora; os Obreiros estão preparados Deus criou na Luz . Os seus Filhos podem agora criar. Não existe mais nada por fazer ". 

"Faça-se assim", veio a resposta dos maiores do sete, os Três sentados.

"O Trabalho pode agora começar . Que todos os Filhos da Terra comecem a Trabalhar " . . . 

Adaptado do Livro – "O Espírito da Maçonaria "- Foster Bailey (Desconheço o autor)

MAÇONARIA E CIDADANIA - Kleber Siqueira