outubro 12, 2024

OLHOS DE VER, OUVIDOS DE OUVIR: - Aldy Carvalho


Olhos de ver, ouvidos de ouvir

 Atentos às paixões que nos cegam

Irmãos, semeemos o bem e o bem havemos de colher.

As paixões, normalmente pregam peças, nos desviando do bom caminho.

Se considerarmos que nossas dificuldades são vazios de nossas imperfeições que a vida em suas leis naturais tenta por no prumo; que o nosso cotidiano é povoado por desajustes emocionais e incertezas perante a vida e que, muitas vezes esses desajustes e incertezas se dão por sucumbirmos aos apelos de nossas vaidades;

Considerando ainda que pregamos e buscamos internalizar em nossas mentes ser fundamental para galgarmos degrau mais elevado na escada de Jacó, vencer nossas paixões. É preciso que estejamos atentos para que o materialismo que se nos apresenta diuturnamente com seu canto de sereia imediatista não nos tampe os sentidos.

A busca desenfreada por uma felicidade, muitas vezes estampada em promessas fáceis, muitas delas, corriqueiras, encontradas no mercado da fé, atropela-nos o caminho da evolução enquanto seres reconhecidamente destinados ao progresso.

É preciso que estejamos atentos para o trabalho diário e constante de burilamento do nosso templo interior, fazendo vôos razantes, para dentro de nós mesmos no afã de nos reconhecermos capazes de cada vez ser melhores e assim usar bem das nossas potencialidades. "Todo campo de ação humana tem prazeres fáceis e caminhos pueris”, no entanto, temos diante de nós, usando do bom dissernimento, no caminho das boas realizações, o caminho que edifica.

Na luta diária do trabalho pelas realizações, tantas vezes confundimos conquistas e vitórias pessoais com o trabalho solidário que devemos empreender em prol do bem comum.

Sejamos calmos e prudentes, porém atentos aos ensinamentos das léguas que percorremos nesta vida, permitindo que o G A D U acenda em nós a luz para que, percebendo os erros e defeitos que nos atrasam o caminho do progresso, possamos aparar as arestas da rugosa e bruta pedra em que nos encontramos. Só assim caminharemos a passos largos, necessários à pedra polida que almejamos.

É assim, aguçando os sentidos num labutar diário que teremos olhos de ver e ouvidos de ouvir, rogando sempre ao G A D U, acenda em nós a luz da verdade, do conhecimento, que nos libertará da cela do egoísmo e do orgulho onde todos os males tem seu princípio. Luz que nos livrará das algemas da vingança, do cárcere da ignorância. Luz que nos dará a verdadeira faculdade para, alegremente, ativos, pacíficos, mas jamais passivos, cavar masmorras ao vício e levantar templos à virtude.

QUE O G.: A.: D.: U.: A TODOS NÓS, ILUMINE IGUAL





PORQUE É LIVRE E DE BONS COSTUMES - Nery Saturnino Dutra


O ideal dos homens livres e de bons costumes, que a sublime Ordem ensina, mostra que a finalidade da Maçonaria é, desde épocas mais remotas, dedicar-se ao aprimoramento espiritual e moral da Humanidade, pugnando pelos direitos dos homens e, pela Justiça, pregando o amor fraterno, procurando congregar esforços para uma maior e mais perfeitos compreensão entre os homens, a fim de que se estabeleçam os laços indissolúveis de uma verdadeira fraternidade, sem distinção de raças nem de crenças, condição indispensável para que haja realmente paz e compreensão entre os povos. De

No mundo da atualidade, conturbado pela incompreensão e pela ganância, mais do que nunca é necessário que brilhe no coração dos Irmãos a flama do ideal maçônico; que os obreiros, almas que se ornam pela bondade, forças que se unem pelo amor, vontades que se harmonizam pelo desejo de espalhar luz sobre seus semelhantes, tornando-os bons e caritativos, sejam orientados e guiados na trajetória que os leva a perfectibilidade.

Livre, palavra derivada do latim, em sentido amplo quer significar tudo o que se mostra isento de qualquer condição, constrangimento, subordinação, dependência, encargo ou restrição.

A qualidade ou condição de livre, assim atribuído a qualquer coisa, importa na liberdade de ação a respeito da mesma, sem qualquer oposição, que não se funde em restrição de ordem legal e, principalmente moral.

Em decorrência de ser livre, vem à liberdade, que é faculdade de se fazer ou não fazer o que se quer, de pensar como se entende, de ir e vir a qualquer parte, quando e como se queira, exercer qualquer atividade, tudo conforme a livre determinação da pessoa, quando não haja regra proibitiva para a prática do ato ou não se institua princípio restritivo ao exercício da atividade.

Bem verdade é que a maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento moral, onde o homem vai aprimorar-se em benefício dos semelhantes, desenvolvendo qualidades que o possibilitam ser, cada vez mais, útil à coletividade.

Não nos esqueçamos, porém, que, de uma pedra impura jamais conseguiremos fazer um brilhante, por maior que sejam nossos esforços.

O conceito maçônico de homem livre é diferente, é bem mais elevado do que o conceito jurídico. Para ser homem livre, não basta.

Ter liberdade de locomoção, para ir aqui ou ali. Goza de liberdade o homem que não é escravo de suas paixões vis, que não se deixa dominar pela torpeza dos seus instintos de fera humana.

Não é homem livre, não desfruta da verdadeira liberdade, quem está escravizado a vícios.

Não é homem livre aquele que é dominado pelo jogo, que não consegue libertar-se de suas tentações.

Não é homem livre, quem se chafurda no vício, degrada-se, condena-se por si mesmo, sacrifica voluntariamente a sua liberdade, porque os seus baixos instintos se sobrepuseram às suas qualidades, anulando-as. Maçom livre é o que dispõe da necessária força moral para evitar todos os vícios que infamam que desonram que degradam.

O supremo ideal de liberdade é livrar-se de todas as propensões para o mal, despojar-se de todas as tendências condenáveis, sair do caminho das sombras e seguir pela estrada que conduz à prática do bem, que aproxima o homem da perfeição intangível.

Ser livre é ir mais além, é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes. Sendo livre e por consequência, desfrutando de liberdade, o homem deve sempre pautar sua vida pelos preceitos dos bons costumes, que é expressão, também derivada do latim e usada para designar o complexo de regras e princípios impostos pela moral, os quais traçam a norma de conduta dos indivíduos em suas relações domésticas e sociais, para que estas se articulem seguindo as elevadas finalidades da própria vida humana.

Os bons costumes referem-se mais propriamente à honestidade das famílias, ao recato das pessoas e a dignidade ou decoro social. A ideia e o sentido dos bons costumes não se afastam da ideia ou sentido de moral, pois, os princípios que os regulam são, inequivocamente, fundados nela.

O bom maçom, livre e de bons costumes, não confunde liberdade, que é direito sagrado, com abuso que é defeito.

O bom maçom, livre e de bons costumes, crê em Deus, ser supremo que nos orienta para o bem e nos desvia do mal.

O bom maçom, livre e de bons costumes, é leal.

Quem não é leal com os demais, é desleal consigo mesmo e trai os seus mais sagrados compromissos.

O bom maçom, livre e de bons costumes, cultiva a fraternidade, porque ela é a base fundamental da maçonaria, porque só pelo culto da fraternidade poderemos conseguir uma humanidade menos sofredora.

O bom maçom, livre e de bons costumes, recusa agradecimentos porque se satisfaz com o prazer de haver contribuído para amparar um semelhante.

O bom maçom, livre e de bons costumes, não se abate jamais se desmanda, não se revolta com as derrotas, porque vencer ou perder são contingências da vida do homem.

O bom maçom, livre e de bons costumes, é nobre na vitória e sereno se vencido, porque sabe triunfar sobre os seus impulsos, dominando-os.

O bom maçom, livre e de bons costumes, pratica o bem porque sabe que é amparando o próximo, sentindo suas dores, que nos aperfeiçoamos.

O bom maçom, livre e de bons costumes, abomina o vício, porque este é o contrário da virtude, que ele deve cultivar.

O bom maçom, livre e de bons costumes, é amigo da família, porque ela é a base fundamental da humanidade.

O mau chefe de família não tem qualidades morais para ser maçom.

O bom maçom, livre e de bons costumes, não humilha os fracos, os inferiores, porque é covardia, e a maçonaria não é abrigo de covardes.

O bom maçom, livre e de bons costumes, trata fraternalmente os demais para não trair os seus juramentos de fraternidade.

O bom maçom, livre e de bons costumes, não se desvia do caminho da moral, quem dele se afasta, incompatibiliza-se com os objetivos da maçonaria.

O bom maçom, o verdadeiro maçom, não se envaidece, não alardeia suas qualidades, não vê no auxílio ao semelhante um gesto excepcional, porque este é um dever de solidariedade humana, cuja prática constitui um prazer. Não promete senão o que pode cumprir.

Uma promessa não cumprida pode provocar inimizade. Não odeia, o ódio destrói, só a amizade constrói.

O homem que se embriaga é indigno de ser maçom, porque ser ébrio é ser de maus costumes e quem é escravo da bebida, não é livre e o maçom deve ser livre e de bons costumes. Finalmente, o verdadeiro maçom, não investe contra a reputação de outro, porque tal fazer é trair os sentimentos de fraternidade.

O maçom, o verdadeiro maçom, não tem apego aos cargos, porque isto é cultivar a vaidade, sentimento mesquinho, incompatível com a elevação dos sentimentos que o bom maçom deve cultivar. Os vaidosos buscam posições em que se destaquem; os verdadeiros maçons buscam o trabalho em que façam destacar a maçonaria.

O valor da existência de um maçom é julgado pelos seus atos, pelo exercício do bem.


outubro 11, 2024

A CORDA DE 81 NÓS


“”A Corda poderá ser natural ou   esculpida nas paredes, mas os nós deverão ser eqüidistantes e, sempre em número de oitenta e um, coisa que nem sempre acontece na maioria dos Templos, tirando todo o seu simbolismo.

        Há três razões para que A Corda tenha realmente os 81 nós:

       O número 81 é o quadrado de 9, que, por sua vez, é o quadrado de 3, Número Perfeito e de alto valor místico, para todas as antigas civilizações:

Três eram os filhos de Noé (Sem; Cam e Jafé - Gênese, 6,10).

Três os varões que apareceram a Abraão (Gênese 18,2).

Três os dias de jejum dos judeus desterrados (Esther, 4,6).

Três as negações de Pedro (Matheus, 26,34).

Três as virtudes teolegais (Fé; Esperança e Amor - Corintos I, 13,13).

      Além disso, as tríades divinas sempre existiram, em todas as religiões:

Shamash, Sin e Ichtar, dos Sumérios.

Osiris, Isis, Horus, dos Egípcios.

Brahma, Vishnu e Siva, dos Hindus.

Yang, Ying e Tao, do Taoismo.

Pai; Filho e Espírito Santo, da Trindade Cristã.

        O número 40 ( quarenta Nós de cada lado, extraindo-se o nó central) é o número simbólico da Penitência e da Expectativa:

Quarenta foram os dias que durou o Dilúvio (Gênese, 7,4).

Quarenta dias passou Moisés no Sinai (Êxodo, 34,28).

Quarenta dias durou o jejum de Jesus (Mateus, 4,2).

Quarenta dias Jesus esteve na Terra, após a ressurreição (Atos dos Apóstolos, 1,3).

O Nó Central representa o Número UM, a unidade indivisível, o símbolo de Deus, princípio e fundamento do Universo; o número um, desta maneira, é um número sagrado.

Esotericamente, a Corda de 81 Nós simboliza a união fraternal e espiritual, que deve existir, entre todos os Maços do mundo; representa, também, a comunhão de idéias e objetivos da Maçonaria, que evidentemente, devem ser os mesmos,  em qualquer parte do planeta.”

COLOCAR O TRONCO POR OUTRO - Pedro Juk


Em época não tão distante, tínhamos um costume de pedir a outro Irmão que nos representasse no Tronco de Beneficência quando não podíamos, por algum motivo de força maior estar de corpo presente em uma dada sessão. Entendíamos que essa prática era benéfica para Loja e para o propósito do Tronco. Essa prática com o tempo caiu em desuso, alguns irmãos dizem que fora proibida pelo GOB, mas o documento com essa publicação até hoje não encontrei. Qual o mal que isso traria para a Instituição, já que as Lojas possuem autonomia própria para dar o destino ao Tronco da melhor forma em benefício dos irmãos e/ou seus dependentes? Gostaria de um parecer do irmão.

CONSIDERAÇÕES.

Não se trata de proibição, mas sim de um retorno ao verdadeiro significado desse ato ritualístico. A bem da verdade, ser representado na coleta do Tronco sem estar presente na sessão é atitude incorreta.

Para os ritos que possuem a coleta pelo giro em Loja, o resultado da coleta deve ser apurado e anunciado na mesma sessão em que houve o giro, isto é, na presença dos Irmãos presentes nos trabalhos. Essa atitude tem o fito de reforçar a lisura que sempre deve acompanhar as práticas maçônicas.

A caridade em Maçonaria é sigilosa e para tal aprendemos que em Maçonaria o Tronco da Solidariedade, ou de Beneficência, simboliza a expressão lata de como se praticar a caridade com sigilo e sem ostentação. Assim, o giro não permite que se saiba quem deu mais ou menos, ou quem nada pode dar naquela oportunidade.

Atendendo a esse ensinamento é que o coletor e o contribuinte se colocam de forma peculiar quando do ato da coleta.

“Tu, porém, ao dares a esmola, ignora a tua mão direita o que faz a tua esquerda”.

Quanto aos recursos que cada um pôde dispor para a caridade, o ensinamento praticado desde a Iniciação inspira-se na oferta da “pobre viúva”, cuja contribuição, oferecida da sua própria indulgência, o Divino Mestre considerou mais importante do que todas aquelas advindas dos que ofereceram da sua própria riqueza.

Desse modo, o costume é de que apenas os presentes na sessão devem participar da coleta, não sendo apropriado alguém fazer e anunciar a doação por outrem que não esteja presente no ato.

De modo prático, se alguém quiser reforçar o Tronco doando por um Irmão ausente, que então o faça sigilosamente, porém sem fazer comunicação à assembleia. Ora, o importante não é saber quem deu, quanto deu ou se nada naquele momento poder dar. O importante é o ato de solidariedade que está ali sendo representado – a doação não precisa de vir acompanha de “toques de trombeta”.

Cabe mencionar que certos fatos merecem ser vistos sob a óptica da ética e da moral e não pela autonomia da Loja, por exemplo. Obviamente que o produto do tronco é para os necessitados e as doações arrecadadas no giro ficarão à disposição do Irmão Hospitaleiro, que é o oficial que simboliza a virtude da caridade.

Atente-se que por trás da liturgia da coleta há uma belíssima mensagem que é a de se fazer caridade com justiça e sem ostentação.




AS VIRTUDES TEOLOGAIS E CARDEAIS - Almir Sant'Anna Cruz



No Painel de origem inglesa de autoria do Irm.’. John Harris, usado no Grau de Aprendiz por algumas Obediências e Ritos, estão presentes na Escada de Jacó os símbolos representativos das Virtudes Teologais e nos uatro cantos do Painel, Borlas representando as Virtudes Cardeais.

De acordo com os Rituais que fazem uso do Painel inglês,, as três principais virtudes são a Fé, a Esperança e a Caridade, representadas nos degraus da Escada de Jacó, respectivamente, pela Cruz, pela Âncora e pelo Cálice ou Taça com a mão em atitude de a alcançar.

Digno de nota é o fato dessas virtudes serem consideradas pela Igreja Católica como sendo as Virtudes Teologais, ou seja, as virtudes infusas na alma por Deus, por terem o próprio Deus por objeto imediato.

Segundo a interpretação da Igreja Católica, “A Fé inclina e capacita o intelecto e a vontade a aceitar a palavra de Deus e a aderir à sua autoridade, que a revela. A Esperança inclina e capacita a vontade a ter confiança que Deus lhe dará a vida eterna e a graça para merecê-la. A Caridade inclina e capacita a vontade a amar a Deus, por ser quem é, a si mesmo e ao próximo por causa de Deus”.

No Ritual do Rito de York – Emulação, encontramos a seguinte explicação: “Fé no GADU, Esperança na salvação e Caridade para todos os homens (...), porque, pelas doutrinas contidas no L das SSEE somos ensinados a crer na benevolência da Divina Providência, crença que reforça a nossa  fé (...); esta fé, naturalmente, cria em nós a esperança de nos tornarmos participantes das promessas abençoadas ali descritas (...) O Maçom que possui essa virtude (a Caridade), no mais amplo sentido pode ser considerado como tendo atingido o apogeu de sua profissão”.

Além das três Virtudes Teologais, a Igreja Católica destaca ainda quatro outras, chamadas Virtudes Cardeais, por serem as quatro principais virtudes morais: a Prudência, a Justiça, a Fortaleza e a Temperança.

Para os budistas, a Fé está presente em qualquer consciência saudável e se faz necessária enquanto não se alcança a Sabedoria, que é a verdadeira semente sem a qual o crescimento espiritual não pode começar. 

As Virtudes Cardeais dos budistas são: a Sabedoria, a Fé, o Vigor (a Força), a Atenção e a Concentração.

Além de todas essas virtudes já mencionadas, muitas outras deverão ser estudadas e praticadas pelo Maçom que efetivamente aspire a Perfeição.

Excertos do livro Personagens Bíblicos da Maçonaria SimbólicaI nteressados Contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

ARLS CAVALEIROS DA GRUTA AZUL n. 819

 


O nome da Loja ,"Cavaleiros da Gruta Azul" é um tanto estranho, mas perfeitamente adequado. O templo é pequeno, aconchegante, todo em azul, "ton sur ton" como dizem os decoradores. Paredes, teto, cadeiras, e os aventais dos irmãos, o azul transmite uma sensação de acolhimento e paz.

A primeira impressão foi a de irmãos simpáticos e bem humorados, enquanto aguardavamos o início da sessão. Durante os trabalhos, através dos comentários, a certeza de que é uma Loja muito inteligente e estudiosa.

A sessão conduzida com leveza porém com rigor ritualístico, pelo VM Silvio dos Santos  Barbosa foi notável pelo aprendizado e ao final, no amplo salão, os irmãos confraternizaram em torno de um delicioso churrasco.


outubro 10, 2024

BANCO DAS REFLEXÕES E BANCO COM PREGOS - Almir Sant'Anna Cruz



BANCO DAS REFLEXÕES: 

Não é um Símbolo, é um banco comum sem encosto, onde, na obscuridade e no vazio silêncio da solidão, o Iniciando será convidado a refletir, por alguns minutos, serena e profundamente sobre as conseqüências de sua pretensão de ingressar na Maçonaria.

Depois, lhe será perguntado se persevera em entrar para a Maçonaria. Se a resposta for afirmativa, continuará prosseguindo os ritos iniciatórios.

BANCO COM PREGOS: 

Não é nem Símbolo e nem mesmo uma prática Maçônica. 

É uma peça de madeira, colocada sobre o Banco das Reflexões, com pregos com pontas voltadas para cima e que se faz o Iniciando, vendado, tocar neles para que suponha que nela irá se sentar, após o quê retira-se a peça e o fazem sentar no Banco das Reflexões. 

É um trote de mau gosto que embora esteja descumprindo o que preconizam os Rituais de Iniciação, algumas poucas Lojas ainda praticam, sem nem mesmo saber que teve como origem livros pretensamente maçônicos publicados pelo impostor francês Gabriel Antoine Jogand Pagés (1854-1907), que utilizava o pseudônimo de Leo Taxil e que ficou rico com seus embustes, patrocinados pela Igreja Católica, sob o papado de Leão XIII, que via a Maçonaria, com sua filosofia de livre-pensamento, como a sua mais perigosa inimiga. 

Os tradutores dos livros de Taxil geralmente eram padres e o tradutor para o português foi o Padre Francisco Correa Portocarreiro, autorizado pelo bispo do Porto.

Verbetes do Dicionário de Símbolos Maçônicos: Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre - Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

CONHEÇA SOBRE AS CORES NA MAÇONARIA - Tradução: Tullio Luigi Farini

 



A cor é um elemento fundamental do simbolismo maçônico. Ele aparece nas descrições dos aventais, faixas e outros itens de regalia, nos móveis e tapeçarias do quarto da loja para cada grau ou cerimônia, com as vestes usadas em certos graus, e em muitos outros apetrechos. As cores especificadas em cada caso parecem não ter qualquer justificação racional. Como AE Waite escreveu: "Não há esquema reconhecido ou a ciência das cores na alvenaria Aqui e ali.em nossos rituais encontramos uma "explicação" para a utilização de uma determinada cor, mas isto normalmente se transforma para ser apenas uma pilha sobre a qual pendurar uma palestra sobre isso, tendo pouca ou nenhuma conexão com as origens de seu uso. "

Este trabalho procura encontrar alguma lógica por trás da seleção de cores como símbolos maçônicos e restringir nossa análise para os graus de Arte, do Antigo e Aceito (Rito Escocês), com referência ocasional para o Arco Real.

Foi cedo eu se reconheceu que as cores têm uma forte influência sobre a mente e, portanto, podem ser empregadas para certos fins morais ou estéticos, através simbólica, alegórica e mística das alusões. Newton escreveu sobre “os efeitos sensuais e morais de cor ‘, onde deve ser sensual e entendida como “transmitida pelos sentidos.” Goethe, também, escreveu extensivamente sobre a cor (mais de 2.000 páginas!)”.

Azul

Azul Maçônico, então, é a Arte por excelência de cor, usada em aventais, colares, e em outros lugares. Vamos citar o irmão Chetwode Crawley. "O requerente ordinário prosaico vai ver na seleção de azul como a cor característica da Maçonaria somente a sequência natural da lenda do Rei Salomão no Templo. Para os judeus tinham sido divinamente ordenado a vestir... de azul" (Números 15:38). A tradução moderna de que o verso em Números é: "Você está a colocar borlas nos cantos de suas peças de vestuário com um cordão azul em cada borla '. O texto bíblico, então, refere-se a cabos azuis para ser incorporados nas franjas usadas pelos judeus piedosos, enquanto o irmão Chetwode Crawley está falando de azul com fitas que de alguma forma se tornaram os enfeites de aventais, cintos e colares.

Outra fonte sugerida da cor pelo irmão Chetwode Crawley poderia ser a sua associação com a Santa Maria, mãe de Jesus, 'tão proeminente figura na pré-Reforma das Old Charges, e o desenho em da bandeira vermelha de São Jorge da Capadócia, de nosso Padroeiro.

Azul e vermelho, o azul heráldico é muitas vezes associado com a divisa das Armas da Companhia dos Maçons.““.

O simbolismo maçônico das Cores.

a) Branco

Branco, a cor original do avental maçônico, sempre foi considerada um símbolo de pureza e inocência, exemplificado em imagens como o lírio branco ou neve caída.

Platão afirma que o branco é a cor por excelência dos deuses. Na Bíblia, Daniel vê Deus como um homem muito velho, vestido de vestes brancas como a neve (Daniel 7:9). No Novo Testamento, Jesus é transfigurado no Monte Tabor diante de Pedro, Tiago e João, quando suas vestes tornaram-se brilhantes em branco, mais brancas do que qualquer pessoa no mundo poderia branquear “(Marcos 9:3)”. Sacerdotes oficiantes de muitas religiões usavam e ainda usam roupas brancas. Na antiga Jerusalém, tanto os sacerdotes e os Levitas realizavam os ritos do templo assumindo roupas brancas.

Entre os romanos, o caráter sem mácula de uma pessoa que aspira a um cargo público foi indicada por uma toga clareada com giz. Esta é a origem da palavra "candidato" a partir de Candidatus 'vestido de branco. ' Vereditos em julgamentos eram decididos por pequenas pedras (cálculos) jogados em uma urna: branco aabsolver, preto para condenar.

Branco significa começos, virtualidades, a página branca de frente para o escritor, "o espaço onde o possível pode se tornar realidade.”. O branco é a cor, por conseguinte, compreensivelmente de iniciação. É um símbolo de perfeição, representada pelo cisne na lenda de Lohengrin. Neste aspecto está relacionado com a luz ou azul céu, que em hebraico é tchelet e pode ser conectado semanticamente com tichla (perfeição,) e o tacômetrolit (propósito, integridade). (Veja também a observação sobre o simbolismo de azul) Entre os celtas as cores sagradas de branco, azul e verde foram entendidas para defender a verdade, luz e esperança. Druidas foram vestidos de branco.

Branco também está ligado com a ideia da morte e ressurreição. Mortalhas são brancos; espíritos são representados como vestindo véus brancos. Branco, em vez de negro, é, por vezes, a cor de luto, entre os antigos reis da França, por exemplo, e no Japão. Branco, finalmente, pode significar alegria. Leukos (grego) significa tanto branco e alegre, como faz candidus em latim. Os romanos tinham marcados os dias de festa com dias de cal e de azar com carvão vegetal.

b) Azul

 é a cor do dossel do céu:

Azul, azul celeste ou um céu azul. "Universalmente, denota a imortalidade, a eternidade, castidade, fidelidade; azul claro, em particular, representa a prudência ea bondade.” No Arco Real, o terceiro lugar do Principal é dito que é um emblema de beneficência e caridade.

Nos tempos bíblicos, o azul era intimamente relacionado com roxo. Gerações de estudiosos têm intrigado como significado correto de tchelet (luz azul) e Argaman (roxo), geralmente mencionados juntos, sem atingir conclusões satisfatórias. Só recentemente o problema foi resolvido em curso de longo alcance pesquisa sobre os corantes e os métodos de tingimento utilizados pelos antigos Fenícios e hebreus. Ambas as cores, ao que parece, foram produzidas com materiais de tingimento extraídos de murex, um molusco abundante na costa do Líbano. O tchelet foi obtido a partir de uma variedade de curto (Murex trunculus); 

Alguns historiadores concluíram que, na Idade Média, na Europa, o azul era baixo na estima popular. A cor favorita era então a vermelha porque os tintureiros poderiam alcançar tons fortes de que trouxessem à mente o roxo prestigioso do mundo antigo. Para o fim de que em certo período, o azul gradualmente tornou-se reconhecido como uma cor principesca, o "Royal Blue", que descolocou o vermelho na corte, e o vermelho, então, a ser utilizado pelas classes mais baixas e assim considerado vulgar. Azul e ouro (ou amarelo) tornaram-se então as cores de escolha para escudos, bandeiras e farda.

“Não pode ser por acaso, portanto, que o Mestre foi dito ser revestido de ‘casaco amarelo e calções azuis, “na famosa metáfora usada pela primeira vez em uma exposição,” O Mistério da Maçonaria “, que apareceu em O Diário de 1730. As explicações tradicionais da frase a relacioná-lo para os compassos, os braços de dourado, ouro ou cobre e os pontos de aço ou ferro.

O Azul foi usado regiamente na França visivelmente como pano de fundo para a flor-de-lis. Tornou-se associado a termos de prestígio, como o sangue azul, cordon bleu (originalmente a faixa da Ordem do Espírito Santo), azul riband (do Atlântico) e blue chip.

c) Roxo

Roxo é um símbolo de realeza imperial e rica, mas também pode se relacionar com penitência e a solenidade da Quaresma e do Advento nas estações da igreja cristã.

Embora descrito (no Arco Real, por exemplo), como “um símbolo de união, sendo um composto de azul e vermelho, “Eu acredito que isso seja uma explicação um tanto artificial”“. Mas um interesse de fato, que parece ter escapado a maioria dos autores sobre este assunto, é que na Cabala, a Palavra hebraica para o roxo, Argaman, é um meio mnemônico, representando as iniciais dos nomes dos cinco principais anjos em esoterismo judaico.

d) Vermelho

Vermelho, a cor do fogo e do calor é tradicionalmente associada com a guerra monetária. Em Roma, o paludamentum, o manto usado por generais, era vermelho. A cor do sangue é naturalmente conectada com a ideia de sacrifício, força e heroísmo. Significa também a caridade, devoção, abnegação - talvez recordando o pelicano que alimenta a sua prole com seu próprio sangue.

Em hebraico, o nome do primeiro homem, Adão, é semelhante ao vermelho sangue, e da terra. Esta ligação com Terra pode explicar, talvez, a ligação do vermelho com as paixões, o amor carnal utilizado pelas mulheres para atrair seus amantes. É a cor da juventude. Geralmente, ela representa expansiva força e vitalidade. É o emblema de fé e coragem e, no Arco Real, de fervor e zelo. Ele também tem um lado mais sombrio, conectado com as chamas do inferno, a aparência de demônios, o rosto apoplético de raiva.

Scarlet ou escarlate era a cor distintiva da Ordem do Tosão de Ouro, criada em 1429 por Filipe, o Bom, duque de Borgonha (1419-1467). Não foi apenas o manto escarlate, mas também o manto e um chapéu de especial - o acompanhante - com flâmulas penduradas.

e) Verde

A cor Verde foi diretamente associada com as ideias de ressurreição e de imortalidade... A Acácia (A sempre-viva maçônica) tem sido sugerida como um símbolo de uma vida moral ou renascimento, e também de imortalidade. Para os antigos egípcios, o verde era o símbolo da esperança.

A Grande Loja da Escócia adotou verde como cor emblemática, e, em vários tons, está incorporada no vestido e na pele de graus e ordens além do ofício emInglês, irlandês e na Maçonaria Escocesa.

f) Amarelo

Amarelo é raramente visto na loja, exceto, talvez, no Continente. É uma cor ambivalente, ressentindo tanto o melhor e o pior, a cor de cobre e mel, mas também a cor do enxofre e covardia. O amarelo é a perfeição da Idade de Ouro, a qualidade inestimável do Golden Fleece e maçãs de ouro das Hespérides. É também a cor do adesivo imposto sobre os judeus como um sinal de infâmia. No décimo sexto século, a porta da casa de um traidor foi pintada de amarelo. A 'visão preconceituosa "expressa hostilidade, mas o simbolismo mais memorável do amarelo é que ele nos faz lembrar do sol e do ouro.

g) Preto

As três cores fundamentais encontrados em todos até a Idade Média, na Europa, são branco, vermelho e preto. Estas, também, podem ser consideradas como as cores principais da Maçonaria: O branco dos graus de Arte, o vermelho do Arco Real e de alguns dos graus do Escocês Antigo e Aceito, e os negros de alguns de seus outros, e dos Cavaleiros de Malta. As outras cores do arco-íris encontraram usos limitados, e apenas servem apenas para o quadro ou a linha branca sobre a qual tantos aventais são baseados, ou por faixas e outros itens de regalia.

Tradicionalmente, o preto é a cor da escuridão, a morte, o submundo, embora não fosse introduzido para tal até cerca de meados do século XIV, e tal uso se tornar habitual apenas em décimo sexto. O "humor negro" de melancolia (Atara hilis) o corvo negro de mau agouro, a massa negra, mercado negro, "dias negros": todos se referem a aspectos negativos. A Pedra Negra em Meca é considerada por muçulmanos de ter sido em um momento branca; e os pecados do homem causaram a transformação.

Preto também tem um aspecto positivo, que de gravidade e sobriedade, a Reforma na Europa franziu a testa em roupas coloridas. Vestido formal para o dia e a noite e o desgaste continua a ser negro. É associado com o bandido e as bandeiras de piratas e anarquistas, mas também com o renascimento e transformação.

Nos Ritos Francês e Escocês, a Loja no terceiro grau é decorada em preto e é repleta de lágrimas brancas ou prata, representando a tristeza causada pela morte de Hiram Abif.

Conclusão

Uma revisão das explicações tradicionais para a escolha de determinadas cores em símbolo maçônico revela suas fraquezas. Ao considerar o uso do azul na regalia Inglesa de um Mestre Maçom, tem sido possível encontrar uma ligação entre uma das palavras hebraicas para essa cor e a Bíblia Sagrada.

outubro 09, 2024

ARLS COMENDADOR GOMES DA SILVA n. 90 - Frutal, MG





Fiz a palestra "O caminho da felicidade" na noite de ontem nesta magnífica Loja Maçônica Comendador Gomes da Silva n. 90, em Frutal, MG, terra natal de minha amada esposa Alice.

O templo é soberbo, imenso e lindo, e ocupa uma grande área no centro da cidade. Ontem encontrava-se engalanado com a presença das famílias dos irmãos.

A palestra, agendada há muito tempo era ansiosamente aguardada, e a intensa participação dos presentes nas perguntas e comentários mostra o quanto agradou.

A sessão foi primorosamente conduzida pelo Venerável Mestre Ir. Ronaldo Oliveira Jr. e ao final as famílias compartilharam delicioso ágape.

Como sempre acontece nas minhas palestras a Loja arrecadou grande quantidade de doações de litros de óleo, encaminhadas a instituições de beneficência.

O TAU NO AVENTAL DO MESTRE INSTALADO - Paulo Valle


 

O avental do Mestre Instalado é igual ao do Mestre, porém com Taus (letra semelhante à latina T) invertidos no lugar das rosetas. 

Segundo o Irm.’. Joaquim Gervásio de Figueiredo in Dicionário de Maçonaria, O Tau é um “antigo símbolo egípcio de iniciação.

Segundo o demonstra R.F. Mackenzie, ‘era um símbolo de salvação e consagração. E como tal, tem sido adotado como símbolo maçônico do Real Arco’.

O Tau é a cruz em forma de T, e um dos mais antigos símbolos cruciformes, entre os quais se inclui o Malhete.

No Budismo do Norte significa ‘senda da perfeição’. ‘Não entraste no Tau, a senda que conduz o conhecimento?’ (Voz do Silêncio, Parte I de Helena Pietróvna Blaváski)”.

O Irm.’. Nicola Aslan in Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia afirma que o Tau, entre os antigos, era um símbolo sagrado e universal, tendo aparecido inicialmente entre os fenícios (nota: tanto Hiram era rei da cidade-estado fenícia de Tiro, quanto Hiram Abiff era um fenício de Tiro), representando as forças naturais do Sol fecundador, da terra fertilizada e, consequentemente, a vida universal.

Surgiu posteriormente como a 22ª e última letra do alfabeto hebraico (nota: Salomão era hebreu). Era o sinal dos sinais (nota: e isso se observa no Ritual de Instalação de Veneráveis Mestres).

O Tau foi adotado pela Maçonaria como um símbolo do equilíbrio, resultante do ativo e do passivo e representando a ligação do mundo material ao mundo espiritual ou como símbolo representativo da vida eterna, mas sempre indicando uma elevação puramente espiritual.

A forma do Malhete, símbolo do poder, tem a forma do Tau. E conclui que enquanto o Tau representa sacrifício e morte para alguns, simboliza para outros a vida, a eternidade e a luz que regula a parte material do homem e a própria divindade.

“É o último degrau da evolução humana, isto é, a perfeição, caminho seguro para a integração com o Ser Supremo” (nota: o Mestre Instalado pode ser considerado como sendo o último degrau dos graus simbólicos).

Quanto ao fato do Tau ser usado invertido no Avental dos Mestres Instalados, o Irm.’. F.P. Castells in “The Genuine Secrets in Freemasonry” nos ensina que a Maçonaria adotou o Tau na posição invertida chamando-o geralmente de Hiram, como um símbolo do poder e indicando a dignidade do Mestre Instalado.

Retornando ao grande maçonólogo, o Irm.’. Nicola Aslan, no Ritual de Instalação de Venerável, que elaborou para o GOB.’., cita que o Irm.’. Jules Boucher afirma que “segundo uma regra habitual, essencialmente tradicional e nitidamente obrigatória, para a conservação do segredo, de todo rito especificamente mágico, certas palavras devem ser lidas invertendo-as.

E se esta regra se refere a palavras, não há razão para que esta regra não se aplique também a sinais” e completa que “o Tau está ligado ao Mestre Instalado, tanto pelo seu simbolismo espiritualista, como pelo que ele representa no mundo material, isto é, o poder, o mando, a chefia ...” 

Finalizando, e lamentavelmente não podendo ir aqui mais longe, o Tau invertido é um símbolo privativo dos Mestres que passaram pela cerimônia de Instalação.

QUAL A VERDADE QUE INVESTIGAMOS? - Caio Reis


 

Nós, maçons, somos investigadores da verdade. 

Assim aprendemos desde o dia que ingressamos na Ordem.

Vamos então definir a qual verdade nos referimos. 

Seria Deus? 

Seria qual o nosso papel neste planeta? 

Seria a vida após a morte?

Qualquer que fosse a nossa definição uma coisa é certa: Todas essas indagações a serem investigadas, deveriam ser absolutamente desprovidas de quaisquer imposições dogmáticas.

Os dogmas são colocações imutáveis e não sujeitas a contestações e indagações.

Não creio que seria possível investigar qualquer dos temas acima mencionados se esbarrarmos em dogmas que impeçam a nossa investigação.

É bem difícil ser maçom e despojar-se muitas vezes de princípios que trazemos arraigados desde a mais tenra idade. 

Esta, porém é a única forma de investigarmos temas transcendentais e desta investigação tirarmos algum proveito.

A Constituição de Anderson é impregnada pelo espírito místico-religioso e mostra a Maçonaria como um sistema de ordem moral, um culto para conservar e difundir a fraternidade e união entre os homens e a crença na existência de Deus. 

Sobre Deus e religião dizia o Pastor Anderson o seguinte:

 “Um Maçom é obrigado, por dever de ofício, a obedecer a Lei Moral. 

E se ele compreende corretamente a Arte, nunca será um estúpido, ateu ou um libertino irreligioso.”

Muito embora nos tempos antigos os Maçons fossem obrigados em cada país a adotar a religião daquele país ou nação, qualquer que ela fosse, hoje se pensa mais acertado, somente obrigá-los a adotar aquela religião com a qual todos os homens concordam, guardando suas opiniões particulares para si próprios. 

Isto é, serem homens bons e leais, ou homens de honra e honestidade, qualquer que seja a denominação ou convicção que os possam distinguir. 

Por isso a Maçonaria se torna um centro da união e um meio de conciliar uma verdadeira amizade entre pessoas que de outra forma permaneceriam em perpétua distância.

Algumas das Lojas inglesas, revoltadas com a imposição de dogmas, migraram para a França e insurgiram-se contra essa Constituição Maçônica e também com a interferência de religiosos da época nos assuntos da Ordem.

Na França, criaram o Rito Moderno que não questionava a existência  de Deus e não obrigava que a bíblia estivesse presente nas sessões maçônicas. Foram chamados de ateus, mas justificavam que esta era uma questão de foro íntimo de cada um e que tal assunto não interessava para a Maçonaria.

Foi dessa Maçonaria francesa que se originaram as primeiras Lojas brasileiras, como hoje as conhecemos. 

Faço todo esse relato para que os irmãos sintam como foi e tem sido difícil para nós maçons livrarmo-nos de tudo aquilo que impede sermos verdadeiros investigadores da verdade mesmo que transitória.

Assim, esperamos que as nossas mentes continuem cada vez mais, sendo abertas, para que possamos cumprir o nosso papel na sociedade, combatendo os fanatismos e livrando-nos de dogmas que possam servir como empecilhos para a busca da verdade.

Que o G.˙. A.˙. D.˙. U.˙. a todos ilumine e guarde.



outubro 08, 2024

O QUE É O MAL PARA A MAÇONARIA? - Sérgio Quirino Guimarães


Inicio este artigo com a seguinte provocação: não existe o bom Maçom!

Isso porque, simplesmente, não há a possibilidade do mau Maçom. Bom e Mau são adjetivos que não cabem no que representa a condição de ser Maçom.

Assim como toda água é molhada e todo fogo é quente, os adjetivos que cabem ao Maçom são intrinsecos. Por ser Maçom, ele é honesto. Não! Por ser honesto, ele foi convidado para participar da Maçonaria.

Por outro lado, o MAL e o BEM "existem" na Maçonaria. Não em concepções religiosas, mas no que é mais sagrado para nós, na Moral e na Ética. De

Não podemos dizer que desconhecemos a origem do Mal, pois ele é apenas o lado fraco da natureza humana, manifestado em tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser combatido. O Mal é o próprio vício, em oposição à virtude. Por isso, um deve estar em masmorras, e o outro, em templos.

O filósofo alemão Immanuel Kant ensinava que o ser humano teria uma PROPENSÃO para o mal, apesar de ter uma DISPOSIÇÃO original para o bem. Assim, nos reunimos em Templos para por um freio salutar a tal propensão.

E quando o Mal é mais perceptivo entre nós? Quando há disputas eleitorais! Em todos os níveis, Irmãos entram em atrito com outros por conta de cargos em Loja. Lojas que "racham" após a eleição para VM e Potências Maçônicas que surgiram por ações jurídicas em pleitos gerais.

O estudo acadêmico sobre o mal chama-se Ponerologia, que vem do grego "poneros", cujas possibilidades linguísticas originam, remetem e coadunam com diversos substantivos, verbos e advérbios, tais como: doloroso, calamitoso, doente, cruel, malicia, culpa, o diabo e os pecadores.

Desse modo, como Maçons Especulativos, quais pensamentos lhes vem à mente por essas palavras? Devemos, pois, nos conscientizar de nossas próprias fraquezas, e a principal delas é a vaidade. O Mal existe por toda parte, com suas atrações e a tentação do falso brilho das coisas.

A ganância, a inveja, a mentira, a soberba, as calúnias e a ambição mancham tronos e altares, corrompem Lojas e Potências, contaminam todos aqueles que sacrificam seus nomes e sua dignidade em razão do apetite pela vida material.

Isso, porém, é um processo salutar de aprendizado tanto para os protagonistas quanto para os coadjuvantes, bem como para aqueles que acompanham de maneira serena o desenrolar da instrução.

O Livro da Lei ensina que "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30:5). E qual deve ser nossa atitude com este "Mal"?

Nenhuma! O enforcado procura sua própria corda! O mal é apenas o lado fraco da natureza humana.

SE VOCÊ, DE FATO, É MAÇOM, TRABALHA PARA E COM O LADO FORTE DE SUA NATUREZA HUMANA, O BEM..



MESTRE DE HARMONIA - Roberto Ribeiro Reis

Uma vez que a Paz, a Harmonia e a Concórdia configuram-se como a tríplice argamassa com que se ligam as nossas obras, é imprescindível que abordemos um pouco sobre o relevante trabalho de quem é responsável pela organização musical em nossos trabalhos.

Como é magnífico participar de uma sessão, cuja Harmonia se revele, a um só tempo, suave e revigorante e que consiga reverberar - não somente pelos quatro cantos do templo- acima de tudo pelos recônditos de nossa alma.

Para tanto, sentimos que essa regência musical deve ter em seu bojo não só um maestro calmo, sereno e atento à marcha ritualística da reunião, mas também canções instrumentais que colaborem para que a sessão (de fato) seja dada como Justa e Perfeita.

Com efeito, não será ao som de uma bateria de escola de samba, “modão” sertanejo ou de um rock psicodélico de Woodstock que se logrará o êxito em nossos trabalhos; ora, se buscamos justamente sair de um ciclo denso da matéria, para buscarmos alcançar um clima espiritualizado, esotérico e (por que não) inefável, como conseguiremos formar uma egrégora ideal se não selecionarmos um repertório digno da Arte Real?

A Maçonaria, enquanto instituição milenar e eminentemente respeitada, merece ter em seu seio homens que façam jus a integrá-la, e que consigam romper as barreiras funestas que têm fragilizado a humanidade.

A vibração de um ambiente colabora para a tomada de importantes decisões em uma Oficina Real, decisões essas que hão de ressoar, inclusive, no mundo profano; se os trabalhos não conseguem tomar força e vigor – dado que desprovidos de harmonia- imaginem o resultado da sessão. Vale a pena refletir sobre isso!

Que os Maçons tenham a consciência plena e ajustada de que o Mestre de Harmonia não é um mero DJ, apresentando músicas aleatoriamente e em descompasso. Ele é um protagonista de excelência em nossos trabalhos, responsável pela produção de boas vibrações quânticas (termo muito em voga, atualmente) e pela troca de boas energias entre os Irmãos. Pelo menos, é o que todos nós esperamos e desejamos!